placardpt
Empate entre Arouca e Moreirense

Olho por olho, ponto por ponto

Uma presença indispensável. A bandeira da Ucrânia, no setor dos adeptos do Moreirense. Foi a primeira imagem do jogo em Arouca, num sábado à noite como tantos outros em Portugal. No leste do nosso continente, a guerra monopoliza as notícias e as emoções. Yan Matheus, na hora do golo, correu para lembrar o antigo colega Felipe Pires, transferido há duas semanas para Dnipro, agora uma cidade sitiada. 

Esta é a crónica de um jogo de futebol. Tem de o ser. Mas o contexto europeu e internacional é, por agora, o assunto mais relevante em todos os campos. Em Arouca, a luta pela sobrevivência é apenas uma metáfora. A verdadeira faz-se noutras batalhas, bem mais dolorosas. Posto isto, o jogo. Um empate (1x1) que, no caminho para a fuga, não serve propriamente a ninguém. 

Aborrecido e inesperado

Os 21 por cento de posse de bola do Moreirense, ao intervalo, contam muito, mas não tudo. Se o jogo foi, em larga escala, pachorrento, a culpa recai, sobretudo, na estratégia cónega. Mas, na mesma bandeja onde se serve a verdade, estão os lances que marcaram os primeiros 45 minutos. Sempre contra aquilo que se via em campo, a equipa de Sá Pinto foi perigosa.

©Rogério Ferreira / Kapta+
Yan Matheus, nesse capítulo, foi destaque. Aos 13 minutos, lançado por um passe bem medido de Ibrahima Camará, ficou a centímetros do golo. Aos 44, estava no sítio certo para aproveitar uma defesa pouco ortodoxa de Victor Braga, que na ânsia de afastar um cruzamento de Pedro Amador desviado por João Basso deixou a bola à mercê do extremo do Moreirense. 

Pelo meio, o Arouca tentou sempre ser mais afoito, com Bukia a assumir essa missão. No entanto, na hora de assustar Pasinato, foi pouco. Houve um cabeceamento de André Silva (43') e, na melhor das chances, um remate de Kouassi Eboué na sequência de uma bola perdida; Pasinato defendeu com os pés, numa reação instintiva. Seria o empate, já dentro da compensação.

Expulsão e castigo

Ao intervalo, Sá Pinto quis mexer. Jefferson Jr. ficou no balneário (exibição pobre, de facto) e Fábio Pacheco retomou o lugar que já foi seu por direito. Mas a história saiu «furada», porque o experiente médio esteve em campo apenas 21 minutos. Isto porque entre os 56 e os 66 minutos viu dois cartões amarelos. Aquilo que tinha sido pensado para consolidar a equipa acabou por redundar em mais de 25 minutos com dez.

©Rogério Ferreira / Kapta+
Foi muito tempo, tempo esse que a equipa de Armando Evangelista parecia não estar a conseguir aproveitar com mestria. Mas o minuto 79 acabou por trazer o empate, por intermédio de Bruno Marques (lançado na segunda parte). O avançado brasileiro correspondeu a um canto de David Simão e, quando todos à sua frente falharam, ele restabeleceu a igualdade.

Seguiram-se minutos intensos, com o Moreirense a desperdiçar uma grande penalidade poucos minutos depois; fantástico Victor Braga a defender o remate de Ibrahima Camará. Teria sido o «canto do cisne» cónego, que depois teve de suportar a pressão arouquense nos minutos finais. Bruno Marques voltou a estar perto do golo (86'), mas o empate prevaleceu para lá do apito final.

jogos históricos
U Sábado, 26 Fevereiro 2022 - 20:30
Estádio Municipal de Arouca
João Pinheiro
1-1
Bruno Marques 79'
Yan Matheus 44'

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Arouca
Lotação5 600
Medidas106x65
Inauguração2006
Lances Capitais
44´
GOLO Moreirense!
Yan Matheus marca
Yan Matheus marca o seu 4º golo na prova (23 jogos)
66´
Cartão vermelho para Fábio Pacheco (Moreirense) Fábio Pacheco vê o seu 1º vermelho na prova (22 jogos)
79´
GOLO FC Arouca!
Bruno Marques marca
Bruno Marques marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
84´
Ibrahima Camará (Moreirense) falha a grande penalidade!
Positivo
Bela presença cónega

Sem ser conhecido por arrastar multidões, o Moreirense contou em Arouca com um excelente grupo de apoio. Foram cerca de uma centena e fizeram-se ouvir do primeiro ao último minuto. Não será por eles que a equipa cairá de escalão.

Negativo
Imprudência de Fábio Pacheco

O médio é um dos jogadores mais experientes do plantel e com uma vivência larga na 1ª Liga, pelo que se pedia mais prudência e maior controlo emocional. Entrou ao intervalo e foi expulso aos 66 minutos por acumulação de cartões amarelos.

Forma
FC Arouca
2021/2022
27J
6V
8E
13D
27-45G
Moreirense
2021/2022
28J
6V
9E
13D
31-47G
O Árbitro

Não foi fácil gerir o jogo. Os nervos estiveram muitas vezes à flor da pele e foi preciso manter a serenidade. Esteve bem nesse capítulo, como na expulsão de Fábio Pacheco. Não viu a grande penalidade a favor do Moreirense, mas foi corrigido pelo VAR.

Fotografias(17)

Liga BWIN: Arouca x Moreirense
Liga BWIN: Arouca x Moreirense
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC AROUCA
EMPATE
MOREIRENSE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...

OUTRAS NOTÍCIAS

A Nigéria anunciou, esta segunda-feira, George Finidi como o novo selecionador do país, sendo, assim, o substituto de José Peseiro.  O antigo futebolista ruma ao comando ...