placardpt
FC Porto segue para a final da Taça

Jamor, paz e Conceição

Jamor - FC Porto é finalista pela terceira vez consecutiva da Taça de Portugal -, paz, entre jogadores - primeiro jogo, dos últimos três, sem qualquer expulso - e muito Conceição: treinador e jogador. Exibição bem conseguida pelos dragões (3-1) - talvez a melhor desde os 5-0 - e, principalmente, por Francisco Conceição.

O jovem portista acordou a equipa na contrariedade e foi decisivo: marcou, criou muito e foi o principal destaque da partida. Taremi e Pepê marcaram os restantes golos, ao passo que, do lado vimaranense, Afonso Freitas marcou o único golo dos visitantes na eliminatória.

Em relação ao jogo, sem grandes surpresas, tanto Sérgio Conceição como Álvaro Pacheco operaram várias mexidas em relação à última partida. Conceição mexeu em todos os setores - seis mudanças no total -, enquanto Álvaro Pacheco operou quatro mexidas - nota para a saída de Varela na baliza e para a entrada de Charles.

Sem solução? Call Chico Conceição

Taremi e Conceição marcaram os golos do FC Porto na primeira parte @Catarina Morais / Kapta +

O nome que marcou a diferença (e que diferença!) nos primeiros 45 minutos. Agitador nato e a solução na adversidade, Francisco Conceição foi a faceta da mudança no rumo dos acontecimentos. Comecemos de forma diacrónica.

Depois de uma entrada aterradora, e com sinais de presságio - Afonso Freitas faturou logo no primeiro minuto através de um lançamento longo de linha lateral de Jota  e assistência de Nélson Oliveira -, os azuis e brancos responderam e controlaram praticamente todas as operações. Apesar de organizados, os vitorianos mostraram-se incapazes de sair com qualidade da primeira zona de construção e o FC Porto, no primeiro desenho ofensivo bem conseguido, aproveitou.

Vitória SC entrou melhor na partida @Catarina Morais / Kapta +

Pepê soltou para Chico Conceição, Charles tentou antecipar-se ao internacional português, mas chegou tarde e varreu o jovem extremo: após revisão, o penálti foi assinalado e Taremi não tremeu na conversão. A partir daqui, o FC Porto ganhou mais ânimo e o 2-1 foi uma questão de tempo.

Pepe, aos 38', esteve pertíssimo do golo - enorme defesa de Charles -, aos 42', Chico Conceição deu o aviso e, por fim, aos 45+5', o golo. O jovem luso combinou com João Mário e, já dentro de área, finalizou bem ao seu estilo de pé esquerdo. Até final, diga-se, o Vitória SC ainda foi em busca do empate, mas a cabeça de Nélson Oliveira não teve pontaria suficiente.

68: minuto chave

Na segunda parte, o Vitória SC entrou com uma postura bem mais ofensiva e o jogo, com naturalidade, partiu-se. E aí, Galeno entrou em jogo (ou tentou).

O internacional brasileiro teve várias arrancadas perigosas, duas oportunidades claras para marcar, mas vacilou de forma incrível. A primeira, depois de uma combinação com Taremi e a segunda depois de uma jogada maradoniana de Chico Conceição - lance fantástico do luso desperdiçado de forma inacreditável pelo brasileiro. 

Pepê matou a eliminatória @Catarina Morais / Kapta +

Dois lances, dois erros e a substituição chave, aos 68': Romário Baró entrou para o lugar de Galeno e sete minutos bastaram. Num ataque rápido, o médio conduziu, libertou para Pepê no momento certo e o criativo brasileiro não desperdiçou na cara de Charles.

Até final, os vimaranenses ainda esboçaram uma resposta - Kaio César incapaz no momento da finalização -, mas os dragões seguraram a vantagem.

