placardpt
Entrevista a Bruno Dias, treinador do Belenenses

«Tenho muito claro o que quero para a minha carreira, agora a palavra é do presidente»

Nos primeiros dias de julho de 2022, Bruno Dias abria o coração ao zerozero para falar sobre o «maior desafio» da sua carreira. O histórico Belenenses bateu-lhe à porta para lançar um convite irrecusável: liderar o sonho do regresso aos campeonatos profissionais. Dez meses depois, esse mesmo sonho tornou-se realidade.

Bruno Dias
Liga 3 Série B 2022/23

22 Jogos
10 Vitórias
5 Empates
7 Derrotas

38 Golos
27 Golos sofridos

ver mais �
Os azuis do Restelo terminaram a primeira fase da Liga 3 na 4.ª posição da Série B, suficiente para carimbarem o passaporte para a discussão pela subida, e depois venceram a Série 2 da Fase de Subida, superando Länk Vilaverdense, AD Sanjoanense e Amora. Destino? Jamor!

Dezasseis anos depois da última presença num dos palcos mais icónicos do futebol português, o Belenenses não conseguiu colocar a cereja no topo do bolo, mas na retina fica a memória e a cara das pessoas que trilharam o caminho das pedras, da última divisão distrital até ao regresso à Segunda Liga.

Ainda no rescaldo de um rol de emoções, Bruno Dias volta a abrir a porta ao zerozero para falar sobre a subida, a experiência adquirida num contexto de enorme exigência e ainda sobre a conversa que tem prometida com o presidente Patrick Morais de Carvalho.

@Os Belenenses

«Impossível dizer que o meu nome não está na história do Belenenses»

zerozero (ZZ): Na entrevista ao nosso site antes do início da época o Bruno disse: "Eu ainda não faço parte da história [do Belenenses]". Agora, com esta subida de divisão, já sente que faz parte da história?

Bruno Dias (BD): Acho que, hoje, é impossível dizer que o meu nome não está na história do Belenenses. É algo que vai ficar marcado para o resto da vida. Estamos a falar de uma subida histórica, num clube único, que fez um caminho incrível. É a quinta subida de divisão e há muitos outros responsáveis que estão na história. Agora, obviamente, todos os que participaram este ano têm o seu nome gravado na história como aqueles que conseguiram levar o Belenenses para onde nunca devia ter saído, os campeonatos profissionais. Estamos muito satisfeitos, porque considero que fizemos uma época estratosférica.

qAcho que, hoje, é impossível dizer que o meu nome não está na história do Belenenses. É algo que vai ficar marcado para o resto da vida. Estamos a falar de uma subida histórica, num clube único, que fez um caminho incrível
Bruno Dias, treinador do Belenenses
ZZ: O que fez a diferença para o Belenenses alcançar a subida de divisão numa liga tão competitiva e com muitos candidatos?

BD: A qualidade dos jogadores, a união e a simbiose muito grande, principalmente na fase final, que houve entre o grupo de trabalho e os adeptos do Belenenses. Aquilo que fui, sistematicamente, chamando de Mar Azul foi crescendo, jornada após jornada. Houve alguém que acreditou neste desfecho e teve a capacidade de contagiar muitos outros. Este efeito de contágio, que partiu de dentro para fora, fez com que o Belenenses tivesse este desfecho épico. Agora, centrando na fase final, os jogadores estavam mentalmente preparados para tudo o que iam passar.

ZZ: Como foi lidar com essa pressão de representar o Belenenses?

BD: Desafiante, muito duro e muito saboroso. Foi muito duro por culpa própria. Tivemos de pagar o preço do sucesso. As expectativas eram muito baixas no início, mas à 5.ª jornada do campeonato estávamos em 1.º isolados e com uma vitória em Leiria, que era o principal candidato a subir de divisão, me que marcámos quatro golos. Aí, pensou-se que éramos imparáveis, mas mantivemos sempre um discurso cauteloso. Depois houve um momento da época muito duro para nós em que em seis jornadas fizemos apenas quatro pontos, mas sentimos que a equipa estava a crescer. Houve momentos que os adeptos não compreenderam, pois pensam que o Belenenses tem de ganhar os jogos todos, mas na prática não é assim. Muitas das camisolas que não têm o peso histórico do Belenenses têm uma capacidade financeira e recursos que permitem aos seus profissionais estar num patamar diferente. (…) A responsabilidade é muito do nosso trabalho e fomos aumentando muito a expectativa de toda a gente.

@Os Belenenses

«Ainda não sei descrever por palavras o que senti»

ZZ: Recuemos agora até ao dia das celebrações pela subida de divisão. Quais foram os principais sentimentos?

