placardpt
    Sporting com pé e meio nos oitavos de final

    Frio, sintético e viagem só foram desculpa nos primeiros 45 minutos

    Frio, viagem e sintético. Parecia que tudo ia afetar o Sporting no jogo em Astana, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. A equipa leonina entrou muito mal no  jogo e dava todos os sinais que ia complicar uma eliminatória onde era claramente melhor que o adversário. Essas desculpas todas só precisaram de ser usadas na primeira parte e a equipa de Jorge Jesus conseguiu quase decidir a  eliminatória quando colocou a sua qualidade em campo.

    Jorge Jesus mostrou de forma clara que queria decidir a eliminatória já nesta partida. Não fez poupanças e acabou por lançar Bryan Ruiz nas costas de Doumbia no ataque. Essa opção não funcionou em pleno, mas quando se tem um jogador como Bruno Fernandes tudo fica mais fácil. 

    Entrada em falso

    ©Carlos Alberto Costa
    O Sporting entrou mal na partida. Com muitas dificuldades na primeira fase de construção e com várias faltas de concentração, não foi grande surpresa quando o Astana chegou ao primeiro golo da partida. Uma das tais desatenções, uma bola nas costas dos centrais e a equipa portuguesa em desvantagem.

    O golo ainda intranquilizou mais a equipa de Jorge Jesus que sofria muito pelas dificuldades de William Carvalho. O internacional português era a principal razão pelas dificuldades do Sporting em ter lances de futebol continuado e não em jogar com pontapé para a frente.

    Demorou quase meia hora o Sporting a perceber como podia jogar entre a linha do meio-campo e da defesa do Astana. De forma natural foi Bruno Fernandes que começou a dar capacidade de ter posse de bola. O médio português começou a fazer aquilo que Bryan Ruiz nunca fez e as oportunidades apareciam com os seus remates de longe.

    Apesar desse melhoramento ofensivo os problemas defensivos continuavam e foi Rui Patrício a negar por duas vezes o segundo golo à equipa do Astana. Ainda assim, via-se um Sporting melhor habituado às dificuldades do jogo e notava-se cada vez que as diferenças entre as duas equipas eram grandes e favoráveis aos leões.

    Que regresso

    ©Carlos Alberto Costa
    Percebia-se que o Sporting tinha tudo para transformar em resultado negativo em algo positivo. Ainda assim, ninguém esperava uma entrada tão forte da equipa na segunda parte. Ao fim de dez minutos já os leões tinham virado o jogo e quase decidido a eliminatória em si.

    Primeiro foi uma grande penalidade de Bruno Fernandes, depois Gelson Martins e ainda Doumbia a marcarem e a virarem o 1x0 para 1x3. A velocidade leonina, a qualidade Bruno Fernandes e o aproveitamento das oportunidades deram expressão a uma maior qualidade.

    O vendaval leonino continuava e mesmo com a gestão do plantel feita por Jorge Jesus o ataque era massivo e levou mesmo a uma expulsão de um defesa do Astana. De forma natural e mesmo sem carregar muito (uma situação que ia irritando Jorge Jesus) o Sporting ia criando situações e com maior eficácia o resultado podia ainda ter sido maior. O Astana ameaçou já perto do fim com uma bola ao poste, mas pouco mais fez.

    Mesmo com uma entrada completamente desconcentrada, o Sporting regressa do Cazaquistão com uma vantagem confortável e que deverá permitir a qualificação para os oitavos de final da Liga Europa. Quase apetece dizer que a equipa portuguesa podia bem ter evitado o sofrimento que foram os primeiros 45 minutos. 

    U Quinta, 15 Fevereiro 2018 - 16:00
    Astana Arena
    Ruddy Buquet
    1-3
    Marin Tomasov 7'
    Bruno Fernandes 48' (g.p.)
    Gelson Martins 50'
    Seydou Doumbia 55'
    Astana Arena
    Lotação30 000
    Medidas105x68
    Inauguração2009
    Fase1/16 de Final
    Mão1ª Mão
    Lances Capitais
    GOLO Astana!
    Marin Tomasov marca
    Marin Tomasov marca o seu 2º golo na prova (7 jogos)
    39´
    GOLO INVALIDADO Sporting
    Muito mal a equipa de arbitragem liderada por Ruddy Buquet ao invalidar o golo a Doumbia. Na sequência de um pontapé de canto, Doumbia desviou a bola para o fundo da baliza do Astana. O golo foi anulado por suposto fora de jogo.
    45´
    +1
    GOLO INVALIDADO Astana
    Agora de forma correta, a equipa de arbitragem anulou o segundo golo ao Astana. Após um fora de jogo claro do defesa do Astana, na sequência de um lance de bola parada.
    48´
    GOLO Sporting
    Bruno Fernandes marca de grande penalidade!
    Bruno Fernandes marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    50´
    GOLO Sporting!
    Gelson Martins marca
    Gelson Martins marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    55´
    GOLO Sporting!
    Seydou Doumbia marca
    Seydou Doumbia marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    A Chave
    Logo no início da segunda parte o Sporting teve a seu favor uma grande penalidade e conseguiu converter. Esse foi o tónico que levou os leões a uma boa segunda parte.
    O Árbitro
    Um golo mal anulado ao Sporting por fora de jogo inexistente de Doumbia. Acertou na expulsão e na grande penalidade.
    O Melhor
    Segunda parte
    A entrada na segunda foi demolidora por parte do Sporting. Três golos e uma eliminatória praticamente decidida de uma equipa que mostrou que tinha e tem qualidade para decidir de forma clara a eliminatória. 
    O Pior
    Entrada leonina
    O Sporting perdeu praticamente 30 minutos na partida. Entrou mal, perdeu bolas atrás de bola na sua primeira fase de construção e ainda sofreu um golo fruto de uma desconcentração. O relvado não explica tudo...
    Forma
    Astana
    2018
    13J
    6V
    2E
    5D
    20-21G
    Sporting
    2017/2018
    41J
    25V
    11E
    5D
    81-30G
    Sabia que...by playmaker stats
    A última vez que o Sporting tinha ganho fora na 1.ª mão de uma eliminatória UEFA tinha sido em 2010/11, frente ao Nordsjaelland
    13.ª vez que o Sporting vence fora na 1.ª mão de uma eliminatória UEFA: passou em 11
    Sporting volta a ganhar fora de casa, depois de duas derrotas consecutivas (Estoril e FC Porto)
    Pela 1.ª vez na história, o Sporting ganhou fora de casa nas competições europeias depois de estar em desvantagem ao intervalo
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ASTANA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    JK
    PapaVelhinhas
    2018-02-16 10h47m por JKappa
    Isso é exactamente o que eu digo sempre, o futebol tem de ser jogado no seu estado puro, naquele modo de rua com fintas, remates de longe e lances bonitos.
    Hoje em dia quando algum jogador profissional vê que está a ser papado simplesmente deixa-se cair e automaticamente é falta.
    Não quer dizer que passem a deixar de existir faltas, mas estes gajos recebem milhões para jogar 90minutos por semana e depois passam a vida no chão, é por isto que o futebol inglês é o mais aprecia...ler comentário completo »
    ogolorioso
    2018-02-15 21h17m por PapaVelhinhas
    Ontem no jogo com o Liverpool comecei a pensar de outra forma. . . Mesmo a sério. .
    Nós adeptos não temos de falar de arbitragens constantemente. .

