placardpt
Tudo adiado para o Dragão

Quando um empate é vitória para ambos...

Uns ganharam pelo facto de terem, em sua casa, empatado com um dos maiores clubes portugueses. Outros, ganharam por não terem permitido surpresas, levando a eliminatória controlada para o Dragão e, ao mesmo tempo, poupando quase toda a equipa para o clássico do próximo sábado. O duelo entre Académico e FC Porto teve intensidade, bons momentos, golos e uma bonita festa na bancada. Um momento que valoriza o futebol português.

Principal arma: alma

Quem, em condições normais, aponta o Académico de Viseu como capaz de ultrapassar o FC Porto, sobretudo numa eliminatória a duas mãos? O presidente, o treinador, os jogadores mais enérgicos, os adeptos mais devotos. Mas é um apontamento de crença e de esperança, não de convicção de poderes equiparados. Como é lógico. Como acontece, aliás, com muitas equipas de primeira liga. O desequilíbrio de forças é enorme, ainda mais se comparado o valor individual.

Só que há sempre outras armas. Para o jogo no Fontelo, onde vídeos de motivação não eram necessários para a equipa da casa (bastava ver as bancadas preenchidas, como nos bons velhos tempos), o Académico apostou na organização e na inesgotável alma, nada desvairada, sempre lúcida.

Vítor Ferreira foi quem mais pontos ganhou ©Vítor Parente / Kapta+
Um desequilíbrio de forças que se encurtava dessa maneira, do foro mental. De um lado, o jogo da época para os jogadores, o jogo da década para os adeptos, um momento ímpar e grandioso de uma cidade que anseia desesperadamente por futebol de primeira. Do outro lado, um pré-clássico. Assim se explicam as oito alterações de Sérgio Conceição, mais a de Manafá, que surgiu na esquerda. Uma nova equipa, em suma, e muita necessidade de entrosamento para justificar os pergaminhos.

Pode-se dizer que, durante 58 minutos, não se viram evidenciadas essas diferenças. Aliás, a primeira parte ter tido zero remates à baliza dos viseenses é bastante explícito para sustentar essa conclusão.

Os portistas assumiram, pois claro, as despesas do jogo, tiveram bola, mas souberam poucas vezes o que fazer para descoordenar uma defesa que, no momento defensivo, alongava para uma linha de cinco, sustentada pelos dois médios defensivos, e fechava assim as ténues tentativas portistas de um jogo tricotado e apoiado: normalmente, a equipa de Sérgio acabava por tentar o lance individual ou a bola longa para as diagonais do desinspirado Marega - teve a primeira e única oportunidade do primeiro tempo, atirando ao lado.

Zé Luís marcou, dois meses depois ©Vítor Parente / Kapta+
Também se tem, com isto, de dizer que não foi propriamente uma primeira parte muito agitada para Diogo Costa. Um remate aqui, outro acolá, alguns cruzamentos perigosos (boas ações dos extremos Luisinho e João Mário, com Jean Patric), pouco mais. Sobressaía a alegria e a forma apaixonada dos viseenses nos vários momentos do jogo, o jeito descomplexado e destemido perante um adversário de outra realidade, a vontade de ganhar cada duelo. Então, se é o jogo da época ou da década, para quê enfrentá-lo com medo?

Festa com golos

Ao minuto 59, o golo de Zé Luís trazia consigo o convite à máxima da «lei do mais forte». A melhor entrada do FC Porto após o intervalo fazia prever maiores dificuldades para o Académico, mas o facto de não terem sido necessárias muitas oportunidades para o golo surgir podia tirar a tal alegria ao jogo.

Nada mais errado. Se aquele momento serviu para dar a Vítor Ferreira, o principal armador de jogo dos azuis e brancos, um momento de brilhantismo com a assistência, e a Zé Luís o regresso tão aguardado aos golos dois meses depois, não retirou qualquer condimento à equipa de Viseu e à bancada do Fontelo. Também sem precisarem de muitas oportunidades, chegaram ao empate num belo cruzamento de Kelvin (Zimbabwe) e num cabeceamento de João Mário, os dois melhores da equipa de Rui Borges.

Saravia teve boa oportunidade no fim ©Vítor Parente / Kapta+
Sérgio Conceição não podia estar a gostar, pese embora o 1x1 seja, na teoria, um bom resultado alcançado fora numa eliminatória a duas mãos. Nessa altura, já Nakajima estava em campo, regressado após lesão, e foi dele o remate mais perigoso na reação portista, que também teve Corona bem ativo (ficou penálti por marcar) e Vítor Ferreira, sempre ele, a tentar encontrar a solução que não surgiu.

