placardpt
    Marrocos elimina Espanha e segue para os quartos

    A mão de Bono no beautiful day marroquino

    «It's a beautiful day!» Assim terá gritado Bono, numa constatação já óbvia para todos os adeptos de futebol (excepto os espanhóis, vá).

    O decisivo guarda-redes, homónimo de um famoso vocalista, esteve por todo o lado quando foi preciso e, na hora do desempate por penáltis, quase tudo passou por ele. Assim se envia uma seleção africana para os quartos de final de um Campeonato do Mundo, apenas pela quarta vez na história dos Mundiais.

    Foi um estreito, mesmo estreitinho, que separou Marrocos e Espanha nesta partida de futebol. Empataram, como tinha acontecido há quatro anos na Rússia, mas desta vez havia muito mais em jogo e ninguém podia ir embora até que algo fosse decidido.

    No fim, história feita, para a seleção sensação que agora fica à espera do seu adversário: Suiça ou... Portugal!

    Eliminar o conceito de favorito

    Se a arte do passe é a sua cultura e a identidade, então já lá vão os anos em que a Espanha a levou para lá de mares e fronteiras. A bola era sua, mas não a quis difundir nem espalhar, limitando-se a trocá-la em espaços seguros com medo que o adversário também a quisesse acolher.

    A maior surpresa do Catar �Getty /
    roja sabia do seu favoritismo, agravado no contexto de um jogo a eliminar, mas não teve pressa nem quis correr grandes riscos para desmontar uma defesa que, neste Mundial, só tinha sofrido uma vez... via auto-golo. Assim, a bola andou entre esquerda e direita, com tranquilidade, enquanto o avançado Marco Asensio fazia a sua melhor imitação de Ceuta: espanhol, sim, mas completamente isolado em território marroquino.

    E que confortável estava esta equipa africana, apesar das dimensões do palco! Tão confiante na sua organização defensiva como na capacidade para ferir o adversário, em ataques que foram sempre rápidos e adornados com o charme de alguns elementos. Boufal, por exemplo, deu o nome clínico da enxaqueca que Marcos Llorente - jogou a lateral direito - tentou curar com um banho frio ao intervalo.

    Por essa altura, jogada meia partida, era difícil continuar a apontar para um favorito. Esse conceito estava tão eliminado como uma das equipas estaria uma hora mais tarde. A Espanha podia ter marcado por uma vez, mas Marrocos não estava nada intimidado pela ocasião e esteve ainda mais perto do golo num par de ocasiões. 

    Começou a cheirar a surpresa, mas vários fatores voltaram a dar um aroma mais neutro à partida, já no decorrer da segunda parte.

    Equilíbrio durante 120 minutos �Getty /

    Até ao limite dos corações

    Apesar do futebol marroquino não deixar nada a dever, o avançar do relógio deixou evidente que o banco à disposição de Regragui não tinha a mesma qualidade que o espanhol. Enquanto Enrique lançava Álvaro Morata e Nico Williams - leia-se o goleador de serviço e uma máquina de desequilibrar defesas -, o selecionador marroquino refrescava a equipa com atletas de segundos escalões e ligas africanas.

    A mais dura das substituições foi aquela que resultou da lesão de Aguerd, já que o defesa central do West Ham representava 50% da parceria mais eficaz deste Mundial e levou com ele alguma da tranquilidade da equipa. Ainda assim, Bono só teve de fazer uma intervenção até ao apito de Rapallini ditar prolongamento.

    Vitória nos penáltis �Getty Images
    Nessa fase, a tranquilidade de Marrocos foi-se evaporando, um bocadinho de cada vez, no calor catari. Ainda chegaram ao intervalo com a grande oportunidade do prolongamento, desperdiçada por Cheddira, mas os últimos 15 minutos trouxeram nervosismo extra. Alguns elementos tremeram e o poste seguiu a deixa, no último lance do jogo corrido, com um remate de Pablo Sarabia.

    O ex-Sporting voltou a encontrar o ferro nas grandes penalidades e Bono defendeu mais duas. No momento decisivo, Hakimi, confiante, foi de panenka para dar a festa a Marrocos e a toda a África. Quartos de final, quem diria...

