placardpt
Santa Clara vence Benfica na Luz

Um filme com final (in)esperado!

Que jogo! Muitos golos, reviravolta para um lado, reviravolta para o outro, muita emoção, muitos erros, de parte a parte, e derrota do Benfica em casa, frente a um Santa Clara (3x4) que nunca se amedrontou frente a uma águia claramente fragilizada. Neste momento, pouco pode explicar esta quebra abrupta de rendimento das águias na segunda metade da temporada.

Em jeito de síntese, os açorianos radicados em Lisboa ainda estiveram duas vezes na frente do marcador, com muito mérito, depois passaram para trás e acabaram na frente. Só visto!

Quando a nódoa cai no melhor pano

A vitória do Benfica em Vila do Conde (1x2) afastou a saga dos empates e a expectativa era grande para perceber se a turma de Bruno Lage tinha capacidade para dar seguimento a um bom resultado, visto que o regresso à competição deu-se com dois empates. Pura ilusão. Mérito do Santa Clara, mas muito demérito do Benfica. 

 

Os açorianos tiveram uma atitude muito proativa no jogo. Sólidos na defesa, consistentes no miolo e pacientes no ataque. Nota-se que o bom momento que vivem no Campeonato transmite-lhes enorme confiança e permite-lhes entrar em qualquer campo sem qualquer tipo de pressão. Já outras equipas...

E se houve momentos em que o equilíbrio foi evidente, também não é menos verdade que o Benfica teve as suas oportunidades para chegar à vantagem. Mal seria. Não aconteceu, muito por culpa do guarda-redes Marco Pereira, que foi negando algumas investidas contrárias como podia, com especial destaque para remates de Adel Taarabt, Weigl e Nuno Tavares. E é precisamente sobre este último que incidem as próximas linhas.

O jovem lateral, mais uma vez titular em virtude da lesão de Grimaldo, até estava a fazer um bom jogo, em comparação com muitos colegas (Pizzi, que se passa?), só que a nódoa acabou por cair precisamente num dos melhores panos. Um lance de contra-ataque potencialmente perigoso transformou-se no golo do Santa Clara. Como? Um erro imperdoável do camisola 71 no momento da saída em transição.

Em desvantagem era preciso mudar ao intervalo, e foi isso mesmo que Lage fez. Gabriel e Seferovic não regressaram para a segunda metade, entrando Carlos Vinicíus e... Andrija Zivkovic. Esse mesmo. O extremo sérvio que não jogava para a Liga desde março do ano passado.

Adel Taarabt controla a bola perante o olhar atento de Francisco Ramos

Reviravolta em reviravolta

Bem, por onde começar? É uma pergunta legítima para aquilo que se passou nesta segunda parte. Seis golos, três deles para o Santa Clara, e emoção até à última gota de suor.

 

Começou melhor o Benfica, com Zivkovic, Taarabt, André Almeida e Rafa Silva a desenharem o golo do empate. Uma resposta quase imediata das águias que viria a merecer resposta em igual medida por parte dos açorianos. De bola parada, imagine-se...

Os encarnados já tinham consentido quatro golos na sequência de lances de bola parada neste regresso, e voltaram a falhar nesse capítulo, neste caso com Osama Rashid a bater o canto para a finalização de Zaidu entre os centrais.

Sem tempo a perder, o Benfica reagiu e reagiu muito bem, é importante que se diga, porque também houve mérito em determinados momentos do jogo para a equipa da casa. Carlos Vinícius teve cabeça para consumar a reviravolta, ao apontar dois golos em apenas dois minutos, isolando-se dessa forma no topo da lista dos melhores marcadores da Liga. Só que o pior ainda estava para chegar. Um balde de água gelada.

O 3x2 estava feito, mas o Santa Clara não atirou a toalha ao chão. De espírito corajoso, novo brasão desta equipa, os comandados de João Henriques reentraram na partida, aos 81 minutos, na conversão de uma grande penalidade que motivou muita polémica e mudou a enredo do jogo, com a reviravolta a ser consumada em cima do apito final. Está escrita a história deste filme - primeira vitória do Santa Clara na Luz - e com... final (in)esperado.

