placardpt
FC Porto é líder isolado

Noite de tirar a barriga de misérias

2020/06/23 23:18

Uma festa quase silenciosa, mas uma noite de festa azul e branca, ainda assim. Em noite de São João, o FC Porto entrou em campo a saber da queda com estrondo do rival e respondeu com uma goleada que deixa os dragões isolados na liderança do campeonato, com mais três pontos do que o Benfica. Contra um Boavista em boa fase mas que esta noite não soube fazer mais do que tentar defender os caminhos para a baliza, os portistas marcaram o dobro dos golos que tinham marcado nos três jogos anteriores.

A equipa de Sérgio Conceição voltou a começar o jogo sem descobrir caminhos para a baliza adversária, como em jogos anteriores, mas a segunda metade da partida trouxe um dragão cheio de vontade de matar a fome e a acabar a noite de barriga cheia. Marega marcou duas vezes e o FC Porto conquistou duas grandes penalidades em lances do maliano. E desta vez até os penáltis (de Alex Telles e Sérgio Oliveira) entraram.

Da fome que teimava...

Tomás Esteves continuou na direita e Alex Telles voltou à sua esquerda, atrás de um meio-campo sem Danilo nem Uribe. Coube a Sérgio Oliveira formar a dupla do miolo num esquema que não foi de 4x4x2 mas sim de 4x2x3x1 como em Vila das Aves. Com Marega à direita, cabia a Corona a tarefa de descobrir espaços atrás de Soares, fosse onde fosse.

Já Daniel Ramos apresentou o esquema que foi (muito) mais de uma linha de cinco defesas do que de três, com um bloco baixo a tentar suster o ascendente do Dragão. O técnico recuperou a fórmula que deu frutos em Braga, com Idris e Paulinho à frente dos três centrais e com Yusupha móvel na frente, à espera de bolas em profundidade.

Corona teve muita liberdade de movimentos no primeiro tempo ©Liga Portugal

A tendência esperada de um FC Porto em busca da baliza adversária viu-se desde logo, com alguns momentos da habitual dureza destes dérbis portuenses lá pelo meio. Contam-se pelos dedos os momentos em que o FC Porto não esteve com a bola no meio-campo adversário logo na primeira etapa do jogo... mas também não eram precisos muitos dedos para contar os lances de real perigo a favor dos portistas.

Um primeiro aviso de Sérgio Oliveira num livre direto - uma especialidade do médio - antecedeu a aparição de Marega pela direita para um bom teste a Helton Leite, depois de um belo pormenor de Tomás Esteves, sempre a dar profundidade ao flanco direito. Sobrava bola, faltava espaço (e faltavam soluções credíveis) para os dragões colocarem fim à escassez de golos que atravessavam.

As ocasionais bolas em busca de Yusupha quase davam frutos lá para a meia-hora, altura em que o gambiano teve duas aproximações seguidas à baliza de Marchesín e, na segunda, testou mesmo os reflexos do argentino, chamado a intervir pela primeira vez. Do lado oposto do campo, Corona andava em busca dos espaços que não surgiam, mas o mexicano não precisou de muito espaço para driblar Idris e, com o pé esquerdo, fazer a bola passar bem perto do poste de Helton Leite... o Boavista ia resistindo na abordagem defensiva, chegava ao intervalo com indícios de mais um possível bom resultado numa boa fase da equipa de Daniel Ramos.

... à fartura

O treinador boavisteiro não deveria estar insatisfeito com a entrega de toda a iniciativa ao adversário, porque a tendência do jogo manteve-se no segundo tempo, com uma grande diferença:  talvez na primeira vez desde a retoma, o FC Porto teve uma série de momentos consecutivos de grande qualidade ofensiva (pasme-se), com trocas de bola rápidas a um ou dois toques na grande área adversária. Marega aproximou-se de Soares, Manafá rendeu Tomás Esteves e deu velocidade ao corredor.

O resultado desbloqueou-se com um desses bons momentos coletivos, com Marega a atacar o espaço para receber de Corona e a faturar, dando início aos foguetes que se iam ouvindo nas imediações do Dragão. O maliano não se livrava daqueles momentos mais atabalhoados, mas esteve envolvido em todos os golos que o FC Porto marcou nesta segunda parte de goleada.