    U Terça, 06 Dezembro 2022 - 15:00
    Education City Stadium
    Fernando Rapallini
    0-0
    (3-0 g.p.)
    Education City Stadium
    Lotação45 350
    Medidas105x68
    Inauguração2020
    FaseOitavos-de-Final
    A Chave

    Minuto 120+3´: no último lance do jogo, Pablo Sarabia atirou ao poste. Tinha pouco ângulo, mas foi a maior chance da roja e já em cima do apito final.

     
    O Árbitro

    Exibição tranquila para Fernando Rapallini. O argentino não teve grandes decisões para tomar nem lances controversos.

    O Melhor
    Os reis de África

    Não é que seja rara uma seleção do continente africano ser tão organizada e forte no plano defensivo, mas sim que isso raramente se traduz para os maiores palcos. Mais do que a vitória, foi impressionante a tranquilidade com que esta equipa atuou, apesar da ocasião justificar nervos até para quem se senta nas bancadas. Se Portugal superar a Suíça, não terá tarefa fácil nos quartos...

    O Pior
    Espanha volta a desapontar

    Quatro anos depois de ter sido eliminada pela Rússia, a Espanha volta a cair nos oitavos de final e novamente numa partida em que tinha enorme favoritismo. Luis Enrique colocou a roja a jogar bom futebol, mas raramente houve risco envolvido na exibição desta terça-feira e isso custou caro nas contas finais. Esperar pelo erro adversário não pode ser a única solução, porque nem sempre o adversário erra.

    Forma
    Marrocos
    2022/2023
    2J
    2V
    0E
    0D
    4-1G
    Espanha
    2022/2023
    6J
    3V
    2E
    1D
    8-5G
    Sabia que...by playmaker stats
    É a 2.ª vez na história dos Mundiais que uma seleção fica em branco num desempate por grandes penalidades:
    2022 Espanha vs Marrocs (0-3)
    2006 Suíça vs Ucrânia (0-3)
    A Espanha falhou as últimas 5 grandes penalidades num desempate.

    Últimos a defenderem 2+ penáltis num desempate em Mundiais:
    22 Bono vs ESP
    22 Livakovic (3)
    18 Schmeichel
    18 Subasic (3)
    18 Akinfeev vs ESP
    A Espanha cai nos oitavos de final de um Mundial e novamente nas grandes penalidades: 2018 vs Rússia e 2022 vs Marrocos.

    Desde que foi campeã do Mundo, em 2010, nunca passou desta fase: oitavos de final
    Marrocos é a 4.ª seleção africana a chegar aos quartos de final de um Mundial:
    2010 Gana
    2002 Senegal
    1990 Camarões
    Marrocos qualifica-se pela 1.ª vez para os quartos de final de um Mundial, é a melhor prestação de sempre dos africanos.
    Espanha é novamente eliminada nos penáltis.

