placardpt
Sporting perde em casa

Um pouco verdes, sim... mas leões bravos

Foi pela maturidade e pela experiência que o Barcelona ganhou o jogo em Alvalade. Uma vez mais, é pela margem mínima que a equipa leonina se verga a um colosso europeu, num jogo onde o número de oportunidades não foi assim tão desequilibrado e onde uma infelicidade numa bola parada ditou o desfecho.

Convém enaltecer, ainda assim, a goleada que Alvalade voltou a protagonizar na bancada, com um ambiente frenético, fabuloso. Valesse isso pontos...

Contenção por 45 minutos... dos dois lados

Ao olhar para Sergi Roberto, a grande novidade no onze do Barcelona, era possível encontrar nessa opção o espelho perfeito para a postura de Valverde: ter bola, claro, mas nunca descurar as prudências defensivas. Poder-se-ia esperar um Barcelona mais arrojado? Podia, só que esta não é (neste contexto) aquela equipa de pressão intensa e muito alta de há uns anos. É, isso sim, uma equipa mais cautelosa e com menos capacidade para rasgar uma defesa.

Há Messi e isso é, desde logo, garantia de vários desequilíbrios. Mas, por si só, não chega para ganhar jogos.

Nisto, convém focar no que o Sporting também quis fazer. Jorge Jesus sabia que não ia ter tanta bola como habitual, mas mesmo assim não recuou a linha defensiva. Permitiu que Suárez e Messi por aí andassem à procura de uma bola redonda de Iniesta ou Rakitic em profundidade, mas com a missão coletiva de anular esses momentos.

E aí residiu o sucesso inicial da equipa de Jorge Jesus, com especial destaque para Mathieu, absolutamente absorvido na ideia de mostrar que poderia ter sido valorizado de outra forma no clube culé.

Esta foi a imagem habitual do jogo: Mathieu a limpar ©Carlos Alberto Costa
Oportunidades foram poucas. Um rasgo aqui e ali, alguns remates de meia distância e um jogo, nesse aspeto, equilibrado. O Barcelona tinha muito mais posse, é verdade, mas não se podia dizer que estava por cima, até porque este foi sempre um leão a querer construir desde trás e a não bater bola à primeira oportunidade.

Só que a estratégia leonina foi claramente afetada com a lesão de Doumbia. Não por qualquer falta de qualidade de Bas Dost, só que o costa-marfinense tinha características mais talhadas para o tipo de jogo que o Sporting tinha de fazer, razão pela qual se viu uma tranquilidade muito maior por parte dos catalães depois do intervalo.

Por isso e pelo golo, onde o avançado holandês não foi feliz.

Faltou qualquer coisinha, outra vez

O sabor não é novo. Os adeptos provaram-no a época passada contra Dortmund e Real Madrid: perder, mas sentir que podia ter dado para um pouco mais.

Muro leonino parou quase tudo ©Carlos Alberto Costa
Nomeadamente quando, na entrada para os últimos 20 minutos, Bas Dost (sem confiança) tocou para Bruno Fernandes atirar à figura de Ter Stegen. Ou quando assistiu de cabeça para o remate de William por cima.

Jorge Jesus achou que era na esquerda, onde Semedo e Roberto estavam a ser de betão, que tinha que alterar e encontrar soluções. Tirou Coentrão e Acuña, lançou Jonathan e Bruno César.

Mas a experiência catalã prevaleceu e os três pontos foram para Espanha.