No segundo, imediatamente depois do primeiro, o avançado sofreu uma falta de Dulanto dentro da grande área para o primeiro penálti a favor dos portistas, que o regressado Telles converteu. Poucos minutos depois, tentou um cruzamento que parecia uma oportunidade completamente perdida e que, afinal, teve desvio com o braço do mesmo (tão infeliz...) Dulanto, com Sérgio Oliveira a bater dessa vez o penálti, com o mesmo desfecho.

O Boavista teve uma atitude defensiva que não deu frutos ©Liga Portugal

Três golos de vantagem, a questão resolvida, o Boavista a não conseguir oferecer qualquer tipo de resistência além da tal estratégia defensiva que calhou de não dar certo. A equipa axadrezada aumentou ligeiramente a pressão para a etapa final, mas o FC Porto, ainda chegou ao 4x0 com o bis de Marega, a agradecer um belo passe de Fábio Vieira, numa altura em que também o outro Fábio (o Silva) já andava em campo.

Depois da fome veio a fartura e o Dragão festejou da melhor forma este São João. 67 pontos e o título a seis jogos de distância, se não vierem os tropeções que já se viram.

U Terça, 23 Junho 2020 - 21:15
Estádio do Dragão
Artur Soares Dias
4-0
Moussa Marega 53' 84'
Alex Telles 60' (g.p.)
Sérgio Oliveira 70' (g.p.)
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 28
Lances Capitais
53´
GOLO FC Porto!
Moussa Marega marca
Moussa Marega marca o seu 7º golo na prova (24 jogos)
60´
GOLO FC Porto
Alex Telles marca de grande penalidade!
Alex Telles marca o seu 9º golo na prova (25 jogos)
70´
GOLO FC Porto
Sérgio Oliveira marca de grande penalidade!
84´
GOLO FC Porto!
Moussa Marega marca
Moussa Marega marca o seu 8º golo na prova (24 jogos)
A Chave

Minuto 53: Marega recebe de Corona e quebra a resistência do Boavista, que se mantinha até então muito sólida. Abriu-se a barragem.

O Árbitro

Lances capitais bem ajuizados, incluindo os dois penáltis a favor do FC Porto. Não teve influência no resultado.

O Melhor
Momentos daquilo que faltava

O FC Porto vinha de três jogos muito pouco interessantes a nível ofensivo e a segunda parte trouxe laivos de um Dragão muito interessante na procura do golo. Lances de bom entendimento, boa execução e confiança.

O Pior
Atitude boavisteira tardou a mudar

A equipa de Daniel Ramos procurou defender o resultado desde cedo, confiando em eventuais bolas em profundidade, e manteve essa identidade ao longo de praticamente todo o jogo, mesmo em desvantagem. Foi defender e muito pouco mais.

Forma
FC Porto
2019/2020
49J
34V
6E
9D
95-41G
Boavista
2019/2020
30J
9V
8E
13D
24-33G
Sabia que...by playmaker stats
FC Porto não sofre golos há 3 jogos, iguala o melhor registo da temporada (2x em Setembro).
12.ª vitória consecutiva do FC Porto frente ao Boavista.

Desde o regresso dos axadrezados à Liga, em 2014/15, os dragões somam 12 vitórias e 1 empate.

A maior vitória dos últimos quatro anos (4-0)
A última vez que o Diamante azul pequenoFC Porto tinha marcado 4+ golos num jogo tinha sido em Setúbal (V 0-4).

Sinal de avisoChapa 4 do Diamante azul pequenoFC Porto em 2019/20:
Boavista
Vitória FC 3x
Moreirense
Chaves
Coimbrões (marcou 5)
Iguala a maior vitória (4-0) do FC Porto em casa frente ao Boavista nos últimos 20 anos (neste Século).

Nesse período, o Boavista só marcou 3 golos, empatou uma partida e venceu outra.
Fábio Vieira estreia-se a fazer uma assistência para golo (Marega) após quatro minutos em campo.

Dois jogos (28 minutos) pela equipa principal e ambos no Dragão frente a Marítimo e Boavista (2 vitórias)
FC Porto fez 4 golos em 5 remates à baliza na 2.ª parte (80% de eficácia).

Terminou o jogo com 70% de posse de bola, 87% eficácia de passe, mais duelos ganhos (63-61) e mais cantos (6-3)
Otávio vs Boavista:
6 tackles
2 interceções
1 bloqueio
6 recuperações
1 remata (à baliza)
2 passes para jogada de perigo
40 passes no meio campo ofensivo (80% eficácia), o máx. do jogo
Foi a 2.ª parte mais eficaz do FC Porto na Liga NOS 2019/20.

