placardpt
Belgas na frente do Grupo F

Canadá ganha fãs... e a Bélgica ganha pontos

Não convence totalmente, com uma exibição aquém das expectativas perante um inexperiente Canadá, mas a Bélgica somou três importantes pontos e isolou-se na liderança do grupo F ao fim desta primeira ronda, devido ao empate (0-0) entre Croácia e Marrocos.

Stephen Eustáquio (FC Porto) e Steven Vitória (GD Chaves) estrearam-se em Mundiais com exibições sólidas - o médio foi um dos mnelhores em campo -, mas um erro defensivo, aliado ao penálti desperdiçado, condenou esta seleção a um resultado extremamente desapontante.

Ainda assim, o que não ganharam em pontos, compensaram com o estatuto que ganharam neste jogo e certamente levam para a segunda jornada. Terão certamente conquistado muitos adeptos, também.

Davies e Sikazwe: penáltis por marcar

Na sua segunda participação, depois de uma presença infeliz no Mundial 86 - apenas derrotas e zero golos marcados no México -, o Canadá não precisou de muito tempo para provar ser uma equipa digna desta prova. Se isso não ficou evidente com a espetacular demonstração de qualidade na fase de qualificação, então bastaram os primeiros minutos de jogo nesta fase final.

Também é relevante o apontamento à má prestação defensiva da Bélgica, que foi quem cedeu muitos metros quadrados do Ahmed bin Ali Stadium, de mão beijada, mas a equipa de John Herdman estava confiante e chegou à área adversária múltiplas vezes, com aparente facilidade.

Courtois, sempre decisivo �Getty /
Num desses momentos, Carrasco levou a mão à bola e foi assinalada uma grande penalidade, na qual Alphonso Davies, craque do Bayern Munchen, permitiu a defesa a Thibaut Courtois. A grande ocasião dos canadianos no primeiro tempo, completamente desperdiçada pela principal figura da equipa.

Mas Davies não foi o único a não marcar grandes penalidades, pois também Janny Sikazwe, árbitro zambiano mais conhecido por um jogo que encerrou prematuramente, tomou algumas decisões estranhas no que toca a potenciais penáltis. Ficou um por assinalar aos 14 minutos, dado como fora de jogo apesar do passe ter origem belga, e mais um par de lances que facilmente podiam ter dado ao Canadá nova oportunidade.

Batshuayi, avançado do Fenerbahçe de JJ, marcou o único golo do jogo �Getty /

Quem não marca... 

O máximo que a Bélgica conseguia, em certos momentos do jogo, era abrandar o jogo adversário. À exceção de um bom lance individual de Hazard, nada tinha criado, até que Alderweireld, ambicioso, tentou colocar a bola na área adversária com um livre do seu meio-campo defensivo e conseguiu encontrar Michy Batshuayi, avançado escolhido na ausência de Lukaku e que fez o 1-0 em cima do intervalo.

O jogo partiu um pouco no segundo tempo e a seleção do Canadá apoiou-se cada vez mais nas costas do dragão Stephen Eustáquio, que se fez um dos melhores em campo. Ainda assim, as oportunidades de golo tornaram-se cada vez mais escassas e as entradas cada vez mais agressivas.

Já na reta final do jogo, a equipa belga cresceu um pouco e criou as oportunidades que mal surgiram durante o resto da partida. Do outro lado do campo havia uma defesa bem mais testada, mas a vontade de levar a bola até à baliza significou que Courtois teve muito menos trabalho do que seria de esperar, num jogo em que, devido aos primeiros 45 minutos, será incontornável figura.

O apito final confirmou os três pontos para a Bélgica, experiente seleção - com média de 30,5, este foi o onze mais velho até agora no Mundial - que também beneficiou de alguma sorte.

U Quarta, 23 Novembro 2022 - 19:00
Ahmed bin Ali Stadium
Janny Sikazwe
1-0
Michy Batshuayi 44'
Ahmed bin Ali Stadium
Lotação40 740
Medidas105x68
Inauguração2020
FaseFase de Grupos
JornadaGrupo FJornada 1
A Chave

Minuto 44: um livre ainda no meio-campo defensivo da Bélgica foi trabalhado da melhor forma, com Alderweireld a identificar o mau posicionamento da defesa adversária para lançar Batshuayi.

