placardpt
    Portugal goleia Liechtenstein por 4-0

    Martínez já canta o hino

    Roberto Martínez arrancou a aventura por terras portuguesas com uma goleada frente ao Liechtenstein, por 4-0. O resultado, embora expressivo, acabou por ser tímido, tendo em conta o domínio português e a falta de oposição do adversário, mas o novo selecionador terá aproveitado para tirar algumas notas para um futuro que todos esperam ser mais risonho do que sisudo.

    Cristiano Ronaldo foi titular, fez história ao tornar-se no jogador mais internacional de sempre e ainda bisou com dois golos de bola parada na segunda parte. Também para o capitão, o ambiente parece estar muito mais agradável. 

    Ao ritmo do Engenheiro

    Dia de estreia. Enquanto tomava o banho matinal, Roberto Martínez olhou-se ao espelho e ensaiou. Ensaiou a tática, que, pela primeira vez, foi de 3-4-3, e o hino, que, também pela primeira vez, foi cantado por um treinador espanhol no cargo de selecionador nacional de Portugal. A afinação ainda não estará no ponto, não só na questão musical, mas também na questão tática.

    As mudanças não acontecem da noite para o dia e Martínez mostrou isso logo na convocatória, que contou apenas com dois estreantes, sendo que um deles (Diogo Leite) até ficou fora dos convocados. Primeiro é preciso ver o que estava mal que para Fernando Santos tivesse sido despedido. Frente ao Liechtenstein, seria difícil tirar grandes notas no ainda liso bloco do novo selecionador, mas terá dado para os primeiros rabiscos.

    Golo de Cancelo animou a primeira parte @Kapta+

    A entrada de Portugal deu uma ideia errada do que seria a partida. João Cancelo marcou na ressaca de uma bola parada e acreditou-se que a equipa de Martínez iria, a partir daí, cilindrar a frágil equipa do Liechtenstein. 

    Se olharmos apenas para questões como a posse de bola ou o domínio territorial, não deixa de ser uma verdade que Portugal cilindrou o adversário, mas também não podia ser de outra forma. Com o adversário recolhido na sua área e Büchel a atrasar cada reposição, o 1-0 era o mesmo que uma vitória para o Liechtenstein, que protegeu o resultado da forma que é capaz.

    Caberia a Portugal encontrar as soluções para contrariar essa muralha. Foi (também) por isso que Fernando Santos caiu, mas para já Martínez ainda não conseguiu encontrar a solução perfeita. Pedir isso à primeira oportunidade seria injusto. Previsível, Portugal só agitou quando Félix e Raphäel Guerreiro conseguiam combinar pela esquerda, mas a falta de acerto - Cristiano Ronaldo, o mais internacional de sempre, teve duas oportunidades claras - foi a penalização para um jogo pouco capaz da turma portuguesa até então. 

    Martínez pediu mais, afinal de contas era o seu primeiro dia.

    @Kapta+

    Assim «Siiiiiiii»

    Mais velocidade, mais dinâmica, mais combinações... mais golos! Os pedidos terão ido nesse sentido e os jogadores acabaram por dar ouvidos ao novo selecionador.

    Portugal apareceu com o mesmo rosto, mas outra vontade. A demonstração foi dada logo no segundo minuto, quando Bernardo Silva fez o 2-0 numa jogada criada pela direita, que viria a ser, a partir daí, a rota favorita da equipa portuguesa.

    Cristiano Ronaldo bisou @Getty /

    Aí surgiu um trio que Martínez terá certamente colocado a sublinhado no tal bloco de notas - Cancelo, Bernardo Silva e Bruno Fernandes. Os três jogaram por perto, combinaram sempre que possível e Portugal cresceu em termos ofensivos. Depois foi esperar que Cristiano Ronaldo quisesse juntar-se à festa.

    De penálti, o capitão da seleção celebrou a conquista de mais um recorde enquanto gritou, em uníssono com o público de Alvalade, o seu típico «siiii», situação que se repetiu minutos mais tarde, quando CR7 reencontrou a sua apetência para os livres diretos, com um remate forte que Büchel não conseguiu parar.