U Quarta, 27 Setembro 2017 - 19:45
Estádio José Alvalade
Ovidiu Hategan
0-1
Sebastián Coates 49' (p.b.)
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo D
A Chave
Minuto 71: Uma rara desatenção culé, espaço de sobra para o contra-ataque, bola em zona da meia-lua para Dost e toque para o lado (noutra altura, rematava) onde Bruno Fernandes atirou para defesa de Ter Stegen. Tinha sido o empate na melhor oportunidade.
O Árbitro
Teve dualidade de critérios, notou-se. Os jogadores do Sporting tiveram sempre uma postura agressiva, mas sem exageros. E o romeno não foi coerente nos amarelos, com tudo o que isso significa.
O Melhor
Dentes cerrados
Uma grande vontade de mostrar serviço, uma total disponibilidade coletiva para o jogo, uma ausência de recio. Ao Sporting, pode ter faltado maior experiência, melhor qualidade individual, mas houve comunhão dos jogadores na postura. Battaglia foi o número 1.
O Pior
Serviços mínimos
O Barcelona ganhou e os três pontos vão para a Catalunha, mas esta foi uma equipa muito afastada daquilo que pode e consegue fazer. A ritmo de cruzeiro, conseguiu segurar com experiência o triunfo, mas esperava-se outro tipo de espetáculo. Nota-se que ainda se sente a ausência de Neymar.
Forma
Sporting
2017/2018
12J
8V
3E
1D
24-8G
Barcelona
2017/2018
10J
8V
0E
2D
25-7G
Sabia que...by playmaker stats
1.ª derrota do Sporting na UEFA originada com um autogolo
8.ª vitória consecutiva do Barcelona
Barcelona volta a vencer fora de casa na Liga dos Campeões, depois de duas derrotas consecutivas
Pela 1.ª vez, o Sporting não marcou em casa frente a adversários espanhóis
Sporting não vence em casa na UEFA há quatro jogos
Sporting soma a 3.ª derrota consecutiva em casa na Liga dos Campeões
Sporting não vencei há três jogos (2 empates e uma derrota)
1.ª derrota ao 12.º jogo da época: melhor registo dos leões desde 1990/91
Ao 12.º jogo da época, o Sporting perde pela 1.ª vez

Fotografias(40)

 Liga dos Campeões: Sporting x Barcelona
 Liga dos Campeões: Sporting x Barcelona
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
BARCELONA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Sporting
2017-09-28 12h10m por Freamunde1933
Bom jogo da equipa de Alvalade, é uma derrota amarga, marcada por um autogolo. Fica a sensação que o Sporting podia ter pontuado neste jogo.
Não existem vitórias morais mas foi uma demonstração de querer e luta por parte do Sporting que mostrou uma defesa muito coesa, pecou Coates com duas ou três perdas de bola quando quis sair a jogar, e Battaglia a mostrar que a titularidade não lhe fica mal.
Nota, ainda, para o desgaste físico da equipa que pode influenciar o jogo de d...ler comentário completo »
Sporting
2017-09-28 10h15m por JOTAONE1
Bom jogo do Sporting! Frente a uma das melhores equipas do mundo!

O Sporting conseguio bater-se bem e mostrar a qualidade da sua equipa e dos seus jogadores!

Desejo boa sorte ao Sporting para as restantes 4 jornadas da Champions!

