placardpt
    Dragões voltam a superar-se às aguias

    Quente como o bafo do Dragão

    2020/02/08 22:37

    Com uma mão cheia de golos num jogo rasgadinho, o FC Porto voltou a vencer o Benfica e reduziu para quatro pontos de distância do líder do campeonato. A estratégia montada por Sérgio Conceição causou o efeito desejado uma vez mais, com muita assertividade posicional e pressão intensa. Os encarnados procuraram remar contra uma maré agitada na segunda parte de modo a repetir a façanha da temporada passada, mas não conseguiram lidar com a demonstração de força do eterno rival que alimentou o sonho de conquistar o título de campeão.

    Como um Clássico deve ser

    Xadrez. Uma arte - sejamos mais românticos - tantas vezes utilizada como analogia para o futebol. Tática e estratégia são as palavras de ordem e por isso merece uma atenção especial de quem a acompanha.

    De tática e estratégia falou-se na primeira parte do FC Porto x SL Benfica, um tanto semelhante à do SL Benfica x FC Porto. Isto porque a primeira investida - ou entrada personalizada - pertenceu ao dragão uma vez mais, levando o adversário a uma intraquilidade levada ao desespero. 

    Dragão foi melhor na primeira parte ©Catarina Morais / Kapta +

    Peões afastados. Desde logo porque Chiquinho, grande muleta encarnada na fase inicial de pressão, confundiu-se nas marcações, Rafa parecia posicionado a uma distância de largos quilómetros, não dando largura nem a explosão necessárias para o momento de transição, e Pizzi, vigiado atentamente, pouco acrescentou em zonas interiores.

    Com isto dizer, obviamente, que o FC Porto venceu o primeiro duelo, ao conseguir sair com destreza e tranquilidade da primeira fase de construção. Com a experiência de Pepe no coração, coube a Uribe e a Sérgio Oliveira a função de olear a máquina. A superioridade azul e branca foi notória em grande parte devido à forma como foi colocado o dedo na ferida do rival: a transição defensiva.

    Weigl e Taarabt, pressionados de início ao fim, a par dos centrais, acabaram por ser os dois elementos mais expostos numa fase em que o golo inaugural de Sérgio Oliveira - nota para a jogada de Otávio - provocou pânico imediato.

    O alemão procurava junto dos centrais imprimir critério no passe e falhou redondamente, assim como Taarabt em praticamente todos os momentos do jogo. Por muito que a tensão no ar apontasse para a vantagem alargada, nesse curto espaço temporal, Rafa transportou-se para espaços intermédios, levando consigo rapidez e triangulações que nem sempre funcionaram, mas que indicavam algo.

    Aí, e num dos poucos lances de ataque, o Benfica igualou distâncias, com o instinto matador de Vinícius a fazer a diferença após um cabeceamento defendido de forma complexa por Marchesín.

    O empate amarrou, trouxe as habituais paragens e picardias. O que muitos sentem e o que nem todos concordam, mas que faz parte do espetáculo. Com um Benfica cada vez mais amarelado - Taarabt escapou por pouco da expulsão -, o FC Porto voltou a crescer. Desde as cavalgadas de Luis Díaz, às dobras de Corona, passando pela ratice de Otávio e pela força de Marega, ele que voltou a colocar Ferro em situações delicadas.

    Uma mão do jovem defesa instalou a polémica, essa que levou ao VAR e à marcação de uma grande penalidade convertida por Alex Telles, antecedida de um autogolo de Rúben Dias a caminho do intervalo. 

    Balanço: Cavalos e Bispos fora. Tabuleiro vermelho bem mais desfalcado.

    Gerir uma montanha de emoções

    Pedir a mesma intensidade e o caudal dos primeiros 45 minutos seria irrealismo puro, mas a emoção não deixou de existir com a redução de temperatura no termómetro.

    O Benfica, ciente da urgência em acalmar o jogo, conseguiu abafar até certo ponto a intranquilidade demonstrada inicialmente, apostando num futebol mais cínico e eficaz. 

    Lage entrou em campo na última jogada... ©Catarina Morais / Kapta +

    A circulação passou a ser mais paciente e não tanto despropositada, mesmo enfrentando a maior pujança azul e branca. E se de cinismo e eficácia o jogo também é feito, Carlos Vinícius destaca-se, tanto que voltou a não precisar de muito para reduzir a desvantagem.

    O duelo de xadrez deixou de ter um final tão previsível, porque a pressão portista, ainda que uma vez mais exercida com cabeça, deixou de ser tão intensa.

    As oportunidades não ficaram de parte e tanto Pepe como Odysseas acabaram por estar diretamente ligados ao 3x2 que não se alterou em mais nenhum momento, apesar de ameaçado pelo chuveirinho e pelos contra-ataques.

