placardpt
FC Porto vence dérbi

Dragão com mais «pronúncia do Norte»

A cidade do Porto tem particularidades únicas em Portugal. A tal «pronuncia do Norte» que falava Rui Reininho é mais do que trocar os B pelos V, é uma forma de estar na vida bem fervorosa e isso é transportado para o futebol. Quando as duas faces futebolísticas da cidade se encontram, especialmente no ambiente fechado que é o Bessa, dá sempre faísca.

Picardias, expulsões e muita luta podia ser um resumo do jogo, concluído com a arte de Óliver e a fome de golo de Soares. Podia ter sido mais fácil, mas o certo é que depois da Champions o Dragão respondeu bem e mantém a pressão ao líder, quando já só faltam três jornadas para o clássico da Luz.

Nuno Espírito Santo fez o que costuma fazer nos jogos fora e colocou a equipa mais recuada. Para além disso ainda deixou André Silva no banco, mas o certo é que não só venceu o duelo tático contra Miguel Leal e ainda viu Soares marcar e ser um dos melhores.

Demolir, adormecer e acordar com tudo

©Global Imagens / F‡bio Poo
A entrada do Dragão foi demolidora. Num misto de 4x3x3 com 4x2x3x1, as movimentações de Óliver e de André André demoraram a ser percebidas pelo Boavista. O espanhol vinha atrás pegar no jogo e o internacional português era uma espécie de homem a mais. Era ele que fazia os desequilíbrios ora na esquerda, ora na direita.

Era um FC Porto ameaçador, sufocante e do qual se começava a esperar que fizesse estragos. Foi o que  aconteceu ainda antes dos dez minutos quando Óliver rasgou a defesa, encontrou Corona que por sua vez ofereceu o golo ao oportuno Soares. 

A equipa de Nuno Espírito Santo estava bem e por isso foi estranho ver o que aconteceu nos seguintes 20 minutos. O FC Porto desligou-se e permitiu ao Boavista controlar por completo as operações. Anderson Carvalho e Fábio Espinho começaram a ter todo o espaço do mundo para tratar a bola e, nessa fase, valeram Boly e um super Casillas a evitar o empate em dois lances distintos.

Só depois dos berros que Casillas deu após a sua monumental defesa aos 30 minutos se voltou a ver FC Porto, mas foi com tudo...Soares por duas vezes e Óliver tiveram o segundo golo nos pés e até ao intervalo destaque para uma entrada verdadeiramente arrepiante sobre Corona por parte de Talocha. O extremo acabou por não aguentar e saiu e, nos protestos, Nuno Espírito Santo acabou expulso no túnel.

Meter avançados só por meter não resulta

©Global Imagens / Ivan Del Val
O FC Porto estava por cima, mas a partida estava em aberto. Foi por isso corajoso Miguel Leal a colocar mais um avançado no início da segunda parte. Ainda assim, colocar avançado só por colocar raramente resulta e foi o que aconteceu. É certo que com Bulos e Schembri a equipa tinha mais presença na área, mas a saída de Fábio Espinho tirou futebol à equipa e as bolas bombeadas para a área eram a única arma axadrezada.

Mesmo sem estar no banco Nuno Espírito Santo terá percebido muito facilmente que bastava Danilo recuar dois ou três metros no relvado e essa maior presença do Boavista na área iria ser fácil de anular. Foi o que aconteceu e só quando Boly adormeceu num lance é que surgiu perigo.

A expulsão de Maxi Pereira já dentro dos últimos dez minutos lançou ainda mais incerteza no jogo, mas os problemas do Boavista eram os mesmos. Vitória suada, mas é daquelas que dá embalo para o que falta da Liga.

