placardpt
Inglaterra dececionou e empatou com a Escócia

Empate que sabe a derrota

Sem ideias, sem inspiração, sem equipa e sem treinador. Assim foi o dececionante jogo da Inglaterra no eterno dérbi britânico com a Escócia. Os escoceses corrigiram o que havia a corrigir e aproveitaram a seleção dos Três Leões desinspirada e uma série de más decisões do próprio Gareth Southgate para sair de Wembley com um empate a zeros.

Depois de terem tido destinos distintos na jornada inaugural deste grupo D do Euro 2020 (Inglaterra venceu a Croácia por 1x0 e a Escócia perdeu por 0x2 com a República Checa), ingleses e escoceses encontraram-se nesta 2ª jornada num duelo inteiramente britânico, importante para as contas finais do grupo. Do lado dos Três Leões, uma vitória garantia, desde já, a qualificação para os oitavos de final, enquanto a Escócia precisava urgentemente de pontuar para poder sonhar.

Os dois selecionadores procuraram corrigir o que correu de menos bem no primeiro jogo e fizeram as devidas alterações aos onzes iniciais. Do lado inglês, Gareth Southgate promoveu as entradas de Reece James e Luke Shaw para os lugares de Kyle Walker e Kieran Trippier. Do outro lado, Steve Clarke mexeu um pouco mais depois da exibição paupérrima frente aos checos e fez entrar Tierney, Billy Gilmour, Callum McGregor e Che Adams para os lugares de Liam Cooper, Jack Hendry, Stuart Armstrong e Ryan Christie.

Mudanças fizeram maravilhas

À entrada para este jogo, a Inglaterra era apontada como favorita à vitória e essa fama foi justificada com a seleção dos Três Leões a assumir o controlo da posse de bola praticamente desde o primeiro minuto, beneficiando também, em grande parte, do facto dos escoceses defenderem com todos os jogadores atrás da linha da bola. No entanto, aquando da chegada do esférico à zona do meio campo, a Escócia intensificava sempre a sua pressão por forma a não dar espaço aos criativos ingleses.

Isso obrigou a Inglaterra a ser bastante paciente na troca da bola e os comandados de Southgate não tiveram problemas em passar uma boa parte do seu tempo a deambular entre setores e corredores, esperando e forçando movimentos de rotura por parte dos seus médios ou dos seus alas nas costas da defensiva escocesa para criar perigo. Apesar de ter a larga maioria da posse de bola, o primeiro sinal de real perigo da parte da Inglaterra até chegou da cabeça do central John Stones, na sequência de um canto, mas o poste impediu a festa dos adeptos em Wembley.

E se defensivamente a Escócia estava a impor algumas dificuldades à Inglaterra devido à sua boa organização defensiva - a opção de McTominay e Tierney a centrais trouxe maior mobilidade e velocidade - e intensidade na hora da disputa da bola, o mesmo foi raro no ataque. Na larga maioria das vezes, a Escócia voltou a demonstrar dificuldades em construir e apostava muitas vezes no jogo direto para a velocidade dos seus extremos ou para a cabeça de Dykes, o seu ponta de lança. Contudo, nas duas únicas vezes que apostou num estilo de jogo mais apoiado e na incursão dos seus dois alas - Robertson e O'Donnell - no último terço criou perigo. Numa delas, O'Donnell obrigou Pickford à melhor defesa da 1º parte.

Stones teve na cabeça a melhor ocasião da 1ª parte ©Getty /
Com o avançar dos minutos e o aproximar do intervalo, a Inglaterra começou a baixar o seu ritmo e linha de pressão e a Escócia beneficiou disso mesmo para ter um pouco mais de bola no pé do que havia conseguido na maioria da 1º parte, mas acabou por não conseguir criar o suficiente para assustar os ingleses e apenas tentou um par de vezes, sem sucesso, através da meia distância. Ao intervalo, a estratégia de Steve Clarke mostrava-se positiva para uma Inglaterra a precisar de jogadores mais propícios a fazer movimentos de rotura e de desequilíbrio no último terço. Além disso, Mount precisava de pegar mais no jogo de frente para organizar a equipa.