    Rei em apuros. O Dragão defendeu o Xeque do Benfica pela segunda vez neste campeonato.

    U Sábado, 08 Fevereiro 2020 - 20:30
    Estádio do Dragão
    Artur Soares Dias
    3-2
    Sérgio Oliveira 10'
    Alex Telles 38' (g.p.)
    Carlos Vinícius 18' 50'
    Rúben Dias 44' (p.b.)
    Estádio do Dragão
    Lotação50 033
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 20
    Lances Capitais
    10´
    GOLO FC Porto!
    Sérgio Oliveira marca
    Sérgio Oliveira marca o seu 2º golo na prova (9 jogos)
    18´
    GOLO Benfica!
    Carlos Vinícius marca
    Carlos Vinícius marca o seu 13º golo na prova (18 jogos)
    38´
    GOLO FC Porto
    Alex Telles marca de grande penalidade!
    Alex Telles marca o seu 7º golo na prova (19 jogos)
    44´
    GOLO FC Porto
    Rúben Dias marca na própria baliza!
    50´
    GOLO Benfica!
    Carlos Vinícius marca
    Carlos Vinícius marca o seu 14º golo na prova (18 jogos)
    A Chave

    Estratégia voltou a funcionar na perfeição: entrada fortíssima, com equipa bem posicionada e pressão alta, não deixando o Benfica circular livremente. Na segunda parte a intensidade baixou, mas nem por isso deixou de funcionar.

    O Árbitro

    O jogo não facilita em nada, tendo em conta todos os aspetos que lhe são inerentes, e Artur Soares Dias acabou por ter uma arbitragem difícil de avaliar. Errou ao não expulsar Taarabt e acabou por acertar na marcação da grande penalidade por mão de Ferro graças ao VAR - damos o benefício da dúvida em relação a uma possível falta de Soares. Para além disso, o critério disciplinar foi discutível, com tolerância para os amarelados e intolerância para os jogadores de folha limpa.

    O Melhor
    Uma estratégia que voltou a dar frutos

    O segredo está na entrada e na forma como a equipa conseguiu bloquear os acessos ao adversário. Sérgio Conceição voltou a superiorizar-se a Bruno Lage, conseguindo castigar o ponto mais débil e a secar o ponto mais forte dos encarnados.

    O Pior
    Tanta intranquilidade

    Jogar no Estádio do Dragão nunca é tarefa fácil, mas há muito para ver, analisar e melhorar por parte de Bruno Lage. Mérito do adversário por secar os principais protagonistas, mas o quase inexistente fio de jogo tem muito que se lhe diga...

    Forma
    FC Porto
    2019/2020
    38J
    28V
    4E
    6D
    78-32G
    Benfica
    2019/2020
    35J
    26V
    4E
    5D
    81-31G
    Sabia que...by playmaker stats
    O Benfica não perdia fora de casa há mais de um ano: janeiro de 2019, frente ao Portimonense, no último jogo de Rui Vitória
    Benfica termina com uma série de 18 vitórias consecutivas fora de casa
    FC Porto volta a vencer o Benfica no Dragão, o que não acontecia desde 2015/16
    Benfica volta a perder, depois de 16 vitórias consecutivas
    Sérgio Conceição vs. Bruno Lage: 3 vitórias, 1 derrota, 9 golos marcados, 5 sofridos
    FC Porto volta a derrotar o Benfica: desde 2015/16 que não vencia os 2 jogos do campeonato frente aos encarnados
    FC Porto volta a derrotar o Benfica: desde 2015/16 que não vencia os 2 jogos do campeonato frente aos encarnados

    Fotografias(55)

