placardpt
Benfica rodou, mas venceu Moreirense

Alta rotação

Roger Schmidt surpreendeu e fez oito mexidas no onze inicial, entre jogos europeus, mas a equipa respondeu bem, apesar de espaços menos conseguidos na 1ª parte, e venceu o Moreirense por 3-0. Além de ter conseguido descansar os titulares, Roger Schmidt viu jogadores confirmarem que merecem mais minutos no futuro.

Entre jogos europeus, Roger Schmidt promoveu uma autêntica revolução no onze inicial, que foi desde a baliza à frente de ataque e teve apenas como «sobreviventes» Bah, João Neves e David Neres. Do outro lado, por sua vez, Rui Borges promovia como novidades as chamadas de início de Ofori e Alanzinho, regressados de lesão.

Uma águia letal

Perante tamanha revolução imposta por Schmidt no onze inicial, havia muita curiosidade para perceber que dinâmicas apresentaria o Benfica e percebeu-se a intenção de dar continuidade a certos comportamentos habituais, embora com algumas mudanças nos movimentos ofensivos. Tiago Gouveia era quem mais se aproximava de Rafa Silva, mas Kokçu trazia um médio ofensivo mais pensador e fixo, o que obrigava os extremos a maior iniciativa. Na esquerda, Carreras trouxe movimentos de largura mais dignos de um lateral de raiz, bem distintos dos habituais de Aursnes, o eterno adaptado.

Do outro lado, no entanto, estava um Moreirense que não vinha à Luz para se apequenar. Os comandados de Rui Borges começaram por mostrar-se pacientes sem bola, não assumindo, no entanto, um bloco baixo, e deram alguma iniciativa, mas com o passar dos minutos começaram a subir linhas e intensidade de pressão, o que causou dificuldades e até assustou, com alguns erros na construção do Benfica (Samuel Soares bastante nervoso com os pés).

Apesar dessa pressão e sustos, o Benfica voltou a mostrar que tem intervenientes exímios para jogar na transição e fez dessa uma arma letal, chegando ao golo inaugural, aos 18', dessa forma, com Tiago Gouveia a servir Kokçu para o 1-0. O turco começava a ser perdoado pelos adeptos. A perder, o Moreirense intensificou esse pressão e aproveitou a diminuição de ritmo adversário para crescer na partida, com um belo trabalho do seu miolo - Alanzinho, Ofori e Gonçalo Franco -, ao ponto de Alanzinho acertar mesmo no poste, aos 34', num lance de passividade adversária.

Kokçu fez pazes com os adeptos @Kapta+
Embora com menos bola do que o desejado, o Benfica continuava a mostrar ter potencial na qualidade individual no ataque. Cabral, num belo trabalho de pivot e com um remate de fora da área, acertou no poste, aos 38', contrariando o crescendo cónego. Contudo, com o jogo a acalmar ao aproximar-se do intervalo, Carreras avisou, novamente de fora da área, e Tomás Araújo, aos 45+1, fez mesmo o 2-0, na sequência de canto na direita, onde ainda acertou na barra primeiro, após grande defesa de Kewin. O Benfica estava em vantagem, mesmo sem encher o olho.

Gestão positiva

Com esta vantagem nas mãos, Schmidt continuou com a rotação profunda da equipa - algo tantas vezes que lhe era criticado - e fez entrar ao intervalo António Silva, Florentino e ainda Rollheiser, finalmente a ter minutos mais «a sério». Desta vez, no entanto, o Moreirense estava bem menos intenso na procura da recuperação de bola e o Benfica parecia ter o jogo no seu controlo, o que potenciou uma maior calma encarnada na posse.

O Benfica crescia com bola, criava algumas boas chances e mostrava uma dinâmica interessante na frente de ataque. O público da Luz gostava, aplaudia e sentia-se um ambiente bem distinto do vivido nas últimas semanas. A Luz parecia fazer, pouco a pouco, as pazes com a equipa, pelo menos enquanto vencia e entretinha. Do outro lado, o Moreirense parecia permitir este crescimento, já com bem menos fulgor ofensivo, talvez devido a algum cansaço ou ao resultado em mãos.

Benfica controlou 2ª parte @Kapta+
Rui Borges ainda tentou mexer com o estado anímico da equipa nos últimos 20 minutos com uma série de substituições e a equipa acelerou um pouco os processos, mas não o suficiente para desfazer a confiança encarnada. O Benfica, por sua vez, continuava a velocidade de cruzeiro e acabou mesmo por colocar a Luz novamente em festa, aos 79', quando Tiago Gouveia desmarcou Rollheiser na área com um grande passe picado e o argentino estreou-se a marcar de águia ao peito.