    O principal estava feito e por muito que o público português pedisse «mais um», Portugal ficou-se pelo tímido 4-0, que seria um resultado incrível contra quase todas as seleções, menos contra o Liechtenstein (e mais umas do mesmo calibre). Rafael Leão agitou, João Mário dividiu o público entre aplausos e assobios e Martínez celebrou a sua estreia com uma vitória da qual ninguém duvidava.

    Convincente para o primeiro jogo? Os mais exigentes dirão que não, mas Portugal não vencia um jogo de estreia para uma qualificação do Europeu desde 2000! 

    U Quinta, 23 Março 2023 - 19:45
    Estádio José Alvalade
    Espen Eskas
    4-0
    João Cancelo 8'
    Bernardo Silva 47'
    Cristiano Ronaldo 50' (g.p.) 63'
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo J
    Lances Capitais
    GOLO Portugal!
    João Cancelo marca
    João Cancelo marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    João Cancelo marcou o seu 8º golo na sua seleção (42 jogos)
    47´
    GOLO Portugal!
    Bernardo Silva marca
    Bernardo Silva marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    50´
    GOLO Portugal
    Cristiano Ronaldo marca de grande penalidade!
    Cristiano Ronaldo marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
    Cristiano Ronaldo marcou o seu 119º golo na sua seleção (197 jogos)
    57´
    GOLO INVALIDADO Portugal
    por posição irregular do Cristiano Ronaldo, depois de uma assistência com o peito de João Félix
    63´
    GOLO Portugal!
    Cristiano Ronaldo marca
    Cristiano Ronaldo marca o seu 2º golo na prova (1 jogos)
    Cristiano Ronaldo marcou o seu 120º golo na sua seleção (197 jogos)
    A Chave

    O golo de Bernardo Silva, logo a abrir a segunda parte, deu o mote para que Portugal jogasse num ritmo ligeiramente mais alto a partir desse momento.

    O Árbitro

    Jogo de gestão fácil e sem nada de relevante a apontar. Golo bem anulado a Cristiano Ronaldo, com recurso ao VAR.

    O Melhor
    Tática do triângulo

    Ter os melhores em campo é uma excelente receita para o sucesso, especialmente se eles estiverem perto uns dos outros. Depois de uma primeira parte pobre, Martínez aproximou Bernardo, Bruno e Cancelo e as melhorias foram evidentes. 

    O Pior
    Primeira parte enfadonha

    Para primeira amostra, os 45 minutos iniciais não foram nada entusiasmantes. O golo de Cancelo, apontado numa fase inicial da partida, podia servir para animar o encontro e catapultar Portugal para uma grande exibição do início ao fim, mas a primeira parte foi pouco interessante e a falta de ideias foi notória.

    Forma
    Portugal
    2022/2023
    7J
    4V
    1E
    2D
    15-3G
    Liechtenstein
    2022/2023
    1J
    0V
    0E
    1D
    0-4G
    Sabia que...by playmaker stats
    21.ª derrota do Liechtenstein nos 22 últimos jogos
    14.ª derrota consecutiva do Liechtenstein
    Liechtenstein somou o 26.º jogo consecutivo sem vencer
    Roberto Martinez continua 100% vitorioso em fases de qualificação para o Europeu: 11 jogos, 11 vitórias
    Treinadores que venceram o 1.º jogo realizado pela Seleção:
    Laurindo Grijó
    Salvador do Carmo
    Armando Ferreira
    Otto Glória
    José Augusto
    Juca
    Mário Wilson
    Fernando Cabrita
    José Torres
    António Oliveira
    Paulo Bento
    Roberto Martinez
    6.ª vez que Portugal entra a ganhar na fase de qualificação para o Europeu:
    1960
    1972
    1984
    1996
    2000
    2024
    1.º jogo de Portugal nas 5 últimas fases de qualificação para o Europeu:
    2000: Vitória 1-3 Hungria
    2008: Empate 1-1 Finlândia
    2012: Empate 4-4 Chipre
    2016: Derrota 0-1 Albânia
    2020: Empate 0-0 Ucrânia
    Portugal entra a ganhar na fase de qualificação para o Europeu, o que não tinha conseguido nas 4 últimas edições

