placardpt
Benfica cai nas grandes penalidades

Uma (Pau)lada nas ambições

O Benfica está fora da Liga Europa. Depois do triunfo por 2-1 na Luz, a equipa de Roger Schmidt sucumbiu perante o Marseille nos penáltis (derrota por 1-0 no tempo regulamentar), dizendo assim adeus às competições europeias.

Com este resultado, a versão de 2023/24 dos encarnados foi incapaz de repetir o feito da equipa de 2013/14, a última a chegar às meias-finais de uma prova internacional.

Muito aquém do esperado

Roger Schmidt havia dito, na antevisão da partida, que o ambiente do Stade Vélodrome não intimidava o Benfica, isto na medida em que as águias já tinham encontrado ambientes difíceis na presente temporada.

Não pondo em causa as palavras do técnico alemão, a verdade é que há realmente algo de especial no recinto dos marselheses. As claques, uma em cada topo do estádio, fizeram-me ouvir desde o primeiro minuto, num cenário que terá servido, com toda a certeza, como fator de motivação para os comandados de Jean Louis Gasset.

O triunfo na Luz, há uma semana, transmitiu boas sensações a Roger Schmidt, que apostou exatamente no mesmo onze que havia vencido o Marseille na primeira mão. No habitual 4-2-3-1, Tengstedt foi a referência ofensiva, ao passo que, do outro lado, Iliman Ndiaye foi chamado ao onze para fazer companhia a Aubameyang no setor ofensivo.

O facto de o Marseille ter de correr atrás do resultado fez-se sentir, isto na medida em que o conjunto francês entrou melhor no encontro. Pressionantes e intensos desde início, les olympiens criaram muitas dificuldades ao Benfica, que teve muitas dificuldades em sair com a bola controlada da sua primeira fase de construção (Tengstedt foi tanto vítima como vilão- teve pouca bola e, quando esta efetivamente lhe chegou, decidiu quase sempre mal). Ainda que as duas primeiras aproximações de perigo tenham pertencido aos portugueses, por intermédio de David Neres e Rafa, os primeiros 45 minutos foram claramente do Marseille.

Com o trio Kondogbia, Ounahi e Veretout em bom plano no momento de ter a bola, a formação gaulesa criou perigo através de lances de bola parada, que Mbemba não conseguiu finalizar, e na sequência de uma perda de bola infantil de Di María, que resultou num remate por cima de Aubameyang.  

Assim, com o Benfica muito abaixo do que era exigido num jogo desta magnitude, o intervalo chegou com o nulo no marcador.

Estava mesmo a ver-se, não é verdade?

A parte até pode ter mudado, mas a toada do jogo manteve-se. Gasset arriscou um pouco ao lançar o lateral Murillo para o lugar do central Mbemba, mas a verdade é que as primeiras chances do Marseille surgiram de bola parada. Primeiro, com um cabeceamento ao lado de Balerdi após um livre lateral; depois, com um remate de Veretout para defesa de Trubin, que havia metido água segundos antes ao chocar com António Silva.

Pouco depois, à passagem do minuto 70, o guarda-redes ucraniano redimiu-se do erro que havia cometido momentos antes e protagonizou a defesa da noite, com uma palmada com a mão esquerda após remate de Kondogbia.

Com o Benfica já sem referência ofensiva fixa- Tengstedt saiu e Rafa ficou com o papel de vagabundo na frente de ataque-, o Benfica acabria mesmo por sofrer aos 79', isto depois de Rafa e Di María terem testado Pau López. Na sequência de um cruzamento da esquerda, Mboumbagna subiu mais alto no interior da área e atirou para o fundo das redes, fazendo o 1-0 que empatou a eliminatória e que perdurou até ao fim dos 90 minutos.

Desilusão dos 11 metros

Roger Schmidt avançou para o prolongamento- voltou a retirar Neres, que vinha sendo um dos mais perigosos, e manteve Rafa e Di María em campo- sem alterações, mas rapidamente se socorreu de Arthur Cabral.

Di María, com um cabeceamento ao segundo poste, Aubameyang, com um remate ao lado, e o próprio Arthur Cabral, num lance em que rematou de pé esquerdo após uma boa incursão, tiveram a oportunidade de carimbar a passagem tanto para Benfica como para o Marseille, mas tal cenário não se verificou e o jogo teve mesmo de ser decidido nos penáltis.

Da marca dos 11 metros, Di María rematou em cheio contra o poste e o alento francês cresceu. Entre remates certeiros sucessivos, António Silva falhou e Luis Henrique fechou as contas da partida, confirmando-se assim o voo demasiado raso das águia na Europa.

