placardpt
    Sporting passa nos Arcos

    Champions também está... pode-se falar de título?

    Parece cada vez mais próximo o que há uns meses poderia parecer utopia. O Sporting ganhou em Vila do Conde, assegurou o acesso direto à Liga dos Campeões, bateu o recorde de jogos sem perder do clube num campeonato, mas, mais do que tudo isso, deu um grande passo para... amanhã ver o clássico completamente descansado no sofá. Já cheira a título, cheira mesmo (impressionante a receção apoteótica com milhares de adeptos), mas ainda há no discurso um travão à euforia.

    Contra o Rio Ave, os leões foram melhores e ganharam com justiça, numa partida em que João Pereira foi a novidade e na qual Palhinha encheu o campo. Houve também um grande golo de Paulinho e um penálti polémico, num jogo em que também ficou visível que vai ser complicado para os lados de Vila do Conde as últimas jornadas.

    Justiça clara de forma dúbia

    Sporting foi sempre intenso ©Catarina Morais / Kapta +
    Não queremos, com este sub-título referirmo-nos ao momento do penálti como mal ajuizado, até porque se percebe o entendimento: braço aberto e a desviar a trajetória da bola. Porém, usámo-lo para lamentar que um momento que gera diferentes interpretações possa camuflar o quão superior o Sporting foi no primeiro tempo, que venceu com naturalidade e que até podia ter outro volume no resultado, não fossem os postes e Kieszek.

    O guarda-redes, já depois de dois cantos desde a esquerda que Coates e Palhinha direcionaram de cabeça ao poste, foi a figura principal do jogo, com uma série de boas intervenções que foram adiando o que cada vez mais parecia inevitável. O Sporting entrou bem, muito bem, do melhor que se viu esta época em termos de dinâmica e de caudal ofensivo, com uma facilidade enorme de aproveitamento do espaço pelas linhas (sobretudo Nuno Mendes) e com um excelente envolvimento dos três homens da frente.

    Não foram 10, 15 ou 20 minutos. Essa sede de baliza viu-se praticamente todo o tempo até ao golo e deu razão a Rúben Amorim, que vai reiterando a ideia de que a equipa, não estando a marcar mais, está a jogar melhor. É um facto, basta ver o volume de oportunidades criadas, por contraponto com um início de época em que a alta taxa de eficácia ajudava a disfarçar vários problemas na criação. Foi um Sporting globalmente muito melhor, e nem a estreia de João Pereira à direita (a titular) foi um entrave ou uma pedra na engrenagem, até porque o português demonstrou uma saudável condição física.

    Veríssimo com muito trabalho ©Catarina Morais / Kapta +
    Não foi um Sporting a jogar sozinho, claro, mas foi um Rio Ave bastante curto para o que se esperava. Miguel Cardoso, por ter pela frente uma equipa que assumiu sempre o jogo, tinha finalmente de volta a possibilidade de jogar em transição - a fórmula que melhores resultados lhe tem dado neste regresso a Vila do Conde. O problema é que não tinha os intervenientes (Camacho por estar emprestado, Mané por opção), o que fez com que os lances de contra-ataque, mesmo que fossem promissores, se esvaziassem rapidamente pela falta de velocidade. Para Feddal, Coates e Inácio foi relativamente fácil estancar essas investidas.

    Por isso, não foi nada estranho que Mané voltasse dos balneários. Com ele, voltou a melhor versão do Rio Ave, mais agitado e corajoso, mais disposto a correr riscos (porque tinha de ser, claro) e mais condicionador do adversário, que abrandou, e de que maneira!

    Pontapé no risco

    Ao ver que a equipa reentrara apática e muito expectante, Rúben Amorim demorou poucos minutos a mexer e lançou Matheus Nunes para dar fibra e equilíbrio. O camisola 8 entrou bem e a equipa percebeu o aviso geral, pois o resultado era tudo menos confortável.

