placardpt
    Entrevista ao treinador do CD Tondela

    Tozé Marreco: «Tive vários jogadores no meu gabinete a chorar e a implorar a saída»

    Tondela. O relógio aponta para as 14 em ponto e Tozé Marreco encontra-se reunido com a sua equipa técnica no Estádio João Cardoso, já a preparar a deslocação a Oliveira de Azeméis, partida que marca o regresso da competição após a pausa para os compromissos das seleções. O treinador dos beirões interrompe o trabalho para conversar com o zerozero.

    Tozé Marreco
    Liga Portugal SABSEG 2022/23

    25 Jogos
    6 Vitórias
    14 Empates
    5 Derrotas

    27 Golos
    23 Golos sofridos

    ver mais �
    Junto ao relvado, uma figura mítica do clube: Rolando da Cruz, técnico de equipamentos do CD Tondela há mais de 40 anos, mais uns quantos como diretor e jogador, uma vida que se confunde com o próprio clube. Cruzou-se com inúmeros treinadores no João Cardoso, mas aposta todas as fichas no atual: «É o melhor que aqui passou», diz-nos. Tozé sorri e confessa que este carinho é um dos maiores prémios desta sua nova passagem pelo clube.

    Sete anos depois de ter sido o melhor marcador do CD Tondela, numa época que culminou com a primeira (e única) subida até ao escalão máximo do futebol português, Tozé Marreco regressou para assumir o comando técnico dos auriverdes no «período mais difícil da sua história». Não veio pelos golos que marcou, mas pelo trabalho (bem) feito nos juvenis da Académica de Coimbra, que alcançaram a fase de apuramento de campeão, e no Oliveira do Hospital, com subida inesperada à Liga 3.

    Tozé Marreco
    CD Tondela
    Total
    78 Jogos  6330 Minutos
    36   13   0   02x
    ver mais �
    Reencontra o Tondela na Segunda Liga, com muitos a apontarem os beirões como sendo equipa de Primeira, mas as dificuldades estão à vista de todos: clube impedido de inscrever novos jogadores em dois mercados, castigo «sem precedentes» que engloba todos os escalões de formação, um plantel muito desequilibrado, com apenas dois atletas acima dos 30 anos, e jogadores com mais minutos esta temporada do que nas duas últimas juntas.

    Tozé não vende ilusões e sabe por onde é o caminho: «Cometi erros como jogador que não quero cometer enquanto treinador». Com a manutenção no horizonte, o futuro está a ser pensado, mas ainda não está bem claro. Já teve oportunidades para sair, mas não vira a cara ao clube. Para já, deixa uma certeza: «Sou muito feliz em Tondela.»

    Tozé Marreco recebeu a equipa do zerozero no Estádio João Cardoso, em Tondela @CD Tondela

    «Não vim para o Tondela pelos golos que fiz em 14/15»

    zerozero (ZZ): O Tozé deixou de jogar, aos 32 anos, e seguiu quase imediatamente para a carreira de treinador. Foi para impedir que a saudade aparecesse?

    Tozé Marreco (TM): Esse interesse surgiu ainda quando jogava. Fiz os cursos muito cedo, ainda antes de deixar de jogar. Já tinha na ideia que ia deixar de jogar cedo. O desejo, a vontade pelo treino e liderança vem desde cedo. Começou no Elifoot, no Football Manager… Muitas horas da adolescência passadas por aí…

    ZZ: Foram os primeiros cursos!?

    TM: Foram... Foram os primeiros cursos [risos]. Sempre tive o interesse de perceber o porquê de algumas coisas quando jogava. Quando deixei de jogar, sinceramente, não pensei muito nisso. As coisas foram surgindo, naturalmente, até à minha chegada a Tondela.

    ZZ: Juvenis da Académica, Oliveira do Hospital no Campeonato de Portugal, Oliveira do Hospital na Liga 3 e agora Tondela na Segunda Liga. É uma carreira a pulso…

    qNão estava à espera que acontecesse logo, mas sempre soube que o meu futuro passaria por aqui. (...) Não vim pelos golos que fiz em 2014/15, vim porque as pessoas acreditaram em mim e no meu trabalho...
    Tozé Marreco, treinador do CD Tondela
    TM: Sim, não me foi nada oferecido. O caminho tem sido sustentado, sempre passo a passo. Comecei nos juvenis da Académica como adjunto e em outubro passei para principal. Toda a gente devia passar pela formação, pois é uma aprendizagem incrível e foi um ano para não esquecer. Infelizmente, a situação COVID não nos deixou lutar para sermos campeões nacionais. Depois surgiu o convite do Oliveira do Hospital, completamente inesperado. Não estava a contar. Um risco grande que assumimos enquanto equipa técnica e que culminou com a subida à Liga 3, algo que também não era expectável. O objetivo era só a manutenção…

    ZZ: O orçamento era super limitado...