No Dragão, há a decisão.

U Terça, 04 Fevereiro 2020 - 20:45
Estádio do Fontelo
João Pinheiro
1-1
João Mário 70'
Zé Luís 59'
Estádio do Fontelo
Lotação8 046
Medidas105x66
Inauguração1928
FaseMeias-Finais
Mão1ª Mão
Lances Capitais
59´
GOLO FC Porto!
Zé Luís marca
Zé Luís marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
70´
GOLO Académico de Viseu!
João Mário marca
João Mário marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
A Chave

Estratégia viseense: Em 4x3x3 a atacar, a equipa passava a 5x3x2 a defender, com o extremo esquerdo a colar-se à linha defensiva e com o meio-campo muito agressivo. Assim foi a fórmula defensiva do Académico para anular, quase sempre bem, a criação e o ataque dos azuis e brancos.

O Árbitro

Ficou por assinalar uma grande penalidade por falta de Luisinho sobre Corona nos últimos minutos, naquele que foi o pecado maior de uma exibição até aí positiva e certeira.

O Melhor
Ambiente saudável

Belíssimo o ambiente que se viveu nas bancadas do Fontelo. Os adeptos acorreram em massa (bem também o Académico ao promover preços acessíveis) para encher um estádio que há muito assim não estava e que esteve à altura. Ainda bem que assim foi.

O Pior
Laterais portistas

Saravia não tem jogado e, portanto, o ritmo não é o mesmo. Manafá tem jogado na direita e, como tal, houve adaptação a uma esquerda que também conhece. As desculpas podem ser várias, mas exige-se mais a dois elementos que até estiveram em jogo, mas que continuam reiteradamente a decidir mal.

Forma
Académico de Viseu
2019/2020
26J
12V
7E
7D
25-22G
FC Porto
2019/2020
37J
27V
4E
6D
75-30G
Sabia que...by playmaker stats
2.ª vez que o FC Porto não vence na 1.ª mão da meia-final (formato atual, a 2 mãos):
2010/11 0x2 Benfica ? qualificou-se
2019/20 1x1 Académico Viseu ?
Nos 10 últimos jogos, o FC Porto sofreu um total de 12 golos e só não sofreu num (frente ao V. Setúbal, no último jogo)
Desde que há o formato atual de 2 mãos nas meias-finais da Taça de Portugal, esta é a 1.ª vez que se regista um empate 1x1 na 1.ª mão
8.º jogo consecutivo do Académico de Viseu sem perder em casa (todas as competições)
Pela 2.ª vez na história, o FC Porto não consegue vencer o Académico de Viseu:
1988/89: 0x0 (campeonato)
2019/20: 1x1(taça)

Fotografias(23)

Taça de Portugal: Ac. Viseu x FC Porto
Taça de Portugal: Ac. Viseu x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ACADÉMICO
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
SO
21_savage
2020-02-05 19h04m por SomosPorto1989
Para um adepto cujo clube esta época empatou contra o Covilhã e para a Taça contra o Vizela (do CPP) só mesmo contra 10 é que conseguiu ganhar e mesmo assim à rasquinha vir dizer que é vergonhoso o Porto não conseguir ganhar a uma equipa da 2a liga é no mínimo hilariante.


Vergonha teria de em pleno século XXI não saber escrever corretamente português e vir aqui fazer essas figurinhas.
LI
CR28
2020-02-05 15h37m por litoslima
Todos os clubes têm adeptos contra e a favor do VAR, é uma questão de opinião. Não é a cor clubística que deve influenciar gostar do VAR ou não. Mas concordo no que dizes que o problema da arbitragem do nosso país está nos árbitros e nas ferramentas que eles usam. Para além de todos os árbitros entrarem condicionados em todos os jogos porque no nosso país ou um clube ganha um jogo porque é o adversário é roubado ou o clube perde, as suas ferramentas são más (por exemplo, a tecnologia das l...ler comentário completo »
Classico
2020-02-05 15h11m por telmogomes
O 11 inicial para mim no clássico
Marche
Corona -Pepe ou mbemba-marcano-telles
Danil o-uribe
nakajima-vitinha-otavio
nZé Luís tem força técnica e mais veloz queTiquinho
Penso que ele ontem só não jogou os 90min porque vinha de lesão
De resto o único jogador que ontem mereceu vestir aquela camisola foi sem dúvida o Vítinha o Romário desde que se lesionou está muito inconstante
WU
Inform
2020-02-05 13h42m por wubanga
Para não falar da vergonha da arbitragem dos 2 jogos vem aqui falar em marega
Pelo menos nós portistas aceitamos que ele é um marreco e você qual é a sua opinião sobre o seferovic?
FI
FCP
2020-02-05 12h51m por filiperamosfcp
Vejo muita gente a criticar o Baró. Teve um mau jogo, ainda assim fez muitas recuperações de bola. Ele também procurava muito o jogo e quando era para distribuir para a direita tinha de esperar sempre pelo Saravia. Os avançados não procuram receber bola no meio, só querem desmarcações ou ir à linha. A culpa deste "estilo de jogo" é somente do Conceição. Ainda assim com o vitinha no meio campo a qualidade é outra, não se viu tantos passes para trás, e, consequente bola para a frente. ler comentário completo »
CR28
2020-02-05 12h14m por Nygma
A solução nunca poderá passar pelos árbitros estrangeiros. O problema em Portugal não é o Jorge Sousa o Artur Soares Dias ou outro qualquer, mas a mentalidade do adepto português, ou seja, o problema não é a nacionalidade do árbitro mas sim a mania que a maioria tem de que o seu clube é o mais prejudicado. Podia vir o melhor árbitro do mundo (e já foi português) apitar o jogo entre o FC Porto e o Benfica, e a conversa era a mesma.