U Domingo, 26 Fevereiro 2017 - 20:15
Estádio do Bessa Séc. XXI
Fábio Veríssimo
0-1
Soares 7'
Estádio do Bessa Séc. XXI
Lotação28 263
Medidas105x68
Inauguração1910
FaseCampeonato
JornadaJornada 23
A Chave
Soares fez aos sete minutos o único golo da partida depois de um bom cruzamento de Corona. A jogada teve o cunho de Óliver Torrres.
O Árbitro
Fábio Veríssimo errou ao não expulsar Talocha pela entrada sobre Corona. Muitas dúvidas num fora de jogo a Soares no início da segunda parte e bem ao não assinalar grande penalidade sobre Maxi Pereira. Foi piorando na segunda parte onde apitou por tudo e por nada. Certa a expulsão de Maxi Pereira.
O Melhor
Soares teve um maestro consigo
Soares marcou, correu e jogou muito, mas também Óliver tem de merecer destaque. Se Nuno Espírito Santo foi ganhando o jogo aos poucos no banco, Óliver foi a sua extensão no campo. Construção e jogo entre-linhas foram a receita do espanhol.
O Pior
Mudança tática axadrezada
O Boavista estava a perder, mas o jogo estava disputado. Era no meio-campo que se lutava metro a metro e o a equipa de Miguel Leal até esteve momentos por cima. Colocar mais um avançado e retirar o homem que estava a causar mais problemas de marcação não foi uma cartada eficaz.
Forma
Boavista
2016/2017
26J
8V
8E
10D
27-28G
FC Porto
2016/2017
37J
22V
11E
4D
63-19G
Sabia que...by playmaker stats
Em 5 jogos, Soares já ofereceu por 2 vezes a vitória ao FC Porto; o melhor registo desde Pena em 2000
Iker Casillas bate o recorde de jogos sem sofrer golos no FC Porto na Liga Portuguesa:
2016/17 - 14 jogos
2015/16 - 13 jogos
FC Porto é a equipa da Liga com mais jogos sem sofrer golos em 14 jornadas (+1 que Benfica):
14J Casillas
11J Ederson
9J Rui Patrício
8J Douglas
7J Gottardi
O FC Porto não sofreu golos em 14 dos 23 jogos que realizou na Liga NOS 2016/17, ou seja, em 60% dos jogos deste campeonato os dragões não sofreram golos
FC Porto igualou o máximo de jogos (3) sem sofrer golos na Liga NOS 2016/17
Nuno Espírito Santo está há 20 jogos sem perder (15V 5E) na Liga; o melhor registo desde Julen Lopetegui em 2014/15 (24V 6E)
Boavista vinha de 3 jogos sem perder na Liga Portuguesa (1V 2E); a última vez que tinha perdido tinha sido no Bessa frente ao Belenenses por 0-1
Foi a 3.ª vitória consecutiva do FC Porto fora de casa esta temporada; o melhor registo desde Fevereiro 2016 com José Peseiro
Foi a 4.ª vitória consecutiva no Bessa e sem sofrer golos (marcou 9); o melhor registo desde 1982 com uma série de 6 com apenas um golo sofrido
Foi a 6.ª vitória consecutiva do FC Porto frente ao Boavista; o melhor registo desde 1984 (série de 9 vitórias consecutivas)

Fotografias(30)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BOAVISTA
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Deltacaffe
2017-02-27 17h09m por rs24bfc
Epa chamem-nos o que quiserem: arruaceiros, clube de rotunda, bairristas, aziados. . . mas lampioes do Norte nao [. . . ] ! Esses jogam de vermelho la no Minho. . . alias acho que ha varios candidatos para esse lugar no Minho(O Gil Vicente era um concorrente a alture aqui has uns anos)

Se ha coisa que da gosto e ver um jogo Boavista-Guimaraes ou Boavista-Porto. . . apesar de nao serem o que sao antigamente, porque o Boavista ainda esta em baixo. . . mas sao jogos intensos co...ler comentário completo »
HA
jogo
2017-02-27 16h51m por Halibut
muito disputado, gostei bastante!

finalmente o 4-3-3 em que venho aqui em comentários insistir que se use, o nosso futebol respira melhor assim, mais organizado e com melhor construção e oportunidades de golo.

