placardpt
    Paços de Ferreira vence em Vizela por 1-2

    A arte de saber respirar

    Com o balão da Primeira Liga a esvaziar-se, o Paços de Ferreira arranjou forças e arte para, em Vizela, vencer por 1-2. Gaitán e Paulo Bernardo marcaram para o emblema pacense, mas foi Marafona que agarrou a equipa ao jogo, permitindo apenas um golo solitário de Lacava ao minuto 77.

    Em relação à partida, Tulipa operou duas mexidas no onze - Ivanildo Fernandes e Etim entraram para os lugares de Bruno Wilson e Osmajic -, enquanto Peixoto mudou quatro pelas: Marafona regressou às opções iniciais, ao passo que Maracás, Paulo Bernardo e Nigel Thomas também começaram de início.

    Desperdício e um toque de magia

    Tensão, pressão, intensidade, desperdício e magia: as palavras que sintetizam 45 minutos de bom futebol, dois golos, mas também algumas falhas de ambas as partes. Começemos de forma diacrónica: o emblema vizelense entrou melhor, mais assertivo e aproveitou duas falhas defensivas do Paços para aquecer o jogo.

    Criativo argentino inaugurou o marcador em Vizela @Manuel Morais / Kapta+

    O problema - para os homens da casa - foi que Friday Etim não estava nos seus dias: primeiro, desperdiçou um passe de calcanhar de Kiko Bondoso (que classe) ao falhar na cara de Marafona e, nem um minuto depois, não aproveitou um erro grave de Paulo Bernardo que acabou por perder a bola em zona proibida, permitindo nova defesa ao guardião do Paços.

    Desinspiração de um lado... total inspiração (e eficácia) do outro. Delgado ganhou o duelo a Bondoso, lançou Guedes que, num ataque rápido, serviu Gaitán. O argentino voltou a mostrar que está para as curvas e, ao minuto 16, de trivela, não deu hipóteses a Buntic.

    Com o golo, a toada replicou-se - mais Vizela, mais oportunidades e mais um falhanço de Etim -, ao passo que, à passagem da meia hora, Paulo Bernardo - na sequência de um canto - apareceu no sítio certo para ampliar a vantagem. Depois disto, o nervosismo, a insegurança e a tensão nas bancadas.

    Demasiado tarde...

    @Manuel Morais / Kapta+

    No segundo tempo, o jogo arrefeceu de forma drástica e apenas avivou com o golo Matías Lacava ao minuto 77. Antes disso, 32 minutos intensos, mas escassos em ocasiões, sendo que a equipa minhota acabou por ter muitas dificuldades em decidir no último terço.

    Não obstante algum adormecimento na partida, Zohi arrancou a todo o gás no corredor esquerdo e assistiu Lacava de forma decisiva que, de baliza aberta, só teve de encostar.

    Com o golo, o conjunto orientado por César Peixoto acabou por baixar linhas, evitar arriscar muito do ponto de vista ofensivo e, para além disso, montou uma valente muralha amarela à frente de Marafona.

    jogos históricos
    U Sábado, 29 Abril 2023 - 18:00
    Estádio do Futebol Clube de Vizela
    Cláudio Pereira
    1-2
    Matías Lacava 77'
    Nico Gaitán 16'
    Paulo Bernardo 33'

    ESTÁDIO

    Estádio do Futebol Clube de Vizela
    Lotação6 000
    Medidas105x68
    Inauguração1989
    Lances Capitais
    16´
    GOLO Paços de Ferreira!
    Nico Gaitán marca
    Nico Gaitán marca o seu 3º golo na prova (23 jogos)
    33´
    GOLO Paços de Ferreira!
    Paulo Bernardo marca
    Paulo Bernardo marca o seu 2º golo na prova (10 jogos)
    77´
    GOLO FC Vizela!
    Matías Lacava marca
    Matías Lacava marca o seu 1º golo na prova (12 jogos)
    Positivo
    Eles estão vivos!