    Liga NOS: FC Porto x Benfica
    Liga NOS: FC Porto x Benfica
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC PORTO
    EMPATE
    BENFICA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    LM
    Continua a cegueira
    2020-02-10 00h10m por lmanuel
    Tarabt devia ter sido expulso (e o árbitro bem que levou a mão ao bolso. . . mas depois parece que lhe faltou a coragem. . . se calhar pensou na classificação e resolveu proteger-se agradando aos corruptos)
    Weigl devia ter sido expulso
    André Almeida podia perfeitamente ter sido expulso
    Enorme quantidade de benefícios ao infrator a prejudicar o Porto
    O penalty. . . só gente muito facciosa pode dizer que não é penalty.
    E ainda têm a lata de vir dizer que fora...ler comentário completo »
    ReturnOfTheEagl e
    2020-02-09 22h13m por f1950
    Sim, aliás não me admira ter sido mais uma brincadeira dessas a razão para ter sido emprestado ao PAOK.
    Mas quanto à mentalidade dos jogadores parece. me ser mais culpa do Sérgio Conceição. Ele lá vai dizendo nas conferências de imprensa que o próximo adversário é sempre muito difícil e merece o máximo respeito mas pela personalidade dele imagino-o perfeitamente no balneário antes dos jogos teoricamente mais acessíveis para os jogadores se pouparem para jogos mais importantes e que a ...ler comentário completo »
    MA
    21_savage
    2020-02-09 21h13m por Marshmallow
    Tens problemas sérios, só pode. . .
    Acho que acabou. . .
    2020-02-09 21h05m por diogomoura378
    . . . O tempo de Bruno Lage no Benfica.
    Nota-se que perdeu fulgor ou então a época passada, foi apenas fogo de vista.
    Saiu apenas um jogador dessa referida equipa(João Félix), não consigo compreender como a equipa joga tão mal.
    Com o plantel que tem, exige-se muito mais ao treinador.
    Gostava muito de ver Ivo Vieira(Vitória SC)ocupar o lugar.
    Mas se bem conheço a estrutura do Benfica, irá manter Bruno Lage até ao limite.
    Tal como aconteceu com Rui Vitória.
    Enfim. . .
    Sérgio Oliveira
    2020-02-09 19h41m por f1950
    Um daqueles jogadores que só aparece em jogos importantes ou quando a equipa está muito motivada como foi a primeira época de SC.
    Para ser um jogador que possa fazer a diferença em mais jogos precisa de mudar esta mentalidade, apesar de já ser um pouco tarde. Ainda sou do tempo em que quando estava no Paços fazia Stories no Instagram com o seu carro em excesso de velocidade na autoestrada, por isso já não é de agora. . .
    Vitória
    2020-02-09 18h32m por BMR
    Estes 3-2 ao benfas só faz sentido quando o porto na próxima jornada ganhar em Guimarães.
    Benfica
    2020-02-09 18h20m por diogomoura378
    Venho aqui falar do Benfica, porque do jogo não vale a pena.
    Se no plantel todos contam, porque é que jogam sempre os mesmos em 4 posições especificas do campo?
    André Almeida, na Lateral-Direita
    Ferro, a Central
    Grimaldo, na Lateral-Esquerda
    Pizzi, a Médio-Ala Direito
    Muitos poderão dizer que não há alternativas, mas isso não seria verdade, pois não?
    Tomás Tavares, na Lateral-Direita
    Samaris, a Central
    Cervi, na Lateral-...ler comentário completo »
    Porto vs Benfica
    2020-02-09 18h16m por estaramosold
    Vitória justa do Porto.
    Já se sabia que o Porto ia meter o jogo rasgadinho, e mais uma vez Bruno Lage a perder em toda a linha. Começamos a perder o jogo quando tira o Cervi e mete o Rafa junto á linha.

    Depois os desiquilibrios defensivos, um Famalicão desta vida podia ter metido 4 ou 5, porque Ferro está uma nódoa e Grimaldo não dá para muito mais defensivamente.

    Weigl e taarabt nunca conseguiram estancar o meio-campo. Ontem marcamos 2 golos porque ...ler comentário completo »
    21_savage
    2020-02-09 17h40m por yosephrosario
    Traduz para portugues please
    MA
    TSG_Hoffenheim_ 1899
    2020-02-09 17h20m por Marshmallow
    Não me parece grave deixar pontos em 3 deslocações. Não se pode jogar sempre bem e as equipas têm altos e baixos. A diferença é que o rival do Porto não perdeu pontos que devia ter perdido quando também nos brindou com algumas exibições miseráveis.
    MA
    justo10
    2020-02-09 17h16m por Marshmallow
    Jovem, se depois de um jogo como o de ontem não consegues aceitar uma derrota, não vejas futebol. Arranja outro passatempo. Essa forma de estar só vai fazer de ti pior pessoa. O teu clube perdeu porque foi inferior, e no que toca ao trabalho do árbitro, entre penaltis marcados e outros que nao foram marcados e cujas decisões são todas fáceis de aceitar, grave mesmo foi a permanencia do Taraabt em campo. Se não és capaz, de forma isenta, de perceber isto, tens que crescer um bocadinho...ler comentário completo »
    AN
    Justo 10. . .
    2020-02-09 16h54m por Anjinhosvermelhos
    . . . . já chega de fazer cenas pahhh. . . . ES RIDICULO. . . depois do rennie k tal um Xanax??? É o k faz a canalha tão novinhos já sabem ir pra net
    Falar coisas serias
    2020-02-09 16h32m por BMR
    Acho que está na altura de começar a olhar para dentro de casa.
    Justiniano. Fábio Vieira. Afonso Sousa. João Mário. Mor. Muito bons jogadores deste Porto B.
    Agora estar aqui a falar sempre da mesma coisa. Ponham os olhos na liga inglesa falase de futebol a que mudar as mentalidades.
    JU
    Justiça
    2020-02-09 16h24m por justo10
    Benfica já veio emitir comunicado sobre a VERGONHA de ontem. e pedir árbitros estrangeiros em todos. os jogos do clube do apito dourado, chegam ao ponto de festejar com árbitros ao colo como ontem o carteiro do pepe.
    Para terminar. . .
    2020-02-09 16h00m por AcaroInformatico
    Um comentário ao que tem sido a política de contratações do SLB nos últimos anos. . .