    Leões também defenderam bem ©Catarina Morais / Kapta +
    Não se viu um Sporting intranquilo, é facto, e não se viu um Rio Ave assim tão capaz como certamente era a sua vontade. Ainda assim, o resultado em aberto deixava no ar um ponto de interrogação, que foi eliminado num fantástico pontapé de Paulinho de fora da área, a dilatar o resultado, a eliminar o risco que pudesse crescer e a dar aos leões o controlo absoluto da partida.

    Foi havendo mais bola para o Rio Ave, embora uma posse inofensiva. O discernimento também ia faltando (Tarantini foi expulso no banco), bem como a frescura física, o que, aliado a uma tremenda falta de confiança que se sente na equipa, perante o fantasma da descida e a chegada ao 9.º jogo seguido sem ganhar, fez com que nada de relevante fosse conseguido para que se revisse discussão pelos pontos.

    U Quarta, 05 Maio 2021 - 21:15
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Fábio Veríssimo
    0-2
    Pedro Gonçalves 34' (g.p.)
    Paulinho 63'
    Estádio do Rio Ave FC (Arcos)
    Lotação5 300
    Medidas105x68
    Inauguração1984
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 31
    Lances Capitais
    34´
    GOLO Sporting
    Pedro Gonçalves marca de grande penalidade!
    Pedro Gonçalves marca o seu 18º golo na prova (29 jogos)
    62´
    Cartão vermelho para Tarantini (Rio Ave) Tarantini vê o seu 1º vermelho na prova (26 jogos)
    63´
    GOLO Sporting!
    Paulinho marca
    Paulinho marca o seu 5º golo na prova (23 jogos)
    A Chave
    O Árbitro

    Jogo marcado pelo penálti, numa mão de Ivo Pinto. Percebe-se o facto de ser à queima, mas também se percebe que o braço está aberto e que desvia a trajetória da bola, portanto benefício da dúvida para o árbitro. Algumas falhas no critério disciplinar, mas nota positiva no final.

    O Melhor
    Excelente entrada sem quebra

    O Sporting teve uma entrada fulgurante, que não deixou o Rio Ave fazer o seu jogo e que, bem mais do que isso, permitiu à equipa ter várias oportunidades de golo, em bola corrida ou parada. Muito bom comportamento coletivo, nomeadamente pelo corredor esquerdo, com grande dinâmica dada pelos Nunos (Mendes e Santos).

    O Pior
    Nervos à flor da pele

    É normal, sobretudo nesta fase de decisões, mas alguns excessos foram visíveis e Fábio Veríssimo até foi brando em várias decisões. Basta ver os minutos finais para se perceber isso. Boa sensibilidade do árbitro para evitar que os treinadores tivessem baixas a lamentar em jogos determinantes.

    Forma
    Rio Ave
    2020/2021
    37J
    9V
    15E
    13D
    33-42G
    Sporting
    2020/2021
    39J
    30V
    7E
    2D
    73-23G
    Sabia que...by playmaker stats
    Treinadores mais jogos invictos numa época na Liga:
    72/73, 30J J. Hagan (28V 2E)
    77/78, 30J Mortimore (21V 9E)
    10/11, 30J André Villas-Boas (27V 3E)
    12/13, 30J Vitor Pereira (24V 6E)
    16/17, 30J Nuno Espírito Santo (J4 > J33)
    20/21, 31J Rúben Amorim
    HISTÓRICO!!! Pela 1.ª vez uma equipa nacional está invicta 31 jogos consecutivos (Sporting).

    Os leões comandados por Rúben Amorim venceram 24 partidas e empataram 7 (85% de aproveitamento).
    Quatro épocas depois o Sporting regressa à Champions League.

    Será a 9.ª participação dos leões na liga milionária.
    Sporting soma 79 pontos em 31 jornadas, está a três vitórias de bater o recorde de pontos uma edição da Liga Portuguesa a 18 clubes.