U Quarta, 17 Abril 2024 - 20:15
Estádio do Dragão
Artur Soares Dias
3-1
Mehdi Taremi 26' (g.p.)
Francisco Conceição 45'
Pepê 75'
Afonso Freitas 1'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseMeias-Finais
Mão2ª Mão
A Chave

Minuto 26: o FC Porto estava em claro ascendente e o golo de Taremi confirmou isso mesmo. Em acréscimo, deu ânimo e confiança aos dragões até ao apito final.

O Árbitro

Exibição tranquila de Artur Soares Dias. Necessitou do VAR para assinalar o penálti portista, mas - de resto - esteve bem.

O Melhor
Reação após o golo

O FC Porto sofreu cedo, contudo, ao contrário de jogos recentes, deu uma resposta forte, competente e rápida. Em acréscimo, os dragões 'não perderam a cabeça' e conseguiram regressar ao caminho das vitórias.

O Pior
Faltaram ideias

Após o golo precoce, o Vitória SC mostrou-se desconfortável com bola sofreu a cambalhota ainda no primeiro tempo e, já na segunda parte, mesmo com as substituições, a equipa vitoriana não conseguiu responder à desvantagem.

Forma
FC Porto
2023/2024
46J
30V
5E
11D
88-40G
Vitória SC
2023/2024
38J
22V
6E
10D
61-41G
Sabia que...by playmaker stats
Sérgio Conceição atinge a 5.ª final em 7 possíveis pelo o FC Porto.

Se juntarmos a final de 2014/15 pelo SC Braga, o técnico portista esteve presente em 6 finais no Jamor nos últimos 9 anos.
O FC Porto continua invicto em casa frente ao Vitória SC a contar para a Taça de Portugal: 5 vitórias e 1 empate
O bicampeão FC Porto reforça o recorde de vitórias consecutivas na Taça de Portugal, já são 20, mais 4 do que o anterior registo (Benfica, 1981/82).

A última derrota dos dragões na prova foi frente aos bracarenses, por 2-3, em março 2021.
É a 6.ª vez que as duas equipas se encontram numa final da Taça de Portugal. Nas 5 edições anteriores, os leões conquistaram 3 troféus e os dragões 2.
Pepê marca o 7.º golo nesta temporada e regista o máximo de golos numa época pelos azuis e brancos.

O médio volta a marcar frente ao Vitória SC e novamente na Taça de Portugal.
Mehdi Taremi não marcava em jogos consecutivos pelo FC Porto há mais de 7 meses:
Abril 2024 - FC Famalicão [C], Liga > Vitória SC [C], Taça
Setembro 2023 - Estrela [F], Liga > Shakhtar [F], UCL

Fotografias(50)

Taça de Portugal: FC Porto x Vitória SC
Taça de Portugal: FC Porto x Vitória SC

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
tekmosaic
2024-04-18 12h47m por LadyBug
Nem precisavamos de ter arbitros estrangeiros, bastava que o VAR fosse. . .

O VAR atualmente é em Oeiras, para jogos de todo o pais, logo apenas é necessário um computador com net. . . !!!

Já disse aqui e sugeri a quem de direito que isso acontecesse. . .

Exemplo:
VAR Português ser na Suécia,
VAR Sueco ser em França,
VAR Francês ser na Polónia,
. . . e por ai a fora
Baró
2024-04-18 12h24m por Blueonblue
a mostrar que tem perfume de futebol. Pena a cabeça não corresponder igual desde que o trolha do Fábio Cardoso o mandou para o estaleiro com uma lesão grave, que lhe condiciona o espirito.

