placardpt
Lanterna vermelha fica para o Santa Clara

O Paços está vivo e acredita!

Quantos são os capítulos da história do futebol em que não existe justiça... hoje, em Paços, houve justiça. Porque este Paços continua num crescimento que já não justifica o último lugar e porque só uma equipa quis vencer este jogo.

Era último contra penúltimo, com vantagem de três pontos para o Santa Clara. Um empate deixava tudo na mesma, uma vitória do Santa Clara praticamente sentenciava o Paços. Mas a equipa de César Peixoto tinha outros planos e mandou a lanterna vermelha para as ilhas de bruma.

Claro que o jogo teria de ser de nervos. Muitos. Em causa estava uma autêntica final pela manutenção na Liga bwin, onde os erros podiam custar muito caro e serem decisivos no resultado final. E os do Santa Clara foram: 1-0 para o Paços, que acredita mais que nunca naquilo que foi, em termos recentes, apelidado de milagre.

Bom futebol sem balizas

A pensar neste importante jogo, César Peixoto e Accioly agiram de formas distintas: o técnico do Paços apostou nos mesmos 11 que começaram no Jamor, o do Santa Clara mudou um total de sete (!) jogadores na equipa titular, apostando inclusive numa forma diferente de defender.

@Catarina Morais / Kapta +
Com Adriano a recuar para terceiro central, entre o regressado Ygor Nogueira e o capitão Paulo Henrique, o Santa Clara apresentou uma consistente e coesa linha de cinco defesas, deixando muito pouco espaço no último terço e muito no meio-campo a dois. Espaço este que o Paços aproveitou.

Com o trio de meio-campo mais Gaitán a movimentarem a bola como tanto gostam, a bola foi quase sempre dos castores. Jogo construído de forma apoiado, a espaços bastante bem jogado se olharmos para a estética e para o espetáculo... mas com muito pouco sentido de baliza.

O último passe e o rasgo criativo dos amarelos nunca apareceram no meio do verdadeiro muro branco que os encarnados açorianos montaram. E dali pouco saíram, aproveitando apenas um par de contra-ataques para dar de si na primeira parte.

Que camada de nervos

A justiça não chegou na primeira parte, mas demorou pouco a chegar na segunda. Com a ajuda do VAR, António Nobre marcou bem uma grande penalidade convertida pelo eterno capitão Antunes, invertendo assim todo o contexto do jogo. É que, agora, era o Santa Clara o lanterna vermelha...

@Catarina Morais / Kapta +
Era tempo do cenário mudar. E logo na resposta, os açorianos até gelaram a Mata Real com uma bola à barra. E foi isso. Só isso. As muitas dificuldades e fragilidades do Santa Clara no ataque apareceram de forma evidente, com Accioly a tentar mexer na equipa via banco para o último quarto de hora.

Muito coeso, o Paços aguentava. Tinha mesmo de aguentar porque estes eram os três pontos mais importantes dos últimos tempos na Capital do Móvel. Quando o Santa Clara ia à frente, praticamente sempre criava perigo.

Foram, ainda assim, vezes insuficientes com qualidade insuficiente (excetuando o mini ataque cardíaco provocado por Walter González mesmo no fim): o Paços ganhou, ganhou bem, sai de último e acredita. Acredita mais que nunca.

jogos históricos
U Sábado, 11 Março 2023 - 15:30
Estádio Capital do Móvel
António Nobre
1-0
Antunes 54' (g.p.)

ESTÁDIO

Estádio Capital do Móvel
Estádio Capital do Móvel
Portugal
Paços de Ferreira
Lotação8 076
Medidas105 x 68 m
Inauguração1973
Positivo
Personalidade pacense

Não podemos esquecer que o Paços começou o jogo em último e a saber que algo que não fosse a vitória pode ser um ponto final no sonho. E quem diria que assim era, caro leitor. Sempre fiel aos seus princípios, a equipa dos castores deu banho de bola apoiada ao Santa Clara. Assim sim!