    Em 2015/16, o Sporting com Jorge Jesus somou 86 pontos (27V 5E 2D), a melhor pontuação do clube
    Resumo estatístico do Rio Ave x Sporting:
    Posse de bola (50-50)
    Remates (5-17)
    Remates à baliza (1-5)
    Cantos (2-9)
    Passes certos (363-341)
    Tackles (17-21)
    Faltas (15-17)
    Alívios (22-8)
    O Sporting nunca teve uma % de derrotas tão baixa numa temporada (5.13%), que estão ligadas a duas eliminações de 2 competições - LASK Linz (Europa League) e Marítimo (Taça de Portugal)
    Sporting não sofre golos há 3 jogos consecutivos, há 3 meses que não conseguia este registo.

    Os leões têm uma média de 0.59 golos sofridos, a 2.ª melhor da história dos leões (desde que existe Liga):
    1994/95 24 GS (0.57)
    2020/21 23 GS (0.59)

    Fotografias(35)

    Liga NOS: Rio Ave x Sporting
    Liga NOS: Rio Ave x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    RIO AVE
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    YH
    Sporting
    2021-05-06 14h44m por Yharnam
    Se ganharem o campeonato (e tudo indica que sim), claro que é merecido. Não falharam nos momentos chave e quer queiram quer não, o Sporting até agora perdeu 0 jogos para o campeonato. Foram de longe a equipa mais sólida e consistente, por isso não há como questionar.
    Novamente, ver os portistas e benfiquistas a queixarem-se da arbitragem é lindo xD continuam sem se aperceber que são dois lados da mesma moeda corrupta e beneficiada em todos os aspetos possíveis e imaginários.
    Jorslb1
    2021-05-06 14h09m por DepoisPago
    Devias informar t primeiro antes d fazeres figuras ridiculas ahahaha nem postas d pescada decentes mandas
    Sporting
    2021-05-06 12h40m por berdinho
    A marcha segue. Invencíveis. Rumo à 32 vitória . Aziados e melões passam ao lado.
    LE
    jorslb1
    2021-05-06 11h33m por leoes18
    Tu bateste foi com a cabeça
    Está quase. . .
    2021-05-06 11h31m por Heimdallr
    Um jogo tranquilo, uma vitória justa e, um golo para dar moral ao Paulinho. Tudo correu bem. . . É continuar o bom trabalho para acabar o campeonato sem derrotas.
    SCP - Só Com Penalties
    2021-05-06 11h16m por jorslb1
    Alguem sabe se já bateram o record mundial de penalties numa epoca?
    Correção
    2021-05-06 11h04m por Gund0gan
    Inicio da 2ª parte*
    Jogo
    2021-05-06 11h03m por Gund0gan
    Jogo tranquilo para o Sporting, numa onda de intranquilidade do Rio ave. O Sporting foi dono e senhor do jogo exceto no inicio da 1ª parte, onde o rio ave teve mais bola, mas inconsequente. Foi uma equipa madura e tranquila, o golo na 1ª parte ajudou muito assim como a entrada muito forte. Como previ, a intranquilidade dos rio-avistas aumentou com o decorrer do jogo e isso foi fazendo com que a turma de Miguel Cardoso pecasse muito no momento de decisão. O Sporting usou essa ansiedade p...ler comentário completo »
    GS
    Rio Ave vs Sporting
    2021-05-06 10h01m por GSCGrandeamor
    Já ando a dizer à bastante tempo que o Rio Ave pode descer, a situação é complicada e não é de agora, falta muitas ideias e o calendário é complicado.
    O Sporting voltou à Liga dos Campeões e ainda bem, ajuda muito o clube e têm também praticamente garantido o título.