Em suma, Santa Clara mais perto de bater o recorde de pontos na Liga e o Benfica a estender a passadeira para a liderança isolada do Campeonato ao rival FC Porto.

U Terça, 23 Junho 2020 - 19:15
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
João Pinheiro
3-4
Rafa Silva 50'
Carlos Vinícius 63' 65'
Anderson Carvalho 44'
Zaidu Sanusi 57'
Crysan 82' (g.p.)
Zé Manuel 90'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 28
Lances Capitais
44´
GOLO Santa Clara!
Anderson Carvalho marca
Anderson Carvalho marca o seu 1º golo na prova (13 jogos)
50´
GOLO Benfica!
Rafa Silva marca
Rafa Silva marca o seu 6º golo na prova (19 jogos)
57´
GOLO Santa Clara!
Zaidu Sanusi marca
Zaidu Sanusi marca o seu 1º golo na prova (18 jogos)
63´
GOLO Benfica!
Carlos Vinícius marca
Carlos Vinícius marca o seu 16º golo na prova (26 jogos)
65´
GOLO Benfica!
Carlos Vinícius marca
Carlos Vinícius marca o seu 17º golo na prova (26 jogos)
82´
GOLO Santa Clara
Crysan marca de grande penalidade!
Crysan marca o seu 2º golo na prova (7 jogos)
90´
+5
GOLO Santa Clara!
Zé Manuel marca
Zé Manuel marca o seu 2º golo na prova (20 jogos)
A Chave

Minuto 81: Numa altura em que ficou pela primeira vez em desvantagem no marcador,  o Santa Clara beneficiou de uma grande penalidade que viria a ajudar a mudar a história do jogo.

O Árbitro

Numa noite com muitas incidências, houve um lance que merece particular destaque na análise ao desempenho de João Pinheiro: a grande penalidade assinalada a favor do Santa Clara. Há mão de Rúben Dias, isso parece claro, mas fica a ideia de que o central é carregado em falta. Não foi esse o entender do árbitro da AF Braga.

O Melhor
Alma açoriana

O simples facto de esta ser a primeira vitória do Santa Clara na Luz já merece honras de destaque. Ainda para mais pela forma como foi conquistada. Uma equipa que nunca se baixou a guarda, mesmo quando o Benfica deu a volta ao marcador num tão curto espaço de tempo, e que acaba por vencer o jogo com muito mérito e muita alma.

O Pior
Erros e mais erros

Se sofrer quatro golos em casa já é um sinal bastante negativo, a forma como esses golos foram consentidos ainda agrava mais o cenário. Erro infantil de Nuno Tavares no primeiro, (mais um) golo sofrido na sequência de um lance de bola parada, uma grande penalidade cometida e uma defesa aos papéis no quarto... Inexplicável

Forma
Benfica
2019/2020
46J
28V
10E
8D
96-47G
Santa Clara
2019/2020
35J
13V
8E
14D
38-40G

Fotografias(20)

Liga NOS: Benfica x Santa Clara
Liga NOS: Benfica x Santa Clara
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
SANTA CLARA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
VI
misticaencarnad a
2020-06-24 20h23m por vivofutbol
nem percas mais tempo com isso. o desespero leva a atacar em todas as direcçoes. a palavra de ordem é essa.
El-Mago-10
2020-06-24 20h10m por MisticaEncarnada
Eu também estou descontente com esta direção e por isso as 3 contas são do mesmo user?
É óbvio que nem tudo no Benfica está mal. Contrataram-se treinadores que apostam na formação, o clube não está a ser muito mal gerido financeiramente (creio eu, mas depois fazem-se empréstimos obrigacionistas e antecipam-se receitas televisivas no valor de 150M€).
Mas é inevitável não concordar com tudo o que vai naquela casa e nas limitações do Vieira. Para já, há uma dificuldade tremenda...ler comentário completo »
VI
chama portista
2020-06-24 19h27m por vivofutbol
Tenho sérias duvidas que isso seja verdade. Aliás e do mais profundo interesse de LFV que Bruno Lage continue a ser queimado em lume brando ate ao final da epoca, para ver se consegue passar mais uma vez pelos pingos da chuva como o habitual. Encontrar um bode expiatorio é uma prioridade neste momento, alem de que mudar de treinador nao iria mudar rigorosamente nad.
Continua a votar Vieira
2020-06-24 19h20m por Pregador
Parece que é o mesmo? Qual a admiração de haver opiniões comuns? Em terra de cegos quem tem um olho é rei. E infelizmente ainda há uns quantos cegos. Cegos, cartilhados, avençados e verdadeiros abutres. Desculpo apenas os cegos. Jola na mão e sandes de palha. Não companheiro, somos muitos, não poucos. Prefere ignorar a realidade, está no seu direito.

