placardpt
Portugal está fora do Europeu

Podemos antes falar do golo do Éder?

Bem...Não podemos antes falar do golo do Éder? Temos mesmo de falar de uma eliminação nos oitavos de final e do final do nosso reinado como campeões da Europa? Não temos muita vontade, mas lá terá de ser.

É verdade, estamos fora do Europeu. Perdemos com a Bélgica e nem vamos entrar pela história de serem a seleção número um do ranking da FIFA. Perdemos, podíamos ter ganho e agora temos de pensar no que correu mal. As crucificações ficam para os próximos dias, agora, vamos apenas juntar esta crónica à deceção que estamos todos a sentir.

A Bélgica segue em frente e, curiosamente, até podemos dizer que fizeram um jogo à Portugal. Defenderam bem, exploraram a oportunidade que tiveram e foram fortíssimos na sua organização. Ainda assim...deviam ter perdido!

Uma oportunidade e...um golo

 

©Getty /
O público pediu e aconteceu mesmo. Palhinha, Dalot e Renato foram todos titulares e, talvez de forma surpreendente, William Carvalho nem para o banco foi. Mas o problema de Portugal neste Euro não foi propriamente jogar este ou aquele. Foi a forma quase sempre previsível e, especialmente, fácil de anular.

E foi um Portugal fácil de anular que fomos vendo em Sevilha este domingo. É certo que foram lusas as primeiras oportunidades, com Jota a ter tudo para marcar e com CR7 a testar o seu livre, mas muito da primeira parte e até da segunda foi um jogo pouco dinâmico, com demasiados cruzamentos e que só animou quando o selecionador mexeu na equipa e no sistema.

O problema é que quando isso aconteceu já a seleção perdia por 1x0, num lance em que fica a ideia que Rui Patrício podia ter feito mais, ainda que o remate de Thorgan Hazard tenha sido com muito efeito.

Acabar com novo sistema, mas sem final feliz

 

©Getty /
Como escrevemos em cima, Fernando Santos mudou a equipa e até o sistema e Portugal terminou mesmo no tão falado 3x4x3. Ainda assim, antes de se falar nisso, temos de falar de Bernardo Silva...

Numa vista assim rápida, podemos chegar facilmente à conclusão que o avançado do Manchester City foi desapontante no Campeonato da Europa, só que há razões para tal e nem tudo tem que ver com as suas exibições. Foi quase irritante ver Bernardo tão colado a linha e limitado a receber a bola, fazer a sua finta de puxar para dentro e passar para trás. Será que Fernando Santos alguma vez vai conseguir tirar o melhor de um dos melhores do mundo?

Voltando ao em si. A perder, capaz de empurrar a Bélgica para a sua área e limitando as arrancadas de Hazard e Lukaku, Portugal fez o que tinha a fazer. Colocou avançados, mudou o sistema e partiu o jogo à procura do golo. Acertou em Courtois, acertou no poste (azar de Guerreiro) e terminou com Pepe como ponta de lança, só que nada resultou.

Portugal foi eliminado, mas não ficou a ideia de que foi inferior. Só que agora a questão é outra: Este Campeonato da Europa de 2020 é uma desilusão para a seleção? Sinceramente, não sabemos responder...vamos mas é rever a final de 2016.

U Domingo, 27 Junho 2021 - 20:00
Estádio Olimpico de La Cartuja
Felix Brych
1-0
Thorgan Hazard 42'
Estádio Olimpico de La Cartuja
Lotação57 580
Medidas-
Inauguração1999
FaseOitavos-de-Final
A Chave

Que azar teve Guerreiro e, no fundo, todos nós. Aquele remate de pé direito e de primeira tinha tudo para ser o momento, mas acertou no poste.

O Árbitro

Arbitragem sem erros de maior e bastante positiva

O Melhor
Já estavamos a perder, mas depois viu-se a verdadeira seleção

É certo que foi só perto do fim, mas viu-se que a seleção afinal pode jogar com três defesas, pode encostar um adversário à sua área e criar oportunidades. Claro que não se pode jogar assim uma partida inteira, mas, pelo menos, ficou uma boa imagem.

O Pior
Parem de meter o Bernardo na linha!

