placardpt
    Sporting vence Estoril por 0-2

    Amorim recusou perder mais pontos

    Duas jornadas depois, o Sporting está de volta aos golos e às vitórias. Sem avançado de referência, a equipa de Rúben Amorim foi até ao Estádio António Coimbra da Mota vencer o Estoril por 0-2. St.Juste e Marcus Edwards fizeram os golos na primeira parte e Amorim mostrou que por muitos avançados que possa ou não ter rejeitado, ainda continua a rejeitar desistir deste Sporting.

    Um arranque bem Juste

    Ao longo das últimas semanas, o assunto tem sido o mesmo. Matheus Nunes saiu e o Sporting foi ao mercado. Com o dinheiro que sobrou, pedia-se que parte fosse investido num avançado para fazer concorrência a Paulinho, mas o último dia de transferência trouxe um extremo, curiosamente contratado ao Estoril Praia. Nos programas televisivos e nas redes sociais, dizia-se: «Amorim rejeitou [jogador x].» Na visita à Amoreira, o único avançado da equipa leonina esteve no banco e tem 17 anos.

    Com um ataque móvel, o mesmo que jogou frente a FC Porto e Chaves, o Sporting dominou por completo o Estoril na primeira parte e mostrou que nem sempre é preciso ter uma referência na frente para marcar golos. Em 45 minutos, os leões marcaram dois. A ineficácia que faltou em Alvalade, frente ao Chaves, mas um domínio idêntico.

    Depois de jogos bem conseguidos, a equipa de Nélson Veríssimo enfrentou um teste difícil e o objetivo passaria por causar alguma intranquilidade na equipa de Rúben Amorim, que queria marcar cedo para afastar o fantasma dos golos. Só que a equipa canarinha não teve argumentos para causar esse desconforto na primeira parte.

    St. Juste marcou na estreia a titular ©Filipe Amorim / Kapta+

    Com St.Juste a titular pela primeira vez, os leões ganharam maior tranquilidade e capacidade na saída de bola e na frente a mobilidade do trio foi determinante para encontrar soluções para continuar a pisar o meio-campo adversário. Neste aspeto, houve sempre mais Pedro Gonçalves do que Edwards e Trincão. O golo inaugural até surgiu num lance de bola parada, isto depois de já ter existido um aviso que esbarrou na barra de Dani Figueira. St.Juste também veio acrescentar agressividade no jogo aéreo ofensivo, dando aos leões uma solução além de Coates.

    O peso das duas derrotas e da posição na tabela, que, apesar de ainda estarmos numa fase precoce da temporada, incomoda sempre, não se sentiu na formação verde e branca, que, exceção a um erro de comunicação entre Juste e Adán que quase deu o golo a Rodrigo Martins, mostrou sempre tranquilidade e capacidade para jogar em terrenos ofensivos. A tal mobilidade, com Pedro Gonçalves sempre a destacar-se, foi evidente no lance do golo de Marcus Edwards, que, à imagem do que a equipa leonina foi mostrando em campo, teve tranquilidade para ultrapassar Dani Figueira e alargar a vantagem verde e branca.

    Edwards teve sangue frio e ultrapassou Dani Figueira para o 0-2 ©Filipe Amorim / Kapta+

    Crescimento ficou curto

    Pode até ter sido apenas uma sensação, pelo facto de a bancada de imprensa ficar do lado do meio-campo para o qual o Estoril atacou para a segunda parte, mas, tal como havia acontecido nos primeiros 45 minutos, também no segundo tempo a bola rolou com mais frequência nessa metade.

    A equipa de Nélson Veríssimo entrou mais agressiva, procurou pressionar mais alto e condicionou a saída de bola dos leões pela direita, com St. Juste a passar por maiores apertos no segundo tempo, mas as melhorias estorilistas não foram suficientes para causar alguns calafrios a Adán.

