placardpt
    Aqueça para as escolhas de Fernando Santos

    «Quem?!»: cinco nomes-surpresa na lista de Portugal em Mundiais e Europeus

    2022/11/10 11:10
    Análise estatística por Vasco Sousa

    O dia é sempre de expetativa. Para os que esperam ter o nome na lista do selecionador nacional, para os que acompanham profissionalmente o anúncio, para os seguidores anónimos da Seleção Nacional. 

    Na quinta-feira, 10 de novembro, pelas 17h30, Fernando Santos informa o país e o mundo sobre os 26 futebolistas que levará consigo para o Catar. O Campeonato do Mundo está a chegar e o zerozero até permitiu ao leitor fazer as suas próprias escolhas. Os 26 nomes escolhidos por vós estão AQUI

    Para este Mundial de 2022, não se esperam grandes surpresas nos nomes de Portugal. Há uma pré-lista de 55 escolhidos com algumas novidades, sim, mas na triagem final aguarda-se alguma normalidade. 

    Não foi sempre assim. Estivemos a olhar para convocatórias anteriores de grandes competições e os nomes-surpresa não são uma raridade. O brainstorming na redação conduziu-nos a cinco exemplos e cinco nomes que fizeram as manchetes das respetivas épocas, precisamente por transportarem esse rótulo.

    Vamos a eles, antes da convocatória oficial de Portugal para o Mundial de 2022. 

    RIBEIRO: bigodaça 'made in Bessa' para Saltillo

    © Blog Glórias do Passado

    O «deixe-me sonhar» de José Torres leva José Ribeiro na bagagem para o México. Médio ofensivo, farta cabeleira e bigode a condizer, um médio ofensivo moldado nas escolas do Vitória Futebol Clube de Setúbal - cidade para onde se muda com os pais aos dez anos, após deixar o Entroncamento. 

    Em 1985, Ribeiro troca a Académica pelo Boavista e passa a ser a estrela da companhia no Bessa. Treinado por João Alves, o médio marca sete golos em 29 jogos e passa a ser um nome regular nas convocatórias da Seleção Nacional.

    A primeira das duas internacionalizações surge ainda nos tempos de «estudante». Num amigável contra Itália, em Ascoli, Ribeiro entra ao intervalo para o lugar de Diamantino. Portugal perde por 2-0 (golos de Bruno Conti e Paolo Rossi), mas Ribeiro começa a ter o nome nos blocos de notas dos maiores clubes nacionais. 

    O segundo e último jogo por Portugal aparece em setembro do mesmo ano de 85. Frente à Checoslováquia, Ribeiro volta a sair do banco ao intervalo (sai Sousa) e Portugal perde 1-0. O homem do venerável bigode não volta a entrar em campo de quinas ao peito, mas aguenta-se nas escolhas de José Torres e é um dos eleitos para o famoso Mundial de Saltillo. 

    Quatro anos mais tarde, castigado por lesões e temporadas apagadas, pousa as chuteiras em Olhão. Está afastado do futebol desde esses tempos. 

    HUGO PORFÍRIO: 'bad boy' no Euro96 

    © Getty /

    O ano de 1996 é o clímax precoce na carreira de Porfírio. Desaproveitado no Sporting, o pé esquerdo do bad boy - ficaram famosas as festas com Dani e Dominguez - ruma a Leiria e convence o selecionador António Oliveira. Ele próprio, um ex-bad boy.  

    Nove golos, 34 jogos e as primeiras chamadas à Seleção Nacional. Todas em 96, claro. A primeira aparece já na antecâmara do Euro96, em Dublin. Portugal vence o amigável por 1-0 (Folha) e Porfírio joga os últimos 22 minutos no lugar de Oceano. 

    Segue-se a entrada surpreendente na lista para o Europeu e o direito a ter 14 minutos na fase final: 1-0 à Turquia, golo de Fernando Couto e Porfírio entra para o lugar do consagrado João Vieira Pinto. 