Saudações benfiquistas a todos.
Bom título
2020-06-24 19h02m por LelloMarmello
Plantel limitadissimo. . . e mandamos embora 2 DC. . .
VI
elmago10
2020-06-24 18h34m por vivofutbol
Perdoe a resposta tardia, mas so agora me foi possivel responder. Em primeiro lugar é obvio que o que repudio na BTV sao os conteudos, o programas de debates em que os convidados a falar sao os avençados e empregados de LFV, sao os Pedro Guerras, as entrevistas pre-programadas feitas pelo presidente sem existirem perguntas incomodas, é nao haver critica ao clube dentro da BTV (as que existiram foram de imediato corridos fora) etc. . . . Agora é obvio que gosto de ver as modalidades, o fut...ler comentário completo »
VI
rravv
2020-06-24 18h20m por vivofutbol
Saudaçoes desportivas e nao ( des. . portistas) caro colega. Agradeço a sua intervençao a respeito da minha coerencia. E com ela que a minha consciencia fala e está tranquila, nao só quando se fala em SLB como na vida do dia a dia. Como lhe reconheço um dos poucos adeptos do FCP com o qual é possivel ter discussoes, conversas e trocas de ideias acerca de tudo o que envolve futebol sem palas ( vermelhas nem azuis) o meu obrigado pelas suas palavras. Uma ultima nota é que recomendo que nao i...ler comentário completo »
Continua a votar Vieira
2020-06-24 18h02m por Pregador
O seixal é um entreposto comercial. Ficam cá pouco tempo. Os realmente bons ou são vendidos antes de chegarem à equipa A (Bernardo Silva) ou vão embora passados alguns meses (João Félix). Mas não há felixes todos os anos. Colocam se uns quantos na equipa A, para jogarem um pouco e seguirem marcha. E depois levamos com os putos verdes como Ferro, Tavares e companhia que apesar de terem qualidade não são jogadores para pegarem de estaca como titulares e alguns logo na champions. Vende...ler comentário completo »
Continua a votar Vieira
2020-06-24 17h50m por Pregador
Pois compreendo, à falta de argumentos aperta-se o pescoço. Todos os sócios viram bem. Punição? Nenhuma. Sim é diferente preparar uma entrevista estudada com perguntas e respostas. Por isso já ninguém leva a sério essas coisas na Venezuela TV. Percebo, foi assim que Vale e Azevedo perdeu a presidência. . . Um advogado contra um Vilarinho que não era bem conhecido pela sua eloquência. . . . Compreendo o medo. Há muita gente no tacho e a teta por este caminho começa a secar. . . ...ler comentário completo »
El Mago
2020-06-24 17h35m por rravv
lamento que tenhas essa postura. desde que comento aqui no ZeroZero nunca disse que um comentário de alguém era ridiculo.

Eu defendo a visão do vivofutbol pois dois motivos: sempre foi coerente ( e não é de hoje. há mais de dois anos) e é algo que quem não é do Benfica vê claramente. Obviamente quem é benfiquista tem mais dificuldade em separar a razão do coração.