    Eu escrevi por aqui um comentário a anteceder o clássico, onde referi que o ponto fraco deste SLB é o seu lado esquerdo defensivo. Penso que este ponto foi referido por diversos utilizadores.
    Escrevi que o nosso desempenho defensivo dependeria da eficácia da ajuda que cervi daria a Grimaldo e Ferro, pois bem, o nosso treinador resolveu inventar e colocar o Rafa na esquerda. Se era ...ler comentário completo »
    MA
    SomosPorto1989
    2020-02-09 15h25m por Markes88
    Sim, todos recordamos que o SC no resto da época ter colocado Militão a lateral, ele que vinha a fazer dupla realmente fantástica com Felipe a central, ajudou diretamente (pelo jogo contra Benfica mais ausência de Danilo) e indiretamente porque Pepe noutros jogos contra pequenos esteve mal e algo ligado a empates vossos. . . . e isso foi por vocês portistas lembrado com o passar dos jogos. . . .
    Clássico. . .
    2020-02-09 15h23m por AcaroInformatico
    Foi uma clássico, com o resultado clássico. . . perdemos no Dragão.

    Resta somente escrever que o resultado foi justo, o FCP foi superior ao SLB durante bastante mais tempo que o contrário, portanto, parabéns aos adeptos e jogadores do FCP.
    Não posso, no entanto, dirigir as minhas congratulações ao Srº treinador porque esse também não o faz quando não ganha. . . acusa tudo e todos de anti fair-play, de queima de tempo e tudo mais, mas quando vemos os últimos mi...ler comentário completo »
    Gprof
    2020-02-09 15h18m por Roby_Comunista
    Fui banido por dizer que o Weigl não mereceu levar amarelo.

    É o nível de censura a que este site chegou 🤷‍♂️ ;
    MA
    One82
    2020-02-09 15h16m por Markes88
    É verdade, lapso meu, peço desculpa. Mas para o exemplo que estava a dar, até serve à mesma.

    Kelvin. . . . como um jogador que em todos os outros jogos pelo Fcp acrescentou tão pouco (pese embora nunca tenha sido sequer 2ª escolha) vos deu um campeonato. . . há coisas. . .
    SO
    Markes88
    2020-02-09 15h03m por SomosPorto1989
    Se formos por aí então o ano passado o Benfica também aproveitou as (. . . ) que o SC fez no clássico ao não meter os dois jogadores na altura que eram os principais pilares na defesa (Militão e Danilo) e na altura também o pilar do meio-campo entrando apenas com 2 médios e acabou por dar-se mal, faz parte do futebol não só ganhar como aproveitar também os erros do adversário isso nem sequer é discussão e não é por isso que o Benfica tem menos mérito (apesar do demérito do Porto ser ainda maior...ler comentário completo »
    tonefcp
    2020-02-09 14h57m por CriadorDeEstorias
    La por o Porto ter vencido dois jogos ao Benfica é melhor equipa. . .
    LOL
    SO
    ReturnoftheEagl e
    2020-02-09 14h50m por SomosPorto1989
    Apesar de estar em baixo de forma simplesmente acho o Marche mais completo que o Vlacho embora o grego também seja bom, na defesa tal como dizes talvez apenas o Dias fosse titular no Porto ainda assim apesar de Pepe ter estado lesionado (e ainda ontem saiu novamente por motivos físicos) acho que continua a ser o melhor central e Marcano (apesar de ter estado bem ontem) e Ferro no máximo são bons suplentes nada mais que isso e na esquerda sem dúvida o Telles que é mais completo e mais talhado p...ler comentário completo »
    É sempre o Árbitro
    2020-02-09 14h44m por carloscorreia368
    Os benfiquistas andam a 30 e tal anos a dizerem que perderam contra o Porto por causa do Árbitro. E que tal virar o flanco não?
    Markes88
    2020-02-09 14h35m por One82
    Estás enganado, o JJ mete o David Luiz a lateral em 2010/2011, no jogo dos 5-0.
    O JJ ajoelhou-se em 2012/2013 no 2-1 golo do Kelvin.
    Gostei. . . .
    2020-02-09 14h06m por sadina
    daquela "bafo" do Marega. . . . o que será que ele tinha nas luvas????

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Basquetebol
    Tudo o que precisa saber para a 22ª jornada
    É já neste fim de semana, mais propriamente no sábado, 27 de abril, que se realiza a 22ª e última jornada da fase regular da Liga Betclic masculina. Por isso mesmo, ...