O resto do jogo acabou por ser uma mera formalidade, mas contou ainda com o momento de tréguas entre Kokçu e a Luz, aquando da sua saída, e ainda da estreia pela equipa principal do jovem lateral Diogo Spencer, também ele fortemente aplaudido. O Benfica venceu e ficou provado que tem soluções, para o futuro, mas também presente.

U Domingo, 14 Abril 2024 - 20:30
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Hélder Carvalho
3-0
Orkun Kökçü 19'
Tomás Araújo 45'
Benjamín Rollheiser 78'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 29
A Chave

A equipa do Benfica tentou manter a identidade, mas foi a transição rápida que voltou a mostrar-se a grande nível e letal. O 1-0 desbloqueou o jogo e abriu espaço para um Moreirense mais atrevido, que apenas acalmou depois do 2-0. O golo de Tomás Araújo, talvez contra a corrente, mudou o jogo.

O Árbitro

O árbitro Hélder Carvalho teve um jogo de fácil ajuizamento, sem grande casos a apontar. Exibição coesa e positiva.

O Melhor
Afinal, há opções

Nem todos corresponderam, mas vários sim. Com tantas mexidas no onze encarnado, houve quem claramente aproveitasse para se mostrar e ganhou pontos. Tomás Araújo, Carreras, Kokçu e Tiago Gouveia estão entre eles e fizeram por merecer mais minutos no futuro.

O Pior
Podia mais

A 1ª parte do Moreirense foi positiva e causou dificuldades a um Benfica inconstante, mas os cónegos apareceram na 2ª parte com uma mentalidade distinta e facilitaram o jogo ao Benfica, que vence justamente. Com outro atrevimento podiam ter feito algo do jogo, talvez.

Forma
Benfica
2023/2024
49J
32V
9E
8D
99-48G
Moreirense
2023/2024
30J
12V
8E
10D
32-33G

Fotografias(26)

Liga Portugal Betclic: SL Benfica x Moreirense FC
Liga Portugal Betclic: SL Benfica x Moreirense FC

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
RS
2024-04-15 23h18m por siza_banza
Demonstrou domingo que o seu foco agora é na LE pra ver se salva a sua época. Contava com isso e algumas mudanças no 11 mas surpreendeu e, felizmente, correu muito bem. Os jogadores menos utilizados mostraram um cheiro do seu valor.

Ficou à vista de todos aquilo que sempre foi estranho que ao longo desta época: que existem boas alternativas e mesmo aqueles que foram dispensados antes até teriam sido úteis.

Já foi dito, mas friso-o novamente, um treinador que...ler comentário completo »
Benfiquista N1
2024-04-15 20h53m por Ispeaksempolemicas
Eu prefiro que o clube ganhe todos os anos como o Bayern mas para a competição em si é bom que de vez em quando ganhe o Sporting ou que o Braga tbm chegue lá, é bom quando a competição é imprevisível. Este era um ano que caso tivessemos ganho a Taça de Portugal ou a Taça da liga eu n me iria importar tanto com a perda do título nacional, é que nos últimos 7 anos só ganhamos 1 Taça de Portugal e não ganhamos uma taça da liga há 8 anos. . . para um clube que quer ser o melhor ao nível nacional ...ler comentário completo »
Benfica
2024-04-15 14h46m por Ispeaksempolemicas
Até gostei desta rotação, ver caras novas e observar como vão se portar num jogo destes e dar descanso a outros jogadores. Sinceramente o campeonato para mim já perdeu o interesse portanto estava preparado para perder pontos neste jogo e nos próximos tbm, acho q devemos sim focar as nossas energias na Liga Europa, tivemos a nossa chance para tentar inverter as coisas contra o nosso rival e não conseguimos como costuma ser hábito nestes contextos e não podemos agora querer q os outros façam o...ler comentário completo »
Danimoura
2024-04-15 14h23m por Ispeaksempolemicas
Mais um bot do Porto, só diz disparates, é o rei das teorias da conspiração e não crítica a própria equipa. Já agora o Francisco J Marques anda muito caladinho, o que terá acontecido? Deve estar sem as costas quentes. . .
GI
Golos irregulares
2024-04-15 14h13m por Giggs_11
Como todos os outros do Benfica não deviam ser validados quando marcados pelos de vermelho. Agora mais a sério:
1) Primeiro golo: não há falta nenhuma, joga única e exclusivamente a bola e depois há um contacto normal. Mais ou menos duro, a tentativa de jogar a bola é leal.
2) Até pode nem ser canto, não sei porque nem reparei, mas uma equipa não é prejudicada cada vez que tem um canto mal marcado. O marcar golo é mérito total da equipa que o conseguiu. Se num jogo o Benfi...ler comentário completo »
Árbitro
2024-04-15 13h56m por danimoura
"O Árbitro
O árbitro Hélder Carvalho teve um jogo de fácil ajuizamento, sem grande casos a apontar. Exibição coesa e positiva. "