Antes de mais e para deixar bem claro, eu n...ler comentário completo »
😂
2020-02-05 10h39m por Nygma
Árbitros estrangeiros 😂 isto é com cada um. Meus amigos, a solução não passa pelos árbitros estrangeiros, mas sim, por uma mudança de atitude mas acima de tudo, por uma mudança de mentalidade por parte dos adeptos portugueses. Reparem nos exemplos: arbitragem vergonhosa (que prejudica o Sporting) e uma arbitragem cega (que prejudica o FC Porto). Erros existem em todos os jogos e não são cometidos apenas pelas equipas de arbitragem, a diferença é que só os erros de arbitragem é qu...ler comentário completo »
PO
estaramosold
2020-02-05 10h00m por PortoPortugal
Deves estar a referir te ao estudo que deve ser feito ao Vizela x Benfica, em que há uma expulsão inventada, para o Benfica passar contra uma equipa do CNS? Só se for isso
AN
SC. . .
2020-02-05 09h49m por Anjinhosvermelhos
Faz um favor. . . . . VAI-TE EMBORA!!! a grandeza do clube merece mais e melhor. . . k no** de futebol. Tinha vergonha de ser treinador do porto e apresentar futebol da distrital.
AN
Vergonhoso. .
2020-02-05 09h45m por Anjinhosvermelhos
SC. . . . Marega. . . . manafa. . . o problema é que se calhar são titulares sábado. Em relação aos jogadores nem vale a pena dizer nada quando se vê que nem no banco têm lugar. Em relação ao treinador nem vou dizer o que me está na cabeça porque não posso. " Infelizmente" na altura ganhamos na luz eu disse que se calhar até era mau pois assim SC não ia embora. Não sei o k ele vê em alguns jogadores. . . se calhar come-lhes a ******
Vamos Académico
2020-02-05 09h43m por sonyec
Foi bom empatar em casa contra o Porto, pena o golo sofrido ter sido de um erro individual e outro erro que ia custando um penalti (devia ter sido assinalado), grande ambiente no estádio, foi bom ver aquele estádio cheio, pode ser que nos próximos jogos na segunda liga as pessoas apareçam mais. Pena ser a duas mãos, no dragão só um milagre ia permitir o Académico ir à final.
Incrível
2020-02-05 09h20m por Nygma
Até num jogo frente a uma equipa de segunda divisão esta gente fala dos árbitros. Isto é um nojo!

Joguem à bola. . . No próximo fim de semana acredito que vamos assistir a um dos piores jogos dos últimos anos, isto é, tendo em conta a falta de qualidade do Benfica e do FC Porto, vai ser um jogo intenso, com muita luta a meio campo, enfim, será um jogo fraco e, no final, vai existir a já habitual guerra entre os tristes adeptos do futebol português sobre quem foi mais ou ...ler comentário completo »
JS
Unânime que o penalty é penalty
2020-02-05 08h47m por jsilva77
Apesar de achar muito bem que não tenha sido assinalado, o FCPorto não merecia ganhar mas, acima de tudo, o Académico de Viseu não merecia perder . . . Arranjar desculpas para dizer que a decisão é aceitável ou não com intensidades . . . Teatro . . . Provocar contacto . . . É outra coisa bem diferente . . .