Já tínhamos falado em cima e temos de voltar a falar disso. Não estamos a dizer que esse foi erro que nos eliminou do Europeu, mas se temos um dos melhores do mundo temos de retirar algo de bom dele. E não se pode usar a desculpa do «com CR7 tem de se jogar assim», porque já se percebeu que o capitão se adapta a tudo. Ter Bernardo Silva na linha é quase um crime no futebol.

Forma
Bélgica
2020/2021
14J
11V
2E
1D
37-10G
Portugal
2020/2021
14J
8V
4E
2D
29-13G
Sabia que...by playmaker stats
Pior prestação de sempre de Portugal num Europeu: nas 7 anteriores presenças na prova, chegou sempre, pelo menos, aos quartos de final
Portugal é eliminado nos oitavos de final de uma fase final pela 2.ª vez consecutiva:
2018 Mundial
2020 Europeu
Pelo 2.º Europeu consecutivo, o campeão europeu é eliminado nos oitavos de final:
2016 Espanha
2020 Portugal
2.ª presença consecutiva da Bélgica nos quartos de final do Campeonato: em 2016, foi eliminada nesta fase da prova pelo País de Gales
A Bélgica está nos quartos de final do Euro 2020: vai defrontar a Itália, no próximo dia 2 de julho

Fotografias(21)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BÉLGICA
EMPATE
PORTUGAL

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
CA
tobin
2021-06-29 13h07m por callofjohn
estas a ver, nao é assim tao facil, sobretudo porque eu tambem acho que o treinador deve ser portugues, nao fossem os treinadores portugueses dos melhores e mais cobiçados do mundo. um dia talvez o bruno lage, aprecio imenso a postura dele. . . . ou num degrau abaixo abel ferreira ou carlos carvalhal. . . . . leonardo jardim? exacto. . . . é melhor ficar o fernando santos mesmo
CA
estatiscamente
2021-06-29 08h47m por callofjohn
ok tudo bem nao. perdemos por azar, mas so mas so admito isso se tu admitires que em 2016 nao ganhámos por sorte mas sim por competencia e todas essas características que elogiaste da belgica. . . . senao és so um cronico insatisfeito da seleçao portuguesa e sugeria portanto que começasses a apoiar outra seleçao qualquer que te encha as medidas, tu deves gostar mesmo é do deschamps
CA
gattuso_v2
2021-06-29 08h44m por callofjohn
a geraçao é melhor porque ganhou algo que nenhuma outra geraçao ganhou, e dpois é assim, em 2016 jogadores como quaresma e nani ate podia ja estarem a jogar em besiktas e fenerbaches estamos a falar de jogadores que tiveram relevo no manchester united, e (com bem menos relevo mas passou la) por Barcelona, Inter e Chelsea, voces vão muito pelo talento, mas pra mim mentalidade é tao ou mais importante, e nesse âmbito a seleçao de 2016 tinha outra estaleca, jogadores com outros tipos de carreira. .
CA
taument_da_Silv a
2021-06-29 08h40m por callofjohn
você é muito chato, entao obviamente que hoje os jogadores portugueses jogam em. clubes melhores, antes quase nenhum saía de portugal, e depois apresento-te o fenomeno jorge mendes. enfim, ja agora Fernando Santos ganhou tambem a liga das naçoes, mas pronto so pra finalizar, nao o queres lá* tudo bem, entao diz la quem queres lá no lugar dele, pelos vistos deves conhecer algum treinador que nao seja. criticavel, diz la quem o era o deus perfeito pra ti
Fernando Santos
2021-06-29 00h12m por brunosilva202
Muito fraco. . . Apostou sempre num Bernardo Silva, que foi o pior deste Euro, não fez nada e foi como se a Seleção jogasse com menos um. Não se compreende, André Silva só marcou 29 golos no campeonato Alemão e o Fernando Santos foi o único que não veu isso. Só colocou o Renato porque sentiu alguma pressão se não nem isso fazia. Diogo Jota, outro que após o primeiro jogo não jogava mais. . . . Tantos bons jogadores no banco. . .
Fernando Santos
2021-06-29 00h08m por brunosilva202
Está na hora de sair. . .
nao jogamos nadinha
2021-06-28 22h25m por Mos1994
tou a ver aqui muito cotovelo assado. Deixem-se disso.

entrámos a perder na segunda parte e os jogadores só trocavam a bola na defesa, tudo passes da caca pó lado ou para trás à lá William. Eu sinceramente achei que a equipa toda estava em modo férias, a [. . . ] -se, nem vi os ultimos minutos

e acordarem para a vida nos ultimos 10 minutos?? Numa eliminatoria do tudo ou nada??

