placardpt
Sporting entra a perder na Taça da Liga

Venha quem vier esta é uma missão (quase) impossível

Novo dia, novo jogo, mais um pesadelo para um Sporting completamente adormecido. O Rio Ave voltou a vencer (1x2) em Alvalade, desta vez para a Taça da Liga e ganhou esperanças de conseguir o apuramento para a final four da competição, dando novo golpe no Sporting. Depois da saída de Marcel Keizer, Leonel Pontes deve ser o senhor que se segue a abandonar o cargo, mas hoje ficou uma vez mais claro: quem vier vai ter um enorme trabalho pela frente. Neste momento, o Sporting é um clube à deriva.

Os problemas de uma época

Um jogo típico de Taça da Liga e um jogo típico de um Sporting a viver um longo período de depressão. Com Leonel Pontes ainda no banco de suplentes, os leões tentaram curar-se antes da chegada mais do que provável de Silas. Mudam os jogos, mas o Sporting continua a ser inconsistente em praticamente tudo, menos nos golos sofridos.

Os leões sofreram primeiro e somaram o 13.º jogo consecutivo a encaixar golos, desta vez com Maximiano em estreia na baliza. Antes de Ronan ter encontrado uma verdadeira via verde, o Sporting teve alguns bons momentos, mas sempre a faltar qualquer coisa.

Vilacondenses aproveitaram o momento ©Carlos Alberto Costa

Vietto esteve nas melhores oportunidades da primeira parte, mas ao contrário do que aconteceu no jogo com o Famalicão não esteve inspirado na finalização. O argentino teve mais companhia na frente, com Bruno Fernandes a assumir o jogo como habitualmente, mas as dificuldades para sair em posse continuaram. 

De uma dinâmica em que Wendel se juntava à linha e Rosier dava projeção no ataque, repetida inúmeras vezes, acabou por aparecer o golo do Rio Ave. Depois de tantas repetições, a equipa de Carlos Carvalhal leu bem aquilo que o Sporting procurava fazer e transformou isso em vantagem. Wendel perdeu a bola, Rosier estava completamente lançado para o ataque e Ronan David só teve de correr em frente e rematar perante um desamparado Maximiano.

Um golo típico daquilo que tem sido o Sporting, umas coisas bem, várias mal e o adversário a aproveitar. Desta vez, também os leões tiveram um pouco de sorte para chegar ao empate, num livre de Bruno Fernandes que desviou num jogador do Rio Ave, mas o azar não demorou a bater à porta. Battaglia, no segundo jopo consecutivo a titular, não aguentou e acabou por sair lesionado com queixas novamente no joelho. Novo golpe num leão sem tempo para sarar tantas feridas.

A pisadela final

Se a primeira parte foi uma questão de bons e maus momentos, sorte e azar, os segundos 45 minutos foram estranhos a todos os níveis. Nas bancadas e no relvado, houve momentos difíceis de perceber. No que toca a futebol, o Sporting melhorou ligeiramente no início da segunda parte, por outro lado, a equipa de Carvalhal ganhou defensivamente com a entrada de Filipe Augusto. Era claramente um Rio Ave diferente daquele que tinha vindo a Alvalade vencer para a Liga, menos ofensivo, mas à procura de aproveitar o mau momento do Sporting.

Confusão nas bancadas sentiu-se no relvado ©Carlos Alberto Costa

Enquanto Bruno Fernandes e Vietto continuavam a ameaçar a baliza de Paulo Vitor, que de forma mais ou menos ortodoxa conseguiu chegar para as encomendas, nas bancadas viviam-se momentos de alguma confusão, que se estendeu ao relvado. Depois da boa entrada leonina, assistiu-se a um jogo mais quezilento e com muitas paragens. No meio de tudo isso, Vietto voltou a cheirar o golo, mas não mais do que isso.

