placardpt
Pedro Miguel Vasco 'mostra-nos' este destino

Em Marselha para o jogo do Benfica? Viajámos de cruzeiro para conhecer a cidade

Sol bem alto no céu, calendário a avançar em flecha e já lançado no mês de abril... Quantas vezes pensou isto durante a última semana, no período de férias que vai gozar no verão, caro leitor?

De praia à montanha, passando ainda pelas viagens de avião ao estrangeiro, são várias as opções para aqueles que pretendem aproveitar o tempo longe do trabalho. Entrando mais aprofundadamente neste capítulo, há outra forma de viajar que tem vindo a ganhar cada vez mais fãs aos longos dos últimos anos: os cruzeiros.

Partindo deste pressuposto, e olhando também para o facto de Marselha, local onde o Benfica joga nesta quinta-feira, ser uma cidade portuária, surgiu-nos a questão: será este destino no sul de França relevante no mundo do cruzeiros?

Muito para visitar

Rapidamente percebemos que sim, pelo que o desafio passou a ser outro: encontrar alguém que trabalhasse neste ramo e que, de forma a tornar a reportagem um pouco mais pessoal, fosse também adepto do Benfica. 

«Tenho um amigo que trabalha numa empresa de cruzeiros, mas não sei se é benfiquista...»

«Não faz mal, ligo e logo vejo se nos consegue ajudar» (não, infelizmente não fizemos um cruzeiro para irmos cobrir a partida)

Foi na sequência deste diálogo na redação que, depois de passarmos por três pessoas, chegámos a Pedro Miguel Vasco, diretor comercial da MSC Cruzeiros. Atualmente com 41 anos, Pedro está há dez na empresa e começou por nos dar a conhecer a relevância da cidade na sua área profissional.  

Basílica de Notre-Dame de la Garde é um dos ex-líbris da cidade @undroneperamico_

«Marselha é um porto estratégico da MSC, especialmente nos cruzeiros do Mediterrâneo Ocidental. Faz parte do itinerário do MSC Orchestra, navio com 19 partidas que temos dedicado ao mercado português. É um porto onde a nossa empresa leva milhares de portugueses durante o ano, dá para perceber a importância desta cidade no mundo dos cruzeiros. Um navio que faça a rota do Mediterrâneo Ocidental passa quase sempre em Marselha», sublinhou.

Com cerca de 12 viagens feitas a Marselha em contexto profissional, Pedro Miguel Vasco tem muitas vezes a missão de dar a conhecer a cidade aos turistas que estão a fazer a viagem de cruzeiro. O tempo em terra por norma é escasso, pelo que a experiência do diretor comercial da MSC Cruzeiros poderá ser útil aos adeptos do Benfica, que só deverão estar na cidade um ou dois dias:

«Acho que é fundamental visitar a zona do porto velho, o mais antigo da cidade. A Basílica de Notre-Dame de la Garde, que fica no topo de uma colina e que consegue ser vista mal atracamos, é também fantástica e proporciona uma grande vista sobre a cidade. É um ponto importante não só em termos religiosos, mas também na vertente artística. Há um bairro histórico, o Le Panier, que podemos comparar de certa forma ao Bairro Alto. À parte disso existem diversos pontos na cidade que podemos visitar, como a Igreja de Saint Laurent e os campos de lavanda, para quem tiver mais tempo.»

E se dúvidas houver em relação à beleza da cidade de Marselha, Pedro Miguel Vasco foi ainda mais longe. «Houve uma vez em que explorei Marselha sozinho e perdi-me completamente porque ia distraído a ver a cidade. Não tinha bateria no telemóvel e andei a circular durante algum tempo até voltar ao ponto onde teria o shuttle para o navio. Se calhar visitei pontos que não são assim tão turísticos, mas consegui voltar ao navio [risos]», recordou.

Meta é carimbar a passagem

Adepto do Benfica, Pedro Miguel Vasco encara o encontro desta quinta-feira com a dose certa de ambição e de cautela. «Acredito que o Benfica vai a Marselha com todas as possibilidade de seguir em frente. A vantagem no primeiro jogo podia ter sido maior, mas na Europa os erros pagam-se caro. Espero que comprovemos o favoritismo, ainda que esta Liga Europa já tenha mostrado que é pródiga em surpresas, como se viu na primeira mão da eliminatória entre a Atalanta e o Liverpool. É fundamental irmos a Marselha sem erros», considerou, dando ainda ênfase ao facto de os encarnados poderem contar com adeptos nas bancadas. 

O navio MSC Orchestra @Getty /

Ainda que as possibilidades de o Benfica conquistar o título de campeão nacional sejam muito diminutas- isto numa época em que o clube também não conseguiu vencer/disputar até ao fim a Taça da Liga e a Taça de Portugal-, Pedro recusou a ideia de que uma eventual conquista da Liga Europa sirva para 'salvar a temporada':

«Para qualquer um dos grandes, aqui estamos a olhar para o Benfica em concreto, uma época sem conquistar o campeonato é uma época que fica aquém das expectativas. Isto ganha especial relevância se se tiver em conta que o Benfica investiu muito em reforços. Não digo que vencer a Liga Europa seja um salvar de época, mas seria um ponto extremamente importante. Ganhar um troféu internacional é sempre muito prestigiante

Numa altura em que já 'atracámos' no porto de Marselha, conseguirá o Benfica navegar em águas calmas e seguir em frente na segunda competição europeia mais importante a nível de clubes?

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...
Tópicos Relacionados
Equipa

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Italiano
Genoa recebeu e venceu categoricamente o Cagliari, no final da tarde desta segunda-feira. O emblema caseiro tornou um jogo que se adivinhava difícil numa partida de sentido único....

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

AS
asa_scouting 29-04-2024, 21:53
Vic-54 29-04-2024, 21:43
Taremisu 29-04-2024, 21:26
BurroDeBancada 29-04-2024, 20:46
AS
asa_scouting 29-04-2024, 20:22
Beto79 29-04-2024, 20:11
TI
tink 29-04-2024, 20:10
FC
Fcpflaw2506 29-04-2024, 20:08
MA
malaguetapura 29-04-2024, 20:02
AS
asa_scouting 29-04-2024, 19:58
FJ
fjpinto 29-04-2024, 19:55
fcpinvicta 29-04-2024, 19:34
SA
santossantos 29-04-2024, 19:30
ago 29-04-2024, 19:02
Ed_Miguel 29-04-2024, 18:47
redlegion 29-04-2024, 18:45