F De Mac Allister e Julián para D10S :: zerozero.pt
      placardpt
      Crónica
      Qualificação garantida com selo de qualidade

      De Mac Allister e Julián para D10S

      O nome remete para outras paragens, o cabelo ruivo aprofunda a curiosidade. Mac Allister, Alexis, vestiu a capa de herói argentino e escreveu a carta de perdão aos hinchas, ainda feridos pela derrota inesperada na abertura. No pasa nada. D10S Maradona, a assistir ao primeiro Mundial do céu (ou de outra dimensão) jamais permitiria uma queda tão precoce à sua Argentina. 

      A mão Dele voltou a acariciar o mais belo dos torneios. Indicou o caminho da inspiração ao Mac Allister que não é escocês - tem ascendência irlandesa, na verdade - e manifestou a sua presença no pontapé, tão maravilhoso quanto decisivo, de Julián Alvárez para o 2-0. 

      Diego Armando não está já entre nós, mas a energia que dele irradia continua a contagiar o povo argentino. A cadeia de transmissão irrompe e acaba no relvado, intimida oponentes e faz desta Argentina um caso sério. 

      Sim, Lionel Messi falhou um penálti. E tudo o resto que Leo fez? Os passes, as combinações, o pensamento amparado no pé esquerdo, dedicatórias implícitas à memória de D10S. 

      A Argentina segue em frente e fecha o Grupo C na frente. A Polónia, talvez tocada pelas aparições do Barrilete Cósmico, salvou-se por milagre e vai jogar os oitavos-de-final. A segundos do fim tinham os mesmos pontos, os mesmos golos marcados e os mesmos sofridos do que o México. 

      Valeu-lhes o golo de Salem Al Dawsari - o mesmo que já castigara a Argentina - aos 90+5 minutos.

      Não será também isto obra e graça de D10S? 

      Da promessa de massacre ao momento-Mac Allister

      Massacre. Poesia argentina, polacos perdidos, promessa de mundos e fundos. Autoritária, fortíssima na recuperação à perda em zonas altas, a Argentina encostou os europeus às cordas. Arriscou, ameaçou, teve Enzo Fernández em grande plano no meio-campo e foi falhando demasiadas vezes na frente. 

      Até Messi, o Eleito, foi incapaz de ultrapassar o impronunciável Wojciech Szczesny da marca de penálti. Até ao intervalo, nada a fazer: a especulação de Lewandowski e companhia levaram a melhor. 

      Tudo mudou ao minuto 47. Cruzamento atrasado de Nahuel Molina e pontapé colocadíssimo e rasteiro do homem que não gostava de ser tratado por Colo (ruivo, na Argentina). Alexis é filho de Carlos Mac Allister e sobrinho de Patrício Mac Allister, uma família de futebol dos pés à cabeça, radicada há algumas gerações na América do Sul. 

      Carlos, aliás, foi colega de Diego Armando Maradona na seleção da Argentina em vários jogos pré-Mundial de 1994. É como dizemos, Ele está por todo o lado. Omnipresente. 

      A partir daí, mais Argentina, muita Argentina, a provar que a derrapagem no arranque foi um acidente de percurso, apenas e só. Há futebol, há talento, há mais do que Messi, embora Messi seja o discípulo do Senhor Maradona e esteja também acima de todos. 

      Nota importante para o golaço de Julián Álvarez: o atacante do ManCity ultrapassou Lautaro Martinez nas opções e chega inspiradíssimo à próxima fase.

      A Argentina será ultra-favorita contra a Austrália e a Polónia parte muito atrás no confronto agendado contra França. Seja o que D10S quiser. 

      U Quarta, 30 Novembro 2022 - 19:00
      Stadium 974
      Danny Makkelie
      0-2
      Alexis Mac Allister 47'
      Julián Álvarez 68'
      Stadium 974
      Lotação40 000
      Medidas105x68
      Inauguração2021
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo CJornada 3
      Lances Capitais
      39´
      Lionel Messi (Argentina) falha a grande penalidade!
      47´
      GOLO Argentina!
      Alexis Mac Allister marca
      Alexis Mac Allister marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      68´
      GOLO Argentina!
      Julián Álvarez marca
      Julián Álvarez marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      A Chave

      Alexis Mac Allister, futebolista do Brighton, não é o mais óbvio dos nomes argentinos. Movimentou-se bem, surgiu duas vezes em posição letal para a baliza polaca e numa delas acabou com a resistência adversária - e o remate até nem lhe saiu bem. 

      O Árbitro

      Exibição segura do neerlandês Danny Makkelie. Alertado pelo VAR, assinalou penálti na palmada de Szczesny a Messi. Discutível? Sim. Aceitável? Pois claro. 

