placardpt
    FC Porto ganha no Estádio da Luz

    O poder de um dragão ferido!

    Não foi a equipa do Benfica nem os seus jogadores, mas havia uma ideia generalizada de que este era um FC Porto muito mais débil do que este Benfica. Subestimados, no fundo. Pois bem, com a bola a rolar, a equipa de Sérgio Conceição mostrou que tem muito mais do que aquilo que lhe era atribuído, ganhou com mestria na Luz e mostrou que não há invencíveis nem vencedores precoces. O campeonato é uma maratona e ainda mal começou.

    Os dois treinadores optaram por não surpreender, embora os portistas se tenham desdobrado mais em 4x3x3, com Baró como interior. E o Benfica, amarrado a uma ideia de bola comprida e de Pizzi junto da linha defensiva contrária, deu uma parte de avançado. Ao intervalo, ainda não tinha acertado na direção da baliza contrária. Até ao fim, pouco o fez.

    Em modo oferta

    Tire-se da ideia toda e qualquer crença de um FC Porto fragilizado. Só foi preciso a bola rolar para que isso saltasse à vista. Foi muito rápido: no espaço de 10 minutos, a Luz, onde previamente se via o jogo como uma oportunidade ideal para ganhar uma vantagem (pontual e emocional) vertiginosa, passou da euforia à apreensão.

    Lage foi surpreendido ©Carlos Alberto Costa
    Só ao minuto 22 os dragões marcaram, num lance caricato, mas nada que tivesse caído do céu ou fosse por acaso. Sem estar consecutivamente por cima do adversário, a equipa de Sérgio Conceição estava notoriamente muito mais ligada à corrente, a defender e a atacar. E, porque a melhor defesa é o ataque, foi sobretudo pelo lado direito, onde se achava que Corona e Baró teriam problemas com Grimaldo e Rafa, que os desequilíbrios surgiram. Porque os encarnados se mostraram muito precipitados, com uma infinidade de maus passes do espanhol e de Samaris, e porque Conceição artilhou a sua asa direita de vários tripulantes: Baró jogava por dentro, Marega e Zé Luís apareciam a dar profundidade.

    A vantagem era justa e os incómodos na bancada encarnada eram grandes, quer pelas constantes demoras portistas que irritavam o Benfica e que Jorge Sousa não estancou, quer porque os erros próprios se sucediam, tal como a apatia. Nesse aspeto, foi evidente a inconsequência das arrancadas de Rafa, sempre parado pelos adversários, e o apagamento de Pizzi, que surgiu quase sempre junto da linha defensiva contrária, divorciando-se de pegar no jogo mais atrás - algo que Florentino e Samaris não fizeram bem.

    Rafa foi vítima de entradas duras ©Carlos Alberto Costa
    Com tudo isto, era um FC Porto confortável e ameaçador. Marega e Zé Luís variavam entre si entre o que segurava as bolas longas e o que procurava a profundidade, ao passo que o meio-campo era acrescentado com o terceiro elemento Baró, excelente nos equilíbrios e na forma como se deu ao jogo.

    E, sobre a dupla de ataque do Benfica, tão falada ultimamente pelas dores de crescimento, só perto do descanso conseguiu incomodar o coração dos portistas, mas sem sucesso.

    Reação, mas pouca

    Pepe foi colossal ©Carlos Alberto Costa
    Taarabt entrou. Fez todo o sentido e foi imediato o farol que se acendeu para a equipa. Na construção, era sempre ele a começar, e curiosamente passou a ser essencialmente à procura da direita que a equipa esteve, com Pizzi finalmente mais ativo e com Nuno Tavares a ser bastante solicitado (voluntarioso, mas quase sempre curto).

    E o Benfica até viveu uma boa fase, com um pouco mais de dinâmica pelos corredores e alguns sobressaltos, por entre várias tentativas portistas de abrandar o jogo e enervar o adversário. Objetivo cumprido. Com o bónus de a defesa portista tudo resolver - Pepe, que monstro!

