placardpt
    Guardião e lateral foram chave na qualificação

    Bono e Hakimi: os heróis marroquinos que têm ligação estreita com La Roja

    Dois nomes, dois heróis, duas histórias muito singulares: Hakimi e Bono. Os homens que fizeram a diferença no confronto dos oitavos de final contra Nuestros Hermanos no momento de todas as decisões. O lateral do PSG fez um panenka que selou a vitória, enquanto o guardião do Sevilla defendeu duas grandes penalidades.

    Ambos são marroquinos de origem, no entanto, à semelhança da maioria do plantel, não nasceram em Marrocos. Aliás, curiosamente, ambos têm uma ligação muito próxima à La Roja.

    Uma década em solo espanhol

    Herói, em Al Rayyan, o guarda-redes de 31 anos agigantou-se e  foi determinante na queda dos campeões do Mundo de 2010. Nascido em Montréal - Canadá -, tem origem marroquina e quase 100% da sua vida profissional é circunscrita em solo espanhol.

    Bono é titular na baliza de Marrocos desde 2018 �Getty /

    O guardião começou a sua carreira no Wydad Casablanca - um dos clubes mais titulados no continente africano -, contudo, aos 22 anos mudou-se para Madrid, onde representou a equipa secundária do Atlético Madrid durante dois anos. A partir daqui, o atleta continuou o seu trajeto duradouro em Espanha, seguindo-se Real Zaragoza, Girona e Sevilla (clube atual).

    De resto, este é apenas o prefácio de uma história com vários capítulos, no mínimo, curiosos. Ora, se o leitor, porventura, já teve curiosidade de visitar a ficha do jogador marroquino no zerozero... viu algo muito inusual. Sim, Bono já marcou um golo numa partida! Não são muitos os guardiões que se podem gabar disso.

    Puxando a cassete mais à frente, Bono, após o Mundial de 2018, substituiu Munir Mohamedi na baliza de Marrocos e, no final da temporada 2019-20, agarrou a titularidade no Sevilla, a tempo de ajudar na conquista da Liga Europa

    No Catar, o guardião tem sido titular da seleção marroquina e já protagonizou dois momentos emblemáticos, um dentro do campo, o outro fora... Na partida diante a Bélgica, o jogador do Sevilla ouviu o hino, perfilou-se com a equipa... mas não jogou. Porquê? Sentiu-se indisposto e foi substituído por Mohamedi ainda antes do começo da partida. 

    O segundo momento (já mencionado) traduziu-se numa qualificação memorável, onde o guarda-redes vestiu a capa de herói e assinou o seu nome no capítulo mais dourado da história de Marrocos.

    Marrocos no coração

    Jogador partilha momento com a mãe após qualificação diante a Espanha �Getty /

    «Não era o lugar certo para mim, não me sentia em casa.» 

    As palavras são de Achraf Hakimi que explicou, ao jornal espanhol Marca, o porquê de ter optado pela seleção marroquina, ao invés da La Roja. O jogador de 24 anos - que chegou a ser rejeitado por Real Madrid - foi o herói do povo marroquino quando confirmou a vitória de Marrocos na lotaria dos penáltis e deixou a questão no ar: porquê Marrocos e não Espanha?

    «Nada em particular, mas não era como eu vivia em casa, que é a cultura árabe, sendo marroquino», justificou ao jornal espanhol sublinhando o fator família como um ponto decisivo na sua decisão.

    E aqui chegamos a uma das imagens mais fortes do Mundial: Hakimi e a sua mãe num abraço simbólico. A mãe que - em conjunto com o pai - emigrou para Madrid de modo a proporcionar uma vida melhor ao filho e à família. O pai era vendedor ambulante, a mãe limpava casas. O filho, graças ao sacrifício dos pais, tornou-se um craque do futebol mundial e uma das figuras do país onde a sua família foi criada. 

    «Luto todos os dias por eles. Eles sacrificaram-se por mim, privaram os meus irmãos de muitas coisas para que eu tivesse êxito», revelou Achraf Hakimi ao programa espanhol El Chiringuito.

    Hakimi celebrou desta forma a passagem aos quartos de final �Getty Images

    Por fim, a famosa celebração à pinguim do lateral direito: qual foi o significado? Pelas redes sociais não faltou quem questionasse se o momento da celebração - após o panenka - teve alguma bicada a Sérgio Ramos.

    Mas não, a celebração é uma piada interna entre os membros do emblema parisiense, que Sérgio Ramos também faz parte. Inclusive, Mbappé - colega de equipa no PSG -, após o panenka do marroquino, colocou uma publicação nas redes sociais com um emoji de um pinguim.

    Celebrações à parte, Hakimi e Bono preparam-se para defrontar Portugal nos quartos e podem alcançar o que ainda nenhuma seleção africana alcançou: garantir um lugar nas meias-finais de um Mundial.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MARROCOS
    EMPATE
    ESPANHA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    BA
    espero que Marrocos não passe. . .
    2022-12-08 21h15m por batuko
    no entanto, vai ser o jogo mais dificil de Portugal. Eles fecham-se em copas a defender e no contra-ataque são perigosos.

    Se Ruben Dias, Neves jogarem, não escapam sem amarelo. Bruno Fernandes e o Félix pode ser que se safem.

    Acredito na vitória de Portugal por 1-0, golo de Otávio.
    Defendeu 2 penaltyes
    2022-12-08 21h05m por PORTISTA-HONESTO
    E o Penaltye do Sarábia, apesar de ter representado um Grande Clube da Europa, o Sporting também o falhou ao mandar a bola ao poste, mas o Guarda redes marroquino estava lá. . .
    Grande Marrocos, excelente equipa. Espero que Portugal consiga estar UNIDO para poder vencer os Quartos de final. . . principalmente num momento onde vemos "Beiçinhos" e más caras de certos elementos que manifestam o que nenhum Português gosta de ver, principalmente quando ganhamos com numeros exagerados por fazermos uns 8°s de final sem erros e com Zelo.
    jogos históricos
    U Terça, 06 Dezembro 2022 - 15:00
    Education City Stadium
    Fernando Rapallini
    0-0
    (3-0 g.p.)

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    com video
    Reação na conferência de imprensa pós-Arouca
    No rescaldo da igualdade arrancada nos descontos pelo Gil Vicente na receção ao Arouca, Tozé Marreco enalteceu o facto da «justiça» no resultado ter chegado, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    CA
    cao_raivoso-predador 27-04-2024, 01:50
    OJaime_Pacheco 27-04-2024, 00:41
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:50
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 23:48
    tipmaster 26-04-2024, 23:27
    BlackCat 26-04-2024, 22:55
    zlatan_21 26-04-2024, 22:38
    AN
    andretavares731 26-04-2024, 21:51
    VerdeRubro 26-04-2024, 21:12
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52
    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47