óliver na sua posição é outro jogador, já referi isso aqui imensas vezes.
soares sozinho na frente é mais que suficiente, é possante, muito móvel, finaliza bem de cabeça ou com os pés, segura bem a bola e no 1x1 é forte também. . . finalmente...ler comentário completo »
NU
PeterparkerViei raFCP
2017-02-27 15h02m por NunoPonces
Como já disse vai dormir, eu escrevo x lês y mais vale ires dormir bastante. O que estou a dizer e sempre disse é que contratualmente foi possível ponto e a vontade do jogador conta digo eu. Adeus e muito adeus, vai aprender alguma coisa.
NU
PeterparkerViei raFCP
2017-02-27 14h50m por NunoPonces
Eu não pedi respeito, disse que devia ter respeito, consegues ter noção da diferença? Eu tenho respeito por todos dos outros clubes até por PDC tenho respeito e admiração(como já disse foram valores que me foram incutidos graças a Deus), Eusébio seria um mega anjo ao lado dele. . . Depois não sabes nada, sou de Viseu não sou Mouro amigo. . . Hahah se era ilegal diz-me porque foi assinado, amigo isso não foi nos anos 90 nem nada do género, a questão é que não é ilegal ponto. Depois mesmo ...ler comentário completo »
Que santos vocês são. . .
2017-02-27 14h13m por Hammers
Paulinho Santos, André, João Pinto, Jorge Costa, Fernando Couto só para mencionar alguns, nunca lesionaram ninguém. Aliás vão ser canonizados juntos com os pastorinhos quando cá vier o Papa em Maio. . .
É o que digo. . . E o choro continua. . .
2017-02-27 14h06m por Hammers
O problema é que o caxineiro era expulso bem antes da meia hora de jogo. Já o Porco de ontem teve uma entrada mais leve que o do Telles ao jogador da Juve e não ouvi nenhum fruteiro chamar-lhe Porco e pedir vermelho. . .
NU
PeterparkerViei raFCP
2017-02-27 13h58m por NunoPonces
Lol eu fiquei tão ofendido que nem dormi vê lá tu. . . E quem comparou? Figuras históricas? Que eu saiba foste tu não eu, depois há outras que foram bem mais importantes, sabes tanto que não sabes nada. Depois Eusébio assim com outros futebolistas, Di Stefano, Pelé, Maradona, Puskas e assim serão figuras históricas do desporto e principalmente para os países que representaram, mas vá não vou argumentar mais com alguém que não sabe isso né? Logo Eusébio e tantos outros são figuras histór...ler comentário completo »
Só chorões
2017-02-27 13h51m por Hammers
Pelos vistos a visita dos chorões da aldeia de contumil à parte nobre da cidade fez-lhes mal à vista. Viram penaltis em simulações e agressões apenas para um dos lados. O caceteiro das caxinas André André não viram nem a agressão do bebado em cervejas Corona. . . Pois é a beleza da Boavista não lhes fez bem. . .
Chief6
2017-02-27 11h22m por boixos_nois
Com respeito ao FCP, e ao Dragão a pocilga deve ser é a tua casa isso sim. Todas as semana estás em primeiro, e todos tremem quando o FCP ganha, deves meter medo é ao Boavista e a treta de jogo que foi comparado com o futebol de sexta a que te referes. Para adeptos como tu, fica uma cadeirinha á tua espera, para fazeres número na vara.
Porto
2017-02-27 10h32m por dragaoazul_18
- Primeiro queria destacar o facto do Porto ter um banco quase completamente tuga xD Só falhou ali o otávio e o Layun ! Há muito tempo que não via tanto Português e JOVEM no banco do Grande FCP :)

- De segundo alguém já sabe novidades do Corona? Espero que regresse rapidamente porque precisamos dele.

- Terceiro Lamentar a Arbitragem não no sentido prejudicial para o FCP mas sim porque os árbitros estão claramente em pânico e começam a sentir a pressão da reta fina...ler comentário completo »
Estatistica:
2017-02-27 10h21m por DocSkills
Clube - Cartões vermelhos a adversário / minutos em superioridade numérica:
fcp - 8 / 269'
scp - 2 / 100'
Glorioso - 1 / 1'
JAOF
2017-02-27 10h18m por DocSkills
Pronuncia do norte = Colinho?
Pena a derrota
2017-02-27 01h19m por rs24bfc
Pena pela derrota do meu Boavista. . . Este foi o primeiro derby a serio desde que o Boavista desceu de divisao. O Derby da invicta tem sempre um sabor especial. . . o sabor ao Norte. . . sabor esse que nao senti nos ultimos anos e senti hoje finalmente. O Porto esta a recuperar a sua identidade e acima de tudo o Boavista esta a crescer!! Gostei de ver o Boavista a abordar o jogo olhos nos olhos, gostei da intensidade, das disputas, da entrega. . . Ao contrario de outros jogos nao fomos cap...ler comentário completo »
NU
LeoLima
2017-02-27 01h15m por NunoPonces
Amigo vai dormir. . .
NU
PeterparkerViei raFCP
2017-02-27 01h15m por NunoPonces
E tu se fosses mais inteligente e com respeito sem dizer barbaridades não as dirias. Porque futebol faz parte da história quer queiras que não, e então na nossa teve influência mas não sabes disso. Depois estou desempregado porque sou Hemofilico uma doença crónica por défica de factores no sangue, em que tenho 2 lesões, uma num joelho que me atirou para umas canadianas há quase uma década, devida a um problema de um joelho que me afecta desde os 13, fora a lesão no tornozela da única pern...ler comentário completo »
Jogo
2017-02-27 01h13m por Onil
Bom jogo de futebol na primeira parte, na segunda baixou muito a qualidade, muito faltoso. Uma pena que não conseguimos concretizar as nossas oportunidades, mas acho que o resultado acaba por ser justo. De destacar também o grande ambienta nas bancadas.