    Em 5 desempates por grandes penalidades num Mundial, a Espanha só venceu por uma vez: 2002 Rep. Irlanda e perdeu as 3 últimas decisões, Coreia do Sul, Rússia e Marrocos.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MARROCOS
    EMPATE
    ESPANHA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Espanha
    2022-12-07 00h00m por Ultras-__FCP
    Não tem equipa para muito mais, aquele ataque dá dó, Ferran e Asensio, muito meh e o próprio Olmo, que parece ter estagnado, não é muito melhor.
    zyxw4321
    2022-12-06 23h55m por redlegion
    Nesse jogo com a Argentina o Krul não entrou.
    ZeroZero
    2022-12-06 23h19m por Fenix_SLB
    Num texto tão grande não houve espaço para uma menção ao Sofiane Amrabat?
    Um monstro incrivel no meio-campo marroquino!!!
    Jogou lesionado e mais uma vez meteu no bolso uma das estrelas do adversário.
    estaramosold
    2022-12-06 20h05m por MisticaEncarnada
    Também sou da opinião de que o treinador Espanhol não deva apresentar a demissão. Ele é bom treinador, a Espanha fez um bom EURO e há talento para mais no futuro. O que importa é se os jogadores estão com ele. Em 2024 poderão ser novamente candidatos a ganhar o EURO.
    Zagorakis
    2022-12-06 19h58m por MisticaEncarnada
    O tiki-taka em si não é lento, os jogadores ou treinadores é que o tornam lento. No Barça por vezes com 3 toques em 50 metros a bola estava na baliza no tempo do Guardiola e até do próprio Luis Enrique. Mas isso acontece quando há espaço. Quando as equipas adversárias se fecham muito e há 7 ou 8 jogadores constantemente atrás da linha de bola nem sempre dá para encontrar esses espaços e fazer esse tipo de jogo mais rápido utilizando o tiki-taka.
    Aliás, eu nem vi tiki-taka nenhum, ...ler comentário completo »
    Sepulveda
    2022-12-06 19h44m por wureincarnod
    Favoritismo não dá vitórias. Japao ganhou a Alemanha e Espanha e não eram favoritos e muitos outros jogos onde o favoritismo não prevaleceu
    ZY
    Zagorakis
    2022-12-06 19h38m por zyxw4321
    Contra a Costa Rica, e também contra a Argentina, se bem me lembro. Mas não resultou bem da segunda vez. . .
    ZA
    Simone_Padoin19 84
    2022-12-06 19h10m por Zagorakis
    Sempre me lembrei de os treinadores meterem jogadores a pensar em grandes penalidades. Agora que se pode trocar 5 jogadores ainda mais frequente fica. Por exemplo, em 2014 o Van Gaal trocou o guarda-redes para os penalties contra a Costa Rica.
    Marrocos
    2022-12-06 19h07m por moumu
    Não estava à espera mas Marrocos deu uma demonstração colectiva de como travar o favoritismo espanhol, não deixando criar perigo e mantendo-se unidos. Melhor resultado para Portugal caso passe a Suiça mas não deverá ser fácil nenhum dos 2 jogos.
    BA
    Marrocos
    2022-12-06 19h02m por batuko
    Bem feito para a Espanha, quis jogar com Marrocos em vez de jogar contra a Croácia, o tiro saiu pela culatra. Mas penaltys muito mal marcados. Se Portugal passar quer que elimine Marrocos, mas caso, Portugal fique pelo caminho, vou torcer por Marrocos. Aquilo é uma seleção e uma equipa. Mesmo sem força, esforçam-se todos.
    JS
    Para os mais distraídos . . .
    2022-12-06 18h53m por jsilva77
    . . . Marrocos tem uma boa seleção, com bons jogadores inclusive em grandes clubes dos maiores campeonatos Europeus. Espanto só mesmo para alguns . . . Parabéns a Marrocos, a ser a primeira surpresa nos quartos de final, esperemos que Portugal não se ponha a jeito com a Suiça para não sermos surpreendidos. O Japão, como alguém aqui disse, deveria ter passado também ontem, contra a Croácia, mas acho que são inferiores ao nível das individualidades e da experiência, por onde acabaram p...ler comentário completo »
    Correcção
    2022-12-06 18h49m por Homo_libero
    Atingir os quartos de final
    Marrocos e treinador Marroquino
    2022-12-06 18h44m por Homo_libero
    É bonito ver uma selecção Africa atingir os oitavos com um seleccionador nacional. Já estava na hora de dar um tempo a contratação de treinadores europeus sem currículo e que nem vivem nos países que treinam. Com garra, plano e orgulho é possível as selecções Africanas irem longe, tem jogadores no mesmo nível que selecções de segunda e terceira linha da Europa
    ZA
    PedroSepulveda
    2022-12-06 18h39m por Zagorakis
    A qualidade individual dos jogadores também Marrocos a têm (assim como a Suíça). A verdade é que Portugal, mesmo com 8 anos do mesmo selecionador tem muito pouco fio de jogo e clareza de ideias.