Cumpts
Bas Dost
2017-09-28 10h12m por JOTAONE1
Teve a oportunidade de empatar o jogo!
sofintas
2017-09-28 03h11m por Eduardo_Scp
Colosso papão é o Basileia ou o Besiktas isso sim são colossos, bateste na mesma tecla em todos os comentários, aqui ninguém delirou com uma derrota mas é bom saber que estás a amaciar a vitória magra do Barça com demérito deles do que com algum mérito do Sporting que soube lutar, entregar-se ao jogo. O Barcelona será sempre um colosso, joga à bola para caraças e jogadores como Iniesta, Messi espalham magia em qualquer campo.
SO
Sportinguistas
2017-09-28 02h24m por sofintas
Podendo ser desmancha-prazeres, não delirem por só terem perdido 1-0 com o Barça e terem dado alguma luta (mas resultado justo, com Barça a ter mais remates, mais cantos, mais oportunidades, mais posse de bola). O Barça não é colosso, isso já passou. E tem no plantel alguns jogadores - e que, por vezes, entram no onze - pouco mais que "vulgares" ("falando" do topo), que não jogariam em muitas equipas das principais ligas europeias. Se Messi se lesionasse para seis/sete meses - bater ...ler comentário completo »
SO
Eduardo_Scp
2017-09-28 02h02m por sofintas
Não me parece que Sergi Roberto seja originariamente extremo direito (não digo que tenho a certeza porque não acompanhei a carreira dele nas camadas jovens e na equipa B). As primeiras aparições dele na equipa principal foram a interior direito, e foi nessa posição onde jogou mais vezes. A segunda posição onde jogou mais vezes foi a lateral direito. A terceira na posição 6, onde na minha opinião ele joga melhor (é melhor a recuperar do que a construir, dito assim sucintamente - também co...ler comentário completo »
Schmeiche_Of_Ba sel
2017-09-28 02h02m por Eduardo_Scp
Tb concordo ainda bem que não optou, eles n usam muito os extremos, preferem que os avançados descaiam para as alas.
Schmeiche_Of_Ba sel
2017-09-28 01h41m por Eduardo_Scp
Mas o Sergi Roberto a posição original dele é extremo direito, só que é tipo o bombeiro de serviço lá do sitio pk colocam-no muito a defesa-direito para esticarem o jogo deles a partir de trás, ele hoje jogou recuado, nem dei por ele em campo pk devia estar a fazer trabalho "sujo". Agora Dembelé sim é extremo puro e se jogasse hoje tinhamos tido mais trabalho mas jogámos unidos e não dêmos espaço.
Cheese
2017-09-28 01h34m por batenarede
Não houve melhor noite para ilustrar a diferença entre esforço e resultado do que hoje.

Não é a mesma coisa perder por 1 contra o líder da liga espanhola do que perder por 5 pelo 4º da suíça, a derrota não "serve para todos" por igual. . .

Um é talvez a melhor equipa do pote 4 e outro a pior do pote 1. Se ambos ficam com os mesmo pontos, quem é que pode ficar mais orgulhoso?
Eduardo_Scp
2017-09-28 01h26m por Maregool
Precisamente o que quis dizer. . Se o Barça tivesse Dembelé aí já seria diferente a maneira de jogar deles com um trio na frente, como acontecia quando tinham Neymar e exploravam mais as alas o que não aconteceu hoje. .
Maregool
2017-09-28 01h19m por Eduardo_Scp
Concordo contigo, o teu Porto vai nos criar mais dificuldades pelas alas do que este Barça, os alas do Barça são os laterais deles que sobem muito, hoje aconteceu muito com o Jordi Alba. O Porto têm o Brahimi e o Marega que esticam muito o jogo do Porto.
CH
Não percebo
2017-09-28 00h21m por Cheese
A felicidade. . . . Jogam tanto contra o Dortmund, Real, Barça, e o resultado foi semelhante: Derrota.

Ui, que orgulho!!! Perdemos contra estas três equipas, jogámos muito bem mas perdemos! Really? Epa, se tivessem sacado um empate ou até uma vitória, até percebia. . . Mas perderam. Bem ou mal, injusto ou justo, com ou sem autogolos. . . é a mesma coisa. Serve para todos
SO
JJ (depois do jogo)
2017-09-28 00h17m por sofintas
Traído por alguma espontaneidade - com cuidado, mas algo descuidado. . . -, disse "Messi. . . temos de pôr outro aqui, porque é português". (ver conferência de imprensa)

Antes do jogo, estava mais avisado e concentrado, referindo "dois extraterrestres", etc.
SO
Em Alvalade
2017-09-28 00h11m por sofintas
Adepto invade relvado para ir ter com Messi (li, em jornal português, que lhe queria beijar os pés!)!

