placardpt
Atlético de Madrid virou a eliminatória

Alma colchonera

O jogo grande desta noite europeia, dos mais aguardados da semana e dos mais equilibrados da eliminatória. O Atlético de Madrid-Inter prometeu e não desiludiu. Em campo, 90 minutos não foram suficientes e só as grandes penalidades conseguiram tirar as teimas, num duelo que ficou marcado pela alma colchonera (2-2, 3-2 nos penáltis).

Vontade, mas calma...

Consciente que tinha de marcar para continuar na prova, o Atleti, apesar de nem sempre ter bola, rondou com maior frequência as imediações da área contrária. Com vários cruzamentos e cabeceamentos, os da casa foram criando perigo e incomodaram Sömmer. Morata, Griezmann — com pouco ritmo até, face à recente lesão, mas com a técnica do costume —, Samuel Lino e Savic — destinatário de muitos cruzamentos — foram os maiores destaques. 

Thuram passou ao lado do encontro @Getty /

Contudo, do outro lado, o Inter nunca tremeu verdadeiramente (até então, claro; tremeu depois do 0-1, na reta final dos 90 minutos e nas grandes penalidades). Aliás, é difícil incomodar o líder do campeonato italiano (ainda assim, o Atleti conseguiu). Cínico e camaleónico, o Inter adaptou-se e sentiu-se confortável, independentemente das necessidades do jogo. Além disso, não menosprezou o ataque: Dumfries, numa dupla ocasião, ameaçou e Carlos Alberto marcou. Numa jogada fluida, Barella (médio centro) deslocou-se até ao flanco esquerdo e Carlos Augusto (lateral canhoto) apareceu na área para finalizar.

Após o golo, os italianos desligaram e aproveitou o Atlético. Na jogada seguinte, o conjunto espanhol chegou à área com facilidade e, ajudado pela rosca de Pavard, Griezmann apareceu sozinho, pronto a desviar de Sömmer para o empate. Minutos depois, ainda antes da pausa, o avançado francês bailou na área e por pouco não bisou. O descanso, necessário e merecido face ao ritmo registado até então, fez mal a ambas equipas, que entraram menos interventivas. Deu-se meia hora de pouco futebol, injustificado pragmatismo e demasiada cabeça, mas a emoção voltou nos últimos quinze minutos.

... esqueçam o «c»: ALMA

As entradas de Depay e Riquelme deram outra vida ao Atleti. Foram decisivas, ambos tiveram ao seu dispor várias oportunidades para desfazer o nó do empate. Os visitantes, contudo, não serviram apenas de carne para canhão e a braçadeira de capitão foi o farol nerazzurri: Lautaro foi fundamental e orquestrou — brilhantemente, diga-se — os ataques rápidos que colocaram os italianos vivos na luta pela vitória.

O Metropolitano foi um autêntico «Calderón» de apoio ao Atleti @Getty /

O golo farejava-se, estava perto e chegou. Depay, essencial, foi merecedor de uma das melhores assistências da prova (bola teleguiada, com olhos, de Koke) e, com toda a classe, virou-se para a baliza e não perdoou: 2-1, euforia nas bancadas, desilusão (misturada com desespero e exaustão) italiana: mais meia hora de futebol.

No tempo extra, após um momento inicial partido, de variadas ocasiões para os dois lados, o Inter repôs algum equilíbrio e tranquilidade na partida. Mostrou menos fragilidades defensivas, voltou a jogar no meio-campo adversário e, com isto, teve uma meia hora menos sofrível.

Poucos acontecimentos e mais equilíbrio no prolongamento, por norma, são a receita que, levada meia hora ao forno, resulta num desempate por grandes penalidades. Assim foi. Dos onze metros, voltou a sentir-se a aura madrilena. Aquela que pairou no ar no último quarto de hora regulamentar. Os homens de Simeone pareceram querer mais, tremeram menos, mostraram-se talhados para estes momentos e, por isso, levaram a melhor. O Atlético de Madrid está nos quartos de final da Liga dos Campeões.

jogos em destaque
U Quarta, 13 Março 2024 - 20:00
Civitas Metropolitano
Szymon Marciniak
2-1
(3-2 g.p.)
Antoine Griezmann 35'
Memphis Depay 87'
Federico Dimarco 33'

ESTÁDIO

Civitas Metropolitano
Lotação70 460
Medidas105m x 68m
Inauguração1994
Positivo
Loucura a fazer lembrar um «Calderón»

Foi uma relação mútua e saudável. Quando os adeptos precisaram de motivos para apoiar, a equipa deu-os. Quando a equipa precisava de força para lutar, os adeptos armaram-se, qual escudo protetor e faca afiada. No final, o resultado só podia ser um: noite histórica e festa garantida.