O tempo foi passando e o momento do Sporting voltou a aparecer. Na primeira verdadeira oportunidade da segunda parte, o Rio Ave voltou a chegar à vantagem. Piazón deu mais uma pisadela num leão que a cada dia que passa parece menos capaz de se levantar. A contestação a Varandas aumenta e os sinais não são nada positivos. Venha quem vier, o próximo treinador terá uma missão suicida.

U Quinta, 26 Setembro 2019 - 20:00
Estádio José Alvalade
Manuel Mota
1-2
Bruno Fernandes 35'
Ronan David 32'
Lucas Piazón 83'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo C
Lances Capitais
32´
GOLO Rio Ave!
Ronan David marca
Ronan David marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
35´
GOLO Sporting!
Bruno Fernandes marca
Bruno Fernandes marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
83´
GOLO Rio Ave!
Lucas Piazón marca
Lucas Piazón marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
A Chave

Golo de Lucas Piazón: O brasileiro matou a partida com o 1x2 e colocou o Rio Ave em boa posição na Taça da Liga.

O Árbitro

Péssima gestão da equipa de arbitragem liderada por Manuel Mota, que aumentou ainda mais o nervosismo dos jogadores. Ainda assim, não houve erros graves.

O Melhor
Aproveitamento vilacondense

Carlos Carvalhal tinha dito que a sua equipa não tinha nada a ver com o momento do Sporting, mas conseguiu aproveitá-lo bem. Os vilacondenses não tiveram uma partida muito bem conseguida, mas saíram de Alvalade em boa posição na Taça da Liga graças a um aproveitamento que não tiveram, por exemplo, no jogo do campeonato, apesar da derrota.

O Pior
Confusão por todo o lado

O Sporting perdeu pela terceira vez consecutiva em Alvalade e os sinais que se tiram deste jogo é que o fator casa deixou de pesar. Os adeptos estão indignados com a situação atual e nota-se uma clara divisão entre eles. Esta quinta-feira, o que aconteceu nas bancadas sentiu-se no campo e o Sporting, que estava até num bom momento do jogo, perdeu-se por completo.

Forma
Sporting
2019/2020
9J
2V
2E
5D
13-19G
Rio Ave
2019/2020
8J
5V
1E
2D
21-11G
Sabia que...by playmaker stats
HISTÓRICO!!! O Rio Ave vence pela primeira vez dois jogos consecutivos em Alvalade.

Até Agosto 2019, os vilacondenses tinham duas vitórias em casa dos leões e em menos de um mês soma quatro.
HISTÓRICO!!! Em 90 anos de futebol é a primeira vez que o Sporting tem uma % de derrotas (56%) tão elevada nos 9 primeiros jogos (2V-2E-5D)
Sporting soma a 3.ª derrota consecutiva, o 5.º jogo sem vencer (há uma mês que não vence).

Os leões perderam 56% dos jogos (2-2-5) nesta temporada, marcaram 13 golos e sofreram 19 (-6 dif.)
Há 7 anos que o Sporting não sofria três derrotas consecutivas, nessa temporada os leões terminaram o campeonato na 7.ª posição.
5+ jogos sem vencer do Sporting (últimas sequências):
- 2019/20 [5]
- 2018/19 [5]
- 2012/13 [5]
- 2012/13 [8]
- 2011/12 [6]
HISTÓRICO!!! Pela primeira vez que os leões venceram apenas 25% dos jogos em casa nos primeiros quatro encontros.

Sporting só venceu um jogo dos quatro em Alvalade nesta temporada (SC Braga).
HISTÓRICO!!! Em 90 anos de futebol, o Sporting nunca tinha perdido 3 jogos consecutivos em casa!
Carlos Carvalhal chegou às 10 vitórias em 15 jogos na Taça da Liga (66% de triunfos).

A única derrota do treinador foi ao serviço do Sporting nas meias-finais frente ao Benfica [1-4]
Há 25 anos que o Sporting não perdia dois jogos em casa frente à mesma equipa:
2019 Rio Ave
1994 FC Porto
HISTÓRICO!!! Excluindo SLB e FCP, o Rio Ave é a primeira equipa a vencer dois jogos na mesma época em casa dos leões.