Tarde e mal não ajuda

A ida aos balneários fez claramente melhor à Inglaterra, que entrou bastante mais agressiva, intensa e a pressionar mais alto, especialmente em relação à ponta final da 1ª parte, e até esteve perto do golo logo nos primeiros minutos, através de remate de meia distância de Mount, mas David Marshall esteve bem. No entanto, a entrada intensa inglesa - na tentativa de surpreender e marcar cedo - foi curta e a Escócia  conseguiu reentrar na partida e controlar melhor o ritmo do jogo.

Do lado inglês, a procura pelo golo era incessante, mas apenas as lateralizações de Harry Kane, e as incursões de jogadores como Reece James ou Mason Mount, eram capazes de criar espaço na defesa cerrada escocesa e, consequentemente, perigo. Do outro lado do campo, até foi a Escócia quem esteve mais perto do golo, mas Reece James tirou o remate de Dykes, na sequência de um canto, praticamente em cima da linha.

Com dificuldades em construir entre linhas no último terço, Gareth Southgate promoveu, já para lá da hora de jogo, as entradas de Rashford e Grealish, mas acabou por surpreender ao tirar Foden e Kane, dois dos jogadores que melhor estavam em jogo. O crescente balanceamento da Inglaterra para o ataque beneficiou a Escócia, que teve mais espaço para correr e a formação comandada por Steve Clarke chegou com bastante mais frequência à baliza adversária, mas a ineficácia imperou.

Inglaterra teve muitas dificuldades em furar o muro escocês ©Getty /
As peças mudaram, mas o efeito no jogo foi o mesmo. A Inglaterra não conseguiu criar no último terço e limitou-se a encostar a Escócia, a espaços, à sua grande área, mas sem nunca conseguir realmente assustar os escoceses. A Escócia estava confortável a defender em bloco baixo e aguentou com unhas e dentes o empate a zeros, aproveitando a desinspiração e aglomerado de más decisões inglesas para garantir um sempre agradável empate em Wembley, frente a um «rival».

Com este resultado, a Inglaterra está agora em 2º lugar do grupo D, com os mesmos quatro pontos que a República Checa, sendo que as duas seleções se defrontam na 3ª e última jornada. Por sua vez, Croácia e Escócia somam um ponto cada e também se defrontam no próximo jogo. Está tudo em aberto neste grupo.

U Sexta, 18 Junho 2021 - 20:00
Wembley Stadium
Mateu Lahoz
0-0
Wembley Stadium
Wembley Stadium
Inglaterra
Wembley, London
Lotação90 000
Medidas105x68
Inauguração2007
FaseFase de Grupos
JornadaGrupo DJornada 2
A Chave

Minuto 63. Canto para a Escócia num momento em que a Inglaterra até estava por cima. Dykes aproveitou os ressaltos todos e rematou cruzado, mas Reece James impediu aquele que seria um balde de água fria ainda maior.

O Árbitro

O espanhol Mateu Lahoz soube gerir os ânimos de um jogo intenso desde o primeiro minuto e não se deixou levar por momentos de maior agressividade. Manteve o critério e não teve lances duvidosos para arbitrar.

O Melhor
Intensidade e mudanças escocesas

Depois de um primeiro jogo frente à República Checa que deixou bastante a desejar, Steve Clarke não teve medo de mexer bastante na equipa e tirou frutos dessas mudanças. A Escócia esteve melhor defensivamente, mais agressiva e mais perigosa. O teor deste dérbi também ajudou, mas o selecionador escocês tem o seu mérito.

O Pior
Decisões de Southgate

Se frente à Croácia a Inglaterra tinha já demonstrado algumas fragilidades, o mesmo voltou a acontecer neste jogo. Southgate não mexeu onde devia, a equipa sentiu dificuldades e o selecionador inglês tentou sempre corrigir as lacunas ora tarde, ora tirando as peças erradas. Os jogadores estiveram mal, mas não foram os únicos.

Forma
Inglaterra
2020/2021
13J
9V
2E
2D
19-5G
Escócia
2020/2021
7J
2V
4E
1D
10-7G
Sabia que...by playmaker stats
HISTÓRICO!!! Há 97 anos que não havia dois empates consecutivos entre Inglaterra e Escócia.

