placardpt
Benfica bateu o Dynamo Kyiv na 1ª mão do play-off

A cabeça já só pensa nos milhões

Até pareceu fácil, mas peca por curto, num jogo onde a vantagem poderia ter sido bastante superior caso o Benfica tivesse tido outro tipo de atitude em certos momentos do jogo. Contudo, o mais importante para os encarnados foi conseguido e bateram o Dynamo Kyiv por 0-2, colocando pé e meio na fase de grupos da Liga dos Campeões e nos milhões que daí advêm.

Com muitos milhões em jogo, Roger Schmidt manteve-se fiel a si mesmo e apenas promoveu o regresso ao onze titular do extremo brasileiro David Neres, contando também com Gonçalo Ramos - esteve em dúvida até à hora do jogo. Já do lado do Dynamo Kyiv, a atravessar um ano atribulado face à invasão russa à Ucrânia, o histórico treinador Mircea Lucescu promoveu apenas duas alterações face ao último jogo.

Bastou errar

Apesar de terem o mesmo número de jogos oficiais disputados nesta temporada, os primeiros minutos de jogo mostraram claramente que as duas equipas estavam num ritmo competitivo distinto e isso levou a que abordassem o encontro, de início pelo menos, de forma também distinta. O Dynamo Kyiv entrou sem pressionar muito intenso e a dar a iniciativa de jogo ao Benfica. A turma ucraniana tentou sobrepovoar a zona central por forma a tentar tirar do jogo de ligação do Benfica os médios Florentino Luís e Enzo Fernández.

Contudo, o Benfica soube explorar a largura do campo e usou os seus laterais, que por norma já são bastante ofensivos, para criar desequilíbrios, especialmente a partir da direita, o lado mais frágil da turma de Kiev. Não foi, por isso ,de estranhar que o Benfica chegasse ao golo precisamente através desse aproveitamento das alas. À passagem do minuto 9, depois de uma boa variação de flanco e de uma jogada bem conseguida pela ala esquerda lusa, Gonçalo Ramos serviu de pivot ofensivo, tirando os centrais da jogada, e João Mário assistiu Gilberto para o golo inaugural.

Gonçalo Ramos voltou a faturar ©Getty / Adam Nurkiewicz
Apesar do golo madrugador, o Dynamo Kyiv demorou a subir as linhas de pressão, de tal modo que apenas pareceu continuar a apostar na tal pressão centralizada no miolo, e o Benfica aproveitou para ir respirando bem no jogo. No entanto, assim que Shaparenko conseguiu começar a ligar mais o jogo ucraniano e a intensidade cresceu, o Dynamo criou mais perigo e até aqueceu as luvas de Vlachodimos, especialmente nos movimento diagonais de Tsygankov, da direita para o meio.

Essa reação, contudo, acabou por durar escassos minutos e o ritmo de jogo baixou, para um ritmo quase enfadonho, e apenas através de um atraso completamente infantil e defeituoso de Tsygankov se voltou a festejar. O capitão do Dynamo fez um passe para a zona central da defesa para esquecer, David Neres recuperou, trabalhou a bola e assistiu Gonçalo Ramos para o 0-2.

Deu para gerir e descansar

Em vantagem no marcador, o Benfica podia ter procurado entrar forte na 2ª parte por forma a «fechar» quase por completo a eliminatória, mas a verdade é que o ritmo de jogo baixou consideravelmente e isso permitiu ao Dynamo Kyiv ter um pouco mais de iniciativa no jogo, embora os comandados de Roger Schmidt tenham conseguido tirar da manobra ofensiva ucraniana Shaparenko, o mais influente da equipa.

Dynamo não conseguiu reagir ©Getty / Adam Nurkiewicz
Com o jogo aparentemente controlado, Roger Schmidt apostou na manobra habitual nessas situações e colocou em prática o seu plano B, em 4x4x2, com as entradas de Yaremchuk - muito aplaudido pelos adeptos da «casa», embora o jogo tenha sido disputado na Polónia - e Henrique Araújo. Isto acabou por tirar grande parte do dinamismo ofensivo demonstrado pela equipa, essencialmente devido a ausência dos tais desequilibradores nas alas.