U Quinta, 18 Abril 2024 - 20:00
Orange Vélodrome
Felix Zwayer
1-0
(4-2 g.p.)
Faris Moumbagna 79'
Orange Vélodrome
Lotação67 394
Medidas105x68m
Inauguração1937
FaseQuartos-de-Final
Mão2ª Mão
A Chave

Não há como fugir: o momento decisivo da partida foi o golo do Marseille à passagem dos 80 minutos. A partir daí, o Benfica estava em vantagem na eliminatória e acabou por vacilar, despedindo-se da Liga Europa.

O Árbitro

Teve dificuldades em definir o critério que queria aplicar à partida, mas termina sem influência direta no resultado final. Pode considerar-se uma arbitragem positiva de Felix Zwayer.

O Melhor
Ambiente no Vélodrome

É certo que, muitas vezes, ouvimos falar de problemas com os adeptos do Marseille, mas a verdade é que, dentro do recinto de jogo, mostram como deve ser vivida uma partida de futebol de forma constante. Frente ao Benfica, proporcionaram um autêntico espetáculo e dificultaram (e muito) a vida da equipa portuguesa.

O Pior
Inoperância de Roger Schmidt

Não é de hoje que o técnico aparenta ter alguma dificuldade em mexer na equipa e tal voltou a verificar-se em Marselha. Di María e Rafa estavam claramente desgastados e permaneceram no jogo durante mais tempo do que aquele que seria eventualmente aconselhável para ambos.

Forma
Marseille
2023/2024
44J
18V
13E
13D
71-54G
Benfica
2023/2024
51J
33V
9E
9D
102-49G
Sabia que...by playmaker stats
Benfica eliminado na Liga Europa: é a 3.ª época consecutiva em que cai nos quartos de final de uma competição europeia ? nas 2 últimas épocas, na Champions

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Zlatan_21
2024-04-19 16h40m por Ispeaksempolemicas
Nem mais. O Marselha tinha 7 ausências praticamente todas por lesão e mesmo assim conseguiu nos eliminar. Eu não consigo só atribuir culpas ao treinador no sufoco que apanhamos ontem até pq acontece muito com o clube, apequenar se quando chega a hora h, simplesmente aqueles jogadores não tiveram coragem de pegar no jogo perante aquele público, só quando já estavam empatados na eliminatória finalmente assumiram algum controlo mas nada por aí além. Foi exatamente o mesmo filme do jogo com o ...ler comentário completo »
E mais Benfica
2024-04-19 15h07m por zlatan_21
O Marselha jogou tão desfalcado e mesmo assim acabou eliminado. Se o Benfica tivesse os problemas de plantel que tem oa marselheses, viria o RS lamentar-se à grande. Foi mesmo a gota de água ontem. Não há mais margem de erro.
Yepuia10
2024-04-19 12h09m por Minnowkr
O Roger nao pediu o Di Maria tens toda a razão, mas já que o tem, tem de saber gerir, não o fazendo demonstra incompetência. O Di Maria é um grande jogador e esta época mostrou que pode ser bastante importante para a equipa em diversos jogos, mas tem de existir uma gestão física do mesmo por parte do treinador.