O Árbitro

Janny Sikazwe assinalou uma grande penalidade a favor do Canadá, mas também deixou passar outros três lances de potencial semelhante, alguns com o auxílio do VAR e outros sem. 

O Melhor
Vencer, mesmo sem brilho

Como dizemos no título desta crónica, foi o Canadá quem mais impressionou durante o jogo, mas também há mérito para a Bélgica na forma como conquistou os três pontos numa partida em que esteve muito longe do seu melhor nível. Num Mundial que é visto como o último para a geração dourada da Bélgica, esta lição, mesmo sem custar pontos, terá sido muito importante.

O Pior
Apito desafinado

Não é descabido dizer que esta foi a pior exibição das equipas de arbitragem até agora, neste Campeonato do Mundo. O árbitro zambiano não só se rodeou de alguma polémica na primeira parte, ao não assinalar uma segunda grande penalidade a favor do Canadá aos 14 minutos, mas também mostrou um critério pouco consistente nos cartões amarelos.

Forma
Bélgica
2022/2023
6J
3V
1E
2D
11-8G
Canadá
2022
10J
5V
1E
4D
22-11G
Sabia que...by playmaker stats
4.ª vez que Batshayi marca o golo da vitória da Bélgica
3.º Mundial consecutivo que a Bélgica vence o 1.º jogo:
2014 Argélia
2018 Panamá
2022 Canadá
Em fases de grupos do Campeonato do Mundo, a Bélgica não perde há 13 jogos
11.ª vitória da Bélgica nos 13 últimos jogos em Mundiais
11.ª vitória da Bélgica nos 13 últimos jogos em Mundiais
7.ª vitória da Bélgica nos 8 últimos jogos realizados em Campeonatos do Mundo
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BÉLGICA
EMPATE
CANADÁ

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
GS
Bélgica 1 Canadá 0
2022-11-24 13h21m por GSCGrandeamor
O Canadá foi perfeito em tudo menos na eficácia. Se um empate já era penalizar para o país da América do Norte então a derrota é completamente injusta.
A Bélgica fez o golo contra a correte do jogo e lá ganhou, mas apresentaram um futebol pobre e não devem ir muito longe nesse mundial.