      O Melhor
      Teia argentina

      Lionel Scaloni tem executantes de eleição à disposição (Messi, Di Maria, Álvarez) e uma casa das máquinas a funcionar a todo o vapor. Foi impressionante a forma como Enzo Fernández e Rodrigo de Paul abafaram os protestos polacos. Tropa de choque no relvado. 

      O Pior
      Szczesny e Lewandowski não chegam

      O guarda-redes fez tudo o que lhe era possível, o avançado não teve bola. Entre eles, no meio, desolação absoluta. A Polónia tem de jogar dez vezes mais se quiser ter possibilidades contra a França. 

      Forma
      Polónia
      2022/2023
      6J
      2V
      1E
      3D
      6-12G
      Argentina
      2022
      8J
      7V
      0E
      1D
      24-2G
      Sabia que...by playmaker stats
      Equipas que ainda não sofreram golos no Mundial 2022:
      Marrocos
      Brasil
      A Polónia tinha sido eliminada na fase de grupos do Mundial nas suas 3 últimas participações na prova (2002, 2006 e 2018)
      A Polónia não ultrapassava a fase de grupos do Campeonato do Mundo desde 1986
      A Polónia volta a qualificar-se para os oitavos de final do Mundial: vai defrontar a França nessa fase da prova
      Argentina volta a ganhar a uma equipa europeia no Mundial: a última vitória tinha sido em 2014, frente à Bélgica (no tempo regulamentar)
      4.ª derrota consecutiva da Polónia frente a equipas sul americanas no Campeonato do Mundo
      Argentina a vencer o grupo no Mundial:
      1930
      1986
      1998
      2006
      2010
      2014
      2022
      5.ª vez consecutiva que a Argentina se apura na fase de grupos do Mundial
      Argentina vai defrontar a Austrália nos oitavos de final do Mundial
      Argentina qualifica-se para os oitavos de final como vencedora do grupo
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      POLÓNIA
      EMPATE
      ARGENTINA
      Comentários (44)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      pedropereira113
      2022-12-01 14h29m por MisticaEncarnada
      Sim, a diferença vai estar coletivo e nos pequenos detalhes que decidem os jogos. Por isso escrevi apenas sobre os aspectos individuais. Individualmente falta um 9 de classe à Espanha, talvez até um extremo, mas coletivamente são uma seleção que joga bem.
      Ao longo dos torneios há seleções que vão melhorando, outras nem por isso. Isso também pode ser determinante (e normalmente é). Até fisicamente, quem chegar melhor às meias finais ou à final pode tirar partido disso. A Croáci...ler comentário completo »
      MisticaEncarnad a
      2022-12-01 13h40m por pedropereira113
      Concordo, embora no caso da Espanha, e como disse antes de começar o mundial, nao acho que tenham as melhores individualidades, tem sim o melhor treinador que saca o melhor de cada jogador, mesmo aqueles que nao estao a render nos clubes. Colectivamente sao de longe a melhor equipa deste mundial e a quemais gosto de ver jogar, mas é dificil dizer que sao os maiores favoritos. Oxalá os quartos sejam argentina/holanda, Brasil/Espanha, Portugal/Alemanha, e França/Inglaterra. Teriamos 7 jogacos ate a final.
      pedropereira113
      2022-12-01 13h26m por MisticaEncarnada
      Concordo, o pessoal anda a menosprezar a Holanda em relação à Argentina. A Holanda nunca mais foi a mesma desde 2010 mas a Argentina não tem os mesmos recursos que Espanha, França, Alemanha, Portugal ou Inglaterra para se poder dizer que têm o caminho facilitado. Nem é que a Holanda seja uma seleção muito forte, na minha opinião, mas com a Argentina (se lá chegar) vai ser taco a taco porque a Holanda tem jogadores que podem causar estragos à Argentina, coisa que o México e a Polónia não...ler comentário completo »
      Argentina
      2022-12-01 12h48m por pedropereira113
      Finalmente a lembrar a Argentina da copa América. Uma equipa com lacunas, principalmente os laterais que sao fraquissimos, mas competitiva. Nao entendo tanta revolta aqui, se depois da derrota com a Arabia era so piadas, e como se a Argentina tivesse culpa da Dinamarca ter caido para a Austrália. E mesmo que passe tera pela frente provavelmente a Holanda e nao acho nada que a Argentina seja favorita. Comparar este quadro com o de Portugal em 2016 é ridículo, para nao falar que a Argenti...ler comentário completo »
      Formiga1979
      2022-12-01 10h21m por MisticaEncarnada
      Mas isso não faz da Croácia uma seleção necessariamente fortíssima. Repara que, em 2012, fomos às meias finais do EURO e perdemos apenas nos penaltys com a Espanha e em 2014 não passámos a fase de grupos. Atrevo-me a dizer que se tivéssemos passado seríamos das piores equipas que lá estavam em termos de futebol jogado.
      Até posso dar um exemplo de clubes, o Chelsea ganhou a Champions em 2011/2012 e na época seguinte não passaram a fase de grupos. O histórico não conta. Em 2018 a C...ler comentário completo »
      MisticaEncarnad a
      2022-12-01 02h03m por tcb9277
      Obrigado pelo resumo!
      Sim, também vi o lance do penalty e também fiquei contente por não ter entrado.