Houveram jogos esta época que já estavam resolvidos desde os 50 minutos e ele deixava-o jogar até aos 90, outros em que podia perfeitamente começar no banco e entra...ler comentário completo »
ZH
Ispeaksempolemi cas
2024-04-19 11h56m por zhar
O benfica confirmou o emprestimo do ramos ao psg a 7 de agosto , o jogo com o porto para a supertaça foi a 9 de agosto . . . 2 dias depois. . . dia 12 , 3 dias depois do jogo confirmaram o cabral , dia 14 de agosto da-se o boavista benfica e dias depois vlach e ristic são libertados. . . foi pouco mais de uma semana. .
rubenferreira87 7
2024-04-19 11h51m por zlatan_21
Se não renovar com Rafa, Di Maria e Otamendi, já poupa uns milhões para demitir o RS.
Eu não vejo condições para ele continuar, a não ser que estes 3 saiam mesmo e não venha mais ninguém de novo.
Correção
2024-04-19 11h42m por jorgemartins575
Quando falei dos Pontas de lança que o Benfica contratou está época e critiquei os dois enganei-me num que foi o Marcos Leonardo
Estava a querer referir-me ao Tengstedt e ao Arthur Cabral
Só o Marcos Leonardo é que escapa
O resto bem pode ir embora ou se for para vender um deles que seja o Tengsted
Zhar
2024-04-19 11h41m por Ispeaksempolemicas
Essa do Ramos então é sem pés nem cabeça. . . a 1 ou 2 semanas do jogo contra o Porto vão e vendem me a força toda o avançado inexplicavelmente não tendo nemhum substituto à altura e assim a 3 dias do fecho do mercado tiveram q arranjar este Arthur Cabral mais caro do que se calhar ficaria se as coisas tivessem sido feitas antecipadamente, ainda por cima o Ramos até foi por emprestimo e não nas nossas condições então menos se percebe, tens jogadores que fazem um bom ano as vezes meio ano e ja ...ler comentário completo »
Benfica 24/25
2024-04-19 11h27m por Echelon77
Tendo em conta um reestruturação:
GR: Trubin, S. Soares
DD: Bah, Spencer ou reforço (Lamptey poderia ser uma opção mas deve ser carote)
DC: Otamendi, Tomás Araújo, Morato, reforço
DE: Q. Hartman (poderia ser um bom reforço), alguém da B
MDC/MC/ 10: Florentino, Aursnes, João Neves, Kokcu
Extremos: Reforço para titular, Tiago Gouveia, Rafa (mas tem que saber ficar no banco, rodando com outros também), Rollheiser, Schjelderup
Avançado...ler comentário completo »
ZooMarine
2024-04-19 11h14m por Echelon77
Eu até aceito que não sejamos campeões em Portugal esta época, o Sporting está melhor e merece o título. E aceitava melhor esta derrota caso visse um Benfica a jogar como jogaram contra o Sporting por exemplo.
O que não se consegue aceitar é ver a falta de reação e atitude da equipa em jogos como este e que tem sido recorrente esta época. É só gritante a diferença do que se viu da época passada para esta!
Provavelmente com o melhor plantel em termos individuais em Portugal, ma...ler comentário completo »
Benfica - cont
2024-04-19 11h03m por Echelon77
Já no prolongamento, o Bah pouco acrescentava no jogo e sabendo que ele não quereria arriscar tirar o Aursnes, mas porque não tirou o Bah e coloca o Carreras, passando este para a esquerda e Aurnes ficava na direita?
Depois o que dizer de Rafa, Di Maria? Rafa lá acaba por sair (já tarde), mas e o Di Maria? O homem já se arrastava, já nem se esforçava para chegar a certas bolas, nem defender. . . Não teria sido melhor colocar o Tiago Gouveia no seu lugar no prolongamento, fresco e...ler comentário completo »
Benfica
2024-04-19 10h58m por Echelon77
Ora vamos lá. Para mim, ontem foi a prova de que o Benfica precisa de uma limpeza para a próxima época!
A começar pelo treinador, não costumo ser dos que pede a saída de todos ao mínimo desaire, mas ontem foi a gota de água. Um jogo decisivo e que lhe podia garantir a passagem na competição, que muito provavelmente, ainda era a única que podiam sonhar vencer neste fim de época, porque o campeonato é "quase" impossível! E apesar disso, vendo a equipa apática em campo e jogadores s...ler comentário completo »
ZY
AmoFutebolAmoSL B
2024-04-19 10h41m por zyxw4321
Do 3º para baixo? Para a Conference não vai ninguém até ao 4º lugar.

Agora, com a reestruturação das provas, até fica teoricamente mais fácil o 5º classificado chegar, no mínimo, ao play-off de acesso à fase de liga da Conference. Assim não desperdicem o estatuto de cabeça-de-série, como tem acontecido tantas vezes.
Benfica e Roger Schmidt
2024-04-19 10h39m por jorgemartins575
Hoje foi a gota de água
O Roger não pode continuar na próxima época porque se isso acontecer não vamos voltar a ganhar nada
DI Maria uma nódoa autêntica juntamente com o Rafa e o João Mario e com o desplante de jogar os 120 minutos sem correr , sem defender, e os poucos lances de ataque que teve definiu-os todos mal
Na próxima época tem que haver uma revolução na equipa técnica e no plantel e ver com quem podemos contar
Está época foram erros atrás de erros, desde ...ler comentário completo »
ZH
. . .
2024-04-19 10h27m por zhar
Este ano foi a repetição dos anos que se teve a seguir a venda do felix. . . 100 milhões! festa!!! toda a fazer contratações a torto e a direito a dar comissões a amigos! toca a construir uma equipa de gajos que teem nome mas que não rendem 1/1000 do esperado. . . um grupo de gajos que não são uma equipa e um balneario completamente facturado. . . e os talentos da academia a torrar banco e a ver os que estão la dentro a andar e a rirem-se
zyxw4321. . .
2024-04-19 10h12m por AmoFutebolAmoSLB
Não tivemos. . . o Braga foi repescado para os play offs de acesso `aos 1/8 de final da prova, e proveniente da liga Europa.

Quando escrevo estar na conference league é chegar à fase de grupos. Ainda nenhuma equipa portuguesa conseguiu chegar a essa fase. O que demonstra a força do nosso futebol do 3º classificado para baixo. . .
ricardolouromar tins. . .
2024-04-19 10h04m por AmoFutebolAmoSLB
Faltou referir o Braga. . .