    TM: Tenho esses números na cabeça. Eram nove mil e poucos euros, por mês, a dividir por 20 e poucos jogadores. Era parte da minha tarefa fazer essa gestão orçamental e a verdade é que tudo culminou de forma incrível. Depois assumimos de novo um risco grande no Oliveira na Liga 3, num contexto praticamente todo profissional e em que conseguimos a manutenção, com 12.500 euros de orçamento para a Liga 3. Um desafio gigante! Por fim, no final dessa época, surge a situação do Tondela e aqui estou.

    ZZ: O telefone toca e é o Tondela. Qual foi a primeira reação?

    TM: Eu sempre soube que um dia viria para aqui. Não estava à espera que acontecesse logo, mas sempre soube que o meu futuro passaria pelo Tondela. As pessoas que estavam aqui conheciam e acompanhavam o meu trabalho: o Américo Branco, o Eduardo [Silva], o presidente da SAD, que ainda era o David Belenguer, e o presidente Gilberto Coimbra. Foram as quatro pessoas fundamentais para estar hoje aqui. Tive uma entrevista exaustiva com o David. Eu não vim pelos golos que fiz em 2014/15, vim porque estas pessoas acreditaram em mim. Tinha muitas possibilidades em cima da mesa, mas acabei por escolher esta.

    ZZ: E que Tondela encontrou? Ainda havia a possibilidade de recorrer do castigo imposto na altura…

    Tozé Marreco
    FC Oliv. Hospital
    Total

    56 Jogos
    18 Vitórias
    24 Empates
    14 Derrotas

    64 Golos
    61 Golos sofridos

    ver mais �
    TM: Nunca tive esperança nisso e nunca falei sequer sobre isso. Eu sabia das regras ao início e sabia que ia ser um dos anos mais difíceis da história do Tondela.

    ZZ: Para que as pessoas percebam o que está em causa, o Tondela esteve impedido de inscrever jogadores no mercado de verão e de inverno, castigo esse extensível a todos os escalões da formação…

    TM: Um castigo sem precedentes. Nem sub-12 pudemos inscrever. Mas eu sabia as regras do jogo desde o início. Sabia que ia ser um ano de muita resiliência, de muita dificuldade e de soluções para toda a gente, a começar em cima e indo até baixo. Sabia desde o momento em que aceitei que ia ser desgastante. Eu sabia isso tudo. Agora, não contava perder jogadores ao longo da época, como as saídas do Boselli, do Undabarrena e do Lacava, que adensaram ainda mais o problema. Isto podia dar cabo de um clube. Só gente com muita resiliência é que podia aguentar uma questão destas.

    @CD Tondela

    «Não senti que fôssemos inferiores a nenhuma equipa»

    ZZ: O Tondela desce de divisão, tem esse castigo, mas alguns jogadores têm legítimas aspirações de ficar na Primeira Liga. Alguns chegaram mesmo a receber diversas abordagens nesse sentido. Como se geriu tudo?

    TM: Foi tudo gerido caso a caso, com pinças, palestra a palestra… A situação do Iker [Undabarrena] não conseguimos controlar. O contrato estava feito e permitia a saída. No caso dos outros jogadores com contrato, eles só sairiam se alguém batesse a cláusula. E ficaram. Os primeiros dias foram duríssimos. Havia intenção de mais de metade dos jogadores de sair, algo legítimo, e foi começar a liderar desde esse momento. Procurei fazer ver a situação que o clube vivia e que este seria um ano transitório. Passamos situações limite que não desejo a ninguém no futebol. Tive vários jogadores a chorar no meu gabinete a implorar a saída. Não é fácil fazer esta gestão de emoções e do próprio futuro dos jogadores. Mas havia uma premissa: o bem do clube. Foram sacrificadas algumas ambições pessoais dos jogadores.