Quem acha que tivemos "azar" só vos aconselho uma coisa: Revejam o P...ler comentário completo »
Dirtylooks
2021-06-28 19h40m por fmn_69
Não acredito que saem da selecção com mundial há para o ano. . Depois desse talvez
MrGuimas
2021-06-28 17h47m por Taument_da_Silva
Meu caro, é que nem 8 nem 80. Não sei onde foste buscar metade das tuas observações, aos meus comentários não foi de certeza. Mas vamos a ver:

Tivemos sorte no sorteio de 2016? Sim, imensa.
Tivemos azar no sorteio de 2020? Sim, imensa.

Tivemos azar no jogo de ontem? Não, praticamente nenhuma. O lance do Raphael foi algum azar, sim, já tudo o resto foi pura inépcia.

A Bélgica respeitou-nos, tal como qualquer equipa deveria fazer. ...ler comentário completo »
MR
Taument_da_Silv a
2021-06-28 17h03m por MrGuimas
Meu caro, quando se diz que o outro tem admitir a nossa visão absoluta senão nem vale a pena discutir. . estamos perante sim uma criancice.

Curioso que quando nos convém atiramos para o ar a palavra sorte, mas o outro lado da moeda o azar não pode ser dito.

Caso ontem o resultado tivesse sido invertido por Portugal, o Roberto Martinez estava a ser trucidado nos fóruns belgas e apelidado de cagão. Só alguem distraido não reparou que a Bélgica teve respeito por ...ler comentário completo »
callofjohn
2021-06-28 16h28m por Taument_da_Silva
Não, meu caro, a única coisa que definitamente não tivemos ontem foi azar. Se vens para este fórum acusar os outros de não perceberem nada de futebol ou das "coisas básicas da vida", mas não consegues sequer admitir que ontem perdemos e perdemos bem, então não vale a pena continuarmos a discussão. Não tenho tempo para criancices.

A Bélgica foi altamente competente durante todo o jogo, e continuou a sê-lo mesmo depois de perder um dos seus principais jogadores logo após o ...ler comentário completo »
callofjohn
2021-06-28 15h47m por gattuso_v2
A melhor geraçao portuguesa é a do Euro 2016? Discordo completamente mas sao opinioes
callofjohn
2021-06-28 15h41m por Tobin
Haver até há, a questão é que tenho dúvidas sobre eles.

Penso que deveremos excluir um treinador estrangeiro, na minha opinião deve ser um treinador português, pois será ele que conhecerá melhor os jogadores portugueses e a realidade em Portugal.

Quanto à possibilidades, tenho dúvidas sobre quem poderia assumir.

Rui Jorge? ok acompanha a selecão de Sub21, mas também errou no europeu da categoria, tenho dúvidas se estaria preparado para o carg...ler comentário completo »
CA
Tobin
2021-06-28 15h19m por callofjohn
exacto. . . . pra quereres mandar o FS embora tens de ter sugestao pra alguem ocupar o lugar, mas nao existe, ou seja, esse treinador indicado para a seleçao portuguesa nem sequer existe teem de o inventar
CA
taument_da_Silv a
2021-06-28 15h16m por callofjohn
mas ja que tavas a dar pra esperto entao vou te responder á letra 1- dizes que quaresma e nani jogavam nas suas posiçoes? pois so que nao, nani é extremo e nessa seleçao jogou na frente junto do ronaldo, quaresma era suplente de luxo. 2-dizes que a geraçao de ouro em 1998 ainda nao tinha explodido, tudo bem, e esta actual ja explodiu foi? metade dela ate foi campeao europeia. . . . 3-epah se ganhamos em 2016 por sorte, ontem perdemos por azar, engraçado que so argumentas usando essas var...ler comentário completo »
CA
taument_da_Silv a
2021-06-28 15h10m por callofjohn
eu nao preciso de perceber muito de futebol pra ver quem nao percebe de bola, ou entao nao percebe de coisas basicas da vida, so sabem criticar, se a geraçao atual é tao boa que faça trabalho, nao vamos queimar quem nos deu um titulo, e claro que nao tem que ficar la pra sempre, mas ainda tem margem para errar. queres apostar que despedes o fernando santos e nem para o mundial te apuras? ou pensas que essas coisas so acontecem a holanda, Inglaterras e italias desta vida? alias inglaterra...ler comentário completo »
RJ
Angryagain
2021-06-28 15h03m por RJAR8
Avaliação do Bernardo Silva - 5

5???