    Não se poderia, até, dizer que o Benfica esteve mais próximo do empate do que o FC Porto do 0x2. Em suma, e apesar de momentos mais recuados e a ter de lidar com a pressão adversária, a equipa de Sérgio Conceição até pode chegar ao resumo televisivo e lamentar não ter conseguido mais cedo o golo da sentença. Marega que o diga. Falhou à primeira, isolado, e só à segunda conseguiu.

    Para quem duvidava, ei-lo. O dragão está aí, saudável e cheio de força!

    U Sábado, 24 Agosto 2019 - 19:00
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Jorge Sousa
    0-2
    Zé Luís 22'
    Moussa Marega 86'
    Estádio do Sport Lisboa e Benfica
    Lotação64 642
    Medidas105x68m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 3
    Lances Capitais
    22´
    GOLO FC Porto!
    Zé Luís marca
    Zé Luís marca o seu 4º golo na prova (3 jogos)
    86´
    GOLO FC Porto!
    Moussa Marega marca
    Moussa Marega marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    90´
    +6
    GOLO INVALIDADO Benfica
    Seforvic consegue colocar a bola na baliza do FC Porto, mas a jogada é invalidada por fora de jogo de Pizzi
    A Chave
    Minuto 67: Sérgio Conceição lança Soares e Otávio para render os desgastados Baró e Zé Luís, que estiveram em grande na primeira parte, mas que estavam a deixar a equipa descompensada. E assim a equipa passou novamente a controlar o adversário.
    O Árbitro
    Má condução de jogo por parte de Jorge Sousa. Permitiu muitas faltas sem cartão, depois distribuiu-os sem grande critério e foi também conivente com as muitas demoras portistas nas reposições. Pepe, para nós o melhor em campo, foi também quem mais se colocou a jeito do cartão, mas acabou com a folha limpa. Um exemplo da má arbitragem de Jorge Sousa, que nas áreas não teve problemas, mas que pareceu precisar de um jogo pausado para ter pedalada. Já fez bem melhor.
    O Melhor
    Experiência é um posto
    A dupla de centrais esteve a um nível altíssimo e contagiou toda a equipa. Marcano mostrou-se bem na leitura dos lances e Pepe encheu o campo em todas as alturas: quando era preciso recuar e defender e também quando era para descobrir o caminho oposto. Enorme jogo de ambos.
    O Pior
    Asa esquerda da águia
    Irreconhecível Grimaldo, muito mal no passe e nos cruzamentos, tornou a zona onde funciona o maior motor do Benfica num terreno fértil para as pisadas portistas, que por aí fizeram mossa. Ferro e Samaris também não dobraram bem e Rafa foi muitas vezes uma presa fácil quando tentava arrancar contra o mundo.
    Forma
    Benfica
    2019/2020
    4J
    3V
    0E
    1D
    12-2G
    FC Porto
    2019/2020
    5J
    3V
    0E
    2D
    10-5G
    Sabia que...by playmaker stats
    Benfica não ficava em branco em casa em jogos da Liga desde abril de 2018, frente ao... FC Porto
    2.ª vez que o Benfica de Bruno Lage não marca em casa (todas as competições): Galatasaray e Benfica
    Igualada a maior vitória de sempre do FC Porto em casa do Benfica na Liga Portuguesa: 0x2 em 1950/51 e 2019/20
    Sérgio Conceição vence como treinador no Estádio da Luz pela 3.ª vez, a 2.ª pelo FC Porto
    5.ª derrota de Bruno Lage como treinador do Benfica, a 2.ª frente ao FC Porto
    1.ª vez que o Benfica de Bruno Lage não marca em jogos da Liga
    Bruno Lage na Liga: 22 jogos, 20 vitórias, 1 empate, 1 derrota
    1.ª derrota de Bruno Lage na Liga, ao 22.º jogo
    Benfica x FC Porto no novo Estádio da Luz na Liga:
    17 jogos
    4V Benfica
    6E
    7V FC Porto
    7.ª vitória do FC Porto na Liga no Estádio da Luz, em 17 jogos
    2.ª vitória do FC Porto nos 3 últimos jogos no Estádio da Luz