Na reta final do jogo, o Benfica foi aproveitando para gerir o ritmo do jogo, retirando qualquer tipo de iniciativa aos ucranianos, em grande parte devido ao tal «desaparecimento» de Shaparenko, e isso permitiu às águias ir gerindo esforços já a pensar nos próximos compromissos. O Dynamo Ainda ameaçou na meia distância, mas Vlachodimos esteve atento e segurou um 0-2 que coloca o Benfica em posição muito vantajosa para a 2ª mão, agendada para 23 de agosto, no Estádio da Luz. O Benfica já tem pé e meio na fase de grupos da Liga dos Campeões, até porque este Dynamo Kyiv não parece ter condições para contrariar os encarnados face à sua realidade competitiva, fruto das consequências geradas pela invasão da Rússia ao território ucraniano.

 

U Quarta, 17 Agosto 2022 - 20:00
Stadion Miejski Wladyslawa Króla
Felix Zwayer
0-2
Gilberto 9'
Gonçalo Ramos 37'
Stadion Miejski Wladyslawa Króla
Lotação18 029
Medidas-
Inauguração2015
FasePlay-Off
Mão1ª Mão
Lances Capitais
GOLO Benfica!
Gilberto marca
Gilberto marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
Gilberto marcou o seu 6º golo na equipa (76 jogos)
37´
GOLO Benfica!
Gonçalo Ramos marca
Gonçalo Ramos marca o seu 4º golo na prova (3 jogos)
Gonçalo Ramos marcou o seu 19º golo na equipa (64 jogos)
A Chave

A chave do jogo passou pela opção do Dynamo Kyiv em sobrepovoar excessivamente o miolo e dar demasiado espaço nas alas. O Benfica tem grandes executantes na esquerda e direita e com facilidade criou nas alas, além de inserir mais gente que o habitual no ataque. O 0-1 nasce assim.

O Árbitro

O alemão Felix Zwayer mostrou ser de apito fácil na 1ª parte e ajuizou incorretamente algumas entradas de ambos os lados, mas nada suficientemente relevante para o desenrolar da partida.

O Melhor
Dinâmicas laterais

Com o miolo sobrepovoado, o Benfica soube explorar bem, a espaços, a procura da verticalidade nas alas e as subidas dos seus laterais. O 0-1 mostra bem, com o trabalho de Grimaldo na esquerda e o surgimento de Gilberto em posição de finalização. A equipa cresce com os laterais mais ativos.

O Pior
Ritmo baixo

É verdade que o cansaço deste arranque de época se pode estar a sentir, mas o Benfica podia ter saído deste jogo com a eliminatória fechada, caso tivesse imposto um ritmo de jogo mais elevado e constante, pelo menos durante mais algum tempo. O Dynamo mostrou estar bastante fragilidade e um nível competitivo abaixo.

Forma
Dynamo Kyiv
2022/2023
4J
3V
1E
0D
5-2G
Benfica
2022/2023
4J
4V
0E
0D
12-2G
Sabia que...by playmaker stats
O Dynamo Kyiv foi sempre eliminado quando perdeu por 2 + golos em casa na 1.ª mão de uma eliminatória europeia
Única vez que o Benfica foi eliminado depois de ganhar na 1.ª mão: frente ao Ajax, em 1968/69
Nas 21 eliminatórias em que venceu fora de casa na 1.ª mão de uma eliminatória europeia, o Benfica qualificou-se por 20 vezes
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
DYNAMO KYIV
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
GS
Benfica
2022-08-18 12h17m por GSCGrandeamor
O Benfica foi um justo vencedor e tem a passagem praticamente garantida. Contudo é importante não facilitar porque já se viu que uma distração pode ser fatal, ontem o Vlachodimos defendeu alguns remates que podiam complicar a vida do Benfica.
É muito importante termos três equipas na LC e de preferência que passem todos pelos menos aos oitavos de final OU então na pior da hipoteses que fiquem na LE.

Saudações
JOGO
2022-08-18 10h05m por orgulhovermelho
Mais um jogo, mais uma vitória que nos garante praticamente a entrada na liga dos Campeões, falta-nos confirmar a presença na próxima terça-feira. Quanto ao jogo, gostei muito da primeira parte, sem termos de acelerar muito o jogo criámos muitas oportunidades de golo, o nosso ataque com o Neres é completamente diferente, joga muito mesmo. Mais um grande jogo do Florentino, evoluiu muito, está muito mais jogador e gostei bastante da exibição do João Mário hoje. Depois tenho de me volta...ler comentário completo »
JS
Resultado normal da melhor equipa
2022-08-18 09h20m por jsilva77
No papel e na prática . . . Aliás, a melhor equipa das que estão nestes playoffs, sem dúvida . . . Como adepto adversário não tenho problemas em o admitir e merece estar na CL . . .