    Fotografias(29)

    Apuramento Euro 2024 - Portugal x Liechtenstein
    Apuramento Euro 2024 - Portugal x Liechtenstein
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    LIECHTENSTEIN

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    dianaabe
    2023-03-24 11h26m por fcpflaw25
    Isso já é grave o que se está a passar xD. O homem não paga por ter ocupado uma casa na tua cabeça xD.
    ZY
    Obrigado
    2023-03-24 11h23m por zyxw4321
    Por ignorar por completo os comentários que deitam por terra quaisquer argumentos que tivesse apresentado. Agora, é bater noutra tecla, "mover os postes" como se costuma dizer de quem não sabe bem o que quer.
    ZY
    GSCGrandeamor
    2023-03-24 11h19m por zyxw4321
    Considero que estamos "obrigados" a ganhar o grupo, e em particular a ganhar todos os jogos a Liechtenstein, Luxemburgo e Islândia. Mas não me surpreenderia assim tanto se, entre Bósnia e Eslováquia, um deles conseguisse sacar o empate.

    Seja de que maneira for, este selecionador sabe o que é fazer uma fase de grupos 100% vitoriosa, ao contrário de nós, portanto pode ser que ele consiga fazer com que levemos todos os jogos a sério. Salvo erro, o homem fez uns 30 jogos de...ler comentário completo »
    GS
    Deviam de ter vergonha!!!!
    2023-03-24 11h14m por GSCGrandeamor
    OS ADEPTOS QUE ASSOBIARAM O JOÃO MÁRIO DEVIAM TER VERGONHA. Nem quando joga a seleção deixam a clubite de lado? Que adeptos são vocês? É uma vergonha ver adeptos da seleção nacional assobiar jogadores da própria seleção.
    Adeptos como esses NÃO FAZEM FALTA NENHUMA!!!! O futebol seria muito melhor sem eles.
    É o que tenho a dizer, quem não gostar. . . temos pena
    dianaabe
    2023-03-24 11h12m por fcpflaw25
    Sim, estiveram 1 vez no mundial faz deles presença assidua, tens razão, não sei o que digo. E estás a comparar o nivel dos jogos amigáveis com os de jogos a sério? Está serto. O user em baixo até já respondeu por mim, portanto nem me vou dar ao trabalho. O homem causa-te uma azia descomunal, quantas contas já são?
    GS
    Portugal
    2023-03-24 11h11m por GSCGrandeamor
    Vitória tranquila e natural da seleção portuguesa. A seleção foi completamente dominante como seria de esperar. Existe ainda alguns pontos a ser corrigidos, mas também não era neste jogo que se ia ver grandes melhorias e o adversário também não é o ideal (por ser demasiado amador).
    Tal como tenho dito, a seleção portuguesa tem de ganhar todos os jogos da fase de grupos, é o que se pode pedir. Estamos num grupo onde somos claramente o favorito, e não me venham com histórias que o ...ler comentário completo »
    ZY
    Mais outra
    2023-03-24 11h08m por zyxw4321
    A Liga das Nações, onde se joga com Espanha, França, Itália, Croácia, Suíça, Chéquia é uma treta. Mas a Copa América, que inclui super equipas como Catar, Bolívia, Venezuela, Haiti, Panamá ou Jamaica, é uma competição de alto nível. Fica registado.
    ZY
    Já agora
    2023-03-24 11h01m por zyxw4321
    Panamá é uma seleção que "costuma estar em Mundiais"? Estiveram lá uma vez, levaram duas valentes tareias e saíram com 0 pontos. É isto o grande nível de adversários da Argentina nos amigáveis. . .
    ZY
    Curioso
    2023-03-24 11h00m por zyxw4321
    A Argentina faz amigáveis contra equipas fortes. . . Exceto Panamá, Emirados Árabes Unidos, Jamaica, Honduras, Estónia, tudo adversários deles no último ano. Ou outros colossos com quem jogaram recentemente, como são o Haiti, o Iraque ou a Guatemala. Grande nível, sim senhor.