    O privilégio de representar o nosso país não tem continuidade. Porfírio até regressa a Alvalade, casa-mãe, mas para jogar só duas vezes antes de rumar a um empréstimo apenas razoável ao West Ham. Entra contra a Ucrânia, na qualificação para o Mundial de 1998, e desaparece. 

    Mais tarde, em 1998, um Benfica a viver as amarguras do mais negro período desportivo oferece-lhe um contrato de quatro anos. Sem sucesso para ambas as partes. 

    KENEDY: presidenciável traído pelo doping

    © Global Imagens / 8654

    A história é conhecida, narrada vezes várias na primeira pessoa até. Sem ter uma única presença na Seleção Nacional, Daniel Kenedy abre a boca do país de espanto e entra nas escolhas finais de António Oliveira para o Mundial de 2002, no Oriente. 

    Já em pleno estágio, sabe-se que o esquerdino acusa positivo num controlo anti-doping. Cai Kenedy, o homem com nome de presidente dos EUA, e aparece um quase adolescente chamado Hugo Viana. Kenedy perde a oportunidade de uma vida e a carreira não lhe volta a entrar nos eixos. 

    Formado no Benfica, internacional nas seleções jovens e com presença nos Jogos Olímpicos de 1996, Daniel Kenedy joga uma época no PSG, uma no FC Porto, três no Estrela da Amadora, mas é no Marítimo em 2001/02 que faz a melhor temporada da carreira. 41 jogos/6 golos e a pancada emocional em forma de depressão profunda, depois de entrar surpreendentemente nos convocados para o Campeonato do Mundo. 

    COSTINHA: um pré-Ministro em 2000

    © Getty / Shaun Botterill

    Antes de ser Costinha, antes de trajar o cognome «Ministro» dentro de fatos de corte irrepreensível, o médio é só Da Costa. Do Machico vai para o Nacional e da Choupana muda-se para a ostentação tentadora do principado do Mónaco. É em Monte Carlo que começa a reclamar a atenção do selecionador Humberto Coelho. 

    Antes de entrar na convocatória para o Euro2000 de tão boa memória - esqueçamos por uns momentos a mão mais famosa de Abel Xavier -, Costinha tem somente duas presenças na Seleção Nacional. Longe de ser um habitué, prima pela discrição, regularidade e eficácia nas bolas paradas. 

    É, aliás, num lance de laboratório que dá a vitória a Portugal contra a Roménia, em Arnhem. Entra aos 87 e marca aos 90+4, de cabeça e no seguimento de um pontapé de canto. 

    A partir daí, Costinha passa a ser um médio indispensável para o futebol português e, entre 2001 e 2005, para o FC Porto. 53 internacionalizações/2 golos e presenças no Euro 2004 e no Mundial de 2006. Ministeriável. 

    PAULO SANTOS: última hora no Mundial de 2006

    © Getty /

    O lugar de terceiro guarda-redes numa grande competição é ingrato, por ser uma prova curta, e invejado, por ser prestigiante estar em Europeus e Mundiais. Paulo Santos agarra essa oportunidade no Alemanha-2006, já na última carruagem do comboio construído por Luiz Felipe Scolari. 

    Já sem Vítor Baía, Ricardo e Quim são as primeiras opções para a baliza. A terceira opção chama-se Bruno Vale, guarda-redes dos quadros do FC Porto e emprestado ao Estrela da Amadora. Ao serviço da seleção de sub21, Vale parte o pé direito e deixa uma vaga para mais um guarda-redes. 

    Paulo Santos aproveita. Dono da baliza do SC Braga, após uma passagem infeliz pelo FC Porto, Santos entra na lista para o Mundial, seis meses depois de somar a primeira e única internacionalização na carreira: 90 minutos em Belfast, casa da Irlanda do Norte, e resultado final de 1-1 (15 de novembro de 2005). 