Enfim, bola pra frente e seguimos o nosso caminho rumo à estabilidade na primeira divisão, e o prox. jogo é já na sexta em Moreira de Cónegos.
NU
LeoLima
2017-02-27 00h24m por NunoPonces
Será? É que a tua infantilidade não te permite defender nem pulhas nem nada nem ninguém tal é o nível da mesma, porque uma é basear-se em factos que não possam ser contraditos outra é basear-se em ódio pelo rival e sem noção, nexo, senso comum, sei lá. Porque como eu já te disse se ele fosse do Porto era um anjo como todos os outros que não te interessa falar e muito menos a mim, o que eu disse já foi dito e ponto. Divirtam-se a brincar aí. . .
NU
PeterparkerViei raFCP
2017-02-27 00h21m por NunoPonces
Amigo depois dessa de chamares figuras históricas que chamaste para o contexto do futebol só demonstra que o teu conhecimento é pouco ou nenhum. Sabendo a importência que eles tiveram ou o seu impatco, Eusébio foi um futebolista que fez história no aspecto desportivo é certo, mas mesmo assim não deixa de ser história. Depois marcou uma geração, fez crescer o nome de Portugal através do seu rendimento no clube e selecção, deu alegrias aos Portugueses também através do clube e da selecção ma...ler comentário completo »
leo lima / peter
2017-02-27 00h14m por RDArhgsar
o benfica esta a frente do porto porque tem mais vitorias na uefa, sabes disso certo? sabes que o existem pontos por vitoria? ou precisas que te explique tudo como se tivesses 3 anos?
ah ja agora sem o renato nao tinhas passado a polonia !!

PETER:
A PIOR ASSISTENCIA DO BENFICA ESTA EPOCA FOI IGUAL A MELHOR DO PORTO . . . . . . . . . . . . .
NU
LeoLima
2017-02-27 00h03m por NunoPonces
A questão é se ele fosse jogador do Porto ou do Sporting o que tu irias dizer dele, não vejo aqui ninguém do Benfica a falar podres sobre jogadores dos rivais porque se o fizessem também os haviam, provavelemente piores, defesas emprestados a marcar auto-golos e coisas assim, treinador que gostavam de clube x que jogaram contra o seu clube do coração e nem pontas usaram só para perderem, há exemplos assim mas não entro por aí porque não desço ao nível que tu, sou demasiado inteligente para...ler comentário completo »
jbribeio
2017-02-27 00h03m por RDArhgsar
nao temos culpa que eles nao saibam o que tem de ser seguido para contar . .
leolima
2017-02-27 00h02m por RDArhgsar
sim leo , estas seguro . . em agueda so te pedem a carteira . . .
Brasileiros
2017-02-27 00h01m por Jbribeiro
eles é que se auto titulam:

"em 1970 o Brasil se tornara a primeira seleção tricampeã mundial, em 1994 se tornara a primeira tetracampeã, e em 2002, a primeira pentacampeã"

Alcunhas:

Verde-Amarela
Canar inho
Amarelinha
Seleção 5 estrelas
A Seleção de todas as Copas
Pentacampeões
leolima
2017-02-27 00h01m por RDArhgsar
falta de argumentos?
35 campeonatos para 27
78 trofeus para 74
a vossa frente no ranking da uefa
a vossa frente no campeonato
mais adeptos
maior estadio
mais tudo que voces
. . . . . . n percebi ( voces que so tem mais titulos europeus que nos , de resto tem tudo a menos, tem todos os argumentos do mundo . . tristeza )
peter
2017-02-26 23h57m por RDArhgsar
so por eu ser benfiquista quer dizer que todos sejam ?
hum ok , os lideres da claque do agueda eram antigo membros da juve leo e um para deles era dos superdragões ( so para ficarem saber)

OUTRAS NOTÍCIAS

É Viral
Artur Jorge, técnico do Botafogo, após a vitória diante do Flamengo (2-0) foi questionado sobre a fadiga de um dos mais experientes do plantel - Damián Suárez - e a ...