    Só para que se perceba a falácia que é dizer que os sul americanos jogam muito mais amigáveis:

    - Jogos totais pela seleção: Ronaldo com 197, Messi com 173 (14% mais);
    - Jogo...ler comentário completo »
    dianaabe
    2023-03-24 10h39m por fcpflaw25
    Vou só dar aqui uma dica, o Messi marca bastantes golos em amigáveis, o Ronaldo não. Espero ter ajudado.
    Portugal
    2023-03-24 09h29m por fcpflaw25
    O resultado é natural. Não é possível tirar grandes conclusões porque não se saía dos ultimos 30 metros e não havia teste à nossa transição defensiva. Contra o Luxemburgo será um bocado diferente pois já tem mais qualidade e estão mais bem organizados. Acertei no bis do Ronaldo, e como previ, vejo aqui alguma azia sobre o homem, não percebo. Estas equipas assim dão perfeitamente para ele ir jogando pela seleção.
    Gil_Vicente
    2023-03-24 09h18m por pedrinho_dgl
    Não tem nada a ver com ser português ou não. Até acredito que haja países em que se um jogador "mal amado" entrasse no estádio da equipa ainda seria mais vaiado. Nenhum jogador ganha imunidade a isso por vestir a camisola da seleção.
    E as circunstâncias não ajudaram, com um jogo resolvido e "aborrecido" o público tem que se entreter, se fosse um jogo decisivo ou um jogo que estivesse em disputa tenho a certeza que iam haver muitos poucos assobios e nem se notariam.
    Jogo
    2023-03-24 09h10m por pedrinho_dgl
    É um jogo onde não se pode tirar grandes conclusões dada a qualidade do adversário. O jogo foi jogado em 1/3 do campo com Portugal a atacar e o Liechtenstein a defender durante os 90 mins. Gosto de ver o sistema de 3 centrais, acho que há jogadores que claramente ficam beneficiados com esta forma de jogar: Os alas podem subir mais confortavelmente, algo que sempre foi problemático na era Fernando Santos, outros jogadores como o Félix, Palhinha também estão habituados a jogar desta forma e ...ler comentário completo »
    Só uma nota
    2023-03-24 08h30m por PEDRO23CUC23
    Ronaldo nunca tinha marcado ao Liechtenstein e já tinha feito 2 jogos contra eles. . .

    Sendo que os melhores marcadores frente a esta seleção são:
    Rui Costa 6 (em 26)
    Paulo Alves 5 ( em 7)
    JVP 4 ( em 23)
    Sá Pinto 3 (em 10)
    Domingos 3 ( em 9)

    Quando dizem "só marca a equipas fracas" lembrem- se destes dados. . .
    Portugal
    2023-03-24 08h21m por Melkor
    Uma boa vitória num jogo em que o adversário só quis defender, o que é normal. O que também é normal é não se verem "grandes diferenças" na qualidade de jogo, o tempo que trabalham juntos é pouco, acredito que quantos mais jogos fizerem, melhores vão ser.

    É preciso dizer que o pior do jogo foram os assobios a João Mário, é vergonhoso que um jogador da seleção seja assobiado pelos portugueses, enfim. . . Fanatismos e também a falta de cultura desportiva.

    Mé...ler comentário completo »
    Porugal
    2023-03-24 06h41m por moumu
    Jogo sem história pois o adversário esteve sempre encostado às cordas, acho este grupo fácil e a qualificação também, esperemos pelos adversário teoricamente mais dificeis.
    Gil vicente
    2023-03-24 01h25m por CrookSoul
    Uma comadre mal amanhada.