Negativo
É muito, muito pouco

A primeira parte do Santa Clara é absolutamente inexplicável, sendo praticamente inexistente em termos ofensivos. Com uma linha de cinco atrás, os açorianos limitaram-se a tentar anular o ataque do Paços. Na segunda parte, a perder, notou-se que esta equipa não é talhada para atacar....

Forma
Paços de Ferreira
2022/2023
28J
4V
5E
19D
20-48G
Santa Clara
2022/2023
29J
3V
7E
19D
23-47G
O Árbitro

Num jogo de muitos nervos, António Nobre manteve sempre a sua postura serena e autoritária. Não parou o jogo em exagero e decidiu bem, com a ajuda do VAR, no lance do penálti. Uma exibição à altura da importância da partida, excetuando o exagero de amarelos a partir da hora de jogo.

Fotografias(17)

Liga BWIN: Paços de Ferreira x Santa Clara
Liga BWIN: Paços de Ferreira x Santa Clara
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PAÇOS DE FERREIRA
EMPATE
SANTA CLARA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
UD
EnormeSCB
2023-03-11 22h18m por UDScampeao
Atenção que o caso do Tondela é um caso à parte - isto de não poder inscrever qualquer jogador nunca aconteceu em Portugal, a tarefa do Tozé Marreco e do seu plantel tem sido louvável. . . se conseguirem amanutenção este ano será uma grande vitória
f1950
2023-03-11 19h48m por zlatan_21
Claro que às vezes tem de se jogar "feio". Ainda para mais, quando cada ponto vale ouro.
Contudo, sabes que os treinadores têm as suas manias e, por vezes, é quase impossível demovê-los das suas ideias.
Hoje, nem foi demasiado "feio" a forma como o Paços defendeu o resultado.
Mesmo mau é quando o fazem desde o apito inicial. Isso não gosto mesmo nada.
zlatan_21
2023-03-11 19h33m por f1950
Espero que toda a gente tenha percebido isso de uma vez por todas hoje.
zlatan_21
2023-03-11 19h31m por f1950
Eu não desanimo se não houver mais invenções até ao final da época, ninguém pode ter "azar" durante 20 e poucas jornadas sem más decisões.

Naturalmente pagava o que que fosse preciso para o Paços ser até ao final da época uma equipa "à Lito Vidigal" e manter-se do que descer com muitas vitórias morais e elogios na imprensa. Um misto, como hoje como disse não houve medo em jogar feio quando foi preciso, é a maneira em que estamos mais perto dos bons resultados.
Paços (f1950) e Santa Clara
2023-03-11 19h24m por zlatan_21
Muito feliz pela vitória soa pacenses. A luta está bem viva e merecem-no. Hoje, não tiveram azar e os 3 pontos ficam em casa.
O lugar de play-off está cada vez mais próximo.
f1950 - Bem te disse na semana passada para não desanimares. ;)