O Chico é daqueles jogadores que hoje em dia quase não existem no futebol: assumem a despesa do jogo! Ao contrário da maioria que vai por ali fora, chega à área adversária e volta para trás, o Chico, bem ou mal atira-se para cima dos adversários. Chama-se a isto criatividade. Há quem gos...ler comentário completo »
Pior que o amarelo ao taremi
2024-04-18 11h07m por davidesantos321
É mesmo ele a dizer que o guarda redes jogou a bola. Por amor de deus enfim. . . estamos na final é o que importa
FC
mikev
2024-04-18 09h39m por Fcpflaw2506
Sim, levou por ter tentado que a bola não saísse e ter ido contra um material de um reporter. . . É surreal o amarelo dado.
Bom jogo
2024-04-18 08h13m por Vic-54
Lampejos de vida de uma equipa moribunda. Gostei da entrega e do ritmo. Nem sempre com a melhor qualidade mas isso até é secundário perante o esforço. Tivesse sido sempre assim e não estávamos a lutar com Braga e Guimarães para saber se ficamos em terceiro, quarto ou quinto na Liga.
Danimoura
2024-04-18 05h01m por Inuyashapt
Estás bem? Perdeste o acesso ao Discord? 😅
Porto 3-1 Vitória
2024-04-18 05h00m por Inuyashapt
Passagem a final garantida, fico feliz pela reação da equipa, não estava nada confiante pois os últimos jogos do Porto não me dão segurança nenhuma.

O Baró me surpreendeu pela positiva, será que ainda vai a tempo de se tornar um bom jogador para um clube do nosso nível? Não tenho muita fé nisso, mas espero que ele prove que estou errado.
petitor
2024-04-18 04h57m por Inuyashapt
Olha para esta época e diz-me onde é que o Pepê fez os melhores jogos, e atenção que eu defendo que ele deveria jogar na posição do Galeno.
FCP
2024-04-18 03h46m por moumu
Natural a passagem que era um obstáculo muito dificil para o VSC, vamos ver na final onde o FCP joga um pouco o sue orgulho mas o SCP vai querer limpar tudo.
Baró
2024-04-18 00h05m por miguelcarvalho244
Acreditava tanto neste rapaz. Até o recomendava para o Fama, nos últimos tempos por nunca jogar e desvalorizar. Mas talvez ainda possa chegar a tempo de ser um médio de qualidade alta, só depende dele.
Árbitros Estrangeiros Já
2024-04-17 23h38m por tekmosaic
Na Turquia vai ter árbitros portugueses nos jogos de Galatasaray e Fenerbahçe
AF Porto tem Árbitros Estrangeiros, por isso liga podem ter.
Portugal precisa Árbitros Estrangeiros.
Taremi
2024-04-17 23h21m por mikev
Foi mesmo à minha frente e mesmo assim não consegui perceber o porquê dele ter levado amarelo. Alguem que viu na televisão me pode explicar?
FC
ColorBlue
2024-04-17 23h19m por Fcpflaw2506
Mas onde é que falei do Galeno no meu comentário? Que lógica da batata lol! O Chico está maioritariamente mal nos jogos, hoje esteve bem! Marcou o golo porque respeitou e bem a subida do João Mário, coisa que raramente faz, qual é a dúvida? Vês os jogos do Porto?
Sim, o Galeno jogou muito mal hoje e saiu e muito bem! Estragou várias jogadas inclusive flagrantes! E no banco, estava claramente a punir-se por isso.
Pêpê
2024-04-17 23h15m por petitor
Não entendo como este jogador não joga na sua posição de ala esquerdo, a momentos mostra sempre algo positivo ali.

Francisco Conceição
2024-04-17 23h15m por fcpinvicta
É um jogador interessante mas a mim também não me convence. Mentalmente é fraco, finalização não é grande coisa, pé direito não existe, o que difere é o drible mas mesmo assim tem de largar mais a bola. O Brahimi também agarrava-se muito á bola mas tinha outra qualidade e muito melhores números, o Chico não tem metade da qualidade.
ColorBlue
2024-04-17 23h07m por A_Drifter
Não sejas lógico demais, que os fanboys caem todos em cima de ti.
CO
Fcpflaw2506
2024-04-17 23h01m por ColorBlue
"Imagine-se que na única vez que a respeitou, deu golo!"

Yep.
E o Galeno, outro que tal, estragou 4 jogadas que podiam ter dado golo, por individualismo ou infantilidade. Mas pronto, é afilhado, teve o treinador a dar-lhe miminhos, porque o menino estava triste, enfim.