    O tipico gajo que vem ler os comentarios para ver se tem algo para disparar. . Ainda és + triste que os que criticam o CR7 só porque sim.

    Só para concluir, lava bem essa boca antes de fazeres referencia ao Crioulo porque [. . . ] tens tu na cabeça.
    Calma
    2023-03-24 00h10m por JotaFer
    Calma, não sei se é por não estarem habituados a ver a seleção com 3 centrais se é pelo treinador ser espanhol, se calhar para alguns aqui era melhor nem haver mudanças, já têm pontos para criticar o futebol de uma seleção que está com um novo treinador há 3 dias. . .
    "Autocarros"
    2023-03-24 00h02m por armandocravo
    Nestes jogos com 21 jogadores nos últimos 30 metros do campo, velocidade precisa-se, para desmontar o "autocarro"!. . .
    Vitória normal de Portugal
    2023-03-24 00h01m por marcosteixeira949
    Venceu de goleada, golos de CR7 e bom ambiente no estádio, RM já começa bem embora certos pontos precisam corrigir e também o adversário não exigia muito a seleção portuguesa, penso vamos ver como a seleção portuguesa tanto vale quando começar o euro 2024, ai podemos tirar as nossas conclusões, ate porque a única seleção que vejo podem dificultar a vida de Portugal é da bosnia, de resto não tem capacidade que Portugal tem, mesmo a bosnia, é uma seleção prefeitamente acessível a Portugal...ler comentário completo »
    Quanto aos que criticam
    2023-03-23 23h06m por futebol11fc
    A utilização de 3 centrais + Palhinha deviam perceber de uma vez por todas que o futebol de hoje em dia não é uma questão de números mas sim de dinâmicas e que uma equipa que jogue em 3-4-3 com um 6 com as caraterísticas de um Palhinha não é obrigatoriamente mais defensiva do que uma equipa que jogue em 4-4-2 ou 4-3-3 por exemplo.
    BA
    Contra esta equipa e Luxemburgo utilizan
    2023-03-23 23h05m por batuko
    o 3-4-3, jogava assim

    Patrício
    Cance lo
    Gonçalo Inácio
    Nuno Mendes
    Ruben Neves
    João Mário
    Bruno Fernandes
    Rafael Leão
    Bernardo Silva
    Gonçalo Ramos
    Ronaldo

    Temos que ser mais atacantes, perdemos golos fáceis, não pode acontecer, temos que ser mais rápidos nas transições
    Este jogo
    2023-03-23 22h58m por futebol11fc
    Não dá para tirar ilações praticamente nenhumas enquanto adepto, apenas Martínez conseguirá tirá-las, nem que seja apenas sobre a forma como melhor "furar" as equipas que se apresentam com autocarros como foi o caso do Liechtenstein e nesse sentido acho que respondeu bem, tendo em conta o facto da segunda parte ter sido bastante superior a uma muito enfadonha primeira parte.
    Foi um jogo de sentido único, o Liechtenstein não criou perigo, aliás foram poucas as vezes que passaram se...ler comentário completo »
    Não vi o jogo
    2023-03-23 22h48m por OJaime_Pacheco
    Pois a seleção não me interessa há largos anoa.
    Mas não me surpreende o resultado a diferença é descomunal.
    Este grupo é para fazer os pontos todos facilmente.
    R_
    Martinez
    2023-03-23 22h32m por R_Pinto
    Jogar com três centrais e com o Palhinha contra o Liechtenstein? Acho que nem o Engenheiro teria coragem de fazer uma coisa dessas. . .
    Jogo pavoroso de ver. Neste nível Ronaldo fatura. É abaixo da Liga Saudita. . . Absurdo o tempo de jogo dado ao Ramos, J. Mário e Rafael Leão
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Opinião
    Destaque
    Opinião de Paulo Silva
    O FCP está frágil. Fechado sobre si mesmo, embrenhado numa luta interna, está exposto a eventuais ataques e menos capaz de lidar com as suas debilidades.