Saudações
ZY
Canadá
2022-11-24 07h18m por zyxw4321
Estava à espera que não perdessem. Não pude ver o jogo ao vivo, mas pelo que vi do resumo, das estatísticas, e da opinião geral, parece que isso poderia perfeitamente ter acontecido. Curioso para ver como jogam com a Croácia.
Bégica
2022-11-24 06h51m por moumu
Vencer sem deslumbrar, tendo em conta a veterania do 11 titular até acho que passam a fase de grupos mas não deverão ir muito longe.
Canada
2022-11-24 05h29m por yosephrosario
Depois da Arábia , Japão estava naquela que podia ser a próxima surpresa . deixaram os adeptos com água na boca depois desta exibição
Sou mais um que n percebeu o porquê de ser o Davies a marcar o penalty com jogadores como Jonathan David e o Eustáquio que também as marcam bem
Árbitro foi muito verdinho penalty após assistência do Hazard e o fiscal marca fora d jogo ridiculo e ainda outro do witsel se n estou em erro
Valeu há Bélgica o árbitro Courtois e as finalizações do ...ler comentário completo »
BÉLGICA
2022-11-23 23h56m por grove_street
Pode jogar " feio" mas no fim ganha os jogos . É uma seleção que eu tenho o máximo de respeito e que Portugal o diga no ultimo europeu e o Brasil no ultimo Mundial .
Quanto aos penaltis
2022-11-23 22h11m por futebol11fc
Também me pareceu que ficaram por marcar 2 penalidades ao serviço do Canadá, a segunda então é clarinha como água
Alphonso Davies
2022-11-23 22h08m por futebol11fc
Acho que foi má escolha para a grande penalidade, é um jogador de grande potência física, muita velocidade, mas não tem a frieza nem a categoria necessária (do ponto de vista técnico) para faturar perante aquele que é o melhor guarda-redes do mundo. Havia Jonathan David e Eustáquio, dentre os jogadores que melhor conheço, que seriam ambos mais indicados para a conversão do castigo máximo.
Gostei muito da exibição do Canadá, muito personalizados, taticamente bem montada a equipa, ...ler comentário completo »
TI
Bélgica
2022-11-23 22h04m por tink
Realmente o último mundial e o último euro foram o canto do cisne desta seleção. Vão passar o grupo, mas no próximo jogo a eliminar vão de vela porque aquela defesa já viu dias melhores. . .
JS
Só uns pequenos apontamentos
2022-11-23 22h02m por jsilva77
Resultado muito enganador, o Canadá merecia uma vitória descansada e acabou a perder . . . não é fácil com um ataque tão perdulário e sem um matador de classe. Fiquei curioso para ver mais jogos desta seleção . . . jogadores rápidos . . . bom toque de bola . . . futebol envolvente . . . pressão alta, demais até para um rookie nestas andanças, poderia ter trazido dissabores . . . falham muito na definição no último terço do terreno e, só por isso, tenho algumas duvidas que passem o gr...ler comentário completo »
2022-11-23 21h47m por El_matad0r
E destaco do lado do Canadá o central canhoto o Miller que varreu tudo o que havia pa varrer não conhecia e fiquei impressionado e espero ver mais dele agora pa ter a certeza de qe não foi só um jogo muito bom dele
2022-11-23 21h43m por El_matad0r
Bélgica ainda deve tar pa perceber como não saíram para o intervalo a perder tal o amasso que levaram deste Canadá, sorte mesmo de terem neste momento o melhor GR do mundo se não perdiam de certeza, realçar também 2 penaltys claríssimos para o Canadá o primeiro então do Vertonghen é um verdadeiro escândalo havendo VAR e como é que marcam fora de jogo quando é o Hazard que literalmente faz favor passe para Buchanan é simplesmente absurdo e não tem justificação possível mas também o que esperar ...ler comentário completo »
Var
2022-11-23 21h43m por ederlopes871
Nao entendi o porque nao marca o segundo penalti
MaisDoMsm
2022-11-23 21h31m por pedrobalo
Ahahahaha! Este ZZ é só rir.
JS
MaisDoMsm/Viden te2021
2022-11-23 21h30m por JS17
Se forem ao plantel do Porto, aparece a fotografia correta, mas no Canadá é um realmente um epic fail ahahah
JS
Canadá
2022-11-23 21h25m por JS17
É das seleções que mais promete para 2026. Estão a trabalhar muitíssimo bem em termos de formação, e muitos dos seus jovens jogadores já começam a despontar no futebol europeu. Podem já deixar a sua marca neste Mundial, a grande exibição de hoje ninguém lhes tira, infelizmente faltaram os golos. Vamos ver como se comportam nos 2 próximos jogos, Marrocos e Croácia estão muito longe de serem seleções temíveis apesar das boas individualidades. Canadá terá uma chance se der uma resposta pare...ler comentário completo »
Canadá
2022-11-23 21h14m por ikercasillasbestgk
Tenho pena de não ter vencido, a seguir a Portugal é a seleção (e país) que mais adoro. Espero que tenham mais sorte frente á Croácia e aos Marrocos.
Oh Canada!
2022-11-23 21h11m por DaKlaw
Foram completamente roubados, espero que passem neste grupo. Quem devia ter marcado o penalty era o Steven Vitória porque é exímio marcador.

Jogo
2022-11-23 21h03m por diogo481
Canada com mts jogadores interesantes. Alistair Johnston, Kamal Miller e Tajon Buchanan que chegaram a professional graças ao draft da MLS. Jovens e com futuro. Tajon jà esta na europa.
Ismael Koné tbm entrou bem. Eustaquio fez um grande jogo! Vai valorizar-se muito com este mundial.
Sobre o penalty, não percebi pq que foi o Davies a tirar ? O Jo David é specialista nesse aspeto.

Este grupo F é o melhor até agora. Muito dificil prever quem passa. . . (siga canada!!!l

OUTRAS NOTÍCIAS

Jogos Olímpicos
O jovem Leo Kokubo, guarda-redes do Benfica, ajudou o Japão a confirmar a presença na próxima edição dos Jogos Olímpicos, que decorrem em Paris. A ...