    Pedro Gonçalves esteve em todo o lado ©Filipe Amorim / Kapta+

    Com Benchimol (entrou ainda na primeira parte para o lugar do lesionado João Carlos), o Estoril ganhou um jogo mais associativo e isso ajudou a que a equipa ganhasse alguns metros na segunda parte, em jogo controlado. Com Geraldes a ter também mais bola, os canarinhos passaram a uma posição de domínio, mas também nessa fase houve tranquilidade verde e branca.

    Desde o banco, Amorim pediu maior capacidade de pressão e colocou Pedro Gonçalves no meio, com Rochinha a entrar para a esquerda, e essa alteração acabou por ajudar a estagnar o jogo estorilista pelo corredor central. Se Benchimol tem conseguido desviar um bom passe de Geraldes, talvez a história tivesse sido diferente, com o Estoril a juntar o crescimento às oportunidades de golo e o Sporting a sentir essa intranquilidade, mas tal não aconteceu.

    O tempo foi passando e nunca se viu um leão inquieto, mesmo que, dentro das quatro linhas, não houvesse uma referência ofensiva. A mensagem foi clara e a ideia que fica é que os jogadores acreditam nas ideias do treinador. Oficial: Amorim recusou a perder.

    U Sexta, 02 Setembro 2022 - 21:15
    Estádio António Coimbra da Mota
    Manuel Oliveira
    0-2
    Jeremiah St. Juste 13'
    Marcus Edwards 21'
    Estádio António Coimbra da Mota
    Lotação8 000
    Medidas105x68
    Inauguração1939
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 5
    Lances Capitais
    13´
    GOLO Sporting!
    Jeremiah St. Juste marca
    Jeremiah St. Juste marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
    Jeremiah St. Juste marcou o seu 1º golo na equipa (5 jogos)
    21´
    GOLO Sporting!
    Marcus Edwards marca
    Marcus Edwards marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
    Marcus Edwards marcou o seu 5º golo na equipa (20 jogos)
    A Chave

    O golo de St. Juste foi determinante para que o Sporting mantivesse a tranquilidade ao longo da partida. Os leões têm tido dificuldades para chegar ao golo, mas o facto de terem marcado cedo acabou por ser um alívio e libertar os jogadores de Rúben Amorim.

    O Árbitro

    Sem erros graves, mas com dificuldades para gerir o encontro e manter o critério para assinalar faltas ou mostrar cartões.

    O Melhor
    Tranquilidade leonina
    O Pior
    Segunda parte com pouca qualidade
    Forma
    Estoril Praia
    2022/2023
    5J
    2V
    1E
    2D
    7-5G
    Sporting
    2022/2023
    5J
    2V
    1E
    2D
    8-8G
    Sabia que...by playmaker stats
    Sporting regressa aos triunfos (2V) e novamente sem sofrer golos.

    Os leões vinham de duas derrotas consecutivas sem conseguir marcar qualquer golo (5 golos sofridos).

    Em 5 jogos nesta temporada: 2V, 1E, 2D, 8 golos marcados e 8 sofridos
    Foi a 2.ª vitória consecutiva do Sporting na Amoreira e novamente sem sofrer golos.

    Há 40 anos que os leões não tinham uma sequência de dois triunfos consecutivos sem sofrer golos em casa do Estoril.
    Desde o jogo do título do FC Porto na Luz na época passada (14 amarelos), que não se mostrava tantos cartões amarelos num jogo da Liga Portuguesa: 12 no Estoril x Sporting.
    Nesta jornada 5, duas equipas viram cada uma 7 amarelos na partida: Benfica e Sporting (o 2.º pior registo da Liga).

