placardpt
    Açorianos vencem madeirenses nos penáltis

    A felicidade conquista-se

    Foi feliz (e com justiça) o Santa Clara. Depois de um 0-0 no tempo regulamentar e de um 1-1 após prolongamento, os açorianos foram felizes nas grandes penalidades - Marcos Díaz foi decisivo - e derrotaram o Nacional (4-2). Um resultado que premeia a melhor equipa durante os 120 minutos.

    Com este resultado, o Santa Clara segue para os quartos de final da prova rainha, onde poderá encontra FC Porto, Sporting, Benfica, UD Leiria, Gil Vicente ou FC Vizela.

    Nacional a dormir, Santa a carregar

    Em relação aos primeiros 45 minutos, a entrada dormente dos madeirenses permitiu 15 minutos de grande pressão por parte do Santa Clara e uma primeira parte de praticamente um sentido.

    De resto, em apenas cinco minutos os homens da casa criaram três belíssimas ocasiões para faturar: ao minuto seis, Vinícius Lopes - inspirado e com muita vontade de agitar o jogo -, de cabeça, foi o primeiro a assustar, sendo que, três minutos depois, Sema Velázquez - num lance praticamente igual - voltou a colocar em sentido a defesa madeirense.

    Num ritmo alucinante, Vinícius voltou a surgir com perigo dentro de área - rasgou por completo a defensiva madeirense -, mas Rui Encarnação - excelente mancha - negou as intenções do brasileiro.

    Depois desta entrada a todo o gás dos açorianos, a equipa orientada por Margarido conseguiu respirar melhor no jogo, ainda que, até ao final do primeiro tempo, as melhores oportunidades voltaram a pertencer ao conjunto da casa: Alisson Safira, assistido por Vinícius, falhou de forma inacreditável dentro de área e com apenas o guardião pela frente e Ricardinho, com dois remates tímidos, obrigou Encarnação a esticar-se.

    Estreias infelizes

    No segundo tempo, nem mesmo as quatro alterações (sim, leu bem) de Tiago Margarido alteraram o rumo - e a toada - do jogo, numa segunda parte marcada - acima de tudo - pelas lesões dos reforços Yannick Semedo e Safira. 

    Em relação ao jogo, os açorianos voltaram a entrar melhor a criar as melhores oportunidades para faturar, apesar de - perto do final do tempo regulamentar -, Marcos Díaz ter vestido a capa de herói.

    Posto isto, foram 45 minutos de praticamente um sentido: Santa Clara a atacar, Nacional a defender. Vinícius Lopes, MT e Yannick tentaram a sorte de longe (remates tortos e sem grande perigo), mas Safira - com um cabeceamento estilo peixinho e Gustavo Klismahn com um remate tenso dentro de área, estiveram a centímetros de inaugurar o marcador.

    Dudu e Marcos Días x2 

    Com o cheirinho a prolongamento a aproximar-se, o Nacional arriscou mais e Marcos Díaz vestiu a capa de herói com uma defesa BRUTAL a cabeceamento de Carlos Daniel.

    Já no prolongamento, o conjunto da casa voltou a estar por cima (e melhor) e acabou por chegar ao golo com grande naturalidade: na sequência de um canto, Gustavo Klismahn cabeceou ao primeiro poste e Dudu - com azar - desviou, também de cabeça, a bola na própria baliza.

    No último minuto, Rafael Martins, com uma abordagem péssima, derrubou Dudu dentro de área e o avançado redimiu-se com o golo do empate. No desempate da marca dos 11 metros, Marcos Días agigantou-se e voltou a ser crucial defendendo os primeiros dois penáltis.

    jogos em destaque
    U Quinta, 11 Janeiro 2024 - 18:00
    Estádio de São Miguel
    David Silva
    1-1
    (4-2 g.p.)
    Gustavo Klismahn 111'
    Dudu 120' (g.p.)

    ESTÁDIO

    Estádio de São Miguel
    Lotação12 500
    Medidas105x70
    Inauguração1930
    Positivo
    Insistência açoriana

    Não desistiram e acabaram por ser premiados com a passagem aos quartos de final. Nota para Marcos Díaz que foi o grande herói dos açorianos.

    Negativo
    Ambição

    Foi o que faltou a este Nacional. Margarido não poupou as peças cruciais, mas o conjunto madeirense não mostrou a ambição necessária para levar mais deste jogo. As quatro mudanças no arranque do segundo tempo foi o espelho de 45 minutos abaixo do esperado.

    Forma
    Santa Clara
    2023/2024
    21J
    11V
    9E
    1D
    29-11G
    Nacional
    2023/2024
    24J
    12V
    7E
    5D
    49-28G
    O Árbitro

    Partida tranquila de David Silva, sem grandes casos a apontar. Precisou de rever a grande penalidade de Rafael Martins sobre Dudu, mas acabou por decidir bem.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SANTA CLARA
    EMPATE
    NACIONAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Santa Clara
    2024-01-12 05h44m por moumu
    Foram melhores mesmo com alguns dos habituais titulares no banco de inicio, no entanto o nacional fez o mesmo (pudera era jogo de taça), acho que o Santa Clara talvez possa chegar às meias dependente do sorteio e para mim são o melhor plantel da 2ª liga.
    RV
    Santa Clara
    2024-01-12 01h08m por RVL22
    Juntamente com Leiria os sobreviventes dos escalões inferiores.
    Espero que possam seguir mais uma eliminatória.
    Apostaria num Santa Clara Vizela e num Leiria Gil Vicente.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Voleibol
    Final do campeonato feminino
    É já este domingo que se disputa o 4º jogo da final do campeonato feminino de voleibol. Para já, a vantagem está do lado do FC Porto, que está na frente por ...