      Veremos se a partir de agora o Messi consegue destacar-se mais, contra o México acho que fez um bom jogo, com a exceção da 1a parte onde todos os 22 jogadores em campo estiveram meio apagados, tendo sido das piores primeiras partes alguma vez vistas em termos de futebol jogado.
      FO
      Só uma dúvida. . .
      2022-12-01 01h49m por Formiga1979
      A (fraca) Croácia que tivemos a sorte de apanhar no Euro2016, não foi a finalista do Mundial 2 anos depois?!! 🤔
      Podemos e devemos assumir que os Deuses estiveram connosco no Euro, mas considerar a Croácia (com Modric, Rakitic, Mandzukic, Perisic, entre tantos outros) acho que é um pouco desonesto.
      Quanto à Argentina, disse ao meu filho que, em 2004, nós também perdemos o 1° jogo e não foi por isso que deixámos de ir à final. . .
      Vamos é torcer para que Portugal traga o caneco!!! 💪
      Polónia 0-2 Argentina
      2022-12-01 01h26m por InvincibleEagle
      Tal como fez contra a Arábia Saudita e em certa medida contra o México, a seleção argentina demonstrou uma grande ineficácia que carece de retificação para as fases a eliminar, onde o desperdício pode sair realmente caro. Posto isto, as melhorias globais em relação ao primeiro jogo e até ao segundo são claras, pois se a primeira parte contra o México foi medíocre, esta partida, em termos de jogo jogado, foi um massacre à antiga. Só num grupo realmente nivelado por baixo é que uma Polóni...ler comentário completo »
      slbmeireles
      2022-12-01 00h20m por MisticaEncarnada
      Olha que não sei se vão. A Argentina tanto pode fazer um jogo bom como um jogo mau, não são muito regulares. Vai ser difícil chegar às meias finais se jogarem com a Holanda, pois têm jogadores que podem ferir mais a defesa da Argentina. Nestes últimos dois jogos a Argentina defrontou seleções a jogar em bloco baixo e isso tirou pressão da defesa deles mas com a Holanda, se ambas passarem, duvido que isso seja dessa forma. Mas jogadores têm. . . só que não têm banco nenhum e os laterais ...ler comentário completo »
      tcb9277
      2022-12-01 00h12m por MisticaEncarnada
      O Messi esteve bem a ligar o jogo da equipa, embora não tenha sido uma exibição de gala. Foi mediana. Nos últimos minutos a maior parte dos jogadores Argentinos parecia estar a fazer um favor à Polónia e o Messi até foi dos poucos que tentou mexer com o jogo mas também ninguém estava para se chatear, estavam a ganhar e com o jogo controlado. Fez umas 2 arrancadas perto do fim mas longe da baliza e que não deram em nada. Teve de descer muito para procurar ter jogo, raramente teve jogo em z...ler comentário completo »
      OffTopic
      2022-12-01 00h10m por slbmeireles
      Não?
      Entre Holanda, Estados Unidos, Argentina e Australia quem achas que chega la em condições normais?
      OF
      Argentina
      2022-12-01 00h08m por OffTopic
      Nao me parece que va as meias, mas isto eh futebol. Portugal entra sempre a acreditar, espero que acreditem.
      Inuyashapt
      2022-11-30 23h57m por slbmeireles
      ja nem aparece para não passar vergonha
      MisticaEncarnad a
      2022-11-30 23h57m por slbmeireles
      Obvio. Sao resultadistas.
      O futebol vai muito alem de um resultado. E a argentina como eu disse nesse jogo que perder, vai no minimo ás meias finais. Tem plantel e futebol suficiente para isso.
      Como jogaram Messi e Di Maria?
      2022-11-30 23h45m por tcb9277
      Alguém que tenha visto o jogo todo pode dizer-me como jogaram estes 2 jogadores?