Isto num jogo onde os primeiros golos do Benfica nascem de irregularidades. . . Ainda bem que, segundo algumas mentes brilhantes daqui, o ZZ é portista (não sei onde, basta ver pérolas como esta que não foi a primeira nem será a última) e assim tudo bate palmas a esta pouca vergonha que se tem visto. . . Mas como a nação portista está mais ...ler comentário completo »
Minnowkr
2024-04-15 13h49m por zirel
Na tua ideia são os 2 fracos mas ao menos o Tengsted pressiona.

Para mim o Arthur Cabral é tão superior ao Tengsted que a capacidade de pressão do Tengsted não justifica a titularidade. O Tengsted não dribla, não remata, não passa, não ganha bolas de cabeça, não joga bem de costas para a baliza, nada. O Musa mete-o no bolso.

Arthur Cabral tem 10 golos esta época, lembro-me destes:

Casa Pia fora - golo a 20 mins do fim, jogada individual pel...ler comentário completo »
zirel
2024-04-15 12h59m por Minnowkr
Acho que não percebeste bem o que quis dizer. Obvio que o Cardozo seria sempre ser titular em detrimento do Tengsted porque marcaria golos. Agora o Cabral nem marca golos nem se adequa ao nosso estilo de jogo, e quando tens de escolher entre um e o outro, o Tengsted ao menos preenche um dos requisitos.

Em relação ao Tiago Gouveia e Di Maria, o DM não pressiona tanto mas oferece MUITO à equipa, e para o poderes ter em campo é importante que tenhas um jogador como Tengsted a ...ler comentário completo »
Minnowkr
2024-04-15 12h41m por zirel
Entendo o que queres dizer mas o Tengsted é fraco demais para jogar só porque preenche o requisito de pressionar na saída.

O Tiago Gouveia pressiona e defende muito mais do que o Di Maria e não é por isso que joga ou devia jogar.

E pegando no teu exemplo, não ias sentar o Cardozo no banco pra jogar o Tengsted de certeza.
ago
2024-04-15 12h10m por LadyBug
Mas o espertalhão está a lançar o Diogo Spencer, daqui por noventa jogos, em que o Rogér esteja bem disposto, o puto completa 90 minutos

ago
2024-04-15 12h07m por LadyBug
Acrescento às tuas palavras o facto de termos jogado sem ponta-de-lança e sem trinco!
zirel
2024-04-15 12h06m por Minnowkr
O problema do Arthur Cabral no Benfica vai além da qualidade individual. É sim superior ao Tengsted, mas as características dele não encaixam no nosso estilo de jogo, assim como se calhar não encaixaria também o Cardozo ou Mitroglou, pede mais um avançado mais móvel e rápido, gênero Lima ou Raul Jimenez, e nesse aspeto o Tengsted é o que melhor se encaixa, e já que nenhum deles está a marcar golos é preferível jogar com ele.

Agora nem um nem outro têm qualidade para jogar no Benfica e para mim não contavam para a próxima época.
Jogo e Arthur Cabral
2024-04-15 11h12m por zirel
Bom jogo do Benfica ontem, algum risco assumido com tantas alterações mas correu bem. Quando vi o 11 pensei que o risco era demasiado pois os jogadores não estão habituados a jogar juntos e o Moreirense podia dificultar a vida ao Benfica. Pensei que o 11 inicial era uma assunção de campeonato perdido, algo com que não concordo pois o Sporting pode escorregar e o campeonato ficar em aberto novamente.