Continuo a não perceber como há adeptos que ainda enviaram com Vlachodimos, enfim . . .

Caminhada tranquila, como seria de esperar, deste SLBenfica rumo à CL e um alívio para os gestores encarnados depois do forte investimento no plantel para esta época. . .
Grande resultado
2022-08-18 01h25m por yogamaster
Benfica a entrar muito bem no jogo e a dominar completamente a 1a parte. Com 0-2 no intervalo foi gerir o resto da partida ainda que com bastantes ocasiões para dilatar.
Este Dínamo e uma bela equipa, presença regular nas Champions mas que foi infelizmente abatido pela guerra, uma pena. Não e o mesmo mas ainda tem bastantes dos seus melhores jogadores.
Não compreendo a insatisfação dos adeptos.
Por esse mesmo facto de não ganhar nada nos últimos três anos e que deverí...ler comentário completo »
Benfica
2022-08-18 00h35m por luisFilipe791
A confirmar a entrada na Champions, o segundo jogo é terça, dia 23, depois tem do dia 23 até 31 de Agosto, para voltar olhar para o mercado de transferências, e contratar jogadores para posições que ainda precisa, como as alas, e aquele médio defensivo norueguês, que joga no campeonato holandês, e ver o que ainda pode acontecer com a transferência do Ricardo Horta, porque os últimos dias, vão ser decisivos, para isso poder acontecer ou não
PeterSundays
2022-08-18 00h04m por luisFilipe791
O que eu devia ter dito, é que a equipa não devia adormecer em muitos momentos do jogo, óbvio que não vai pressionar alto todos os jogos, causava ainda mais desgaste, agora se a equipa adormecer, vai deixar o adversário acreditar, o Dínamo Kiev nas oportunidades que teve, mesmo que tivesse sido muitas ou poucas, podia perfeitamente ter marcado, e se marca, e com o apoio do público, a equipa do Benfica passaria ainda mais por dificuldade, seria encostada cá trás, e aconteceu em muit...ler comentário completo »
PE
luisFilipe791
2022-08-17 23h40m por PeterSundays
Não consigo concordar com essa lógica. Se o cansaço está lá, tem que se gerir o jogo, claro está com os riscos que isso acarreta.

Dizes bem, o Benfica já não ganha títulos há 3 anos, mas estoirar os jogadores hoje e potencialmente comprometer alguns elementos (até com lesões) para o jogo do campeonato é má gestão e isto ainda agora vamos em Agosto. Ficar em 3º lugar no campeonato traz este problema ao Benfica no início da temporada. É uma grande sobrecarga de jogos logo no...ler comentário completo »
Yellow
2022-08-17 23h15m por Minnowkr
Não diria que estraga a época, pois há qualidade para o substituir mas parece-me claro que o Ramos neste momento é uma peça chave no ataque.

A questão Yaremchuk/Henrique Araujo, acho que o facto de cada vez que eles entram a equipa muda para um 4-4-2 e isso não ajuda nem um nem outro pois nesse sistema a equipa não produz nem metade ofensivamente em comparação com o 4-2-3-1.

Visto ao estilo de jogo de Yaremchuk e tendo em conta o pouco tem mostrado podia-se dar ...ler comentário completo »
Benfica
2022-08-17 22h33m por JohnnyMeister
Cumpriu sai da Polónia com um bom resultado mas ainda nada está decidido.
Claramente n há opções para cobrir os titulares o decrescimento de rendimento que a equipa tem depois das substituições é bastante visível
Benfica na Champions
2022-08-17 22h29m por Orgulho-Benfiquista
Acho que está praticamente fechado.
O Benfica na primeira parte esteve bem , meteu duas batatas lá dentro e depois foi só gerir.
O Kiev teve para aí 1 ou 2 oportunidades de golo aos trambolhões.

Não acredito que eles marquem na Luz sem o Benfica marcar também.