    O calendário é muito complicado e a situação na tabela - mesmo com a vitória em Vizela - não deixa de ser insuficiente para manter o Paços na Primeira Liga. Contudo, uma vitória perante uma das sensações da Liga é, sem dúvida alguma, uma enorme bomba de oxigénio para o que falta jogar.

    Negativo
    Tanto desperdício

    O primeiro tempo do Vizela ficou marcado pela incapacidade da equipa conseguir ferir a baliza de Marafona - mérito também para o guardião português -, pelo que, fica a sensação que esses falhanços deitaram a equipa à abaixo. 

    Forma
    FC Vizela
    2022/2023
    35J
    11V
    9E
    15D
    40-44G
    Paços de Ferreira
    2022/2023
    34J
    5V
    7E
    22D
    25-58G
    O Árbitro

    Cláudio Pereira fez uma exibição satisfatória: procurou deixar jogar e não cometeu nenhum erro flagrante. Apenas fica a dúvida no lance do segundo golo pacense, pelo que Paulo Bernardo parece entrar com o pé em riste.

    Fotografias(15)

    Liga BWIN: Vizela x Paços de Ferreira
    Liga BWIN: Vizela x Paços de Ferreira
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC VIZELA
    EMPATE
    PAÇOS DE FERREIRA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    GS
    Vizela 1 Paços de Ferreira 2
    2023-04-30 11h05m por GSCGrandeamor
    Vitória justa e convincente do Paços de Ferreira que continua na luta colocando pressão quer no Marítimo quer no Estoril. Com todo o respeito pelo Santa Clara, mas acho que não conseguem evitar a despromoção.
    O Vizela segue o seu caminho tranquilo, é verdade que querem mais, uma vez que a classificação mostra que é possível sonhar, mas esta derrota abala esse objetivo.

    Saudações
    Paços
    2023-04-30 06h23m por zlatan_21
    Por esta não esperava. Vencer em Vizela é muito difícil.
    Aproveitou ao máximo a derrota do Marítimo e coloca ainda mais pressão em Estoril e Santa Clara.
    O calendário não é nada favorável ao Paços, mas tem mostrado que pode fazer resultados inesperados.
    Paços
    2023-04-30 03h17m por OJaime_Pacheco
    Vitória muito importante e suada.
    Faltam 4 jogos e 2 deles são frente ao Sporting e Braga onde a derrota é o mais provável.

    Não sei se 6 pontos chegam para o play-off ( caso os vençam claro ).
    Jogo
    2023-04-30 01h54m por pacheco96
    Hoje acabou o nosso campeonato! Plantel muito limitado, mas hoje houve uma falta de atitude enorme e isso já nao ha desculpa! Parabens ao Paços espero que se mantenha. E que a direcao reforce a equipa como deve ser porque em janeiro a meu ver debilitou a em vez de a reforçar
    Vizela
    2023-04-30 01h44m por ricardocunha251
    Hoje pagou o empréstimo do estádio
    Jogo
    2023-04-29 22h09m por MCP5
    Hoje correu-nos bem, finalmente! Desde o jogo contra o Rio Ave (e talvez mais nenhum nesta temporada) que não tínhamos um jogo em que tivessemos a estrelinha. Sera que ainda dá? A verdade é que deu uma esperança, apesar de ser muito difícil.

    É acreditar até ao fim!
    Coitado do Nico
    2023-04-29 21h51m por Ze_Pancada
    Jogar nesta equipa de cepos deve ser uma frustração. . . ainda por cima tendo o César Derrotas ao volante
    Paços
    2023-04-29 21h36m por moumu
    Que boa vitória e logo num campo dificil, pena para o Vizela que assim vê mais longe o 6º lugar.
    RV
    Paços
    2023-04-29 21h23m por RVL22
    Bom resultado dos pacences que aproveita o novo desaire do Marítimo que permite aproximação. Vitória que vale por dois pois Estoril e Santa Clara também se enfrentam

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...