    Em fases finais de mundial é preciso ter alguma sorte, naturalmente, mas sobretudo é preciso saber o que fazer para ganhar os jogos, jogar 0 e ter um craque a resolver chega para qualificar para o mundial, mas não para muito mais.
    Com isto. . .
    2022-12-06 18h30m por Maxaqueen
    A selecção pode chegar, pelo menos, às meias-finais sem sobressaltos de maior.
    Basta serem pragmáticos mesmo não jogando maravilhosamente.
    MaisDoMsm
    2022-12-06 18h30m por TomPen
    Como não parece ser um typo, a conjugação no condicional da primeira pessoa do plural não leva hífen.
    É "apanharmos" e "vencermos".

    A não ser que tenham mudado as regras sem eu saber.

    Um bem haja.
    2022-12-06 18h30m por El_matad0r
    Bom se Portugal jogar aquilo pra que tem capacidade tem muitas chances de chegar às meias finais e nas meias depois com França ou Inglaterra é ir sem medos de fazer história
    Boring Boring Spain
    2022-12-06 18h27m por dirtyharry
    Jogo sem objetividade alguma, troca de passes estéril, poucas finalizações. Ver um jogo da Espanha é o melhor remédio para insónia
    Espanha
    2022-12-06 18h26m por estaramosold
    Neste mundial já vi a Espanha a ter períodos em que jogou muito bom futebol, hoje não foi o caso, mas Marrocos com as suas limitações ao nível da qualidade individual fez um grande jogo na base do sofrimento e da raça.

    Julgo que a Espanha subestimou Marrocos e pagou caro a fatura, deixou o jogo correr com a bola no pé demasiado tempo sem se preocupar com o relógio, faltou verticalidade ao jogo, profundidade, controlar com bola é bom mas Espanha tem qualidade individual para...ler comentário completo »
    amrabat
    2022-12-06 18h24m por santos1989
    o que o amrabat joga é brincadeira. . . já o irmão mesmo velho ainda tinha lugar nesta seleção.
    wureincarnod
    2022-12-06 18h20m por PedroSepulveda
    Só estou a dar o favoritismo claro á nossa seleção.
    Temos melhores jogadores , melhor equipa.
    Para mim seria uma tremenda vergonha ser eliminado tanto pela Suíça como por Marrocos.

    Assim como os espanhóis devem estar todos cheios de vergonha de terem já ido para casa hoje com a qualidade que têm.
    ZY
    Marrocos
    2022-12-06 18h19m por zyxw4321
    Estranho. . . Ao fim da segunda jornada da fase de. grupos, já estávamos, aos olhos de alguns, eliminados pela Alemanha nos quartos de final.

    Ao fim da terceira jornada, já estávamos eliminados pela Espanha.

    E agora? Será que as pessoas vão deixar de assumir os resultados das eliminatórias e fazer prognósticos de jogos que nem vão acontecer?

    Dito isto tudo, muitos parabéns a Marrocos pela passagem, e que sejamos nós o seu adversário no próximo jogo.
    Sepulveda
    2022-12-06 18h17m por wureincarnod
    O Marrocos tem grande equipa. Claro que não tinham bola, a Espanha domina em termos de posse bola qualquer equipa. Mas no futebol o que importa são os golos.
    Meu prognóstico neste jogo estava certo e se portugal passar a Suíça é 50-50.
    Uma seleção que tem:
    Bono titular no Sevilha;
    Akimi do psg dos melhores laterais do mundo;
    Masraoui excelente lateral do bayern;
    Saiss grande jogador;
    Amrabat bom jogador;
    Ziech, el nesry e tantos outros penso que não são de substimar
    Vitória
    2022-12-06 18h17m por Judeu10
    Grande Marrocos. . .
    Viva África, viva futebol.
    Vamos Com tudo nas quartas💪
    Marrocos
    2022-12-06 18h16m por pedrinho_dgl
    Incrível como jogam com a Espanha, Croácia e Bélgica e não sofrem um golo, nem nos penáltis!
    Quanto à Espanha, não tenho pena nenhuma, futebol chato e inconsequente, talvez devessem treinar outros aspetos de jogo em vez de andarem a jogar para baterem recordes de passes feitos/completos. . .
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Destino: Saudade
    Podcast
    Rui Miguel Tovar no zerozero
    O futebol é muitas vezes um elemento de memória coletiva de uma família, de um país, do Mundo. É por isso que o zerozero, em associação com Rui Miguel ...