    Saudações
    Sporting
    2021-05-06 09h59m por reginacosta
    . . . Está quase. . .
    Que ganhem os jogos todos, com excepção do Boavista.
    Merecido campeão à vista. Parabéns!
    Expectativas
    2021-05-06 07h11m por Judgement
    Esperava mais deste Rio Ave oara ser franco, a vitória foi tranquila. Não me lembro de uma oportunidade de golo do adversário, dado indicador que para uma equipa que necessita de pontuar está muito aquém a nível de processos. Para mim nem é a falta de qualidade do plantel mas sim de um treinador sem ideias, uma equipa sem fio de jogo. . . Em contrapartida o Sporting está uma máquina muito bem oleada em muitos processos. Sobretudo sem bola a equipa é muito competente.
    Parabéns pelo...ler comentário completo »
    Sigmund Flop
    2021-05-06 01h37m por keyser_soze
    Já que refere e elogia os conhecimentos académicos do amigo Lion Heart, aproveito para o corrigir: não se diz "que eu gabo-lhe" e sim "que eu lhe gabo". Agora vá dormir, que a botija já deve ter arrefecido. Boa noite.
    Tekashi
    2021-05-06 01h37m por sporting4leReturns
    #Reservado
    31 jogos imbatíveis
    2021-05-06 01h35m por sporting4leReturns
    Histórico!!

    Esta equipa fica nos anais da história! Se acaba o campeonato invicta então, nem quero pensar. Que maravilha!

    Nem eu acreditava nisto no início do ano!
    Matheus Nunes
    2021-05-06 01h34m por sporting4leReturns
    Tem de ser titular e ir alternando com o Braganca.

    Que qualidade tem esta pérola. . . minha nossa Senhora.

    João Mário, infelizmente, é para despachar no final do ano!
    OBRIGADO MEU SPORTING
    2021-05-06 01h33m por sporting4leReturns
    Que vitória, finalmente! Finalmente voltámos ás boas exibições num campo difícil! Classe, qualidade e compromisso! Estamos cada vez mais perto do sonho, estou muito feliz. Venham falar agora do Paulinho, mais um belo jogo para a equipa e desta vez com um golaço que já merecia!

    Amanhã sou do Benfica desde pequenino!!
    Sporting na Champions
    2021-05-06 01h32m por Rui_Malheiro1998
    Começa aqui a próxima caminhada vergonhosa do Sporting na Liga dos Campeões. Será que desta vez evitam perder para uma equipa da Polónia? :D
    Sporting
    2021-05-06 01h28m por Tekashi
    Se o Sporting é Campeão na Luz, ai mãe do céu ahahaha
    Marquês de Pombal
    2021-05-06 01h20m por Tekashi
    Está reservado.

    De 3 em 3 a somar!
    Keyser sose
    2021-05-06 01h13m por Sigmund_Freud
    Nao tem de que, reles cavalheiro.
    Nao sou medico, mas suspeitas de caso clinico devem ser, pelo menos, advertidas. E o teu caso, bem, é evidente.

    Diz aí ao teu amigo Lion Heart que eu gabo-lhe os conhecimentos aprofundados de 10 ano. Ou isso, ou fez copiar colar no Google Images.
    Lion-Heart
    2021-05-06 01h02m por keyser_soze
    Acho que é mais Rennie Descartes, pela azia contínua que destila. . .
    Ora bem. . .
    2021-05-06 00h54m por diogomoura983
    . . . Tendo o Benfica um presidente Portista e Sportinguista e um treinador Sportinguista, temos meio caminho andado para se realizarem duas festas no Estádio da Luz.
    JDABM
    2021-05-06 00h51m por luisFilipe791
    Parabéns também, quem diria que um jogo destes fosse calhar no dia dos nossos anos, logo esta jornada que estava marcada para os dias 8 e 9 de Maio, e o jogo fica marcado para o dia 6 de Maio, sera que quer dizer algo
    Keyser sose
    2021-05-06 00h49m por Sigmund_Freud
    Mais queres burro que te leve, do que cavalo que te derrube, compreendo.

    Mas vai com cuidado, nao abuses nisso, começa recreativo, acaba cronico. E pelo aspecto do que leio, ja nao deve faltar muito ahaaha.
    Sigmund Fralda
    2021-05-06 00h40m por keyser_soze
    Doses de cavalo? Não sei do que falas. Já doses de burro, ao encontrar certo interlocutor, isso sim, tenho de fartura!