BD: Confesso que ainda hoje não sei descrever por palavras o que senti. A primeira coisa que pensei foi: “conseguimos, estes jogadores merecem muito e estes adeptos merecem muito”. É muito difícil pensar naquilo que os belenenses pensaram quando decidiram que queriam abdicar da sua posição na primeira liga e fazer o caminho todo do início, sabendo que tinham sete divisões para escalar. E foram esses que estavam lá no estádio do Restelo e invadiram o campo quando subimos de divisão. Achei um momento tão extraordinário que a única coisa que pensei foi: “deixem-nos desfrutar”. Os jogadores mereciam ser agarrados pelos adeptos. Acreditaram quando ninguém acreditou, pois era fácil chutar o balde quando tivemos aqueles jogos e passámos de 3.º para 6.º. Eles nunca fizeram isso. Fiquei feliz também pela minha equipa técnica e pela direção que fez um trabalho incrível e nos momentos de decisão acreditou sempre que podíamos dar a volta.

ZZ: E como foi a festa no Jamor?

BD: Há 16 anos que o Belenenses não estava no Jamor. Não conseguimos a vitória, mas foi o dia em que vi mais sorrisos no rosto dos nossos adeptos. Eles perceberam tudo o que fizemos e tudo o que eles fizeram. Para os belenenses foi um dia de recompensa e que deu esperança de que o Mar Azul pode estender-se no tempo e ultrapassar todas as adversidades. Existe uma vitalidade muito grande no clube quando percebemos que temos 10 mil adeptos no estádio a bater palmas à equipa. (…) Em relação ao jogo, senti-me muito frustrado, porque não senti que nós não tivéssemos capacidade para ganhar à UD Leiria. Não conseguimos ter o impacto que habitualmente temos. Mas nada apaga o que fizemos. Os jogadores foram extraordinários. Há jogadores que fizeram a melhor época das suas carreiras e não tenho dúvidas de que vão chegar, no Belenenses ou noutro clube, aos patamares profissionais.

ZZ: Enquanto equipa técnica, que evolução houve durante esta temporada?

BD: É muito melhor e está muito mais preparada para enfrentar qualquer desafio. Desde logo pela exigência da competição. Temos muitas equipas de muita qualidade, com equipas técnicas também de qualidade. Os nossos jogadores foram os principais responsáveis pelo crescimento da equipa técnica, porque nos permitiram potenciar ao máximo as nossas ideias. Tiveram a mente aberta para fazer muitas coisas diferentes. Depois sabemos que estamos a lidar com uma massa associativa muito exigente e ambiciosa, algumas vezes muito irracional, mas faz parte da paixão que têm pelo clube. O nível de exigência é muito, muito elevado. Mas eu gosto dessa exigência. Isso fez-nos crescer muitíssimo.

@Os Belenenses

«Continuar no Belenenses? Não depende só de mim…»

ZZ: Há uma conversa marcada com o presidente. Já aconteceu? O Bruno será o treinador do Belenenses na próxima temporada?

BD: A reunião vai acontecer esta semana. Tenho muito claro o que quero para a minha carreira, quais os meus objetivos e tenho muito claro o que o Belenenses precisa de fazer. E tenho a certeza que o presidente também tem muito claro aquilo que o Belenenses precisa de fazer neste novo desafio muito grande que vai ter pela frente. Há questões estruturais muito importantes que vão ter de ser alteradas e o presidente já falou sobre elas publicamente. Vamos conversar e vamos decidir nesta semana. O presidente tem a palavra e a resposta concreta de quem vai ser o treinador do Belenenses na próxima época. Acredito que vai ser uma conversa muito simples porque temos ideias muito claras.

ZZ: Aconteça o que acontecer, o Belenenses já faz parte da vossa história...

qNão posso garantir a minha continuidade porque não depende só de mim. Também depende de mim, mas vai depender muito do projeto e das condições que o Belenenses tiver para ultrapassar as questões estruturais. Esse é o grande desafio do Belenenses
Bruno Dias, treinador do Belenenses
BD: Não há dúvida sobre isso. O Belenenses será sempre um clube especial e estará sempre na nossa história. Representamos com muito orgulho o clube e fomos muito felizes. Sentimos que existiu sempre um alinhamento muito grande na visão e nos valores do clube e equipa técnica. Agora, a palavra é do presidente. 

ZZ: A entrada nos campeonatos profissionais é um objetivo a curto prazo?

BD: Claramente. Nunca escondemos que esse era o objetivo. Mas também nunca escondemos que não queríamos chegar a qualquer preço. Penso que provamos que temos capacidade para dar resposta imediata e penso que esse é o passo natural que vai acontecer nas nossas carreiras.

ZZ: Temos conversado algumas vezes nos últimos tempos. A próxima será para anunciar a continuidade no Belenenses?

BD: Não posso garantir porque não depende só de mim. Também depende de mim, mas vai depender muito do projeto e das condições que o Belenenses tiver para ultrapassar as tais questões estruturais. Esse é o grande desafio do Belenenses. O clube tem um caminho de crescimento e esse crescimento tem de ser sustentado. Da minha parte, a promessa que posso fazer é que quando nos estrearmos nas competições profissionais cá estaremos disponíveis para conversar.