E não é ridiculo dizer que os vieiristas dizem amen a tudo o que o Vieira diz. por isso são os ...ler comentário completo »
Continua a votar Vieira
2020-06-24 17h28m por Pregador
Já agora, na sua política hegemónica, e porque dinheiro não é problema, o El Mago diga que jogador desta equipa seria titular na equipa de 2013-2014. 10 anos à frente! Anedótico. . .
Continua a votar Vieira
2020-06-24 17h25m por Pregador
Bom desvio de conversa para emails. Alguns que eram verdade outros manipulados pela malta do Norte. Areia para os olhos nesta altura não. Estamos a falar de políticas e formas de estar da direção no Benfica para o Benfica e os sócios. Deixe lá os emails com os adeptos rivais. Ainda não ouvi aqui uma palavra sua para a antecipação de receitas. Receitas que deveriam ser de outros mandatos e pela qual se pagou bons juros. Tudo isto após se vender Felix e afirmar, palavras do preside...ler comentário completo »
AcaroInformatic o
2020-06-24 17h18m por MisticaEncarnada
Seja o Bruno Lage bom treinador ou não e até o pode ser, o clube tem de estar à frente e por isso se o Vieira tivesse trocado de treinador quando as coisas descambaram de vez provavelmente ainda seríamos campeões mas já que não o fazem agora que ainda o façam no final da época pois com Lage eu até receio tenho das eliminatórias de acesso à Champions
Continua a votar Vieira
2020-06-24 17h12m por Pregador
Rrav, congratulo-o pela opinião. É muito raro ver portistas conta a corrupção. Ganhar não é tudo. O campeonato da credibilidade do Vieira é como as prestações do Benfica na Europa. Só somos grandes na Europa nos programas da Cristina Ferreira. A Venezuela TV na opinião do El Mago não devia fazer debates. Já agora também anular debates políticos, porque não? O primeiro ministro no poder pode perder o debate. . . . A sério? Looool. O Vieira não está preparado? Dá entrevistas c...ler comentário completo »
BlankSpace
2020-06-24 17h09m por MisticaEncarnada
Se sair Lage será Ivo Vieira por exemplo. É preciso alguém que ainda não tenha ganho grandes títulos ou estado em grandes campeonatos e que possa pedir jogadores ao Vieira. Sendo assim, um treinador nacional (ou todos, vá) encaixam-se no perfil. Caso o Rúben Amorim ainda estivesse em Braga seria ele, provavelmente, mas como já espero tudo desta direcção deve ser Bruno Lage novamente e com mais uma temporada de futebol sofrível para, a meio da primeira volta, perceberem que se cometeu um...ler comentário completo »
TA
El Mago
2020-06-24 16h50m por Tantoscasos
Plenamente de acordo. Porém, existem outros meios que não debates (frente-a-frente), para expor a suas ideias e prestar contas a sócios. Aquilo que o homem fez na última AG ao sócio foi repudiante. Que seja transparente naquilo que faça, nem arraste o nome do Benfica para a "Lama" depois de o ter ajudado a reerguer.
Quanto a isso de ser portista, eu, como benfiquista, não ficaria agradado por ver um BdC na frente de SCP ou FCP. Antes de adepto, sou um ser humano, portanto há...ler comentário completo »
vivofutbol
2020-06-24 16h17m por rravv
Meu caro companheiro comentarista. você continua a pregar no deserto. . . eu estive alheado de comentar durante muito tempo e não foi por causa do covid. desde que fizemos a espectacular façanha de ter todas as nossas equipas eliminadas na europa na mesma ronda que eu reduzi os comentários para metade. depois disso quando vi o meu clube (que até vai em primeiro) e o seu benfica a ver qual dos dois jogava pior (atenção. . . ainda antes do covid) que percebi que era ridiculo comentar algo tão m...ler comentário completo »
Pobre SLB. . .
2020-06-24 15h51m por AcaroInformatico
Ao que isto chegou. . . ler estes comentários em que se nota principalmente uma coisa, o clube está completamente dividido.