Que venha de lá a Champions.
Agora é descansar mas preferia jogar já contra o Paços e arrumar isso.
Foi um bom jogo
2022-08-17 22h26m por Sebulba
Só não foi perfeito porque o Benfica podia ter marcado mais, principalmente no final da primeira parte e, não foi perfeito por algumas perdas de bola que podiam ter dado em golo para o Dynamo. A segunda parte, o Benfica geriu. . . Nada está ganho, este Dynamo tem alguma qualidade e, a principal qualidade desta equipa é a persistência, eles nunca desistem, se eles forem capazes de marcar primeiro na Luz, o Benfica vai passar por dificuldades. Gostei do jogo que fez João Mário, esteve ...ler comentário completo »
zgruznii
2022-08-17 22h25m por luisFilipe791
Exatamente, eu por exemplo já nem me contento so com as vitórias, quero ver o Benfica a jogar mais, nem vou usar a desculpa, do cansaço, ou do número de jogos, vê se claramente que se a equipa acelerar podia ter marcado mais que os dois golos, é a realidade, até para se querer gerir, ou fazer trocas, pode se sempre aumentar o resultado, para o fazer, o Dínamo Kiev, podia perfeitamente ter marcado, estamos a 3 anos sem ganhar títulos, nesses anos também ganhavamos jogos, mas as ex...ler comentário completo »
Vitória!!!
2022-08-17 22h19m por eduardonlirio
Conseguimos!!! Não foi um jogo assim perfeito, mas o Benfica conseguiu meio caminho para chegar a fase de grupos!!! Vai ser mesmo bom para o nosso futebol o apuramento do Benfica!!! E agora força Gil Vicente!!!
Gonçalo Ramos
2022-08-17 22h14m por Minnowkr
A sua saída pode não fazer uma diferença assim tão significativa pois temos o Araujo, mas espero que não saia já. A continuar assim vai acabar a época facilmente com mais de 30 golos.
Jogo muito fraco
2022-08-17 22h13m por zgruznii
Benfica a falhar muitos passes e em zonas perigosas. Tivemos sorte que os ucranianos nao sabiam mais caso contrário o resultado tinha sido muito diferente
Benfica
2022-08-17 22h08m por VerdeRubro
Resultado natural da melhor equipa, os ucranianos têm ali alguns jogadores com potencial, mas no conjunto são muito tenrinhos e claramente sem capacidade para estas andanças.
Com todo o mérito o Benfica vai estar na champions league.
FL
Benfica
2022-08-17 22h00m por floorkrazyslb
Razoável resultado mas fraca exibição, principalmente a nível defensivo. Quando o Grimaldo é de longe o melhor elemento a nível defensivo do quarteto algo está mal na defesa. Bem Ody hoje entre os postes, seguro apesar de o jogo com os pés continua muito abaixo do nível para um guarda redes titular do Benfica. Neres muda logo o ataque por completo! Que jogador e ainda por cima nos moldes em que aconteceram o negócio. O mais preocupante é faltarem claramente opções de qualidade no banco par...ler comentário completo »
Jogo
2022-08-17 22h00m por ago
Gostei da primeira parte , a segunda já foi fraca , não esquecer que o Benfica tem um volume de jogos muito grande e os jogadores não são de ferro.
Mais uma vez , o Benfica não tem opções , se não vier ninguém , Benfica não será campeão.
Florentino mais um grande jogo , para mim o melhor .
Yaremchuk não me convence e nem é com chiquinhos como opção aos titulares que vamos lá. . .
*
2022-08-17 21h59m por Minnowkr
podia ter custado 1 golo do Dinamo.
Benfica
2022-08-17 21h58m por Minnowkr
Equipa com uma enorme carga de jogos seguidos nas pernas, enquanto houve pernas fizemos um jogo mais inteligente e menos acutilante, na parte final os jogadores estavam completamente rebentados, especialmente os médios e podia ter 1 golo do Dinamo, o Schmidt podia ter perfeitamente colocado o Weigl aos 60 minutos para dar descanso ao Florentino.

Agora é aproveitar esta semana para descansar bem e treinar as coisas que não têm corrido tão bem.
Benfica
2022-08-17 21h54m por luisFilipe791
Não gostei da exibição, tudo bem que o resultado é o que conta, mas permitir que o adversário tenha as oportunidades que teve, e podia perfeitamente ter marcado, nem parece o Benfica de outros jogos, uma equipa que marcava ou ou dois golos, e continuava a procurar mais, a segunda parte foi para dormir, andar ali aos passes, e deixar o Dínamo Kiev, acreditar que podia marcar, podíamos ter feito mais, e cometer menos erros, o resultado é o que fica, mas a exibição fraca

OUTRAS NOTÍCIAS

Tema do Dia
com video
Novo presidente do FC Porto
Durante a semana, há sempre muitos assuntos para debater. No zerozero, escolhemos um que esteja a marcar a atualidade e um dos nossos jornalistas chega-se à frente para responder a ...