Derrotaram o Sporting em casa na mesma época:
3x Benfica
2x FC Porto
1x Rio Ave

Fotografias(24)

Sporting x Rio Ave - Allianz Cup 2019/2020 - Fase de Grupos Grupo C
Sporting x Rio Ave - Allianz Cup 2019/2020 - Fase de Grupos Grupo C
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
RIO AVE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
MA
Scp. . .
2019-09-27 14h58m por Markes88
Decididamente, nada sai bem ao Scp neste momento. . . . até o Battaglia se lesionou de novo, ao que parece, que é só o melhor elemento do meio campo a par do BF. . . .

O próprio Rio Ave foi bastante feliz na concretização, porque verdadeiramente, foram lá à frente pouco mas quando foram marcaram. . . .

Continuo a achar Wendel como dos maiores problemas no meio campo do Scp. Sempre que perde a bola em zona proibida, que tem sido muito típico, o Scp sofre go...ler comentário completo »
Scp
2019-09-27 13h53m por Samir17
O Sporting não tem qualidade suficiente no plantel é que vendeu e emprestou todos os seus melhores jogadores e nem inscreveram os miúdos dos sub23 e isto tudo para poder ficar com o "lixo" dos outros e a depender do Bruno Fernandes para tudo. . . O planeamento desta época é terrível o mercado foi péssimo, e eu culpo o presidente franquismo que temos por tudo isso. Infeliz olho e não há muitas soluções para o Sporting agora, gostava de ver o Benedito como presidente mas não sei até que ponto ...ler comentário completo »
MA
Jpar
2019-09-27 12h09m por Marshmallow
Ora aí está. E essa poderá ser a (única) tábua de salvação para os clubes tugas, porque trará consigo a internacionalização e consequente expansão de mercado. Excepto o Benfica, que internamente tem mercado de sobra. O futebol português é o reflexo do seu povo, uma orla de carneirada ao bom estilo do "follow the leader", gosta tudo do mesmo porque o pai, um oprimido da ditadura, lhes incutiu o nacional benfiquismo a eles e a Amália a elas. Se os restantes clubes não venderem a marca lá...ler comentário completo »
No fundo. . . .
2019-09-27 11h51m por jpar
Na actual situação em que se encontra o Sporting, desportivamente quer financeiramente, só encontro uma solução.
Aparecer um investidor que esteja disposto a investir 200M e passar a dominar a SAD leonina.
Pois neste momento, nem direcção tem com capacidade de gerir a actual situação, nem treinador capaz de dar a volta por cima, e principalmente sem plantel para as ambições do clube.
Enfim venha um árabe ou africano, com muitos milhões para salvar o clube, pois c...ler comentário completo »
MA
Jayman
2019-09-27 11h45m por Marshmallow
Queres comparar a qualidade das equipas portuguesas dos anos 80 e 90, principalmente, com as de agora??? Nesses anos os melhores jogadores não saiam de Portugal com 18 anos, em todo o lado havia limitação de estrangeiros e as equipas lá fora não tinham tanta receita. Isto evoluiu e naturalmente os países periféricos é que sofreram. Agora as equipas tugas têm o refugo que ninguém quer. Ou formam grandes jogadores ou simplesmente não os têm porque não há poder financeiro para os comprar.
Sporting
2019-09-27 11h35m por elpinguinoloco
Sporting comédia de Portugal caminha para o 18° treinador em 10 anos. Combina bem com os 18 anos a seco no campeonato
Jayman
2019-09-27 11h22m por jfs79
O Boavista dessa altura era um grande, inclusive venceu a taça algumas vezes, foi campeão e ia frequentemente à Champions, bem como o Guimarães que era normal estar na extinta taça UEFA e estava sempre lá em cima!
SCP_SUPPORTER
2019-09-27 11h04m por Jayman
Compreendo, mas porque não há oportunidades para esses? Alguns dele com paciência e tempo poderiam evoluir para outros patamares. O que questiono é o porquê de antes funcionar e ter sido produtivo e agora simplesmente não se faz ou fazem para pagar favores e trocarem influências. Cadiz nem calçou no Benfas, Fernando Andrade foi rapidamente despachado do Porto, o vosso Luiz Philipe ainda calçou mas sempre duramente criticado até quando marcava. Há jogadores no nosso campeonato bem capazes d...ler comentário completo »
Silas
2019-09-27 10h43m por Jayman
O Silas com esta equipa ainda ganha qualquer coisa que a estrutura não se intrometer e cumprir com a obrigação de ter os salário em dia, e muito importante, se o gajo que manda lá dentro (Bruno Fernandes) apoiar o Silas, neste momento o poder do BF na equipa é total
Sporting
2019-09-27 10h41m por Jayman
Lembram quando os grandes compravam jogadores do nosso campeonato aos pequenos, eu recordo:
- Sá Pinto (Salgueiros)
- Pedro Barbosa (Guimarães)
- Edmilson (Salgueiros)
- Drulovic (Gil Vicente)
- Jorge Andrade (Estrela da Amadora)
- Zahovic (Guimarães)
- Nuno Gomes (Boavista)
- Petit (Boavista)
- Pedro Emanuel (Boavista)
- Fernando Meira (Guimarães)
- Paulo Bento (Guimarães)
- Derlei (UD Leiria)
- Paulo Fe...ler comentário completo »
O onze do Sporting par ganhar jogos
2019-09-27 10h31m por CriadorDeEstorias
B. Fernandes
B. Fernandes - B. Fernandes - B. Fernandes - B. Fernandes
B. Fernandes - B. Fernandes -B. Fernandes - B. Fernandes
B. Fernandes - B. Fernandes
Sporting
2019-09-27 10h29m por estaramosold
Frederico Varandas sabia que não tinha grande margem de erro, mas, ainda assim cometeu erros de gestão que está a pagar caro. Não acho o homem uma desgraça, simplesmente no estado em que este Sporting está, cheio de grupos e divisões ansiosos por ver sangue e certamente que estão a ajudar a minar o ambiente para colocarem os seus homens lá em cima, tudo é possivel.