Não questiono o benfiquismo de ninguém. . . mas, haverá algum benfiquista contente com o atual estado das coisas. . . ?!? Após a saída de JJ esta super estrutura 10 anos à frente de todas as outras anda completamente à deriva. O R. Vitória foi campeão sem saber ler nem escrever, tivessem os ilustres sprtinguistas (BC e JJ) mantido a boca fechada sem ...ler comentário completo »
VI
elmago10
2020-06-24 15h33m por vivofutbol
eu nao me desvio do assunto, apenas nao caio no erro de discutir consigo o SLB. Ja o fiz antes e nao consigo discutir o clube consigo. Temos opinioes totalmente distintas e apoiamos projectos muito diferentes para o futuro do SLB. Voce é livre e tem o direito de o fazer, assim como eu.
Na verdade nao compreendi esse seu reparo ao que comentei. Foi por ter dito que o presidente do clube é um ditador? Peço desculpa mas apenas verifico factos. Veja os casos do Sr. Antonio Simoes e de...ler comentário completo »
VI
elmago10
2020-06-24 14h47m por vivofutbol
Nao vou cair no erro de discutir o que está mal ou bem no clube, nos estatutos etc porque é uma perda de tempo. Você tem a sua opiniao legítma como qualquer outro socio ou adepto. Mas faço um reparo, nao deixa de ser curioso que hoje em dia ninguem se pode atrever a questionar ou criticar a gestao do clube seja aonde for que é logo chamado de tudo e mais alguma coisa, tipico de regimes autoritarios e ditatoriais. So pode haver palminhas e chapadas nas costas de apoio. Sinal de que esta di...ler comentário completo »
VI
elmago10
2020-06-24 14h23m por vivofutbol
Nao, a noite foi (mais uma) pouco relaxada. Eu estaria feliz se fizesse parte de algum tacho dentro do clube e com um bom salario ao fim do mes certinho a cair na conta. Como nao tenho essa sorte, , resta-me apenas o amor ao clube e defender os seus intereses e nao os interesses de alguem.
A minha opiniao é lhe tao indiferente que ate faz questao de me referir nos seus comentarios quando eu nem sequer lhe dirigi a palavra. Nao é a minha linguagem que o incomoda, é o facto de ser v...ler comentário completo »
VI
Pregador
2020-06-24 14h11m por vivofutbol
Sim, o voto eletronico nao inspira confiança a ninguem. Ainda mais quando no poder está alguem que mudou os estatutos do clube a seu bel prazer com o intuito de limitar ainda mais as pessoas a poderem se candidatar a presidencia do clube. Estamos perante um autentico ditador disfarçado, que usa e abusa do clube para se defender a si e aos seus interesses. Até no processo e-toupeira se preocupou mais em defender Paulo Gonçalves do que o nome do clube, isso diz muito para nao dizer tudo. ler comentário completo »
FE
verdades94
2020-06-24 14h09m por Fernandinho
JJ não é a solução. . .

Com ele tivemos 1/2 ano de grande dutebol seguido de meia época sofrivel por nao rodar a equipa em que quase perdíamos o campeonato para o Braga com Aimares, Saviolas, ramires, di maria. . .

Seguiram-se 3 anos de futebol horrível mesmo com contratações atrás de contratações escolhidas por ele (como ele próprio gostava de se gabar. . . )

Após termos 3 anos de paciencia la conseguiu ganhar mais 2 campeonatos à justa com planteis milionarios. . .

GRANDE SOLUÇÃO
Vivofutbol
2020-06-24 13h47m por Pregador
Caríssimo, não sei se vamos ter sorte visto o voto electrónico estar aí em força. . . Já agora pergunto-lhe a si e aos outros quem é o responsável pela auditoria do processo? Curiosidade de quem trabalha no meio informático como eu. . . .

Saudações benfiquistas
VI
elmago10
2020-06-24 13h38m por vivofutbol
É com agrado que observo que a minha opiniao nao lhe é indiferente, dizer as verdades realmente incomodam muita gente. Pelo menos a vergonha que se vê hoje, foi o que eu me fartei de denunciar aqui apesar de ser atacado e chamado de tudo desde anti a dragarto etc. Mas o bom disto nao é ter razao, é ver que ja existe muita malta a abrir a pestana finalmente. Nao esperei pelo mau momento para o fazer, mesmo quando era tudo um mar de rosas e as papoilas andavam aos pulos no primeiro lugar e ...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Espanhol jogou a médio ofensivo
Aranda foi o escolhido para jogar na posição de médio ofensivo, no lugar do castigado Gustavo Sá, e Armando Evangelista explicou a decisão.