    Portugal
    Ribeiro
    NomeJosé Joaquim Pimentel Ribeiro
    Nascimento/Idade1957-11-02(66 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Esquerdo)

    Fotografias(1)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    PEDRO23CUC23
    2022-11-11 11h28m por redlegion
    Quanto a esse jogo da Estónia, eu assumo o meu erro, porque talvez tenha visto mal, mas ia jurar que na ficha dele isso não aparecia.

    Quanto à convocatória, ambos podiam jogar a trinco e central, daí ele ser a primeira escolha do Queiroz, mas ele apenas foi como uma opção de emergência, mas não conta na convocatória final. Curiosamente o Queiroz chegou a chamar um gajo que fez parte da carreira a trinco para o lugar do Nani.
    tink
    2022-11-11 10h25m por PEDRO23CUC23
    Sobre a quantidade de jogos feito pelos jogadores que referiste:
    Bruno Alves 0 - Bruno Alves estreou-se na seleção a 5/6/2007, o treinador era Scolari tendo feito 12 jogos com o Scolari.
    Pede - fez 7 jogos porque só pode jogar pela seleção em novembro de 2007 sendo que ate o Scolari sair so se realizaram 8 jogos, tendo ele participado em 7.
    Nani faz 16 jogos em 22 possíveis sendo que em 2 deles foi aos sub 21 ajudar e nos outros esteve no banco.
    O Ricardo CArval...ler comentário completo »
    Redlegion
    2022-11-11 10h23m por PEDRO23CUC23
    O Zé Castro tem 1 jogo pela seleção a 10/06/2009 frente à Estónia , tendo jogado a titular e saído aos 89 minutos para entrada do Bruno Alves. O jogo acabou 0-0.

    Em relação à convocatória, eu sei que foi esse o motivo, contudo não deixa de ser uma convocatória claramente estranha e defensiva.
    PEDRO23CUC23
    2022-11-10 23h21m por redlegion
    Antes de insistires no erro e já que estavas no zerozero, ao menos ias ver a ficha do jogador (https://www. zerozero.pt/player. php?id=7747) e a equipa que Portugal levou a esse Mundial (https://www. zerozero.pt/equipa. php?id=811&edicao_id=1707). Ou então ias ao site da FIFA (https://www. fifa. com/tournaments/mens/worldcup/ 2010south-africa/teams/43963) r

    O Zé Castro só seria chamado caso o Pepe tivesse uma recaída de uma lesão que tinha na altura.
    Redlegion
    2022-11-10 17h41m por PEDRO23CUC23
    https://www. record. pt/internacional/competicoes-d e-selecoes/mundial/mundial-201 0/detalhe/ze-castro-a-chamada- a-selecao-foi-uma-surpresa

    https://caras. sapo. pt/famosos/2010-05-10-carlos-q ueiroz-anuncia-os-convocados-p ara-o-mundial-2010/#&gid=0&pid =1
    Dragonkiller
    2022-11-10 16h28m por VerdeRubro
    Foi em 1978 num Suécia-Brasil que acabou empatado e o golo de Zico daria a vitória ao Brasil, o Arbitro era britânico e já famoso por algumas polémicas.
    ZY
    COLguy
    2022-11-10 15h31m por zyxw4321
    Não nos demos bem no Mundial da Rússia. . . (e sim, isso é Europa, todos os estádios estavam no lado europeu da Rússia, excepto o de Yekaterinburgo).
    CO
    Portugal no Mundial
    2022-11-10 15h28m por COLguy
    Se formos a ver, Portugal só se dá bem nos mundiais realizados na Europa:

    1966 (Inglaterra) - 3ºlugar
    1986 (México) - Fase de grupos
    2002 (Coreia/Japão) - Fase de grupos
    2006 (Alemanha) - 4ºlugar
    2010 (Africa Sul) - Oitavos
    2014 (Brasil) - Fase de grupos
    2018 (Russia) - Oitavos
    2022 (Qatar) - ???