Negativo
Fatal desacerto

Lautaro bem tentou. Fez o possível, recuou, foi à frente, driblou e serviu. Thuram esteve apagado, longe do nível mostrado mesmo nesta época. Falhou duas ou três oportunidades de ouro, daquelas que não se podem falhar nestes palcos. Além disso, não mostrou a força e o compromisso do costume. Antes de dar lugar a Alexis, apertou Savic e podia ter sido expulso.

Forma
Atlético de Madrid
2023/2024
42J
25V
6E
11D
84-51G
Internazionale
2023/2024
39J
30V
6E
3D
85-22G
O Árbitro

Exibição bastante positiva do árbitro polaco. Szymon Marciniak deixou o jogo correr, admoestou quando se justificou e não foi protagonista, o que é sempre positivo. Só existiu um aperto forte, antidesportivo quiçá, de Thuram a Savic, que o árbitro não viu, mas o VAR também não alertou: consideraram não ser caso para tal provavelmente, por isso, pouco ou nada a apontar.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ATLÉTICO DE MADRID
EMPATE
INTERNAZIONALE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
AngelEyes
2024-03-14 18h56m por MisticaEncarnada
Para mim, desde que não seja o Real, já está bom.
Quanto ao Simeone, era bonito sim senhor, mas penso que ele já entrou na fase Wenger, a partir de agora luta por um campeonato de 5 em 5 anos.
Por mim é assim:
1º que ganhe o Barcelona
2º que ganhe o City
3º que o Real não ganhe
4º se a final tiver dois dos outros, nem fico triste nem contente

Mas se fosse o Atlético, Bayern ou Arsenal vs PSG preferia que o PSG perdesse.
Esqueci-me
2024-03-14 18h42m por AngelEyes
Do Dortmund, que é umas das minhas equipas preferidas fora de Portugal.
A minha ordem de preferência dos clubes que gostava de ver a ganhar a champions era esta:
1º- Atlético Madrid (para coroar a era Simeone, embora seja muito improvável)
2º- Barça
3º- Dortmund
4º- Arsenal
5º- City
6º- Bayern
7º- PSG
8º- Real Madrid
MisticaEncarnad a
2024-03-14 18h39m por AngelEyes
Este ano estou a torcer para qualquer clube que não seja o Bayern, PSG, City ou Real. A equipa que mais gosto de ver a jogar é, de longe, o City, mas gostava mais de ver um Atlético, Barça ou Arsenal a ganhar a orelhuda.
AngelEyes
2024-03-14 18h20m por MisticaEncarnada
Até que gostava que o City calhasse ao Real, parece-me que o Real ainda não atingiu o seu potencial máximo da época nesta fase. E normalmente quanto mais a competição avança pior é o Real.
Torcendo eu pelo Barcelona e City, e sabendo que o Barça não ganha a Champions a menos que tenha a borr** do século, preferia que, se o City não ganhasse a Champions, ficasse já arrumado, pois assim teria mais hipóteses de vencer todos os jogos que faltam no campeonato.
Quartos da champions
2024-03-14 17h20m por AngelEyes
Têm tudo para ser dos mais equilibrados deste século.
Este Atlético é muito forte em casa e tem jogadores que podem fazer a diferença a qualquer momento (Griezmann, Depay, Samuel Lino ou Llorente), gosto muito da equipa deles e vou torcer para que cheguem ainda mais longe. Eliminaram um dos favoritos e uma das 3 melhores equipas do mundo, na minha opinião. E não são tão retranqueiros como já foram há uns anos atrás. O Arsenal é muito bom, mas tem pouca experiência. O Bayern está...ler comentário completo »
Platinum_Return s
2024-03-14 14h24m por MisticaEncarnada
O Guardiola também já foi de vela com o Atlético e olha. . .
Inter
2024-03-14 13h15m por Aleaotejano
Espero que não desistam do Inzaghi. Ontem não passaram porque o Thuram tem um falhanço escandaloso (nem na baliza acerta) a juntar ao desperdício na primeira mão, onde mereciam ter vencido por 2 ou 3. São uma equipa muito fortee achi que este projecto tem de ter pelo menos mais 1 ano de continuidade.

Acredito que voltarão a marcar presença numa final brevemente.
ZY
Platinum Returns
2024-03-14 12h12m por zyxw4321
Até parece que só a eliminatória de ontem é que conta para alguma coisa. O Inzhagi fez do Inter uma equipa que luta por tudo uma vez mais. Vai a caminho de ganhar 6 troféus em 3 épocas, num clube que tinha um único troféu na década anterior. E isto com uma ida à final da Champions, coisa que o Inter não cheirava há anos.