Mas uma Engenheiro… mas este deve ser das obras feitas.

O Bernardo foi o pior da seleção.

AN
esqueci-me do Palhinha
2021-06-28 14h56m por angryagain
Palhinha - 6
AN
Apreciação global
2021-06-28 14h55m por angryagain
As minhas notas globais dos jogadores portugueses nestes 4 jogos do Euro:

Patricio - 6
Nelson Semedo - 5
Pepe - 8 (Sem ele tinhamos ido mais cedo para casa)
Ruben Dias - 6
Guerreiro - 6
Danilo - 5
William - 3
Bruno Fernandes - 3
Bernardo Silva - 5
Diogo Jota - 4
Ronaldo - 5

Rafa - 5 (importante no 1º jogo, inconsequente no 2º)
Renato Sanches - 7 (não é preciso explicar, esteve à vista)ler comentário completo »
Fernando Santos
2021-06-28 14h30m por Tobin
Fernando Santos foi um principal culpado da nossa eliminação. Custa dizê-lo, mas é a realidade.

Sim, é verdade que todos estamos gratos pelo que fez, mas a receita no euro 2016 está caducada, agora temos jogadores diferentes e com potencial enorme, que devem ser colocados na sua posição onde podem render mais. Bruno Fernandes e Bernardo foram disso exemplo.

Esta obsessão com uma mentalidade defensiva não faz sentido quando temos jogadores que jogam nos club...ler comentário completo »
callofjohn
2021-06-28 14h03m por Taument_da_Silva
Não, quem percebe mesmo muito de bola és tu. Lamento irritar-te, senhor génio do futebol. . .

1- Nani e Quaresma eram superiores porque jogavam nas SUAS RESPECTIVAS POSIÇÕES. Bernardo/Bruno jogam tanto a extremo como Nani/Quaresma jogariam no miolo. Qual é a parte que é difícil de entender?

2- O que é que o Mundial de 98 tem que ver com o Euro 2021? Portugal praticamente nunca se qualificava para nada nesses tempos, termos ficado de fora nessa altura foi o no...ler comentário completo »
CA
fekka
2021-06-28 13h32m por callofjohn
a grecia tem mais europeus ganhos na historia do que inglaterra, croacia e Bélgica combinadas, respeita a grecia
CA
MrGuimas
2021-06-28 13h30m por callofjohn
exacto, fernando santos tambem erra, acho que teve muito mal no jogo contra a alemanha, mas de ontem nao o podem acusar de nada, pusemos a belgica em sentido, nao tivemos a sorte que tivemos em 2016, acontece, os adversarios tambem teem objectivos
MR
callofjohn
2021-06-28 13h07m por MrGuimas
Já se sabe do que a casa gasta por aqui

Ainda há dias liamos aqui que a Bélgica ia trucidar Portugal por 3 ou 4. . . bem nem 3 ou 4 remates enquadrados fizeram. Iam vulgarizar o meio campo e a defesa portuguesa com um futebol super atrativo e ofensivo. . . bem que belo barrete.

Outros vaticinavam que a Itália ia ser a grande candidata. . . viu-se como passaram a Austria. A Holanda (ah Paises Baixos) era outra com um futebol espantoso. . . bem a Rep Checa (ah a ...ler comentário completo »
CA
orgulhobenfiqui sta
2021-06-28 12h55m por callofjohn
vai apoiar o Benfica, a seleçao nao precisa de adeptos medíocres como tu, desfruta do teu mestre da tatica a estoirar 100Milhoes pra ficar em terceiro lugar, esse é que é bom

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
Destaque
Os destaques da ronda
Tal como aconteceu nas últimas três temporadas, o zerozero volta esta época a reunir as notas do desempenho dos jogadores ao longo das jornadas de Liga Portugal Betclic ...