Em 6 remates, 4 resultaram em golo (66% eficácia)

Fotografias(30)

Liga NOS: FC Porto x Boavista
Liga NOS: FC Porto x Boavista
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
BOAVISTA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
YoussefChippo
2020-06-24 17h48m por rs24bfc
Muito bons comentários.
Eu se fosse portista estava mais preocupado com a máfia dentro da direção e da sua relação com os SD. Para mim é uma estupidez ouvir a toda a hora que os vossos avançados não tem lugar em nenhuma equipa da primeira liga e que o vosso treiandor não vale nada. Faz-me lembrar há uns anos quando contrataram o Soares. Quando estava no Vitória era bestial. Agora é besta. Se fosse o Taremi que ouço falar muito ia ser a mesma coisa. Agora é genial, no FCP seria besta passado pouco tempo.

SO
. . .
2020-06-24 16h52m por SomosPorto1989
Tal como tinha dito anteriormente e que encaixa perfeitamente a estes últimos comentários não há respeito por ninguém que tenha uma opinião diferente. . . É como o Chama_Portista disse, hoje em dia está na moda a maioria dos portistas e do povo português em geral arranjar ódios de estimação e estarem "desejosos" de ao mínimo erro vir malhar neles forte e feio e se vêm alguém que tenha uma opinião diferente interpretam tudo de uma forma diferente, como quem vem "defender" o Conceição que apesa...ler comentário completo »
MA
AlmaAzul
2020-06-24 15h01m por marante96
So queria ver o que o grande portento do futebol, o que so ganha titulos na inglaterra, na Italia, na Espanha (ou pelo menos e isso que falam que parece que o VP era, quando o querem de volta) conseguiria fazer com este plantel em vez ter o Hulk ou o James ou o Moutinho na equipa
Sérgio Conceição
2020-06-24 14h57m por AlmaAzul
Eu juro que não percebo muito dos comentários aqui feitos. O porto nos últimos anos esteve numa situação económica desastrosa e mesmo assim o SC, apesar de muitas falhas e contratações que não deram nada pode ser pela segunda vez campeão em 3 anos. Se o porto pratica o melhor futebol de sempre? Não. Os jogadores podiam render mais?Talvez. . . mas o Porto esteve 4 anos sem ganhar um título. . algumas épocas com investimentos astronómicos no tempo do lopetegui. . . o sc será assim tão mau? Ne...ler comentário completo »
SO
Chama_Portista
2020-06-24 14h46m por SomosPorto1989
"Ninguém te obriga a festejar caso o Porto seja campeão, podes ficar de trombas porque o futebol é miserável à vontade. "

Também derivado da situação do país haveria poucas condições para ir festejar, percebo que não venha a ser aquela situação de quando ganhamos um campeonato mas jogávamos bem na maioria dos jogos e tinha-mos um sistema de jogo bem definido agora custa-me a crer que não fiquem nem com um mínimo de satisfação por dentro, afinal de contas não deixa der um campeo...ler comentário completo »
CA
Porto
2020-06-24 14h37m por Carago10
Que rico S. João! Depois de uma primeira parte com muitos poucos lances (já estava a desesperar). veio uma 2a parte à Porto. Daquelas que dá gosto ver.
Senti que a equipa trocou melhor a bola e com a golo ganhou ainda mais confiança.

Algumas notas:
- O Marega reencarnou a forma de 2018. Foi sem dúvida o homeme do jogo, não estivesse ele nos 4 golos. Espero que consiga dar seguimento a esta forma porque vamos precisar dela.

- Otávio muito bem, ...ler comentário completo »
MA
SCP_SUPPORTER
2020-06-24 14h37m por marante96
Nos jogos do Cashball o Sporting perdeu pontos foi?