Quanto aos açorianos. . a qualidade do plantel deixa muito a desejar. Enormes dificuldades em jogar futebol apoiado, com passes e demarcações simples. Acredito que fiquem em último lugar e até de certa forma algo destacada....ler comentário completo »
ojaimepacheco
2023-03-11 19h20m por Kurika
Como é que o Marítimo "desce se não vencer amanhã" quando ainda faltam 10 jornadas? Aliás no fim desta jornada, o Marítimo já terá jogado com 3 dos 4 primeiros o que significa que tem o melhor calendário de todos lá de baixo. Muito cedo ainda para essas sentenças.
Santa Clara adeus
2023-03-11 19h08m por OJaime_Pacheco
Enterraram o clube e agora vai descer. Tem o pior calendário dos 3 lá de baixo.
O Paços ainda vai ao play off.
Vai descer o Marítimo ( a não ser que consiga vencer amanhã ) e o Santa Clara.
Dá gosto poder dizer isto
2023-03-11 18h39m por f1950
Numa época destas: resultado melhor que a exibição. e sem "azares".
Estava com receio do que pudesse vir a acontecer com tanto desacerto no ataque como habitual mas a entrada do Luiz Carlos hoje - que entre outros teve o cuidado de não ter vergonha do "chutão" para a frente na altura certa que o Peixoto tanto odeia - foi fundamental para segurar o resultado e não dar azo a esses tais "azares".
Agora é preparar com tudo um jogo muito complicado em Arouca.
Paços
2023-03-11 18h16m por moumu
Se era um final ganharam-na qualquer outro resultado não era aceitável perante um Santa Clara em convulsão. Se o Paços atingir o lugar de play-off já seria bom dado o inicio de época.
ruben ferreira
2023-03-11 18h10m por Kurika
Verdade, sim e são sempre jogos chatos, mas o Marítimo parece-me ser um clube que faz alguma falta, têm sempre a 7a melhor média de assistências. (Este ano acho que estão em 6o à nossa frente, até, mas isso é porque temos jogado muito à 6a e 2a feira.
Agora, se descerem, que voltem a subir, pronto. (Às tantas ainda descemos nós na secretaria, já nem digo nada)
assim de cabeça
2023-03-11 18h07m por Kurika
Nos últimos 8 anos, os únicos clubes que desceram e não voltaram à 1a Liga foram Académica e União Madeira. Não meto aqui V. Setúbal e Aves, que foram atirados para a Liga 3/Distritais.
Ou seja, as probabilidades sao sempre de que o clube acabe por voltar, mesmo que seja 2/3 anos depois.
afonsofarinha
2023-03-11 17h48m por Kurika
Eh pá, sempre que um clube desce eu leio que "nunca mais voltam" e depois voltam quase sempre. O Nacional voltou a subir duas vezes nos últimos 5 anos. Não estão nada há 4 anos seguidos na 2a como disseram atras.
Isso é apenas futurologia barata, não há bases nenhumas para dizer se um clube voltam ou não voltam. É esperar para ver.
EN
afonsofarense20 00
2023-03-11 17h43m por EnormeSCB
Isso não é assim tao linear veja se o caso do Nacional que já vai em 3 ou 4 épocas consecutivas na II Liga, o Farense, o Tondela sao outros exemplos. Não é assim tao fácil a Liga 2 e se o planeamento não for o correcto mesmo maiores orçamentos podem não chegar.
Afonsofarense20 00
2023-03-11 17h41m por afonsofarinha
Duvido , se o santa Clara descer não volta vão ficar como o nacional estão atualmente a lutar contra a descida á liga 3 e o marítimo acredito que possa ser um Moreirense mas duvido mesmo que voltem a primeira liga tão rápido se descerem
SI
Santa Clara
2023-03-11 17h40m por Simy1
Este já está arrumado. Ainda vai jogar com Porto, Braga, Sporting e Benfica. Está condenado. Sinceramente, Paços e Marítimo têm jogado bem nas últimas semanas. Se tivesse que escolher, preferia muito mais que o Estoril descesse, clube sem adeptos do que estes dois históricos do futebol português, mas a 6 e 7 pontos já é difícil.
afonsofarinha
2023-03-11 17h37m por afonsofarense2000
Estarão no ano seguinte porque vão subir automaticamente tal como acontece com todas as equipas que descem de divisão

Paços, Moreirense, Oliveirense, Rio Ave, Nacional etc
GS
Paços de Ferreira 1 Santa Clara 0
2023-03-11 17h37m por GSCGrandeamor
Vitória justíssima da equipa do Paços de Ferreira. Foi a melhor equipa durante a maior parte do jogo, nos minutos finais ainda sofreu mas acabou por vencer de forma justa e merecida.
O Santa Clara com esta derrota cai para última e ainda tem de jogar com Sporting, FC Porto, SC Braga e SL Benfica, todos fora de casa!!!! Os outros jogos também são complicados. O Santa Clara cavou hoje um buraco que dificilmente conseguirá sair, tenho pena mas o Santa Clara, quase que confirmou hoje a despromoção.

Saudações
Correcão
2023-03-11 17h32m por afonsofarinha
Certeza
Parece que
2023-03-11 17h32m por afonsofarinha
Para o ano não há equipas dos arquipélagos na 1 liga o santa Clara é de certt

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
A análise à derrota com o Farense
Sérgio Vieira analisou a derrota frente ao Farense, por 0-3, considerando que a sua equipa fez o suficiente para vencer, apesar do resultado.