placardpt
    FC Porto goleado

    Quatro «coelhos» saídos da cartola de Mancini derrubam FC Porto

    2012/02/22 18:57

    Não houve coelhos na cartola nem toques de magia, mas a malapata inglesa continua: os pés desinspirados de Otamendi e os mágicos de Kun Agüero fizeram a diferença. O FC Porto foi superior, diante de um cínico Manchester City, e acabou por dizer «bye bye» à Liga Europa, vergado a números exagerados.

    Se havia alguma pontinha de esperança entre as hostes azuis e brancas, as lusas, refira-se, Kun Agüero encarregou-se de as dissipar. 19 segundos de jogo, Otamendi coloca a bola nos pés de Nigel de Jong que dá para Touré, este abre para Agüero que atira para a direita de Helton, batendo o marcador.

    Bastava um golo para o FC Porto reentrar na eliminatória mas rapidamente a contabilidade se complicou.

    Diante de um Manchester City cauteloso, cínico e a jogar «à italiana» e com um murro no estômago daqueles, mal os pitons das chuteiras dos jogadores pisaram o relvado, o FC Porto reagiu bem, à campeão, de acordo com o que se esperava do detentor do troféu.

    O golo de Agüero, logo aos 20 segundos ©Catarina Morais
    Primeira parte com Moutinho e mais dez

    É um motor, silencioso, com pés de lã, que sabe acelerar e pausar o jogo, que vê linhas de passe onde outros não conseguem, que cria quando a maré enche. João Moutinho puxou dos galões e comandou um FC Porto de posse, ofensivo, trabalhador, disciplinado.

    Foi aliás dos pés dele, formiguinha trabalhadora do meio-campo dos dragões, que saiu o primeiro remate, logo a seguir ao golo, mostrando o caminho da baliza dos citizens aos seus companheiros. Moutinho matou no peito, rematou à meia-volta, mas ao lado. A seguir Varela tentou, mas de cabeça, atirando à figura de Joe Hart, que pouco ou nada fez na primeira parte.

    O City apostava nas bolas longas, no contra-ataque, na velocidade, e aos 16 minutos Helton saiu dos postes e negou com os pés o golo de Yaya Touré, voltando a ser decisivo pouco depois. El Kun Agüero ganha em velocidade a Fernando, Helton não tem outro remédio senão abandonar a baliza e o argentino, perspicaz, ensaia o chapéu que, caprichosamente, bate na trave. Seria um belo golo do avançado de 23 anos.

    Com James irrequieto e Hulk, aparentemente, muito sozinho no ataque, o FC Porto respondeu, tentando furar uma barreira defensiva enorme e sem uma referência clara na grande área. Lucho também tentou, minutos antes do intervalo, atirando por cima, seguindo-se-lhe Otamendi, numa segunda bola.

    Mais cautela dos citizens

    A dupla Touré e Agüero, hoje com Nasri menos visível do que habitualmente, continuou a colocar a defesa dos dragões em sentido, mas percebia-se, no reatamento da partida, que o emblema inglês estava mais cauteloso, mais defensivo, colocando mais gente atrás e apostando, ainda mais, é verdade, nas bolas longas e de rutura, sempre explorando a velocidade dos seus dianteiros.

    David Silva sobressaiu no segundo tempo e ainda assustou nos primeiros minutos do reatamento, mas o FC Porto foi chegando para as encomendas lá atrás, não conseguindo, no entanto, fazer das suas lá na frente.

    Lucho, aos 52 minutos, tirou tinta ao poste direito da baliza guardada por Joe Hart e os dragões, na resposta, aproveitando uma arrancada de Hulk, obrigaram o guardião a ir ao relvado, anulando o lance. A seguir foi James, gritou-se golo no Ettihad, mas o menino colombiano, um dos melhores em campo esta tarde, estava em posição irregular e não contou.

    O descalabro

    Aos 69 minutos Roberto Mancini lançou Dzeko no jogo, abdicando de Nasri, e esse foi o princípio do fim dos dragões: fresquinho, forte fisicamente e muito rápido, o bósnio, que há poucos meses defrontou Portugal no play-off de apuramento para o Europeu, fez gato sapato de uma defesa frágil e cansada.

    Cinco minutos depois da sua entrada, Agüero fez a abertura e Dzeko, surgindo embalado na direita, fez o segundo dos citizens. Rolando, da cabeça perdida no frio de Manchester, protestou, e acabou por ver o segundo amarelo, deixando os azuis e brancos à mercê de um City muito forte fisicamente e muito poderoso em termos de individualidades.