    qOs primeiros dias foram duríssimos. Passamos situações limite que não desejo a ninguém no futebol. Tive vários jogadores a chorar no meu gabinete a implorar a saída. Não é fácil fazer esta gestão de emoções e do próprio futuro dos jogadores. Mas havia uma premissa: o bem do clube
    Tozé Marreco, treinador do CD Tondela
    ZZ: Abriu-se a oportunidade para outros jogadores aparecerem. O Telmo surge como uma grande figura, o próprio Jota assume-se como um excelente central e há vários jovens da formação promovidos…

    TM: Os jogadores que vieram de baixo sabem que esta situação lhes abriu a porta. Em relação ao Telmo, é curioso… Eu conheci o Telmo num jogo dos sub-19. Eu era treinador dos sub-17 da Académica e fui ver um jogo dos sub-19 do Tondela, um jogo em que ele é expulso por protestos… Tentei levá-lo sempre para o Oliveira e nunca consegui. Depositava muitas esperanças nele, tal como no Jota. Posso dizer que no relatório de pré-época que apresentei à Direção, eram os dois jogadores com máximo de potencial para atingirem outros patamares, evidentemente, caso trabalhassem para tal. Acredito muito neles.

    ZZ: Numa das primeiras intervenções enquanto treinador do Tondela, o Tozé disse que o objetivo era colocar o clube no caminho certo. Nesta altura, o Tondela ocupa o 9.º lugar no Campeonato e é uma das melhores defesas da prova, apenas superado pelo registo do líder Moreirense. Qual o balanço que faz? Positivo? Muito bom? Ou podia ser melhor?

    TM: Tendo em conta todas as circunstâncias, é um balanço positivo. Ainda assim, rejeito por completo a ideia de estarmos sossegados e confortáveis com os 32 pontos conquistados. Ainda ontem dizia aos jogadores que não estava confortável em relação às contas do Campeonato. Temos de fazer mais pontos. Isto parece tudo muito normal, mas não é. Parece normal o Bebeto andar a jogar como médio, o Jota andar a jogar como médio, o Tomi como ala…

    ZZ: O Bebeto já fez nove posições esta época…

    @CD Tondela
    TM: Sim, sim… Parece normal, porque a equipa tem vindo a dar resposta, mas isto não é normal. Herdámos um plantel em que temos cinco centrais, quatro avançados, três laterais direitos e depois temos um ala puro, um médio centro puro… A situação não é nada normal. Há jogadores com mais minutos agora do que nas duas últimas épocas juntas. Se me perguntares se estou satisfeito, estou satisfeito, tendo em conta tudo o que já falámos, mas também digo que não me senti inferior a nenhuma equipa, com exceção do FC Porto, na Supertaça. Houve muitos jogos que podíamos muito bem ter ganho, mas que acabamos por perder nos últimos minutos. Em suma, estamos a fazer todos os esforços para dar a volta a situação, mas a época está longe de estar fechada.

    ZZ: Acredito que esta situação tenha permitido um forte desenvolvimento das vossas capacidades enquanto equipa técnica. O que aprenderam no meio desta adversidade?

    TM: Adaptações e soluções constantes. Enquanto equipa técnica, temos tido contextos difíceis, mas se achava que era difícil fazer um plantel com 12.500 euros, aqui tenho outros problemas… Basta um-dois jogadores fora e temos de fazer adaptações. Todas as semanas são desafiantes e dão-nos uma bagagem incrível, mas também muitos cabelos brancos. Isto não dá saúde nenhuma [risos]. Gosto que as minhas equipas tenham várias formas de se organizar, mas tenho de ser honesto e dizer que muitas das mudanças têm sido feitas por obrigação.

    @CD Tondela

    «Cometi erros como jogador que não quero cometer enquanto treinador»

    ZZ: O Tozé treinador vê o futebol de uma forma muito diferente daquilo que via o Tozé jogador?