    Fotografias(27)

    Benfica x FC Porto - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 3
    Benfica x FC Porto - Liga NOS 2019/20 - Campeonato Jornada 3
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Os anos passam. . .
    2019-08-25 17h46m por AcaroInformatico
    mas é sempre a mesma coisa.
    Li muitos comentários antes do jogo a vaticinar um jogo fácil para o SLB, mas quem viu os jogos (do SLB) não poderia estar totalmente tranquilo. Na pré época levamos 4/5 bolas ao poste dos mexicanos, frente ao Milan ganhámos por milagre. Na supertaça. . . foi um festival, do SCP, até ao primeiro golo. No jogo frente ao Belenenses, voltei a ver alguma sorte no modo como não sofremos golos. Unico jogo bem conseguido foi frente ao Paços, mas. . . é o ...ler comentário completo »
    da_ni82
    2019-08-25 17h05m por Lebowski
    Como tudo, são opiniões e concordamos em discordar. Por exemplo, no lance do Florentino ficou amarelo por mostrar, é certo. Isso só indica mais um lance em que o árbitro não esteve bem. Agora, o meu problema com a arbitragem de ontem nem é o critério disciplinar, onde o árbitro errou para os dois lados. O mais grave para mim foi a permissividade em termos de dar ao Porto as pausas de jogo que beneficiavam claramente as suas intenções, ainda por cima apitando faltas descabidas a quedas ...ler comentário completo »
    RI
    Benfica - FC Porto
    2019-08-25 16h40m por rikardoslb
    Nem Bruno Lage era o melhor treinador do mundo nem hoje é o pior treinador do mundo mas pede se mais, uma vez na epoca passada critiquei o Bruno Lage mesmo depois da vitoria sobre o Porto e achei que não tem mao de ferro é demasiado "mole" pra guiar este "Ferrari".
    Ontem foi a prova disso, uma equipa complemente apatica sem ideia de jogo deu a sensação que este jogo não foi preprarado, pensavam que iriam ser favas contadas deu em derrota e o Benfica ficou muito mal na fotografia.
    ...ler comentário completo »
    SLB vs FCP
    2019-08-25 15h44m por Lebowski
    Sérgio Conceição foi melhor ao colocar um esquema de pressão no miolo que tirou Rafa e Pizzi do jogo, já que estes tiveram que descair demasiado para os flancos e o jogo do Benfica afunilou quer a esquerda onde Grimaldo não acertou uma, quer a direita onde Nuno Tavares foi desastroso, sobretudo por não ter pé direito. O bloco de pressão do Porto oscilava facilmente entre um e outro lado porque sabia que por ali viria a iniciativa Benfiquista. Sinceramente pensei que Lage conseguisse contrar...ler comentário completo »
    aldantrop
    2019-08-25 14h37m por PORTOCAMPEAO20182019
    Ele vai continuar por lá, está a gostar e até está mais humilde e tudo. . .
    Se ganhar a libertadores e o brasileiro talvez saia porque já ganhou o que foi para lá ganhar, mas, se não ganhar a libertadores ele vai continuar. O projeto do flamengo é muito ambicioso para a realidade das Américas.
    Porto
    2019-08-25 14h32m por PORTOCAMPEAO20182019
    Não me canso de dizer que após o grande desaire de não estar na champions o foco total tem que ser o campeonato.