    Aos 84´, David Silva, assistido por Pizarro, bateu, outra vez, Helton e a seguir foi o próprio chileno, numa jogada individual, aproveitando um lance infeliz de Sapunaru, a fazer o quarto.

    Contas feitas, e depois de uma exibição de um FC Porto com bons apontamentos e pormenores, fica para a história uma malapata inquebrável – o FC Porto continua sem conseguir ganhar em terras de Sua Majestade – e uma goleada pesada, injusta face à produção das duas equipas.

    Agora, na terra natal dos Oasis, é «bye bye family» e venha de lá o Sporting ou o Legia Warszawa!

    ©Catarina Morais
    A cena: o «filho pródigo» nas bancadas

    Parecia fotografia de filme, André Villas-Boas, que ontem foi derrotado em Nápoles na Liga dos Campeões e cujo lugar tem vindo a ser colocado em causa em terras britânicas, nas bancadas do estádio Ettihad, entre Pinto da Costa, presidente dos azuis e brancos, e Reinaldo Teles, histórico dirigente dos dragões.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    sportingg4le
    2012-02-23 16h07m por romeu98lfc
    nada de jeito
    city
    2012-02-23 13h20m por dragao20
    quem viu os dois jogos sabe que o porto bateu-se bem. . . e não é qualquer equipa que domina a posse de bola o jogo todo na casa do city mas quando eles têm agueros e silvas que aproveitam qualquer erro torna-se muito complicado. . .
    agora é esperar para ver o que vai fazer o sporting contra este city (se passar hoje)
    JI
    Adeus. . .
    2012-02-23 11h56m por Jimdasmaosfrias
    Meus amigos. . . benfiquistas, sportinguistas, bracarenses e acima de tudo portistas. . .

    A música é de Nini Rosso. . . "O silêncio"

    As carpideiras que foram contratadas, cumprem bovinamente o seu papel. . .
    E à frente, o caixão com o defunto pronto para ir para a cova. . .
    Dia triste! O Porto partiu da Liga Europa!

    As flores vão chegando. Benfiquistas, sportinguistas já depositaram as suas, e até mesmo ingleses que vieram cá...ler comentário completo »
    Tipo
    2012-02-23 11h32m por Angelo140
    o golo que o porto marcou na segunda parte foi uma decisao correcta ou incorrecta ?

    Comprimentos
    SN
    Blaugrana__10
    2012-02-23 11h13m por SNOWMAN
    Completamente mesmo.
    Tirei este ano para ficar totalmente fora. Tive convites para continuar a jogar, para ficar com uma equipa da formação, mas decidi não aceitar. . . estou numa espécie de retiro espiritual. . . lol
    Na próxima época vou analisar se começo a minha carreira de (des)treinador. eheheheh
    SN
    Blaugrana__10
    2012-02-23 11h09m por SNOWMAN
    Loooooool.
    Ok, ok.
    Podes ficar descansado.
    A ver se ficamos os 2 no play-off de subida, para te ir cumprimentar quando cá vieres. Na 1ª fase foi impossível ter ido ver o jogo.
    SN
    Blaugrana__10
    2012-02-23 11h00m por SNOWMAN
    Parabéns pela excelente vitória este fim de semana. . . ;)
    SN
    Tenho que discordar. . .
    2012-02-23 10h39m por SNOWMAN
    . . . com o comentário do zerozero. Não foi a substituição do Nasri que originou o principio do fim do Porto. . . o futebol é feito de momentos e, na minha opinião, o momento que ditou a goleada foi o lance que origina o 2º golo: Hulk perde a bola à entrada da área contrária, quando podia e devia te-la jogado para outro colega, pois toda a equipa estava balanceada e envolvida no lance. . . resultado contra-ataque, golo e expulsão (estúpida) de Rolando. Ora se com 11 o Porto ia conseguin...ler comentário completo »
    Carrela
    2012-02-23 10h22m por Manfio
    Otamendi no banco é quase uma certeza depois do que aconteceu ontem. Espero que não seja nada grave. . . .

    A questão do Sapunaru para mim é a seguinte;
    Parece-me óbvio que o Sapunaru é o DD para o que resta da época e também me parece óbvio que ele precisa de minutos. O jogo de ontem devia ter sido aproveitado para isso; dar-lhe minutos.

