placardpt
Sporting vence e aproxima-se da liderança do grupo

Cabeçada vitoriosa contra eventuais dores de cabeça

2019/10/24 21:53

Virou-se a página e surgiu um sorriso. Após (mais) um período conturbado dentro e fora das quatro linhas, o Sporting foi feliz no fecho da primeira volta da Fase de Grupos da Liga Europa. O emblema de Alvalade venceu por 1x0 na receção ao Rosenborg e aproveitou o empate (0x0) entre PSV e LASK Linz para se colocar a um ponto da liderança do Grupo D.

No regresso às lides europeias, Jorge Silas colocou em campo aquele que parece ser o onze mais forte dos leões. A estratégia montada deu controlo total da bola aos leões que, no entanto, claudicaram na hora de decidir. As linhas foram muito procuradas, depois da bola passar pelo meio (Bruno Fernandes a construir), mas nem sempre foi uma opção proveitosa.

Traves a empatar

Disposto a dar uma imagem diferente daquela demonstrada em Alverca, os leões começaram mandões e ao ataque. Apesar de terem desvantagem nos duelos aéreos (ganhou apenas quatro de 12), esta foi a estratégia adotada pelos sportinguistas para atacar a baliza adversária, que continuou a zeros.

Com mais bola, contudo com os habituais problemas no último terço, os pupilos de Jorge Silas tiveram a sua grande oportunidade... de livre direto - Bruno Fernandes (o principal dinamizador) acertou na trave. Pouco depois, Luciano Vietto desviou de cabeça um cruzamento de Marcos Acuña e obrigou André Hansen a uma defesa apertada.

O cronómetro avançou, a produção ofensiva leonina desceu e o previsível Rosenborg ganhou confiança. Sempre em contra-ataque e em busca da profundidade (oferecida por Samuel Adegbenro e David Akintola), os noruegueses conseguiram levar a água ao moinho e também estiveram perto de marcar. Após o aviso de Akintola, a trave da baliza de Renan Ribeiro tremeu, na sequência de uma carambola (num canto, Coates cortou contra Doumbia e a bola foi ao ferro). Sem lances de perigo, chegou o intervalo.

Claques leoninas marcaram presença e apoiaram a sua equipa ©Carlos Alberto Costa

Cabecinha pensadora...

Da direita para a esquerda, da esquerda para a direita, a bola lá continuou a rolar, sempre na posse do conjunto leonino. O destinatário predileto foi Bruno Fernandes, que mesmo com as ajudas de Luciano Vietto e Yannick Bolasie, não conseguiu descortinar o caminho para o fundo das redes nórdicas. Com 0x0 no marcador e sem nada a perder, o Rosenborg fechou-se bem (bloco defensivo muito compacto) e aproveitou alguns buracos na defesa adversária para assustar (decidiu quase sempre mal).

O nervosismo e a paciência leonina mantiveram-se e só a entrada de Pedro Mendes empolgou o ambiente em Alvalade. A verdade é que a entrada aguerrida do avançado dos Sub-23 do Sporting mexeu com o jogo e trouxe... o golo. Numa jogada de insistência, Pedro Mendes combinou com Bruno Fernandes e foi à área norueguesa, onde ajudou (com um bloqueio) Bolasie (70') a cabecear para o tão aguardado 1x0.

Com o resultado a seu favor, os homens da casa não conseguiram controlá-lo por completo e permitiram algumas investidas da formação de Trondheim, nomeadamente na reta final. No entanto, os avisos não se materializaram em golos e os três pontos ficaram em Lisboa. Bem ou mal, o que importa é que o Sporting conseguiu um triunfo importante e moralizador, que sempre traz alguma paz ao clube.

U Quinta, 24 Outubro 2019 - 20:00
Estádio José Alvalade
Lawrence Visser
1-0
Yannick Bolasie 70'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo D
A Chave

A entrada de Pedro Mendes acabou por ser escolhida como o momento-chave. Para quem acredita nestas coisas, a entrada do avançado trouxe uma energia diferente ao estádio e isso passou para equipa, que acabou por chegar ao golo.

O Árbitro

Acima de tudo, há que referir que Lawrence Visser foi coerente e manteve sempre o mesmo critério (largo). O jovem belga optou por deixar o jogo fluir e controlou-o bem disciplinarmente. O lance mais dúbio acaba por ser o braço na bola de Even Hovland, que escapou (e o VAR iria ajudar).