Vai ver entao nos jogos do apito dourado. . .
SomosPorto1989
2020-06-24 14h28m por tagogoncalogomes
O que acho é que o SC não é mau treinador de todo, e ninguém quer ganhar mais do que ele e isso é necessário para ter sucesso no FC Porto, agora o problema é que quando quis tentar outra táctica e jogar um pouco de forma diferente a época já ia avançada e como não implementou ideias novas antes do inicio da época, vai tendo alguns problemas e percalços o que faz com que de forma a conseguir ganhar mude para o antigamente.
SO
Com isto termino
2020-06-24 14h26m por SomosPorto1989
Nesta fase temos que apoiar a equipa, faltam 6 jogos e se formos competentes e ir jogando como nas Aves e na 2ª parte de ontem e tivermos a pontaria afinada temos tudo para reconquistar o campeonato, agora devia ser hora de deixar as críticas e os hates de estimação de lado porque não leva a lado nenhum ainda para mais depois de um bom jogo, quem vir aqui até pensa que fomos dominados mas se até a jogar bem e a ganhar arranjam motivos para criticar então já não me surpreende se quando Porto j...ler comentário completo »
Sergio Conceição
2020-06-24 14h21m por tagogoncalogomes
O SC vai fazer de tudo, sempre para ganhar, agora também por vezes encontra alvos fáceis para culpar (jogadores e até árbitros) para sair por cima.
Agora, o Porto não têm sido fabuloso mas vê-se que ele quer fazer algo diferente, ainda não se percebe bem ainda o quê, mas isto não é pré-época o que também não permite que mude algumas coisas já tão enraizadas.

Um jornalista fez bem a pergunta acerca do Tomás apesar do SC não responder. Devia ter ariscado mais no ataqu...ler comentário completo »
SO
Blueman
2020-06-24 14h16m por SomosPorto1989
Ora nem mais, numa notícia em que o Porto ganha 4-0 ao rival da rotunda e com uma 2ª parte convincente e a maioria dos comentários é a cascar no treinador, nos jogadores, jogadores flops, substituições ridículas. . . este site está cada vez pior em termos de comentários e de users que aqui comentam e cada vez é mais impossível debater sobre futebol e ainda sou do tempo que neste site podia-se dizer muitos disparates mas pelo menos os users respeitavam-se uns aos outros mesmo com opiniões di...ler comentário completo »
SO
gctg
2020-06-24 13h10m por SomosPorto1989
As coisas não são bem assim, com 40M dá perfeitamente para se comprar um avançado que tenha qualidades, não digo que seja um Falcão por ex. mas que tenha pontaria afinada porque hoje em dia se o Porto fosse buscar um jogador como Falcão ou Lisandro não pagaria menos de 15-20M, atualmente só no FM é que isso é possível.

Mas mesmo esta época todos se queixam do investimento feito mas está muito longe dos 40M em "lixo" que se fala, o Nakajima talvez até agora seja o negócio mai...ler comentário completo »
gctg
2020-06-24 12h54m por Ultras-__FCP
Telles custou 6, 5, o Felipe 6, o Diaz 7, tu com 40M podes contratar muito craque, tens é que saber contratar.
Força Porto
2020-06-24 12h37m por petitor
Ontem infelizmente não vi o jogo, fui acompanhando o relato através do Porto Canal. Estou feliz porque ganhamos, gostei da entrada do Uribe, jogou muito bem dando dinâmica ao nosso jogo.
Espero que ganhemos os jogos todos até ao final com golos de Marega, Soares, Danilo para que possam gerar boas receitas para o clube.

Faltam 5 finais, depois na pre epoca fazemos as contas ao plantel, espero que agora os jogadores sejam escolhidos com critero e que entre em campo Vitor Baia nessa materia
SCP_SUPPORTER
2020-06-24 12h15m por ACastro6
E com isto atenção, com isto não quero desculpar o Porto, óbvio que estava mais envolvido que os outros, também tinha outro tipo de poderes no mundo do futebol na altura, mas não era aos niveis que se vê hoje e a nível de arbitragens não era o único.
JAOF
2020-06-24 12h13m por ACastro6
A questão é que se tirares Zé Luis e Soares e meteres um avançado de classe como já tivemos, esse avançado já tinha 20 golos + nesta altura, e ainda juntavas os do Telles, Diaz, Corona, Marega etc.
Mas pronto, é o que temos e é o que vmaos ter que aguentar pelo menos até ao fim da época.
SCP_SUPPORTER
2020-06-24 12h12m por ACastro6
O Cashball era ligado ao Andebol, do que me lembro de quando o caso rebentou era que haviam provas de troca de mensagens via WhatsApp que indiciavam corrupção ativa. O caso acabou por desaparecer muito rápido na minha opinião, fiquei com a sensação que a investigação foi muito abafada (como tantas outras em Portugal. . . ) e não tenho sequer noção se foi arquivado, se está em tribunal ou em que ponto é que está.
De resto assim espero, porque de facto o Sporting tem tanto de Santo co...ler comentário completo »
SO
SCP_SUPPORTER
2020-06-24 12h04m por SomosPorto1989
"O Cashball não existiu e já foi provado. "