    O máximo de cartões amarelos (9) de uma equipa num jogo da Liga bwin 22/23 é do Vitória SC, na 1.ª jornada, frente ao Chaves
    Pedro Gonçalves está diretamente envolvido em 62,5% dos golos do Sporting nesta temporada:
    > 3 golos
    > 2 assistências

    Foi a 2.ª vez que bisou em assistências numa partida pelo Sporting, a 1.ª ocasião na Liga: Casa Pia e Estoril
    Participação direta em golos Sporting 2022/23:
    5 Pote [3G+2A]
    4 Edwards [2G+2A]
    2 Matheus Nunes [1G+1A]
    1 Nuno Santos [1G]
    1 St. Juste [1G]
    1 Rochinha [1A]
    1 Porro [1A]
    1 Trincão [1A]

    Todos os golos do Sporting tiveram uma assistência.
    Pela primeira vez esta época, Adán não fez uma defesa num jogo da Liga bwin 2022/23 em 90 minutos de jogo.
    O Sporting registou o pior número de tackles ganhos (8) por uma equipa num jogo da Liga bwin 2022/23:
    Sporting [vs Estroril]
    Chaves [vs Vizela]
    Gil Vicente [vs Paços]

    O Portimonense tem o máximo na prova com 31 tackles ganhos frente ao Vitória SC

    Fotografias(34)

    Liga BWIN: Estoril Praia x Sporting
    Liga BWIN: Estoril Praia x Sporting
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ESTORIL PRAIA
    EMPATE
    SPORTING

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    GS
    Estoril 0 vs Sporting 2
    2022-09-03 12h38m por GSCGrandeamor
    Vitória normal da equipa que mais fez por ganhar, o Estoril não criou grande perigo, o Adán em alguns lances é que mostrou alguma insegurança mas nada de mais.
    O Sporting até à saída ao Edwards esteve bem mas depois quando ele saiu o jogo piorou e não teve grande interesse.

    Saudações
    St. Juste
    2022-09-03 11h59m por PEDRO23CUC23
    Não tinha jogado ainda porque falhou grande parte da pré-epoca devido a lesão
    SCP
    2022-09-03 04h41m por moumu
    Boa vitória que era preciso, os golos podem acontecer mesmo não havendo PL, hoje o Estoril esteve discreto mas acho que o SCP vai apenas lutar pelo 3º lugar.
    ComentadordaVer dade
    2022-09-03 02h55m por Maxaqueen
    Nada disso.
    Simplesmente o St Juste passará a ser opção para a direita e Inácio vaise fixar à esquerda como, de resto, era expectável.
    Estranho era o Juste ainda não contar e ter de jogado o Neto até agora. . .
    Jogo pouco conseguido
    2022-09-02 23h39m por Estoril-Praia
    Mau jogo da nossa parte, sobretudo o primeiro tempo onde estivemos quase irreconhecíveis. Na segunda parte houve uma ligeira melhoria mas já era tarde. Em jogos destes temos que ser muito mais eficazes, embora sejam partidas muito difíceis de pontuar.
    Para a semana teremos uma deslocação difícil mas acredito que consigamos, pelo menos, o empate em Vizela.

    Força, Mágico!!
    Estoril 0-2 Sporting
    2022-09-02 23h31m por malveira_23
    Não consegui assistir ao jogo, vi apenas as estatísticas há pouco que valem o que valem mas o Sporting parece ter dominado a partida, tinha previsto um empate mas não fico surpreendido por terem ganho; acaba assim a má sequência dos leões, vamos ver como vão responder daqui para a frente. Continuo a achar que não possuem um plantel profundo suficiente para jogar em 4 frentes e disputar maior parte delas até ao fim, só o tempo dirá.
    SPORTING + ARBITRAGEM
    2022-09-02 23h19m por grove_street
    Era importante marcar cedo para aliviar a "pressão" . Gostei imenso da 1 parte , tirando aquela saída do Adán que esta em baixo de forma.

    Quanto a arbitragem , so fico naquela do lance do Nuno Santos na 1 parte na aerea do Estoril , mas vamos ver o critério dos arbitros daqui para frente no campeonato . Quanto aos Amarelos , neste jogo e no jogo do Benfica os jogadores levaram Amarelos Grátis , depois venham chorar dos arbitros darem amarelos grátis , os jogadores tambem não ajudam e so prejudicam .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Alemão
    Técnico alemão deixou rasgados elogios ao defesa
    No passado mercado de inverno o Bayern München surpreendeu tudo e todos quando anunciou Eric Dier como reforço por empréstimo do Tottenham. O defesa inglês de ...