Achei positivo ver vários jogadores menos rodados a jogar. Gostei de Kokçu e...ler comentário completo »
Echelon
2024-04-15 11h11m por ago
Para o restante da época, é jogar com aqueles jogadores que estão certos para a próxima época e começar ganhar rotinas .
ago
2024-04-15 11h00m por Echelon77
Exato, fica a ideia que de facto há plantel para fazer muito melhor.
Para final de época a base deveria ser:
Trubin;
Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Aursnes/Carreras;
Neves, Florentino/Aursnes;
Di Maria/Neres, Kokcu, Tiago Gouveia/Rafa
Tengstedt/M. Leonardo
Benfica
2024-04-15 10h55m por ago
Foi pena o Roger andar insistir quase uma época inteira, em algo que não encaixava .
Ontem ficou provado, que o Benfica têm o melhor plantel a nível nacional, têm qualidade para fazer dois 11 fortes.
Casos gritantes na época, foi jogar com morato a defesa esquerdo, deveria apostar no carreras ou no Rafael Rodrigues ao menos têm rotinas de lateral .
Insistir no kokuc a 6 basicamente.
João Mário a jogar bastante minutos quando não estava a ter rendimento. ...ler comentário completo »
Benfica
2024-04-15 10h48m por Echelon77
Feliz por ver outros jogadores terem hipótese de mostrar um pouco mais, incluindo o Samuel Soares.
Destaque para Kokcu, Tiago Gouveia, Tomás Araujo e Carreras.
Tomas Araujo até deveria ganhar a titularidade ao António Silva neste fim de época mas sabemos que será quase impossível isso acontecer.
Kokcu a mostrar que jogando a 10 pode fazer muitos estragos. Tiago Gouveia também deve ser titular mais vezes.
Carreras mostrou que afinal até podemos ter um bom DE, ...ler comentário completo »
Festa!
2024-04-15 10h25m por Sotkio
Não interessa o Árbitro, nem os lances. Não interessa se o Kokcu afinal tinha razão, não interessa se o Neves está a ser levado á ruptura, não interessa nada a não ser a festa do Benfica que confirmou que a crise acabou e que está pronto a ir a Marselha fazer o que lhe compete.
Platinum-Return s.
2024-04-15 10h19m por AF_1904
O Moreirense na primeira volta deu muita luta ao Porto e empatou com o Benfica mas desde janeiro foi sempre a descer. Se para o ano não mudar algo, a luta deles vai ser muito diferente.
Lool
2024-04-15 09h32m por Benfiquista_N10
Nem ganhando, nem fazendo rotação, deixam de criticar, isto é ridículo. . . Arranjem uma vidinha, se tem tanta energia para criticar todas as semanas, porque é que não vão para as ruas criticar o governo, fariam melhor figura do que este circo todas as semanas.
Mt bem
2024-04-15 09h23m por Platinum-Returns
Teve a coragem de sentar algumas "vacas sagradas", e acabou por dar bons resultados. Poderá ter tido a ver com o descanso para o compromisso europeu a meio da semana, mas ainda assim. . . quanto ao Moreirense, uma desilusão este ano, contra os grandes pouco se dá ao trabalho de jogar. Basta ver que foi uma das duas equipas que enfardaram 5 secos do FCP este ano.
Roger Schmidt
2024-04-15 08h45m por zlatan_21
Espero que tenha abrido de vez os olhos. Há muitas e boas opções no plantel, mas só ele saberá o porquê de só ontem ter feito uma boa rotação dos 11 titulares.
Zhar
2024-04-15 08h43m por Palhacitos
Em relação ao Di Maria, eu sou todo a favor de ele ser titular e jogar 60 minutos, porque rende e porque assiste, mas não pode nunca fazer 90 minutos e não pode nunca fazer todos os jogos. A culpa é do treinador que não os tem no sítio bem inteligência para lhe mostrar que só assim pode ser importante. Não sabe lidar com egos e isto num balneário como este é um descalabro.
JOGO
2024-04-15 08h43m por orgulhovermelho
Eis que o Roger fez aquilo que queríamos a algum tempo, ver jogadores sem muitos minutos a jogar, arriscou num jogo de campeonato e fez muitas mudanças frente a um adversário que está bem classificado no campeonato. Mesmo sem muito ritmo de jogo gostei bastante de ver a nossa equipa. Destaco Carreras, Tomás Araujo, o proprio Morato que a central é muito bom, Kokçu que a nº10 é craque, o Tiago Gouveia que fez mais um bom jogo e o Rolleiser que entrou e fez um bom golo. Viu-se qualidade, ...ler comentário completo »
Jogo
2024-04-15 08h36m por Palhacitos
QB, destaque para o Orkun kokcu, mas atitude de besta a não festejar e para o Gouveia que corre muito, nem sempre bem, mas dá tudo. O carreras, o Araújo e o bah tbm não estiveram mal. O rabo de picanha é que não posso com ele, 90 minutos tem um remate a trave, lento, não toma decisão nenhuma que seja correcta, não consegue ganhar uma bola, uma segunda bola, nada. Não temos um ponta de lança de jeito. O rollheiser. . . Parece me um segundo avançado e não um extremo, não tem veloc...ler comentário completo »
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Internacional
Luana Bertolucci anunciou, esta segunda feira, nas redes sociais, que lhe foi detetado um linfoma de Hodgkin. Trata-se de um cancro hematológico, com incidência nos ...