    De notar que já participámos em 8 campeonatos da Europa e em NENHUM fomos eliminados na fase de grupos. O pior resultado de Portugal é a eliminação nos Oitavos frente á Bélgica em 2021.
    Ah
    2022-11-10 15h20m por futebol11fc
    E 2014 eliminados pelos Estados Unidos. . . .
    GatoPreto
    2022-11-10 15h19m por futebol11fc
    Portanto quase sempre eliminados por equipas que estariam, teoricamente, ao nosso alcance. 86 e 2002 embora tivéssemos os problemas sabidos extra-campo e embora tivéssemos apanhado em 2002 a seleção "levada ao colo" tínhamos obrigação de vencer Polónia e Marrocos no México e Estados Unidos na Coreia e assim avançar nos nossos grupos. 2018 eliminados pelo Uruguai, que também estava ao nosso alcance, bastou-lhes 2 remates de Cavani, em jogadas protagonizadas por ele e Luis Suárez, para nos...ler comentário completo »
    ZY
    Correção
    2022-11-10 14h52m por zyxw4321
    Mundial de *2002 e 2010, claro.
    ZY
    Dragonkiller
    2022-11-10 14h52m por zyxw4321
    O que é que tem o futebol não ser o desporto mais seguido nos Estados Unidos? Também na África do Sul, no Japão e na Coreia do Sul não o é, e não deixaram de ser os anfitriões do Mundial de 2022 e 2010. E o Mundial nos Estados Unidos em 1994 ainda hoje é, de longe, o que teve mais público nas bancadas.
    TI
    Dragonkiller
    2022-11-10 14h32m por tink
    Na verdade o próximo mundial é nos estados unidos, logo também não é num país de Santos.
    TI
    Pedro 23cuc23
    2022-11-10 14h29m por tink
    Quantos jogos fizeram Patrício, Moutinho, Quaresma, Pepe, Bruno Alves e Nani com Scolari? Patrício fez 0 jogos, Moutinho fez 17 jogos desde que apareceu em 2005 até 2008, Nani fez 16 jogos, Pepe fez 7 jogos, Bruno Alves fez 0 jogos e o Quaresma fez 23 desde 2003, quando estreou. Cristiano não pode ser considerado um lançamento, pois chegou à seleção já com o 7 de Manchester nas costas. Ricardo Carvalho também não era um miúdo quando chegou à seleção. Aliás o Ricardo Carvalho ganha a...ler comentário completo »
    redlegion
    2022-11-10 14h10m por Pete15
    Ya :D
    Enfim, muito fizeram eles com o que havia em termos de opções.
    Pete15
    2022-11-10 14h02m por redlegion
    O Nani lesionou-se a fazer um mortal num treino 🤦‍♂️ ;
    PEDRO23CUC23
    2022-11-10 14h00m por redlegion
    O Zé Castro não foi a esse Mundial, nem nunca representou a seleção A.
    Tink
    2022-11-10 13h51m por PEDRO23CUC23
    Falta de renovação do período Scolari???
    Então o homem deixa de ter a geração de Ouro , ele próprio começa tirar-los da equipa e a apostar em "velhos" tipo Ronaldo, Quaresma, Nani, Patrício, Raul Meireles, H. Almeida, Postiga, João Moutinho, Miguel Veloso, Pepe. . Se algo que o Scolari fez foi uma renovação o Queiroz voltou atrás e deixou muitos destes de fora do Mundial de 2010 (Patrício, J. Moutinho, Quaresma por exemplo, tanto que na era Paulo Bento muitos deles voltam à equipa e n...ler comentário completo »
    Convocatoria mundial 2010
    2022-11-10 13h43m por PEDRO23CUC23
    Guarda-redes: Eduardo, Beto, Daniel Fernandes
    Defesas direitos: Miguel, Paulo Ferreira
    Defesas esquerdos: Duda, Fábio Coentrão
    Defesas Centrais: Ricardo Carvalho, Pepe, Bruno Alves, Rolando, Ricardo Costa, Zé Castro,
    Médios:Pedro Mendes, Raul Meireles, Tiago
    Deco, Miguel Veloso
    Avançados: Hugo Almeida, Simão, Liedson, Nani, Cristiano Ronaldo, Danny