    Ontem o árbitro também usou o critério à inglesa e o liverpool saiu em vantagem com isso. dos 5 golos, 3 são precedidos de recuperações que aqui no tugão era falta. Mas onde eu jogo que é amador já não é falta. . .

    Deviamos jogar com os critérios mais largos aqui em Portugal.
    Por um lado davamos esp...ler comentário completo »
    RV
    Eliminatória
    2018-02-15 19h22m por RVL22
    Resolvida
    JM
    AST 1-3 SPO
    2018-02-15 18h49m por JMCLSCP
    Má exibição na primeira parte, segunda parte de grande responsabilidade. As adversidades deste jogo (relvado sintético e clima) poderão ter tido influência mas podíamos e devíamos ter feito melhor nos primeiros 45 minutos. Podíamos igualmente ter ido em busca de um quarto golo mas tendo em conta que jogamos daqui a 4 dias em Tondela, aceito que JJ tenha decidido gerir a vantagem. É um resultado que nos permite introduzir 3/4 ou até mesmo 5 jogadores menos utilizados em Alvalade, onde o Ast...ler comentário completo »
    Scpdp
    2018-02-15 18h48m por noobsaibot005
    O Bryan Ruiz hoje em dia a jogar nao podia ser numa ala. Eu adoro o Bryan Ruiz mas a calma dele irrita xD
    Sporting
    2018-02-15 18h42m por dragaoazul_18
    Surpresa no Cazaquistão com o Sporting a jogar com os habituais titulares.

    Resultado muito bom , que permite ao Sporting gerir com tranquilidade o 2º jogo

    Ao menos, teremos 1 equipa ainda em competição nas ligas europeias minimamente assegurada.
    SC
    Jogo
    2018-02-15 18h28m por Scpdp
    Rui Patrício: normal
    Piccini: normal
    André Pinto: normal
    Fábio Coentrão: ultimamente tem andado fraquinho
    William Carvalho: normal
    Bruno Fernandes/ Bryan Ruiz: irrita-me como é que o JJ ainda não percebeu que o Bryan Ruiz é uma nulidade ofensivamente que se limita a passar a bola e que o Bruno Fernandes rende muito mais a "9, 5". Quanto ao Bryan Ruiz, normal. Passes, passes e mais passes que na posição que ele estava a jogar exigia-se muito mais. Quanto ao...ler comentário completo »
    ED
    noobsaibot005
    2018-02-15 18h24m por eduscp11
    E quase de certeza que alguns destes 4 jogadores vao ficar no banco no jogo da segunda mão.
    eduscp11
    2018-02-15 18h14m por noobsaibot005
    Tinha acabado de falar nisso. É impensável um clube profissional como o SCP ninguém se lembrar dessa questão. Principalmente o Bruno Fernandes e o Gelson tinha de ter levado.
    ED
    Parte negativa do jogo
    2018-02-15 18h11m por eduscp11
    JJ so falhou na questao dos amarelos.
    Acuna, coentrao, bruno fernandes e gelson viam o amarelo e falhavam a segunda mao mas limpavam a questao dos amarelo. Pelo menos 2 ou 3 podiam ter visto
    BR
    doutorvaleeazev edo
    2018-02-15 18h09m por Brahimi_8
    Es um troll so pode ahaahah !!
    BR
    Sporting
    2018-02-15 18h07m por Brahimi_8
    Ainda bem q venceram , segunda parte muito boa .

    Agora vamos Braga apesar de ja tar a perder. .
    Gelson à bica
    2018-02-15 18h06m por noobsaibot005
    O Gelson e os outros que estavam à bica deviam ter aproveitado para levar mais um amarelo. É que este Astana está mais que morto e assim limpava os cartões. . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...