    Os grupos da liga europa têm de ser jogados com equipas mistas, com jogadores da B e das camadas jovens de forma a termos até potenciais reforços para a próxima época que será de pouco investimento no mercado.
    Quando se passar os grupos (se passar) aí sim começasse a fazer uma gestão de titulares importantes quando se jogar fora de casa.
    Taça da liga o...ler comentário completo »
    OP
    O imparcial
    2019-08-25 14h31m por Opinadorimparcial
    Tudo o que é dito por essa espécie de homem não é de se acreditar e mesmo que tenha algum fundo de verdade só tenho uma coisa a dizer "quem anda à chuva molha-se", já difamou por várias vezes entidades alheias. Se insultassem a sua família provavelmente iria querer agredir também, não é que seja a solução, mas admitamos que certos sujeitos mereciam uma bem dada. Se até próprios adeptos benfiquistas não podem com esse ser, quanto mais os outros
    Ramaldense
    2019-08-25 14h31m por eznihilofcpbmrda2
    já dizia o outro, que o ramaldense ia levar 5 ou 6. . . . . . . . . .
    pobre coitado, imagino o buraco que deve estar na ombreira da porta desse senhor, nem lhe cabiam ao passar. . . .
    Um enorme aplauso para o Fair Play
    2019-08-25 14h22m por DingyPT
    Pelo que tenho visto na maioria dos comentário, parece que houve uma alteração no paradigma dos comentário e não quero que isso passe despercebido.

    Tenho visto uma enorme vaga de benfiquistas a dar os parabens ao porto pela vitoria. É a prova de que um Treinador é mais do que um gajo que faz as taticas e mete a equipa a jogar. Um treinador é também uma figura de exemplo para os seus adeptos e o seu discurso tem efetivamente impacto nos adeptos do seu clube.

    Esp...ler comentário completo »
    Porto dragao
    2019-08-25 13h58m por petitor
    O Porto tem de se concentrar apenas no campeonato as outras provas devem ser para ir dando minutos a jovens que são o futuro
    PE
    Trunca truncas
    2019-08-25 13h44m por Pedro_C123
    Ainda ta se net?? Incrível como todos os dias ia as noticias dos rivais provocar e hoje e ontem nem um piu. . .
    Porto
    2019-08-25 13h22m por petitor
    Se não houver nenhuma alteração na equipe até ao fim do, mercado acho que este 11 e o melhor. Com Nakajima, Otavio e Soares a terem minutos

    Fábio Vieira, vitor Ferreira e Fábio Silva a terem minutos
    Marega
    2019-08-25 13h16m por petitor
    Ontem apesar do falhanço foi muito útil no entanto imagino que se ele fosse vendido e comprassemos o yony gonzales ou o Carlinhos Junior ainda ficávamos mais fortes.
    Uribe
    2019-08-25 13h14m por petitor
    Que craqueeeeeeeee, gostava que Danilo ficasse mais fixo para libertar Uribe que tem golo, aparece bem de cabeça na área e exímio na meia distância e pressão alta, quando isso acontecer, ainda vamos ficar melhores.
    Ambiente toxico
    2019-08-25 13h11m por Tarik_10
    "Enquanto fomos bons rapazes fomos sempre comidos"



    Nao se deixem enganar. Os assuntos nao tem que ser tabu. Se as coisas acontecem devem ser analisadas e nao escondidas.