Simbólico e significativo, no berço futebolístico de Cristiano Ronaldo.
SO
Sporting
2017-09-27 23h55m por sofintas
Fez um jogo meritório. Mas a malta sportinguista tem de se actualizar, ver o Barça mais vezes e não ir pelo nome que o Barça fez nos últimos dez anos. O Barça é grande equipa, mas longe de ser um papão, um colosso. Não ganhará esta época cerca de uma dúzia de vezes, inclusivamente contra um Levante qualquer, podendo perder contra uma Real Sociedad (com relvado que não é o agora bom de Alvalade), um Sevilha ou um Valência. Aliás, em Getafe a vitória "caiu do céu. "
SO
Peramanca
2017-09-27 23h48m por sofintas
Se por aqui passares. . . (que isto, hoje, está com ambiente diferente do que em qualquer outro jogo do Barça - compreensivelmente, e com todo o respeito pela malta lagarta:) )

Gostaste do Barça? Dizer-te que, tanto colectiva, como individualmente (em relação a alguns jogadores, que subiram o rendimento dos outros jogos desta época), foi, a seguir ao jogo com a Juve (sem que neste tenha havido grande exibição - correu bem. . . e houve muito Messi) o jogo que mais goste...ler comentário completo »
PlanetaVerde
2017-09-27 23h11m por Maregool
Apenas me refiro ao jogo nas alas, nada mais, é lógico que o FCP não vai conseguir por o sporting a cheirar a bola como faz e fez muito o barça hoje
PlanetaVerde
2017-09-27 23h09m por Maregool
lool
Não tá fácil chegares lá?? lool

Será que ainda não entendeste que o que disse foi que o Barça hoje jogou com 2 médios centro nas alas e não criou muitas dificuldades ao Sporting nas linhas. . . e contra o FCP com Marega e Brahimi o sporting vai sentir mais dificuldades do que sentiu hoje. .
Será que entendeste agora??? Não ofendi o sporting e até defendi que mereciam o empate.
JohnnySCP19_Reg ressa HAHHA
2017-09-27 22h53m por FinalFantasy
Essa do conjunto de pêlos organizados lololol
Hypothetical High Five ^^

PS - Mais Oportunidades, deixa lá os desejos antes dos jogos ( Porto e Sporting a levarem 3 e o Benfica ganhar na descontra ), é sempre melhor falar no final.

Mas deixa lá, hás-de ter um conjunto de mais oportunidades organizadas
MA
Ma friend
2017-09-27 22h46m por MaxPoliceFCP
Give me FIVE ;)
MA
Sporting
2017-09-27 22h45m por MaxPoliceFCP
hoje podia até ter empatado como até podia ter perdido por mais. Fez o que pode mas houve ali lances em que os seus avançados podiam ter feito mais perto da baliza.

estão na luta pela a qualificação graças à vitória na Grécia.

Sábado espero que tenham a mesma sorte contra o meu clube ;)
JohnnySCP19_Reg ressa
2017-09-27 22h44m por Maregool
Por mim um dia gostava de ver Danilo, Óliver, Otávio no meio campo, mas este não é o jogo indicado.
JohnnySCP19_Reg ressa
2017-09-27 22h42m por Maregool
Por mim podia ser esse sim, aliás já era o que esperava no Monaco. .
Ou então até pode supreender e sair o Herrera e jogar óliver, sinceramente não faço ideia lol. .
JohnnySCP19_Reg ressa
2017-09-27 22h41m por 4lfredo
Sim, sem dúvida!
PlanetaVerde
2017-09-27 22h41m por GreenLIONN
muito provavelmente vai ser esse o onze para mim o bruno cesar ate é bom a segundo avançado e o podence para mim é extremo mas pronto o JJ deve la ter as suas razoes. .
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga 3
Para esta temporada, o zerozero vai continuar com o acompanhamento ao minuto de TODOS os jogos, assim como com a eleição do Homem do Jogo. Uma iniciativa que se ...