placardpt
    Analisamos o adversário do Sporting

    Avalanche ofensiva ainda à procura do caminho na Europa

    Depois de Eintracht Frankfurt e Tottenham, eis que chegou a vez do Marseille surgir no caminho do Sporting na Liga dos Campeões. O único emblema gaulês com um título europeu no seu palmarés tem sido uma equipa de duas caras em 2022/23, pelo menos, no que diz respeito a resultados, não tanto ao nível exibicional, que tem sido bastante regular desde a entrada do croata Igor Tudor para o comando técnico.

    Se a nível interno, na Ligue 1, os marselheses seguem invictos na segunda posição da tabela classificativa, apenas atrás do todo-poderoso Paris SG, na prova milionária os números são bem diferentes: zero pontos e zero golos marcados.

    A nível estrutural, o Marseille apresenta-se num 3x4x3 (ou 3x4x2x1), muito semelhante ao sistema predileto de Rúben Amorim, em que os laterais assumem papel de autênticos alas e têm liberdade (quase) total para pisarem zonas mais adiantadas do terreno, sendo que a principal diferença está na forma como os homens do meio campo se posicionam e constroem.

    Além das múltiplas soluções para a linha defensiva, o treinador croata dispõe de múltiplas opções para o miolo, tendo elementos de maior contenção ou de maior agitação, consoante aquilo que o jogo e o adversário ditem nos diversos momentos. Rongier, Veretout e Guendouzi são apenas exemplos da qualidade da matéria prima a cargo de Tudor.

    Com uma ideia de jogo predominantemente ofensiva, em que é exigida ainda uma forte pressão no momento da perda, é nas bolas paradas que encontramos uma das principais armas do Marseille. Payet é um dos especialistas na cobrança, mas há muitos nomes fortes no jogo aéreo.

    Em sentido contrário, o momento de transição defensiva é o calcanhar de Aquiles do OM. Sendo uma equipa muito virada para o ataque, ao ponto de colocar facilmente quatro-cinco homens no reduto do adversário, há espaços que se abrem, nomeadamente nas costas dos alas, que podem ser explorados pelo Sporting.

    U Terça, 04 Outubro 2022 - 17:45
    Orange Vélodrome
    Davide Massa
    4-1
    Alexis Sánchez 13'
    Amine Harit 16'
    Leonardo Balerdi 28'
    Chancel Mbemba 84'
    Francisco Trincão 1'
    Orange Vélodrome
    Lotação67 394
    Medidas105x68m
    Inauguração1937
    FaseFase de Grupos
    GrupoGrupo D
    Ponto Forte
    Bolas paradas

    O aproveitamento de bolas paradas é um dos pontos fortes da equipa liderada por Igor Tudor. Além de ter excelentes executantes, o conjunto gaulês tem vários jogadores muito fortes no jogo área, como são os casos de Mbemba, Balerdi e Guendouzi.

    Ponto Fraco
    Espaço nas costas

    O problema de muitas equipas com forte propensão ofensiva, como é o caso do Marseille, que, em determinados momentos do jogo, aparece com quatro-cinco homens no último terço, é o espaço que deixam nas costas entre os laterais/alas e centrais, muitas vezes fatais na transição defensiva.

    Marseille
    2022/2023
    11J
    7V
    2E
    2D
    19-8G
    Calendário
    História
    O único campeão europeu francês
    «Droit au but!», mais que um mote, tornou-se na definição do Olympique, com uma longa lista de goleadores a fazer jus ao lema. Desde os jogos filmados a preto e branco, Edouard «Doudou» Crut e Jean Boyer, passando por Pepito Alcazar, Josip Skoblar, Héctor Yazalde, Jean-Pierre Papin e Didier Drogba, os avançados marselheses foram sempre direitos ao golo. 



    Veja a história completa do clube
    A Estrela
    Alexis Sánchez

    O internacional chileno mudou-se no verão para Marselha, inscrevendo assim mais um país e um campeonato no seu vasto currículo, e os números não enganam: quatro golos em oito jogos fazem de Alexis o melhor marcador do Marseille na presente temporada. Os anos passam, mas a qualidade continua lá.

    O Técnico
    Igor Tudor

    Longe vão os anos em que Igor Tudor era presença regular no eixo defensivo da Juventus e da seleção croata. Deixou os relvados em 2007/08 e passou para a função de técnico em 2013/14, tendo passado pela Croácia, Grécia, Turquia e Itália antes de assumir o Marseille. E se as coisas não têm corrido bem na Europa, na Ligue 1 ainda não perdeu.

    Fotografias(8)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    MARSEILLE
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Marseille
    2022-10-04 11h16m por moumu
    Um naipe de jogadores interessante, talvez o SCP possa fazer o mesmo que fez em Frankfurt e com sucesso.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Inglês
    Avançado desabafou nas redes sociais
    Através das redes sociais, Marcus Rashford respondeu, na noite desta sexta-feira, a um adepto do Manchester United, que comentou a sua opinião sobre a «forma nojenta» com ...