Ou é penalty ou não é, não há meios penaltys e, neste caso, a própria comunicação social mais a sul admite-o com os seus vários peseudo-especialistas e, quando assi...ler comentário completo »
Porto vs Académico de Viseu
2020-02-05 08h45m por estaramosold
Nem ritmo de jogo de treino colocaram, mas também não precisaram, com as mesmas segundas linhas o Porto resolve no Dragão facilmente.

Realmente é um caso de estudo este caminho do Porto até ao Jamor. . .
AS
CreedEinsteinBr atton
2020-02-05 08h35m por ASNL
Vitinha é craque. E parece-me que já tem maturidade suficiente para assumir um lugar no 11 de forma regular ao lado de Otávio com um meio campo a 3.

Quanto ao lance sobre o Corona. Ele não força o contacto. Teatralizou a queda o que pode ter influenciado a decisão do árbitro de campo mas não se entende como é que o VAR Não assinala.
Marega
2020-02-05 03h47m por slbmeireles
Aos portistas que dizem que Marega nem no banco devia estar no classico, eu pessoalmente gostava. Porque o nosso ponto fraco, o unico jogador que o pode aproveitar é exatamente Marega. Com bolas nas costas do Ferro, e Marega ganhar na velocidade.
Saravia
2020-02-05 02h15m por JustaCausa
Não há discussão possível, ele é péssimo, foi um erro de casting, não tem tecnica, é duro de rins, não tem velocidade até agora a única coisa de jeito que vi dele foram os cruzamentos tirados.
Lotação
2020-02-05 01h04m por FMFG
Ainda na época passada o estádio teve cheio no jogo Lusitano Vildemoinhos vs Sporting por isso está mal que o estádio já não é à muito que não enchia.
FC Porto
2020-02-05 00h41m por CreedEinsteinBratton
Aceitava-se o pênalti sobre Corona mas também aceita-se a decisão de não marcar. Ele força o contato e atira-se para o chão.

Cuidem bem do Vitinha. Já o referi e repito, é um craque. Agora só lhe falta um treinador. . .

Saravia. Como é que chegou a ser o DD da Argentina? Custa-me a acreditar que seja só falta de adaptação. Ele parece um jogador para níveis bem inferiores a este. Sinceramente, nem Douglas era tão mau (pois atacava bem) lol
Calma
2020-02-05 00h00m por carloscorreia368
Muita calma
O Porto resolve em casa
2020-02-04 23h36m por linkinparkfc
Tal como o Benfica o Porto estava a pensar já no clássico
O Ac. Viseu a dar boa resposta ao Porto, com raça luta solidariedade de equipa, (não sei se na 2 liga jogam assim sempre)
Depois de um domínio incontestável contra o Setúbal, hoje senti a equipa previsível e apática. . . . .

Em casa vai resolver a eliminatória, seja motivados pela vitória ao Benfica ou, caso percam fazerem da taça de Portugal o objetivo minimo e agarrá-la com unhas e dentes
Vitinha
2020-02-04 23h30m por PalancaFCP
Sobre a forma pobre de jogar, das más escolhas, etc. De tudo isso já me repeti copiosamente.

Então prefiro ficar com uma das luzes no fundo do túnel de seu nome Vitinha.

Que bem joga e já com tanta maturidade.

Na minha opinião tem de entrar para 11 inicial. Falando nisso, o meio-campo ideal seria formado por Uribe, Baró/Otávio e Vitinha.

Ps: Não percebo a insistência em Marega, sinceramente não percebo. Nos últimos 6 ou 7 jogos foi substituído sem ter tido relevância nenhuma no jogo.
FCP-Logic
2020-02-04 23h27m por FCPorto_8916
Só baixava o Corona, e trocava o Manafá pelo o Otávio, o Corona é o nosso melhor extremo, mas também o melhor lateral direito.
Fcp-logic
2020-02-04 23h26m por alexSlb
Séria assinalado se o jogador tivesse uma camisola vermelha? Fiquei confuso, até porque é sabido que, comparando com o Benfica, o FCP tem o dobro dos penalties assinalados a seu favor, no campeonato.
MA
Sérgio Conceição
2020-02-04 23h18m por Marshmallow
Tal como em Portimão, este gajo tira o Luís Diaz para meter um jogador que não sabe fechar na esquerda. Resultado: tempo de sobra do jogador do Viseu para tirar um cruzamento à medida. Este Sérgio já nos oferece sequelas à moda do Senhor dos Anéis. Já nem eu o defendo.
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
A análise à derrota com o Farense
Sérgio Vieira analisou a derrota frente ao Farense, por 0-3, considerando que a sua equipa fez o suficiente para vencer, apesar do resultado.