Mas pronto, o clube multi-mega milionário que no ano passado foi varrido por Porto e Brugge é que esteve muito bem porque desta vez ganhou. Grande "raposa".
brutal_power
2024-03-14 11h46m por MisticaEncarnada
Pode ser eliminado. Certamente não diria.
Barcelona, Dortmund, Arsenal, mesmo até PSG estão ao alcance do Atlético. E não digo nada quanto às outras.
Não acredito que ganhem mas em teoria podem eliminar qualquer equipa.
Arshavin
2024-03-14 11h42m por MisticaEncarnada
Queres avançar com outro candidato a ganhar a Champions?
:D
FC
Atlético
2024-03-14 09h47m por Fcpflaw2506
Podem não ser brilhantes muitas vezes, mas são uma equipa com muita alma e raça e são muito difíceis de bater em provas a eliminar. Acabam de eliminar umas das favoritas a vencer a prova. Agora, tudo é possível mesmo calhando Real, City ou Bayern.
Atl. Madrid e Inter
2024-03-14 06h44m por zlatan_21
Infelizmente o treinador autocarro conseguiu vencer. O Inzaghi é muito verdinho para o plantel que tem à disposição.
Enorme surpresa, pois pensava que o Inter fosse novamente à final.
Inter
2024-03-14 03h36m por moumu
Talvez uma desilusão esta eliminação mas a Champions é a competição mais dificil de clubes do mundo e o Atlético de Simeone é temivel seja em casa ou fora, também já foram à final contra o Real há uns anos. Parabéns a Simeone por dotar a sua equipa da alma que já lhe valeu alguns titulos, quanto ao Inter o titulo da Serie A não escapa!
Atlético
2024-03-14 00h53m por GreenUchiha
Fiquei muito surpreendido e atlético jogou muito - sinceramente não olho para grandes favoritos mas sim um misto de clubes experientes . O menos provável a ganhar será o B. Dortmund - de resto venha o diabo e escolha . Pensava que o inter podia ganhar esta edição mas foi apanhado surpresa e penso que não perdiam um jogo desde de inícios de Janeiro .
Parabéns ao atlético - mereceu !
Já agora
2024-03-14 00h45m por Indargorri
Para os partidários do renascimento da Serie A: não há equipas italianas nos quartos de final da Champions
Grande jogo
2024-03-14 00h28m por futebol11fc
De futebol. Uma aula de saídas da pressão, futebol ao primeiro toque, ataque organizado, pressão organizada, transições ofensivas e defensivas. Do melhor que vi este ano! No fim fica um sabor amargo para a equipa no Inter, não tanto pelo jogo de hoje (que o Atleti até mereceu vencer a meu ver), mas mais pela primeira mão onde a equipa italiana (que me parece esta temporada claramente a melhor entre as 2 e era para mim o 3º favorito à vitória final nesta Champions) deveria ter conseguido ...ler comentário completo »
The_King_Zlatan _10
2024-03-14 00h11m por brutal_power
Finalmente! Já não nos falávamos há muito tempo.
The_King_Zlatan _10
2024-03-13 23h24m por brutal_power
Espera aí! És aquele que gosta muito do Arshavin?
The_King_Zlatan _10
2024-03-13 23h19m por brutal_power
O Atl. Madrid continua a ter uma equipa mais fraca. Certamente vai ser eliminado nos quartos de final.
Não acredito nisto!
2024-03-13 23h17m por brutal_power
Esperava que o Inter Milão eliminasse o Atl. Madrid. Tem melhor equipa do que o Atl. Madrid. O Atl. Madrid para eliminar o poderoso Inter Milão teve de ir a penáltis e só podia ser assim.
2024-03-13 23h14m por El_matad0r
Grande jogo e surpreendeu me porque pensei realmente que o Inter passava pelo que tem vindo a jogar esta epoca mas nota para este Atletico que continua a alma que sempre lhe caracterizou na era Simeone mas muito menos defensivos e retranqueiro e passaram com mérito mas outra nota também para Thuram que devia ter sido expulso por aquela brincadeira no Savic mas antes nos 90 minutos tem um falhanço na cara do Oblak qe acabava com a eliminatória depois claro nos penaltis é tudo muito imprevisível e...ler comentário completo »
Prevísivel
2024-03-13 23h05m por JotaFer
Podemos afirmar novamente que a La Liga continua a ser a melhor liga do mundo ou ficaremos nos milhões que os árabes investem na Premier League?
Simeone
2024-03-13 23h00m por Geralt
Conseguiu eliminar pra mim o que era grande candidato a ganhar esta Champions . Parabéns !

OUTRAS NOTÍCIAS

Voleibol
Último duelo contra o Colégio Efanor
Está tudo tratado no Campeonato Nacional. Ao quinto jogo, o FC Porto selou o tetracampeonato ao vencer o Colégio Efanor por 3-0, no Dragão Arena.