    Por exemplo este ano que dizem nao haver casos nao quer dizer que as arbitragens tenham sido justas. O Porto por exemplo leva amarelo a cada 6 faltas cometidas enquanto o Benfica tem que fazer mais de 13 para ser sancionado.
    Por outro lado as equipas que jogam com o Benfi...ler comentário completo »
    Luiz Diaz
    2019-08-25 13h11m por petitor
    Grande craque defendi a sua contratação, ainda bem que não veio o pavon e veio este grande craque muito completo
    Romário Baro
    2019-08-25 13h10m por petitor
    Sempre que foi titular o Porto ganhou
    Chama-portista
    2019-08-25 12h46m por joaolourenco33
    Caso conheças "português" sabes que, tuas aspas deixam claro tua desconfiança! Jesus te abençoe!
    Deus os ouça!!!
    2019-08-25 12h44m por joaolourenco33
    Não gosto e nem desejo ambientes"pesados"!!!
    Est ou apenas atentando pra uma verdade!
    Torço pra vencer o que tiver mais vitórias limpas. . . . sem"ajudas"!!
    Observem que estou a dizer isto, tendo nós vencidos!!!
    Se tivéssemos perdidos, vós podereis dizer que é "falácia" de perdedor!
    Jesus nos abençoe e que vença o verdaeiramente melhor!
    Final do campeonato, espero que vós sejais honestos! Boa sorte
    joaolourenco33
    2019-08-25 12h38m por ACastro6
    mas porque e que estas a falar do campeonato do ano passado? é como a frase diz, passado. por muito que tenham sido ajudados, não te escondas atrás disso para não falares dos 7 pontos de avanço que tinhamos e que perdemos!!
    Chega deste ambiente toxico de criticar so por criticar e levantar essas suspeições todas, foquem-se no que as equipas jogam num ano que até ao momento tem sido limpo em relação a jogadas de bastidores e arbitragens.
    Acastro6
    2019-08-25 12h34m por joaolourenco33
    Acompanhaste o campeonato passado? Vkste quantas "ajudas" teve o clube deles?
    Os jogos da Champions são predeterminados. . .
    Há muito tempo se sabia que os play off's seriam nos dias 20, 21 e 22 e nos dias 27, 28 e 29. . .
    Justamente, os dois grandes clubes que jogariam contra o clube deles. . . joga um no meio ( intervalo) entre os dois jogos importantes. . . e o outro , logo após (sendio que eles sabiam que o jogo seria numa quinta, pois é jogo de Europa League). . ...ler comentário completo »
    Benfica vs Porto
    2019-08-25 12h32m por ACastro6
    Quanto ao jogo em si, o Porto foi bastante superior. Se isto quer dizer que já vai ser a melhor equipa do campeonato? Não, da mesma maneira que as 2 primeiras jornadas não disseram isso do Benfica. Ambas têm debilidades, tal como o Conceição conseguiu e muito bem demonstrar isso neste jogo. Sempre foi um dos fortes do SC, saber ler muito bem o jogo de início, o que sempre lhe faltou foi ler o jogo a meio, não me esqueço no ano que passou as entradas tardias de Oliver quando a equipa já ...ler comentário completo »
    joaolourenco33
    2019-08-25 12h24m por ACastro6
    Acho que é escusado esse tipo de comentários numa época que, até ao momento, não tem havido caso. E nesse ponto enalteço de facto um desenvolvimento da arbitragem, é ridículo dizer isto, mas a verdade é esta: há quanto tempo é que não acontecia irmos na 3 jornada do campeonato sem haver casos??
    Espero que se venha a manter, e que os grandes percam e empatem com justiça e ganhem igualmente com justiça.
    Coincidência!
    2019-08-25 12h19m por joaolourenco33
    Eles colocaram o jogo do clube deles entre os jogos dos Play Off's da Champions!
    Ninguém se deu conta: Eles esperavam que o FCPorto estivesse nos play off's da Champions. O FCPorto, obviamente, poderia ecalar jogadores reservas. . . . isso ajudaria ao clube deles. . .
    Deram-se mal. . . pois o FCPorto descontou no clube deles!
    Próximo domingo o clube deles jogará contra o Braga. . . . Braga vindo da Rússia. . . mais uma coincidência? NÃO! Mais uma tentativa de ajuda ao c...ler comentário completo »
    considerações a frio
    2019-08-25 12h17m por voltou_apito_dourado
    - se o luisão jogasse a culpa da derrota tinha sido dele.
    - o almeida não é lateral para o benfica
    - ainda perguntam porque faz falta um GR? Vlachodimos uma nódoa
    - mérito para o jogo do porto e zé luís
    - baró é craque
    não há equipas imbatíveis e mesmo após o jogo de ontem continuamos a ser de longe a melhor equipa do campeonato coletiva e individualmente. pena só termos um LD e uma espécie de GR e o suplente ser um jovem sem um único jogo na primeira liga.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Hóquei em Patins
    Jogos realizam-se em Barcelos
    Depois do SC Tomar ter engordado a lista de vencedores da Taça de Portugal, com a conquista em 2023, a edição de 2024 vai ter um vencedor repetido. FC Porto, ...