Ah, este é daqueles que num lance importante com a equipa a perder, faz uma infantilidade e. . . ri-se. Mas este pode rir-se, enfim.

Depois a diferença quando Pê...ler comentário completo »
jsilva77
2024-04-17 22h53m por A_Drifter
Tem feito bons jogos ? Contra o Gil foi zero, Portimonense foi terrível, Vizela esteve bem, contra o Benfica esteve bem, contra o Estoril foi uma nódoa, no ultimo jogo contra o Vitória voltou a ser zero, contra o Fama foi mais ao menos apesar da assitência.
Ou seja 7 jogos fez 2 positivos, aposto que és daqueles cromos que esmaga a votação de heroi do jogo no rapaz, mesmo quando ele foi expulso contra o estoril.
Jaime_Pacheco
2024-04-17 22h53m por Avalanche27
Tivemos quatro anos sem ganhar nada, e com Conceição já tivemos épocas em que só vencemos a super taça.
Jamor e vencer
2024-04-17 22h49m por OJaime_Pacheco
É o mínimo que se pede até ao final da temporada.
Não salva a época, nem de perto , das piores épocas que me lembro do Porto mas não podemos terminar sem nenhum troféu seria embaraçoso.
FC
jsilva77
2024-04-17 22h45m por Fcpflaw2506
Perde muitas bolas, muito individualista, joga com a cabeça colada ao chão e respeita 0 a movimentação do lateral! Imagine-se que na única vez que a respeitou, deu golo! Tem que aprender a soltar a bola mais cedo e ter melhores timings de passe, porque também erra alguns. Tem ficado no goto dos adeptos porque tem raça e não dá um lance por perdido, mas isso ainda não me chega para convencer.
JS
Fcpflaw2506
2024-04-17 22h41m por jsilva77
Tudo certo até à avaliação de . . . Francisco Conceição, tem feito bons jogos e tenta sozinho aquilo que colectivamente a equipa não consegue, daí algum excesso de individualismo e algumas perdas de bola. No entanto, da tudo em campo e é o jogador que mais e melhor finta do Big5, segundo uma estatística que saiu hoje, ficando apenas atrás de um jogador do Manchester City. Evoluiu tremendamente desde que saiu em vários aspetos do jogo mas, ainda há mais para evoluir, se o consegui fazer...ler comentário completo »
CM
Continuam a atacar o Norte
2024-04-17 22h37m por cmche
Hoje o Vitória não chega ao Jamor, indo na sua vez um clube mais a sul de Guimarães, espero que Sérgio Conceição mostre o seu desagrado nesta cabala contra o Norte.
ZY
Porto
2024-04-17 22h27m por zyxw4321
Não sou hipócrita, não era a equipa que eu preferia para a final. Mas parabéns pelo apuramento, nos últimos anos têm sido imparáveis na Taça.

Final contra o Porto depois de meias-finais contra o Benfica traz boas memórias, aconteceu em 2007/08 e 2018/19. Agora é repetir a dose, sabendo que vai ser uma final muito complicada.
FC
Porto
2024-04-17 22h25m por Fcpflaw2506
Melhor qualquer coisa. O que achei melhor, foi depois de ter sofrido no minuto 1, a equipa não entrou em descontrolo emocional. Estamos muito ansiosos na definição das jogadas, espero que esta vitória liberte a equipa, pois tivemos tantas oportunidades que nem sequer chegou a haver remate! Pepê esteve muito bem, assim como Pepe, e desta vez o Chico esteve bem. Lá arranja 1 jogo bom em cada 7. Do lado do Vitória, gostei muito da entrada Kaio, parece-me um jogador interessante e do Han...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Futsal
Sporting e Benfica em busca do troféu
A festa da UEFA Futsal Champions League está ao virar da esquina. O virar de página de abril para maio traz consigo a decisão do título europeu, numa final ...