Espero que o Sporting vá ganhando os seus jogos na Liga Europa e que o Silas endireite as coisas para consegui...ler comentário completo »
LE
Plantel do SCP 2019/2020
2019-09-27 10h03m por legionario62
Quando será que vão perceber que mesmo que o treinador tenha algum erro o grande problema do clube a ele não deve ser responsabilizado.
O plantel não tem qualidade esta é a verdade nua e crua, os nossos jovens são o melhor do clube agora ir buscar o refugo que os outros não querem é que é demais.
Precisa se de reforçar em janeiro com 4 jogadores pelo menos e regressando também Palhinha, Dala e Ivanildo. Subir Pedro Mendes, João Oliveira, Joelson e Gonçalo Inácio ou Quaresm...ler comentário completo »
Copy/Paste
2019-09-27 09h12m por irlandes
A frase "Depois da saída de Marcel Keizer, Leonel Pontes deve ser o homem que se segue, " é um copy/paste de último jogo com o rio ave?

É que não faz sentido nenhum no dia de hoje.
JOGO
2019-09-27 08h52m por orgulhovermelho
Para os mais distraídos lembrar que o Rio Ave mudou o 11 titular praticamente todo, ou seja foi os suplentes do Rio Ave que ganharam a esta equipa do Sporting com praticamente todos os titulares. Em relação ao jogo, mais um péssimo jogo do Sporting onde não se vê qualidade nenhuma nesta equipa, vamos ver com a entrada do Silas o que vai acontecer, uma coisa é certa piorar não pode, porque o Leonel Pontes não ganhou um único jogo. Só mais uma nota e que sinceramente já começa a enjoar é ve...ler comentário completo »
É triste. . .
2019-09-27 08h34m por masterstrike
muito triste ver ao que chegou o Sporting, é preciso agradecer a todos os dirigentes que puxaram o clube para uma crise nunca antes vista, o Sporting já passou por maus momentos mas nunca esteve tão mal. É um clube que vive sob pressão, com uma enorme instabilidade e, pode agradecer a Bruno de Carvalho a divisão que ainda hoje se vê nas bancadas. Uma vergonha. . . foi uma vergonha o que se passou ontem em campo mas uma vergonha ainda maior o que se viu nas bancadas. Temo pelo futuro do S...ler comentário completo »
SCP
2019-09-27 08h30m por DanielMarques88
Alguem sabe o que se passou nas bancadas para isto acabar assim?
Sporting
2019-09-27 00h44m por The_Kop_End
Este sporting começa me a fazer lembrar o liverpool apos a saida do big rafa (qd bateu no fundo, entrando em falencia económica).