O Melhor
Claques leoninas

Depois da semana agitada, onde o Sporting rompeu os protocolos com as suas claques, estas deram uma resposta cabal. Do primeiro ao último minuto (inclusive no intervalo), o Topo Sul fez-se ouvir com vários e constantes cânticos de apoio, mesmo quando se ouviram assobios em Alvalade.

O Pior
Falta de ideias

É certo que a equipa técnica liderada por Jorge Silas ainda está a iniciar o seu trabalho. Notam-se algumas mudanças, principalmente na gestão da bola, e também se notam as poucas ideias para desmontar as defesas adversárias. Muita parra e pouca uva...

Forma
Sporting
2019/2020
12J
4V
2E
6D
16-22G
Rosenborg
2019
43J
19V
11E
13D
65-53G
Sabia que...by playmaker stats
Terceira vitória em quatro partidas de Silas no comando do Sporting.

- Duas vitórias na Europa League (em casa)
- Uma vitória na Liga NOS
- Uma eliminação da Taça de Portugal

Fotografias(20)

Sporting x Rosenborg - Europa League 2019/2020 - Fase de Grupos Grupo D
Sporting x Rosenborg - Europa League 2019/2020 - Fase de Grupos Grupo D
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
ROSENBORG

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
MA
Scp
2019-10-25 17h10m por Markes88
O Rosenborg há 15-20 anos atrás tinha uma equipa bem mais razoável do que hoje em dia. . . .

Em futebol jogado, nem uma nem outra equipa fizeram lá grande coisa. O Scp vive dos fogachos do Bruno, Vietto e Bolazie que pelo menos é mais mexido que muitos outros. . .

A defesa e meio campo do Scp já nem com Mathieu deixa de adormecer, e este último teve um lance que pediu falta inexistente do atacante que ia dando um golo não fossem eles tão toscos. . . . Por vez...ler comentário completo »
3D
Sporting / Silas
2019-10-25 13h52m por 3dA
Só tive oportunidade de ver a primeira parte e tivemos uma performance medíocre, como tem sido hábito. O mais importante no entanto era vencer, e esse objetivo foi alcançado. Ainda é cedo para avaliar o trabalho de Silas

Há que interiorizar uma coisa: esta época acabou. Plantel debilitado, com poucas soluções de qualidade assegurada e mal preparado fisicamente. A equipa é super frágil defensivamente e não consegue construir com critério. Perdemos a Supertaça com estrondo, ...ler comentário completo »
Dizer mal é o mais fácil
2019-10-25 08h42m por masterstrike
Que o Sporting não joga bem toda a gente sabe. Que o presidente tem responsabilidade no momento que a equipa vive toda a gente sabe. Mas será preciso estar sempre a bater no mesmo, será que os assobios e os pedidos de demissão ajudam a equipa? Eu acho que não. O clube precisa de estabilidade enquanto os adeptos não perceberem isso o Sporting vai continuar a viver momentos como este.