ZZ: Para finalizar, pedia uma mensagem para os adeptos. O Belenenses é mesmo um clube de Primeira?

BD: O Belenenses é um clube de primeira divisão e que, seguramente, vai chegar à primeira divisão. Só não sabemos quando e quem serão os protagonistas que vao dar esse último passo. É o seu lugar por direito próprio. (…) Os adeptos são chave para que isso aconteça. Foram eles a grande força para se percorrer este caminho das pedras com tanto sucesso e são eles que podem fazer com que este caminho, seja mais duro ou menos duro e mais longo ou menos longo. Os desafios vão ser enormes na próxima época, o clube vai ter de se reestruturar pela exigência do futebol profissional e os adeptos precisam de estar com a Direção. Por fim, parabéns pela coragem e pelos valores que transmitem do que é ser Belenenses. Continuem a fazer do Belenenses o clube que é no futebol nacional.

@Catarina Morais / Kapta +

Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Bruno Dias e a toda a equipa obrigado.
2023-05-25 23h43m por Jorge-Fernandes
Obrigado pela subida. Foram uns heróis e nem na hora da vitória esconderam que nem tudo foi prefeito. Fizeram um verdadeiro milagre depois da grande desilusão que foi o ultimo jogo da época passada. Estão na história sem duvida e espero que permaneçam juntando mais jogadores de qualidade para fortalecerem a equipa.

Eu acho que o Bruno Dias é muito bom treinador, mas ainda está a aprender.
Nesta época quando vi que tínhamos treinador foi no jogo com o Oliveira do Hosp...ler comentário completo »
AzulMais
2023-05-25 10h51m por Jorge-Fernandes
Acho que nós a malta do Belenenses te damos muito tempo de antena que não mereces.

Se tens tanto preocupação pelo clube és sócio? Se és e critico da direção devias ter ido a assembleia geral na passada sexta-feira, e até ao dia ontem apresentado uma lista concorrente. Não o fizestes então pega nas tuas malas e vai para Almada.

Da minha parte não vou interagir mais contigo, pois tu não és do Belenenses e o Belenenses não necessita de malta como tu que vinha cá falar na hora das derrotas para ser no bota a baixo.

DISSE.
p120571@gmail. com
2023-05-24 22h15m por p120571
Penso que seria positivo o treinador continuar. A segunda liga é muito difícil e há clubes com orçamentos muito maiores. O próprio Leiria tem um orçamento bastante mais robusto que o Belenenses. Não é garantido que a subida à 1 liga seja imediata, mas o mais difícil foi conseguido: chegar e estar aqui!!!
Ultrapassar as questões estruturais
2023-05-24 18h55m por AzulMais
Parabéns pela subida (sou da opinião que este treinador teve aqui um papel preponderante).

A questão levantada (sobre condições que o Belenenses dispõe), já se colocam há muitos anos, e nada tem sido feito :continuamos deficitários em campos para treino, o futebol juvenil não cria valores suficientes ( e quando cria algum, este sai por valores irrisórios); não temos condições internas de ter orçamentos que consigam ombrear com equipas como o Braga ou o Guimarães, para não fo...ler comentário completo »
TI
Bruno Dias
2023-05-24 15h55m por Tiago_Pastel
Obrigado!
Espero que continue, e não tenho dúvidas de que chegará ao topo, terá uma carreira de sucesso.
Lá estaremos, sempre a apoiar, rumo ao nosso lugar!
Saudações Belenenses!
Belenenses
2023-05-24 14h41m por moumu
Bonito, muitos adeptos no Jamor, que tudo lhes corra bem na 2ª liga onde a exigência é bem maior!
jogos históricos
U Sábado, 20 Maio 2023 - 16:15
Estádio Nacional do Jamor
António Moreira
1-0
Valdir Júnior 10'

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
notícia zz
Dirigente despediu-se dos funcionários no Bessa
Mudança de ciclo na SAD do Boavista. Vítor Murta cessou funções na administração da SAD no dia 30 de abril e, sabe o zerozero, passou a manhã desta ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

JotaGo 02-05-2024, 15:45
AngelEyes 02-05-2024, 14:41
tenshi 02-05-2024, 14:40
LO
lordric 02-05-2024, 13:28
diogo481 02-05-2024, 13:27
AmoFutebolAmoSLB 02-05-2024, 13:20
AmoFutebolAmoSLB 02-05-2024, 13:14
Ispeaksempolemicas 02-05-2024, 12:54
Ispeaksempolemicas 02-05-2024, 12:52
Ispeaksempolemicas 02-05-2024, 12:50
ZY
zyxw4321 02-05-2024, 12:17
tcb9277 02-05-2024, 12:12
AngelEyes 02-05-2024, 12:11
JS
jsilva77 02-05-2024, 12:02
AR
Aragami 02-05-2024, 11:51
DragonKing 02-05-2024, 11:33