    TM: Esta vida não tem nada a ver com a parte de jogador. Incomparável. Enquanto treinador tento adaptar-me ao contexto: Liga, jogadores, relvado e adeptos, para achar a melhor forma e o melhor modelo. Se eu com estes jogadores jogasse só jogo direto não tinha hipótese de fazer mal a alguém. Este ano teve de ser um modelo de jogo coincidente com as características deles. Há uma base de organização defensiva, com o foco muito no que o adversário pode fazer, pois não jogo sozinho. Depois ofensivamente as dinâmicas vão ao encontro dos jogadores que temos

    ZZ: Foi fácil desassociar o treinador do seu passado enquanto jogador? 

    qO nome do Tondela é forte e tem uma história que ainda vai ser maior, mas este ano atravessamos uma série de problemas que não nos permite lutar por mais. Seria mentiroso e utópico estar a pensar nisso [na subida], porque não há condições...
    Tozé Marreco, treinador do CD Tondela

    TM: Cometi erros enquanto jogador que não quero cometer como treinador. Não estive dois anos seguidos em nenhum lado, enquanto jogador, e limpei logo isso nos primeiros anos como treinador. A questão de ficar o segundo ano no Oliveira do Hospital vai muito ao encontro disso. O Tozé jogador foi uma coisa, o Tozé treinador é completamente diferente. Nem acho que haja essa ligação, nem faz muito sentido... Mas, atenção, a personalidade é a mesma.

    ZZ: Pela forma como vive intensamente o jogo?

    TM: Eu vivo muito o jogo.

    ZZ: Às vezes, é prejudicado por isso…

    TM: Não tive uma única expulsão durante os 20 anos em que joguei, agora como treinador já fui três vezes, de uma forma que não faz sentido nenhum. Não tenho maldade. Sou o maior defensor e o maior crítico dos árbitros. Acho que têm um grande poder para mudar o jogo de forma positiva: se alguém perde tempo, então o árbitro que dê 10 minutos de compensação; se os jogadores se atiram para o chão, então ele que não marque falta… No último jogo fui expulso ao intervalo. Surreal. Os árbitros têm de gerir emoções e saber quem está no outro lado. Isto não é nenhuma missa. Não vou deixar de viver o jogo, nem vou deixar de falar com eles. Aprendo com os erros, mas estamos a falar de situações que eram perfeitamente evitadas.

    ZZ: A pergunta e a resposta que os adeptos do Tondela mais querem ouvir: o futuro é em Tondela?

    TM: Como toda a gente sabe, este clube não é normal para mim. Eu sabia que este ano ia ser muito difícil para toda a gente, desde o primeiro dia que alertei para isso. O nome do Tondela é forte e tem uma história que ainda vai ser maior, mas este ano atravessamos uma série de problemas que não nos permite lutar por mais. Seria mentiroso e utópico estar a pensar nisso [na subida], porque não há condições. 90% dos adeptos têm percebido isso e têm estado incondicionalmente ao nosso lado e os jogadores merecem isso. Eu tenho um compromisso gigante com o clube e posso dizer, o clube sabe e os jogadores também sabem, para mim teria sido fácil ir à minha vida em novembro ou dezembro. Houve várias hipóteses para isso acontecer. Estamos a falar de situações que iam deixar a minha família muito melhor do ponto de vista financeiro e a mim do ponto de vista desportivo. Mas jamais deixaria este clube dessa forma. Pelo compromisso que tenho com eles, pelo compromisso que tenho com a estrutura e com os jogadores. 

    ZZ: …

    TM: Há efetivamente conversas para o próximo ano. Não posso negar isso. O presidente e o Eduardo [Silva], diretor desportivo, têm vindo a conversar comigo e há o interesse no próximo ano. Agora só faz sentido, para mim, falar concretamente do próximo ano quando este estiver resolvido. Antes de corrermos temos de aprender a andar. Assim que este ano estiver resolvido, vamos ver. O que eu posso dizer é que sou muito feliz aqui e que tenho um orgulho gigante em levantar-me às 6 da manhã para vir trabalhar. O clube está a tomar passos certos novamente e está bem entregue. Se todos entenderem que para o próximo ano o melhor é cá estar, e se eu entender, então cá estaremos. Mas isso será acertado quando este ano estiver resolvido. Mas há uma confiança gigante entre mim, o presidente e o Eduardo.