A Escócia continua sem marcar à Inglaterra em fases finais (Euro 96 e Euro 2020) e sempre em Wembley.
Oito jogos depois a Inglaterra fica um jogo em branco (Bélgica > Escócia).

A Escócia, com 1 ponto, ainda não marcou neste Europeu e discute a qualificação em casa frente à Croácia (1 pt).
À Inglaterra e Rep. Checa, que jogam entre si na última jornada, basta um empate para garantirem os 1/8 final.

Se uma das seleções perder (4 pts) poderá chegar para ser um dos melhores 3.ºs. Na edição anterior, Portugal qualificou-se com 3 pts
A Inglaterra não sofreu golos nos dois primeiros jogos do Europeu, é a 2.ª vez que os ingleses conseguem este registo:
1992 - 2 empates a zero bolas (Dinamarca e França)
2021 - 1 vitória (Croácia) e 1 empate (Escócia)
Mason Mount é o 3.º jogador com mais cortes (8) no Euro 2020 (12 Zinchenko, 9 Robin Lod)

O médio inglês ainda é o 4.º com mais tackles com sucesso (4) da prova.
A Inglaterra teve muito mais posse de bola (60-40%), mas a Escócia rematou mais (9-11) e acertou mais na baliza (1-2).

Este foi o 2.º nulo do Euro 2020: Espanha 0-0 Suécia e Inglaterra 0-0 Escócia.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
INGLATERRA
EMPATE
ESCÓCIA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Ah sim o Euro
2021-06-19 11h56m por Rui_Malheiro1998
Quando uma equipa ganha a uma Letónia: Somos os maiores! Vamos ganhar este ano! Não foge aqui aos maiores
Quando se empata o jogo mais difícil do grupo e ainda se pode perfeitamente passar o em primeiro: Horrível! Péssimo! Fora com eles! Selecionador e jogadores é para terem a cidadania revocadas e irem para o gulag!
KE
Inglaterra
2021-06-19 08h39m por keylor1904
Mau demais. A depender deles para ganhar um bom dinheiro e. . . por água abaixo. A precisar de ganhar tira o Kane e mantém 2 trincos. Onde é que eu já vi isto?! Praticam um pobre futebol, se fosse inglês estava bem preocupado. O Southgate é o Nando inglês, é fraquíssimo, esta seleção tem equipa para ganhar o Euro mas com este selecionador não vai ser fácil.
Inglaterra
2021-06-19 07h59m por PalancaFCP
Igual a si mesma.
Eterna candidata.
CA
quero tanto apanhar esta equipa
2021-06-19 01h35m por callofjohn
quero mesmo mandar estes ingleses pra casa
CA
russia x finlandia!!
2021-06-19 01h34m por callofjohn
so pra esclarecer, eu tenho visto todos os jogos e posso afirmar que o finlandia x russia foi o pior jogo, se bem que que o suecia x eslovaquia tambem foi mediocre. . . . e considerando que o golo de miranchuk pela russia ate foi um grande momento, secalhar o pior foi mesmo o jogo da suecia xD
P0P1
2021-06-19 01h20m por Chama_Gloriosa
Por outro lado, também têm individualidades que nos podem causar problemas.
SA
Southgate
2021-06-19 00h48m por Saomarino
O que este senhor está a fazer com o Sancho é absolutamente criminoso, seria titular em qualquer seleção do mundo mas na Inglaterra nem joga. . .
P0
Inglaterra
2021-06-19 00h47m por P0P1
Tem bons jogadores, mas apanham uma seleção mais matreira e sólida e vão logo de vela, como de costume.
Seria um adversário ideal para a nossa seleção, facilmente travada com competência defensiva e que dá muito espaço. Teríamos por exemplo muito mais dificuldade com uma Suécia desta vida.
Inglaterra
2021-06-19 00h22m por futebol11fc
É esta a vossa favorita??? Ahahahaha. Se o futebol de Portugal é pobre, então o que dizer desta Inglaterra de Southgate. . .
Croácia x Escócia
2021-06-19 00h14m por Tekashi
Se o jogo fica empatado acabam as duas Seleções com apenas 2 pontos e aí nesse caso nem uma nem outra deveria passar aos Oitavos, porque 2 pontos não sei se será suficiente para alguma Seleção conseguir a qualificação atráves dos melhores terceiros classificados.
JS
Bravehearts . . .
2021-06-19 00h12m por jsilva77
. . . Fico extremamente satisfeito com este empate da Escócia, num jogo que acabou por ser entretido e em que os Escoceses fizeram valer um jogo bastante físico, intenso nos duelos e . . . estes Escoceses até acabaram por surpreender contra a super-favorita Inglaterra, mas . . . nestas competições, seja em fases de grupos ou de mata mata, o favoritismo é sempre muito relativo e as surpresas lá vão acontecendo com alguma frequência. Sinceramente que continuo sem perceber o porquê da não ...ler comentário completo »
Grupo D
2021-06-19 00h10m por Tekashi
Inglaterra e República Checa deverão ser aquelas que irão se qualificar de forma direta, espero uma vitória inglesa na última jornada e a sua qualificação no primeiro lugar e depois os checos a finalizarem o grupo no 2º posto.