A epoca foi toda ela mal planeada. Fizeram a pre epoca e o planeamento com um plantel em mente (sempre com a possível saida do b. fernandes em cima da mesa) e nas últimas horas do fecho do mercado venderam peças fulcrais, desmantelado o plantel que tinham idealizado para esta epoca (o mais ironico foi que b. fernandes é que acabou por ficar). Dps, ...ler comentário completo »
Mas
2019-09-26 23h46m por rs24bfc
Sinceramente o Sporting nao jogou mal. . . Se fosse mais pragmatico podiam ter dado goleada. . . Falharam muitas ocasioes de golo e tremeram nas poucas ocasioes do rio ave
Golos do Rio Ave
2019-09-26 23h37m por rs24bfc
Da a sensacao que deixaram o Rio Ave marcar. 1o golo - jogador do rio ave corre em frente desde o meio campo a uma velocidade normal, a defesa do SCP nao estava assim tanto e contra pe. . . de notar que ele nao faz uma unica finta. . . nenhum jogador encostou o ombro sequer.

2o golo - lance parecido. . . jogador do Rio Ave corre sozinho ate a grande area do SCP. Vejam as movimentacoes do Rosier. . . da mesmo a impressao que a cabeca estava bem longe de campo ou entao fez de proposito. É uma questao basica de posicionamento. . .
Correção
2019-09-26 23h37m por dragaoazul_18
e completamente à deriva *

Não mostrou qualquer apoio *
Sporting
2019-09-26 23h35m por dragaoazul_18
Geralmente evito comentar desgraças dos rivais mas isto do Sporting tá muito grave .

Já não é doença , é cancro mesmo e começa do topo até ao fundo . Qualquer treinador , jogador que venha para o Sporting neste momento a probabilidade de insucesso é de 90% . Quanto mais tempo passa mais a situação agudiza. A equipa está ansiosa , perdida , desmoralizada , o plantel do Sporting é bom , não é de classe mundial mas tem equipa para o 3 lugar facilmente principalmente o Brag...ler comentário completo »
ME
Mais lenha
2019-09-26 23h30m por Mecatronico_SCP
Nunca vi um estádio tão vazio e os camarotes tão cheios. . .
ED
Lema do Sporting
2019-09-26 23h29m por eduscp11
Em casa que não há pão, toda a gente ralha e ninguem têm razão


Este é o lema do Sporting atualmente uns dizem que é o Presidente, outros os jogadores e outros os treinadores.
Ninguem se entende naquele clube e a instabilidade vai continuar
MA
Godinho e Varandas
2019-09-26 23h27m por Mark24024
Bom vamos la ver, tem muitas similaridades, primeira epoca do Godinho-final da taça, meias finais da UEFA e quarto lugar do campeonato, do Varandas-ganhamos duas taças sem saber como mas nada mal hehe e ainda um terceiro, uau houve evolução, depois o terceiro lugar, segunda época do godinho-setimo lugar e do varandas nem a setimo chegamos, enfim.

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Excerto do episódio desta semana
Este é um excerto do episódio 36 do Ataque Rápido, um podcast do zerozero que sai todas as terças-feiras e que aborda várias temáticas do futebol.