    ZZ: Também há uma forte relação de empatia com os adeptos. Que significado tem isso para si?

    qHá, efetivamente, conversas para o próximo ano. Não posso negar isso... Assim que este ano estiver resolvido, vamos ver. O que eu posso dizer é que sou muito feliz aqui
    Tozé Marreco, treinador do CD Tondela
    TM: Orgulha-me muito, pois é o reconhecimento do que viram como jogador. Sabem que eu dei tudo aqui enquanto jogador, fui muito feliz e eles viram a minha dedicação em campo. Agora como treinador, eles sabem o quanto a equipa trabalha e que joga bom futebol em muitos momentos. Há essa empatia e agradeço do fundo do coração esse apoio. Precisamos muito deles até ao fim. A minha dedicação ao clube é total. Eu vivo para isto!

    ZZ: O seu filho Santiago nasce no ano da subida do Tondela, naquela época fantástica do Tozé aqui no clube. Pergunto-lhe como é que ele vive o momento do pai?

    TM: Ele quer muito que as coisas corram bem, porque sabe que o pai vai chegar a casa maldisposto se as coisas correrem mal. A minha mulher disse-me que no último jogo [derrota em casa com o Mafra] ele foi a chorar para o escritório. Ele sente muito as coisas, porque também sabe que eu vivo para isto. E eu não lido bem com a derrota. Continuo a dizer que essa é a minha maior virtude, porque quero logo imediatamente achar soluções e quero ver o que se passou de errado. O Santiago com 8 anos já percebeu que o pai vive para isto, tal como vive para ele. Já sofre, ele adora futebol...

    ZZ: É o seu maior crítico?

    TM: Não diria crítico, pois está muito ao lado do pai. E eu não quero que ele veja o pai a ser expulso, porque ele depois pergunta-me o porquê e quero que tenha orgulho no pai. O próprio nascimento dele foi em função dos jogos que na altura tinha no Tondela para o pai não perder treinos, nem jogos… Há uma ligação com o clube, portanto quero que ele veja o pai bem. Infelizmente, estou muito tempo longe dele e o pouco tempo que vou tendo livre é para aproveitar com ele. Agora vamos ter uns dias livres e vou pegar nele, mas sabes o que é que ele me pediu? Pediu-me para ver jogos. Vou ver agora uma série de seleções com ele. É um bom companheiro de viagem.

    @Catarina Morais / Kapta +

    «O Tondela vai voltar a ser um clube de Primeira Liga»

    ZZ: Faltam nove jogos para o encerramento da Segunda Liga. Como prevê esta reta final e como avalia esta Segunda Liga?

    TM: Como disse anteriormente, não estou confortável. Precisamos de mais pontos para o nosso objetivo. Estamos na fase mais difícil da época, porque temos suspensões e cansaço acumulado, que nos complicam a vida e temos de nos unir novamente para conquistarmos os pontos que precisamos. Podemos ir ganhar a qualquer campo e temos de perceber que do outro lado também há equipas competitivas. O ponto vai ficar cada vez mais caro e temos de estar no limite para os últimos nove jogos.

    ZZ: O Tozé também disse que o Tondela ia regressar à Primeira Liga, mais cedo ou mais tarde. Desejo ou convicção?

    TM: É convicção. Pelo que conheço das pessoas, do histórico, é um clube de gente de trabalho, que planeia o futuro e que vai fazer de tudo para meter este clube no lugar onde tem de estar. Não sei se é para o ano, se é daqui a dois anos, mas o Tondela vai voltar a ser um clube de Primeira Liga. Não é um clube gigante, mas tem tudo para ser um clube de Primeira Liga, seja a nível estrutural, de adeptos e de condições. O clube atravessa o período mais difícil da sua vida, mas vai dar resposta.

    ZZ: O que gostaria que dissessem no final da época sobre o Tondela e sobre o Tozé?

    TM: Que conquistou os objetivos. Esse é o meu foco. Depois gostava que dissessem que o Tondela foi uma equipa organizada, que soube o que fazer nos jogos, como defender e atacar, o resto é futebol. Sobre mim, gostava que se dissesse que o Tozé fez tudo o que podia, que encontrou soluções onde era possível e que a equipa do Tondela deu tudo em campo. (…) Mas houve coisas que não foram boas. Frente ao Penafiel, perdemos o jogo e eu dormi no gabinete. Vi o jogo três vezes. Acabei às 5h da manhã e tinha treino às 7h e pouco. Fui buscar os colchões e fiquei por ali, porque estava decidido a ver o que se tinha passado…

    ZZ: É essa exigência consigo próprio que espera que o leve até à Primeira Liga?