Depois no outro jogo Croácia - Escócia deverá decidir o 3º lugar, quem vencer (se é que alguém vence) passa a somar 4 pontos, que deverá ser suficiente para garantir os Oitavos através do melhores terceiros classificados.
Inglaterra 0-0 Escócia
2021-06-19 00h05m por Tekashi
Passo em falso da Inglaterra sem dúvida, tinham por obrigação obter uma vitória neste jogo!

Está consumado mais um resultado surpreendente neste Europeu, parabéns à Escócia!

zerozero / Escócia
2021-06-19 00h02m por Tekashi
Escócia fez uma "exibição paupérrima" frente aos checos? Não concordo nada muito sinceramente, fizeram uma exibição até bastante interessante e mereciam muito ter saído desse jogo com pelo menos 1 ponto, o zerozero não anda a ver os mesmos jogos que eu só pode.



0-0
2021-06-18 22h55m por fut_master
pode ter tido emoçao mas foi um jogo fraquissimo. . . sterling o galeno ingles lol banais q doi so sabem correr.
Arshavin10-Alex isS17
2021-06-18 22h49m por subinazula
Ainda bem que não vi o jogo. Odeio quando um treinador não consegue fazer uso dos jogadores que tem apesar de não ser uma dream team. Eu despedia logo.
Grande jogo!
2021-06-18 22h42m por Chama_Gloriosa
Sem golos mas com muita emoção. Assim sim, vale a pena ver um jogo pela tv. A Escócia esteve mais perto de ganhar do que a Inglaterra, pois teve melhores oportunidades.
Agora, era tão bom se ficássemos em 2º lugar do grupo e a República Checa ficasse em primeiro no seu grupo e os enfrentássemos, não era que fosse fácil, mas têm menos individualidades que os Ingleses que num bom dia nos podiam ferir, por outro lado enfrentar a Inglaterra e eliminá-los mais uma vez seria uma sensaç...ler comentário completo »
redlegion
2021-06-18 22h19m por Ze_do_pipo
Em qualidade de jogo se não foi o pior esteve lá perto.
AN
Bravehearts
2021-06-18 22h10m por angryagain
Gandas bravehearts!

Que entrega, que raça, que competitividade!
Que exemplo, dão tudo em todas as jogadas!
Merecidíssimo, até podiam ter ganho.
Southgate
2021-06-18 22h00m por amantedabola-
Tem de sair.
Sterling é mau que doi, é só um velocista.
Que jogo ruim
2021-06-18 21h56m por miguelucio
Principalmente por parte dos ingleses. Hoje foi o dia com os piores jogos da Euro até aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS

Voleibol
Último duelo contra o Colégio Efanor
Está tudo tratado no Campeonato Nacional. Ao quinto jogo, o FC Porto selou o tetracampeonato ao vencer o Colégio Efanor por 3-0, no Dragão Arena.