Não foi um bom jogo mas o mais importante era a vitória e, o Sporting com maior ou menor dificuldade vai vencendo os jogos na Liga Europa.
Opinião
2019-10-25 04h13m por Samir17
Expliquem me como em desde que o Silas entrou sinceramente não se vê nenhuma ideia de jogo, vão dizer que não teve tempo? O Jesus no flamengo não teve muito tempo e meteu aquela equipa a jogar a bola começou se a ver trabalho, sinceramente esta é a pior equipa que vi jogar do Sporting é tudo muito fraco e pobre tudo feito em esforço e sem vontade, muitos dos jogadores estão no clube por estar não há rigor não há raça, como me podem pedir paciência e calma se este ano vamos no 3 treinador perd...ler comentário completo »
Pedro Mendes
2019-10-25 00h13m por Venceslau22
A dizer presente, penso que será o jogador que precisamos em Janeiro para completar a equipa. Espero que seja o primeiro de muitos jovens a começar um novo ciclo neste Sporting. Força Leão
Jogo
2019-10-25 00h09m por Venceslau22
Gostei da entrega do bolasie, está a subir de forma e penso que será um bom ativo de futuro. De resto o comportamento da equipa foi melhor, já se notam algumas diferenças, principalmente na organização. Preciso dar tempo ao tempo e deixar a equipa evoluir, maior parte dos comentário que leio preocupam-me mais que ver a equipa a jogar pois mostram que o fanatismo e o ódio são mais importantes que apoiar a equipa e ver o que de bom é feito, mesmo com os erros. Quem nunca errou? É preciso e...ler comentário completo »
JamaicaNN
2019-10-24 23h45m por Samir17
Eu tento evitar ver os jogos porque sinceramente cada jogo do Sporting é uma desilusão e sinceramente nem a ganhar conseguem passar uma boa imagem jogam um futebol péssimo para não dizer que nem jogam nada. Eu só actual plantel discordo contigo o BF é bom jogador mas no meio de tanto coxo é difícil, eu gostei muito da entrada com garra do Pedro Mendes pena não ter lhe chegado a bola pois este treinador a ganhar com a mentalidade de equipa pequena enfiou se na defesa. . . O Varandas não há pal...ler comentário completo »
Sammir17
2019-10-24 23h33m por JamaicaNN
Quase me deu um ataque a ver o jogo. Não irei ver mais nenhum jogo enquanto aquele tipo tiver no poder. Quando digo plantel rua. Incluo o Bruno Fernandes coates mathieu Acuña e acima de tudo Coates. . . horríveis. Eu não quero saber das claques. Mas uma coisa é certa o Varandas tá a cavar o fosso dele. Não deve demorar até lhe fazerem a folha aquele covarde o que era mais que merecido. Até eu lhe faria mas estou a 2800KM
JamaicaNN
2019-10-24 23h29m por Samir17
Concordo com o que dizes mais vale os Sub 23 que muitos da equipa A. O Varandas e a direção se metam já na rua o que andam a fazer aos adeptos e ao clube é inadmissível.
Não é só o Varandas
2019-10-24 23h27m por JamaicaNN
Todos rua. Até mesmo o plantel. Façam um favor e troquem a equipa A pelos sub 23 pois pior não fariam.
Vergonhoso
2019-10-24 23h26m por JamaicaNN
Varandas rua. Tragam o Sá Pinto para estes gajos começarem a jogar à bola e a correr. Estou nas tintas se o Sporting perde ou empata. Mas que soem a camisola e dêem tudo em campo coisa que não vejo. Dos 11 que jogaram só o Bruno jogou e o Vietto a espaços. Quem disse que o Renan e o Luiz Phyllipe eram jogadores enganaram bem. Nem no Alverca teriam lugar. SL
Sporting
2019-10-24 23h11m por kropotkin
Ui, o Sporting jogou?! Não sabia mesmo! E ganhou. . . estranho. . .

Parabéns aos sportinguistas.
Piranha_on_Tour
2019-10-24 22h55m por Samir17
Perde com o Alverca de forma humilhante porque sinceramente o Alverca jogou melhor, hoje vai jogar com o Rosenborg uma equipa muito inferior ao Sporting e sinceramente ganhou sem saber como porque jogo jogado foi zero, e infelizmente acho que é muito por aí ele não vai evoluir muito mais do que aquilo que ali está não tem ideias é limitado. Mas continuo a dizer o Renan não apanha uma bola e isto é um exemplo de um jogador sem qualidade e é titular. O Varandas é muito como tu dizes não há mui...ler comentário completo »
.
2019-10-24 22h44m por Samir17
O Varandas que peça para ca*ar e saia se faz favor favor a todos os Sportinguistas e sinceramente seria a melhor medida tomada por ele desde que assumiu a presidência.
Piranha_on_Tour
2019-10-24 22h43m por Samir17
Eu acho que o Silas não tem a qualidade necessária para treinar o Sporting ainda, o Sporting precisava de um treinador com mais ideias de jogo e que pratica se um futebol atrativo e de ataque. O plantel também não ajuda acho que é um plantel muito fraco e sem soluções e sinceramente é necessário uma remodelação nesta equipa há ali muito jogador que não tem qualidade para ser jogador do Sporting mas actualmente são titulares. . . O Varandas é simplesmente péssimo é terrível não há palavras pior que o Godinho Lopes 100x
Scp
2019-10-24 22h31m por Samir17
O Sporting ganhou, mas sinceramente não jogou bem mas ganhou. . . Mesmo assim continuo a olhar para o Sporting a nível do Futebol e vejo um presidente fraco e agarrado ao poder uma direção fraca e sem ideias, um treinador fraco e nada acrescenta e um plantel desequilíbrado, sem soluções e fraco, resumindo o Sporting a nível do Futebol é uma nódoa, eu sou Sportinguista e digo isto com uma profunda tristeza nunca pensei dizer isto mas este momento do Sporting faz-me ter saudades do Jorge Jesus e do Bruno de Carvalho. . .

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Palavras na conferência de imprensa
Depois de ter assinado por quatro temporadas com o presidente que está de saída, o atual técnico portista deixou algumas indicações sobre a sua ...