    TM: O objetivo é isto que estou a fazer: caminho sustentado. Se tiver de acontecer será de uma forma natural. Sempre disse que não tinha dúvida absolutamente nenhuma de que a minha carreira enquanto treinador ia ser muito, mas muito, melhor do que careira que tive enquanto jogador. Agora não faço grandes planos, nem gosto de fazer. No que toca à exigência essa é máxima.

    ZZ: Um adepto que venha ver um jogo do Tondela pela primeira vez o que pode ver?

    TM: Pode esperar organização e agressividade boa. Quero que estas duas características andem sempre juntas. Gosto que as minhas equipas saibam quando devem manter a posse, quando devem atacar rápido ou que saibam como temos de defender. Quem vier ver um jogo nosso, vai ver uma equipa organizada, a criar ocasiões de golo - só há duas ou três equipas criam mais ocasiões do que nós – e a deixar tudo em campo.

    qQueremos chegar ao final deste ano e dizer: 'Uff, já passou, foi só um pesadelo e agora é começar a tratar do resto para o futuro...'
    Tozé Marreco, treinador do CD Tondela
    ZZ: Só daqui a 10 anos é que se vai perceber o que foi feito?

    TM: Quem está dentro do clube, e sinto essa noção da realidade, está a perceber a dificuldade que tem sido esta caminhada. Quem está atento ao futebol também está consciente disso. Não preciso de reconhecimento, quero objetivos conquistados. Para a formação, apesar das dificuldades, é um orgulho ter tantos jogadores connosco. foi um acelerar de etapas que em situação normal não tinha acontecido tantas vezes.

    ZZ: O que lhe apetece dizer aos adeptos?

    TM: Percebam que o campeonato ainda não está fechado. É necessário que todos estejamos envolvidos num espírito de missão, depois fazem-se as cobranças que sejam necessárias. Seja em casa ou fora, temos sentido apoio. Queremos chegar ao final deste ano e dizer: 'Uff, já passou! Foi só um pesadelo e agora é começar a tratar do resto para o futuro, para o Tondela voltar em grande'. Os jogadores têm dado tudo e merecem este apoio!

    @Rogério Ferreira / Kapta+

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.

    Fotografias

    Liga 2 SABESEG: Oliveirense x Tondela
    Liga 2 SABESEG: Oliveirense x Tondela

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Marreco
    2023-03-29 16h15m por moumu
    È novo tem vindo a subir na carreira e concordo com os users abaixo poderá acabar a 1ª liga, com o Tondela é que duvido!
    Marreco
    2023-03-29 16h00m por umnovetresum
    Está a fazer um excelente trabalho, e tem todo o ar de futuro treinador de Primeira Liga.

    Agora não desejo que o Tondela o acompanhe nesse trajeto, clube de dimensão social pequena e que não acrescenta o mesmo ao nosso futebol que um Farense, Viseu, Estrela etcetc.
    Das piores deslocações de Primeira Liga que vi em Famalicão.
    GO
    Grande trabalho!
    2023-03-28 22h08m por gongapires
    Excelente trabalho do mister Tozé Marreco, na minha opinião, mantendo o treinador, e reforçando o plantel, tem tudo para ser uma das principais equipas a subir na próxima temporada.
    Marreco
    2023-03-28 20h39m por pacheco96
    Penso que está efetivamente a fazer um excelente trabalho no Tondela atendendo a todas as limitações que tem no plantel! Quem os punha no lote de candidatos a subir não tem mesmo noções. Já no Oliveira do Hospital tinha feito bom trabalho, a ver se pro ano lhe dão mais recursos, estou curioso para ver que pode fazer com um plantel mais capaz
    jogos históricos
    U Sábado, 01 Abril 2023 - 15:30
    Estádio Carlos Osório
    Bruno José Costa
    0-0

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Central dos dragões de volta às opções
    A três dias do Clássico frente ao Sporting, há novidade no Olival. Depois de vários dias a constar no boletim clínico, Fábio Cardoso voltou a trenar sem ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52
    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:40
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:37
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:33
    Tobin 26-04-2024, 18:29
    ACravo 26-04-2024, 18:26
    pedrorosa107 26-04-2024, 18:24
    AngelEyes 26-04-2024, 17:57
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 17:55
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:53