Bla bla bla vocês são corruptos e nós anjinhos e assim segue. As escutas provam tudo mas o cashball e o Paulo Pereira Cristóvão não provam nada mesmo que este último tenha sido condenado. Metam uma coisa na cabeça, ninguém no futebol é santo e por mais que Porto e Benfica tenham tido mais casos polémicos o Sporting também em nada fica atrás só que como tem ganho muito raramente passa mais despercebido e mais em tempos também houve um ...ler comentário completo »
newone21
2020-06-24 11h59m por ACastro6
Eu percebo o que dizes, mas sinceramente durante a primeira parte pedi n vezes que o Uribe entrasse, e o Sérgio viu isso também. Pessoalmente não tinha tirado o Diaz, tinha tirado o Marega, a imprevisibilidade do Diaz podia sempre dar mais alguma coisa, o que tem o seu quê de ironia já que depois o homem teve ligado nos 4 golos. Mas a realidade é que o Sérgio desta vez (e não são muitas) leu bem o jogo, há que da rmérito quando o tem. Espero só que agor anão invente e que seja competent...ler comentário completo »
SCP_SUPPORTER
2020-06-24 11h49m por ACastro6
Antes de mais quero só dizer aqui que não tenho nenhnum tipo de ódio contra Sporting ou Benfica.
Mas epah, enerva-me uma coisa nos sportinguistas: é a constante vitimização do "nós não ganhamos porque os outros roubam". Pah o Sporting rouba tanto como o Porto e o Benfica, quer queiram quer não já deixaram há muito mesmo de ser os santinhos, o Porto teve certos poderes, factos. O Benfica neste momento tem todos os poderes e mais alguns, factos. Mas não andem a passar paninhos leve...ler comentário completo »
JS
SCP_SUPPORTER
2020-06-24 11h44m por jsilva77
Pereira Cristóvão e Cashball existiram . . . Assim como existem os e-mails . . . Assim como existiu o Apito Dourado . . . E tantas outras coisas que existem e existiram com a conivência da nossa justiça, depois é com declarações destas que queremos credibilizar o nosso futebol . . . Uma coisa te digo, ninguém é inocente, mas todas estas investigações deveriam ter sido isentas, criteriosas e levadas até ao fim, mas . . . Feito de influências e interesses, nunca o foram e, infelizmente...ler comentário completo »
newone21
2020-06-24 11h43m por ACastro6
Preferias o que? Meter 3 pinheiros como o lá de baixo faz? A equipa estava sem ligações e com um futebol lento e previsível, era preciso abrir espaços, com o Uribe em campo o Otavio e o Corona ficaram soltos, tiraste um extremo para dar à equipa dois jogadores dinâmicos para a frente. Para de criticar por criticar, o jogo começou mal mas gnahamos graças ao dedo do treinador ao intervalo, que percebeu a borrada que fez em jogar só com 2 médios de início.
Ai Sérgio
2020-06-24 11h37m por ACastro6
Para quê inventar. . . Era assim tão difícil termos começado o jogo com o meio cmapo que praticou um futebol tão dinâmico na Vila das Aves??
Primeira parte como tem sido o resto da época: futebol previsível, com a primeira contrução de jogo sempre para o mesmo jogador (Sérgio) e o resto tudo para a frente e com poucas ligações nos setores. Claro que disto resultam poucas oportunidades e um futebol lento.
Segunda parte sim: como um adepto de futebol gosta. 3 médios muito rotati...ler comentário completo »
HA
Jogo
2020-06-24 11h33m por Halibut
Bem ganho, 1ª parte mais fraca mas na 2ª sem dar hipóteses. . . Agora só espero que não percam mais pontos desnecessários, o Benfica anda a jogar mal mas nós também não jogamos nada por ai além. . .

Tenho gostado de ver os jovens em acção, para mim o que destaca mais é o Fábio Vieira, é muito assertivo a jogar, tem calma, tem já para a idade muita serenidade, se souberem potenciá-lo vai dar um grande jogador, todos os outros também são bons.
newone21
2020-06-24 11h22m por JustaCausa
Se percebesses de futebol entendias que o melhor que ele podia fazer era tirar o Diaz para meter um medio pois tavamos a perder o meio campo e consequentemente o jogo pelo centro.

OUTRAS NOTÍCIAS

É Viral
Artur Jorge, técnico do Botafogo, após a vitória diante do Flamengo (2-0) foi questionado sobre a fadiga de um dos mais experientes do plantel - Damián Suárez - e a ...