    Dentro de pouco mais de uma semana temos o jogo que pode definir a época e aí sim, quero a equipa na máxima força.
    Carrela
    2012-02-23 10h05m por Manfio
    Com ou sem ritmo necessário é o DD que vamos ter durante o que restar do campeonato.
    Danilo para esta época é uma miragem. O rapaz tem que recuperar bem e depois ainda tem que ganhar ritmo competitivo. Isto se não tiver entretanto alguma recaída num treino ou assim. . . . . eu por mim já esqueci Danilo. Para o ano há mais. . . .

    Por isso, sim. Preferia ter arriscado o Sapunaru do que ter a limitação do Maicon. A não ser que vejas o Maicon como o DD do Porto até final do campeonato.
    Cardozo7akuara
    2012-02-23 09h50m por Dream_Theater
    Então não é assim tão normal lolol
    Quanto à eliminatória. . .
    2012-02-23 09h49m por Dream_Theater
    Se tivessemos mantido o 1-0 na primeira mão, penso que conseguiamos passar. Mas perder em casa fod. . . tudo. . . lolol

    Agora é pensar nas duas competições que restam. . .
    1ªLiga e taça da Liga.

    Esta época, na Europa foi borrada. . . Super taça Europeia, Liga dos campeões e Liga Europa. Se bem que contra o Barça até conseguimos fazer um bom jogo. . .

    No campeonato apesar de tudo estamos a manter-nos colados e quem sabe, se ganharmos...ler comentário completo »
    Bem. . .
    2012-02-23 09h43m por Dream_Theater
    Dizer que o FC. Porto, merecia ganhar, é relativo. . . De facto o Porto perdeu o jogo, porque a nível táctico o Mancini é claramente superior a Vítor Pereira. O Fc. Porto entrou com um futebol muito bom, tal e com boa circulação de bola. Mas ao Manchester City isso não interessava, deixou-se estar lá atrás para não sofrer, e quando recuperava a bola ía tentar fazer o golo em contra ataque. . . Fê-lo 4 vezes. . . lolol A meu ver o Porto perdeu e bem!!! Mas também temos o líder da liga ...ler comentário completo »
    .
    2012-02-23 08h32m por Manfio
    Jogo ridiculo (mais um) do Porto na Inglaterra.

    Não esperava passa a eliminatória sinceramente, mas esperava um bom jogo sem o resultado escandaloso do costume e que permitisse rotinar a equipa.

    Maicon a lateral. . . . parece-me um passo atrás nas ditas rotinas. A não ser que se aposte definitivamente em Maicon para aquela posição (o que seria ridiculo).
    O VP já parece com o Maicon a mesma [. . . ] que o Jesualdo com o Mariano. . . . tem que jogar s...ler comentário completo »
    pena
    2012-02-23 07h16m por samuelpleite
    bem fiquei um triste com o desfecho do resultado de ontem,

    como Portugues pois é uma equipa a menos a pontuar para portugal e a representar portugal

    como Benfiquista pois a passagem do porto traria mais desgaste aos seus jogadores e estariam mais fracos para o campeonato assim sendo o porto claro ira apostar tudo no campeonato e na taca da liga e caso o benfica consiga eleminar o Zenit o porto estara em vantage para os jogos que s adivinham.

    Saudacoes desportivas
    azulado
    2012-02-23 07h12m por samuelpleite
    uma pequena correcao ao teu comentario, o Janko nao pode jogar na liga europa pelo porto,
    AZ
    0% DE POSSIBILIDADE
    2012-02-23 06h01m por azulado
    Resultado normal pra este FCP.
    1) Um treinador daqueles com uma tactica daquelas, "he is out of his depth". Incomptente pra um clube como o FCP.
    2) Ir buscar historicos como o arrastao Lucho, que valor trazem 'a equipa?
    3) Erros infantis da defesa so' resultam em goleados. O primeiro golo feito em 19 segundos. . . so' pra rir.
    4) Por a pressao toda no Hulk em capitao e pra dar volta ao resultado, acha uma decisao francamente pessima.
    5) Falhar golos i...ler comentário completo »
    FA
    Azigoth_2
    2012-02-23 01h32m por fanatic_porto
    o problema do porto este ano é que tem um plantel de qualidade mas ta muito desiquilibrado, ou seja, tamos mt bem pa certas posiçoes e coxos noutras como por exemplo 4 bons centrais e ponta de lança?nem ve-lo. . agora com janko tamos bem mas ja foram 6 meses de competiçao em k ficamos fora das competiçoes europeias
    AZ
    fanatic_porto
    2012-02-23 01h25m por Azigoth_2
    Isso é verdade, o F. C. Porto tem 4 centrais de grande categoria