      PS: O Szczesny continua a mostrar que é um guarda-redes extremamente subvalorizado. Excelente defesa no penalty, que foi muito mal assinalado e acabou por repor justiça na má decisão tomada por parte do VAR.
      slbmeireles
      2022-11-30 23h39m por Inuyashapt
      "2022-11-22 17h05m por miguelangelog
      Disse ontem que esta Argentina ia ser uma das desilusões do Mundial, não esperava que fosse tão cedo. Não passa dos Oitavos. "

      Ainda estou para ver se esse user mantém a mesma opinião ou já mudou para "os argentinos têm muita borra no sorteio".
      BITW38
      2022-11-30 23h38m por Inuyashapt
      Nice joke.
      BANANASPLIT
      2022-11-30 23h15m por MisticaEncarnada
      Por isso é que eu digo, podem ter um jogo bom mas não são uma seleção forte de forma contínua. Um osso duro de roer pode ser qualquer um, olha o Gana. . . isso não quer dizer que o Gana tenha os nossos argumentos, nem de longe.
      fcpflaw
      2022-11-30 23h13m por MisticaEncarnada
      É a tua opinião. Eu cá acho que se Portugal fizer um jogo melhor qualquer coisa do que tem feito os elimina sem grandes problemas. Se Portugal sofrer um golo cedo, aí as coisas podem mudar. Também éramos favoritos em 2004 e olha, foi o que foi.
      Aliás, já fomos eliminados pelo Uruguai e pela Bélgica, por isso já nem digo nada. Se caíssemos com a Suíça era para o Fernando Santos arrumar as malas e acabou. Devia dar despedimento por justa causa.
      slbmeireles
      2022-11-30 23h08m por MisticaEncarnada
      O pessoal de hoje em dia deixa-se levar por um resultado qualquer. Uma equipa pode ganhar 10 jogos. Se perde ao 11º vai descer de divisão. O que eu me ri quando disserem que o Liverpool ia acabar a época a lutar pela manutenção. . .
      Agora vai ser mais do mesmo. A França já não é uma das favoritas porque perdeu, Inglaterra é porque não perdeu, o Brasil já passou mas se perder é mais do mesmo e se Portugal fizer 9 pontos no grupo e ganhar por 5-0 no último jogo é uma seleção de topo...ler comentário completo »
      fcpflaw e BANANASPLIT
      2022-11-30 23h04m por MisticaEncarnada
      Vou só falar da Suíça e já nem me lembro se a última vez que jogámos contra eles foi para a Liga das Nações ou o que foi. A Suíça não joga nada de jeito há anos. Ganhar um jogo de vez em quando não faz da seleção da Suíça uma equipa a evitar. O futebol praticado por eles não é nada de especial e se Portugal jogar com a Suíça só não ganha das três uma: ou eles fazem o jogo da vida deles ou então têm uma sorte descomunal ou então fazemos nós um jogo do pior que já se viu.
      A Suíça não é...ler comentário completo »
      fcpflaw
      2022-11-30 22h33m por Homo_libero
      Eu não sou Português, sou Moçambicano. Como o meu país é fraco no futebol, tenho as minhas preferências de quem gostaria de ver a ganhar o Mundial. E se for a Argentina (sim pelo Messi) ou a Espanha (pelo estilo de jogo e jogadores do Barça), ficarei feliz. Se tivermos uma surpresa e uma selecção Africana ganhar também ficarei feliz, mas tenho noção que isso é difícil. Se tivesse um Sportinguista na selecção de Portugal. . . mas como nenhum deles foi convocado. . . LoL brincadeira.
      Meias finais
      2022-11-30 22h08m por TSG_Hoffenheim_1899
      Deste Mundial será:
      De uma das metade irá ser Argentina contra Espanha/Brasil.
      Do outro lado será Inglaterra/França contra Portugal/Alemanha (seria bom amanhã o Japão passar em 2°, a Alemanha não está grande espingarda mas sempre que jogamos contra eles borramos a pintura).
      Quanto á Argentina
      2022-11-30 22h05m por TSG_Hoffenheim_1899
      Tem Via Verde até ás meias finais, onde irão perder frente a Espanha/Brasil, pois qualquer uma destas duas equipas tem futebol e plantel mais que suficiente para arrumar os argentinos.
      Bluestorm
      2022-11-30 22h05m por Migas29
      Zielinski?
      12
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Taça da Liga
      Ala do Sporting fez a antevisão
      Na véspera da final da Taça da Liga, Nuno Santos esteve perante os jornalistas e fez a antevisão ao duelo frente ao FC Porto. O jogador do Sporting mostrou-se confiante e ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Migas29 27-01-2023, 18:30
      moumu 27-01-2023, 18:25
      moumu 27-01-2023, 18:21
      yosephrosario 27-01-2023, 18:00
      zlatan_21 27-01-2023, 17:40
      HA
      Halibut 27-01-2023, 17:39
      HA
      Halibut 27-01-2023, 17:36
      zlatan_21 27-01-2023, 17:34
      Mastarado 27-01-2023, 17:23
      VerdeRubro 27-01-2023, 17:21
      BITW38 27-01-2023, 17:12
      f1950 27-01-2023, 17:11
      3D
      3dA 27-01-2023, 17:05
      bet_now 27-01-2023, 17:00
      Taument_da_Silva 27-01-2023, 16:58
      kurionsesh 27-01-2023, 16:52