A jogar um futebol poderoso, de ataque esmagador. . . levou 4 batatas em casa do Quarabac (nem sei escrever o nome desta equipa)

Eu costumo ver o canal 11 antes de ir para a cama. . . e num moeda ao ar ente Braga e esta equipa, pasme-se. . . 11-0, 10-1. . . nem me lembro bem! No dia a seguir todos com uma cara de quem percebe muito pouco do que estão a falar!

Ainda na 4ª feira o SLB no moeda ao ar ganhou com grande...ler comentário completo »
O Rogério
2024-04-19 10h01m por PedroBorgas
Não agradeceu aos adeptos nem falou com a equipa como se diz por aí fora.

É sinal de homem fraco e fora do projeto. Espero que o RC pense muito bem.
ZY
AmoFutebolAmoSL B
2024-04-19 09h58m por zyxw4321
Já tivemos uma equipa na Conference, sim. O Braga, no ano passado. Foi corrido pela Fiorentina.
ZO
Benfiquistas
2024-04-19 09h57m por ZooMarine
Não entendo os Benfiquistas. Este treinador conseguiu ser campeão no ano passado e este ano está em segundo nao a muitos pontos do Sporting. Querem o que? Ser campeões todas as épocas? Isso é impossivel, em Portugal há três grandes. . .
ZH
. . .
2024-04-19 09h57m por zhar
Por imensa culpa que o schmidt possa ter durante o ano que passou . . . não tem a culpa toda! não foi ele que contratou esta pseudo equipa que alguem disse que era melhor que a do ano passado e não custou mais um € . . . não foi ele que continuamente deu sinal positivo que jogadores estavam aptos quando estavam lesionados e limitadissimos , não foi ele que anda a fazer emprestimos obrigacionistas a investir forte e feio a curto prazo, não foi ele que decidiu esta folha salarial em que os que...ler comentário completo »
ricardolouromar tins. . .
2024-04-19 09h54m por AmoFutebolAmoSLB
Pois. . . é pura incompetência!

1º porque temos os melhores jogadores do mundo e arredores. O Diego Costa é o melhor GR do mundo, o Neves é um puto maravilha que custa 120M, o Trincão merece ir ao Euro por Portugal, porque é o novo Figo. Enquanto que as outras equipas são banalidades.

2º Porque o nosso campeonato é o melhor do mundo. . . e como tal, o 1º, 2º e 3º classificado em Portugal, têm obrigação de vencer qualquer 3º classificado para baixo, de qu...ler comentário completo »
ZH
AmoFutebolAmoSL B
2024-04-19 09h52m por zhar
Ainda o ano passado fartei-me de ter aqui discuções (troca de ideias pronto) que os velhos não devem vir acabar as carreiras para o benfica! o benfica é um clube que os jogadores teem de vir "dar o litro" e com ambição. . não prima donas que acham que veem dar uma perninha a um campeonato fraco a receberem tectos salariais sem fazer nada por isso. . . e o que tem mais piada nisto é que ainda ha gente a defender o di maria e a querer que o bernardo e o cancelo venham para ca aos 30 e muitos . ....ler comentário completo »
zhar. . .
2024-04-19 09h44m por AmoFutebolAmoSLB
Tens razão e eu estava a ser simpático. . . ao fim de um mês, diria no primeiro jogo da UCL, ficou à vista de todos o que seria a época do SLB.

Aliás, estava na praia e um senhor de idade estava a ler o jornal e comentou que iria à apresentação do Di Maria. . . e eu disse-lhe que era um grande erro contratar esse jogador.

Acredito que não fosse um erro, porque vi muitas coisas boas ao longo da época no Di Maria. . . mas logo no 1º jogo ficou À vista de tod...ler comentário completo »
flop, flop, flop
2024-04-19 09h42m por Blueonblue
não, não é Neve(s) cair, bem antes pelo contrário.

É o flop bem amado dos benfiquistas chamado António Silva!
Duro de rins, lento, e com um hype que não se compreende porquê, este rapaz enterra e muito o Benfica (e oxalá os adeptos continuem a passar uma esponja por cima), sendo o culpado do 1ª golo, em deixar o extremo do Marselha centra, sem sequer ao menos esticar a perna! E não falo do penalti displicente, já que isso pelos vistos é norma nos nossos jogadores.

Flop, flop, flop, lá vai o Toninho enganando tudo e tolos!
FC
rubenferreira87 7
2024-04-19 09h40m por Fcpflaw2506
O Arsenal e o Chelsea não estão exatamente contentes com os seus GK e podem perfeitamente investir no Diogo Costa e são clubes que têm dinheiro.

OUTRAS NOTÍCIAS

Taça de Portugal
Presidente do Sporting em antevisão à final
Frederico Varandas, presidente do Sporting, realizou - aos meios oficiais da Federação Portuguesa de Futebol - a antevisão ao duelo diante do FC Porto e retratou-se das palavras ...