    Eu depois de ver esta convocatória só tenho a dizer que o que me admira é ...ler comentário completo »
    tink e futebol11fc
    2022-11-10 13h38m por Taument_da_Silva
    Concordo, é que a selecção de 2002 fez uma campanha desastrosa mas ao menos ainda era uma equipa com algum carisma, já a de 2010 não tinha praticamente nada que se aproveitasse: plantel medíocre, vários jogadores sem classe, futebol horrível. Em 2014 estivemos ainda pior, mas também não havia a Coreia do Norte no grupo para os 3 pontos fáceis.

    O Euro é sem dúvida a nossa competição, nunca fizemos uma má campanha quando lá fomos (a única menos boa foi em 2008). Nos Mundiai...ler comentário completo »
    TI
    Futebol 11
    2022-11-10 13h38m por tink
    O Mundial de 2010 foi o resultado de anos de desinvestimento dos clubes portugueses na formação, da vitória do FCP na Champions e das receitas que daí advieram o maior poderio financeiro dos clubes portugueses que apostavam em estrangeiros para tentar derrubar o FCP e da falta de renovação da seleção no período Scolari.
    Mundial 2010
    2022-11-10 13h36m por Pete15
    Aproveito o seguimento do assunto e concordo com o que foi dito sobre esse mundial.
    Praticamente foi um fiasco, se o pessoal fala do Fernando Santos que só joga à retranca, o que dizer o Carlos Queiroz, acho que foi dos períodos mais horríveis para a seleção, não jogavam nada mesmo, até o Ronaldo no auge poucos golos marcava na seleção. . .
    Essa convocatória para o mundial foi simplesmente surreal, o Daniel Fernandes foi como 3º guarda-redes e o Rui Patrício que tinha ido a...ler comentário completo »
    Safou-se
    2022-11-10 13h15m por futebol11fc
    Nesse mundial 2010 a ascensão (na altura meteórica) de Fábio Coentrão
    tink
    2022-11-10 13h12m por futebol11fc
    Tal e qual, nomes contestáveis (Duda, Ricardo Costa para jogar a lateral direito!!!, Pedro Mendes. . . ), treinador contestável, 4 jogos com 4 onzes diferentes. Pepe a jogar a trinco, apenas marcamos golos à Coreia do Norte. Enfim, Mundial para esquecer, tal como foram os de 2014 e 2002 (o próprio Mundial 2018 não foi nada famoso). Está mais que na altura de mudarmos a tendência nos Mundiais, onde não fizemos nenhuma boa campanha este século à exceção de 2006, ao contrário dos Euro...ler comentário completo »
    TI
    Quem?
    2022-11-10 12h37m por tink
    Foi o que disse a cada nome na convocatória para o Mundial de 2010, a pior seleção dos últimos 30 anos.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Alemão
    Técnico alemão deixou rasgados elogios ao defesa
    No passado mercado de inverno o Bayern München surpreendeu tudo e todos quando anunciou Eric Dier como reforço por empréstimo do Tottenham. O defesa inglês de ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ZH
    zhar 26-04-2024, 14:45
    OJaime_Pacheco 26-04-2024, 14:41
    edgarlima 26-04-2024, 14:36
    edgarlima 26-04-2024, 14:22
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 14:07
    Inuyashapt 26-04-2024, 13:57
    edgarlima 26-04-2024, 13:55
    Peixe28 26-04-2024, 13:51
    edgarlima 26-04-2024, 13:51
    Shunsuke__Nakamura 26-04-2024, 13:48
    RI
    RicardoHGoat21 26-04-2024, 13:39
    RI
    RicardoHGoat21 26-04-2024, 13:38
    ikercasillasbestgk 26-04-2024, 13:33
    Vic-54 26-04-2024, 13:04
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 12:50
    Vic-54 26-04-2024, 12:46