    ;)
    FA
    Azigoth_2
    2012-02-23 01h23m por fanatic_porto
    o rolando é o unico central que tem a titularidade garantida dos 4, dps qualquer um pode jogar na outra posição. . sinceramente temos 4 bons centrais e eu nao gosto da falar mal de ninguem principalmente do porto, alias nem queria dizer isto do otamendi pa nao pensarem que so digo isto por causa de hoje. . ainda hoje de manha comentei com amigos que ele nao devia jogar hoje. . mas se tiveres com mais atençao a ele vais reparar que falha mts passes tirando aqueles que sao po lado po rolando
    AZ
    fanatic_porto
    2012-02-23 01h13m por Azigoth_2
    O Maicon se tem continuado com o nivel da sua 1ª epoca no F. C. Porto nao tenho duvidas que ele hoje era titularissimo com o Rolando, o problema é que depois se apagou 1 bocadinho e foi ai que começaram a aparecer esses erros infantis, que nemn o Nacional se viam

    Mas ainda é jovem, tem tempo para aprender, tal como o Otamendi e Mangala

    Mas la esta, o Otamendi mostra ja uns niveis de concentraçao muito elevados, e a questao dos passes apenas hoje se viu, eu ate acho ...ler comentário completo »
    FA
    Azigoth_2
    2012-02-23 01h10m por fanatic_porto
    eu pessoalmente gosto mais de centrais como o maicon alto, rapido e que saibam jogar com os pes e apesar de as vezes nao se gostar de algumas tremideiras do maicon eu gosto dele. . é mais tipo pepe. . e o mangala é o mesmo genero. . o otamendi é daqueles que se calhar faz cortes impossiveis que mais nenhum dos outros faz, mas pelas caracteristicas que enumerei anteriormente não pode jogar em qualquer jogo e principalmente com uma defesa subida e exposta como hoje
    _W
    Ma preparacao. . .
    2012-02-23 01h09m por _W_L_
    Se o FCP tivesse preparado bem esta epoca, ainda estariamos na LC! Cada vez me convenco mais q esta equipa do Porto e fantastica, como jogaram hoje, simplesmente lindo! Foi pena o resultado exagerado. . . Q falta nos faz um PL! Aqui esta, se o FCP tivesse preparado bem esta epoca. . .
    AZ
    fanatic_porto
    2012-02-23 01h01m por Azigoth_2
    Nao concordo, acho que o Otamendi é a par do Rolando o melhor central do F. C. Porto

    Pode ser lento, mas tem 1 grande desarme, e le bem o jogo

    É baixo, mas joga bem de cabeça

    O Maicon é rapido, mas nao tem tanta frieza como ele, e desculpa o termo, as vezes é burro a ler o jogo, como na 1ª mao virar as nadegas a bola e tentar o corte de calcanhar e a bola sobrar redondinha para o Manchester City

    Mas hoje realmente a nossa defesa esteve ...ler comentário completo »
    FA
    Azigoth_2
    2012-02-23 00h54m por fanatic_porto
    pois mas neste jogo em particular o erro principal é jogar o otamendi pk é o jogador mais baixo, é incrivelmente lento e nao sabe fazer passes com mais de 2 metros de distância. . pra mim é o 4ºcentral do porto e ja digo isto há algum tempo, nao foi por o jogo lhe ter corrido mal hoje. . as caracteristicas dele não se adequam pra qualquer tipo de jogo e com o city basta ver a diferença de velocidades por exemplo com aguero, mas por exemplo ja com o gil vicente nao teve pernas po hugo vieira, po ...ler comentário completo »
    jogos históricos
    U Quarta, 22 Fevereiro 2012 - 00:00
    Etihad Stadium
    Wolfgang Stark
    4-0
    Sergio Agüero 1'
    Edin Džeko 76'
    David Silva 84'
    David Pizarro 86'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Barrilete Cósmico
    entrevista
    Rui M. Tovar entrevista Jaime Pacheco - Parte II
     Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    edgarlima 26-04-2024, 14:22
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 14:07
    Inuyashapt 26-04-2024, 13:57
    edgarlima 26-04-2024, 13:55
    Peixe28 26-04-2024, 13:51
    edgarlima 26-04-2024, 13:51
    Shunsuke__Nakamura 26-04-2024, 13:48
    RI
    RicardoHGoat21 26-04-2024, 13:39
    RI
    RicardoHGoat21 26-04-2024, 13:38
    ikercasillasbestgk 26-04-2024, 13:33
    Vic-54 26-04-2024, 13:04
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 12:50
    Vic-54 26-04-2024, 12:46
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 12:37
    FA
    fabiopereirascp 26-04-2024, 12:37
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 12:36