placardpt
    G. Desportiva vai estar no Campeonato de Portugal

    Guarda, uma cidade que estava adormecida para o futebol, até que...

    A descentralização também passa por aqui. O Guarda Desportiva é uma das principais novidades na edição 2022/23 do Campeonato de Portugal, com esta participação do clube a permitir à cidade do Interior português terminar com uma longa ´seca` de ausência das divisões nacionais.

    Durante duas décadas, nem o estatuto de capital de distrito valeu à cidade para conseguir esta representação, enquanto municípios vizinhos se aventuram fora do distrital. A necessidade de um projeto forte era grande e foi nesse sentido que o Guarda Desportiva tem trabalhado nos últimos anos.

    Com capital estrangeiro, mas a intenção clara de unir o clube à população e entidades locais, o entusiasmo é grande a semanas do início da época oficial. Alexandre Chaves, coordenador geral dos guardenses, explicou ao zerozero a base do projeto e as dificuldades ainda sentidas para uma afirmação mais forte dentro da região.

    Plantel já trabalha para a nova época ©Guarda Desportiva

    Zerozero - O foco desta conversa é o Guarda Desportiva, mas, por curiosidade, como foi o teu percurso até assumires estas funções no clube?

    Alexandre Chaves - Tenho um mestrado em gestão desportiva e vários anos como dirigente na zona Oeste do país. O Guarda Desportiva tinha feito primeiro o convite ao mister Pedro Duarte e, em diálogo com o presidente que procurava também um gestor desportivo, recomendou o meu nome. Analisaram um pouco o meu passado na AF Lisboa e apresentaram a proposta (...) A logística é difícil até porque não vivo na Guarda, mas tento estar o máximo presente.

    ZZ - A cidade esteve ´adormecida` em relação ao futebol durante bastante tempo. É neste sentido que o projeto do Guarda Desportiva ganhou força?

    AC - O clube completa 20 anos em 2023. Durante alguns esteve inativo, sem atividade desportiva. Há cerca de três/quatro anos a atividade foi retomada. Desde aí o trajeto tem sido sempre de subida nos distritais e recentemente a presidência mudou, com a chegada do Thiago Laurindo, que tem nacionalidade brasileira. Ele sentiu a necessidade de modernizar o clube com pessoas mais válidas e competentes. Acrescentar também elementos da cidade e procurar essa aproximação. Neste momento quase toda a estrutura está ligada à região.

    Clube celebrou acordo de formação com o Guarda Unida ©Guarda Desportiva

    ZZ - A aposta em jovens, até pela condicionante da localização da Guarda, é uma das grandes bases do projeto?

    AC - Recentemente estabelecemos o objetivo de sermos um clube formador e apostar em jovens. Procuramos fixar estes atletas na cidade, que tem pouca densidade populacional. A nível financeiro e logístico é mais fácil convencer um jovem à mudança e a vir para esta cidade. Temos uma parceria com um clube local, o Guarda Unida, em que a nossa formação passa por este acordo. Os jovens não abundam e tivemos necessidade de fazer esta parceria. Os nossos departamentos de análise vão acompanhar esses atletas e alguns vão ter oportunidade de fazer parte dos nossos plantéis seniores. 

    ZZ - Ainda sentem alguma desconfiança da cidade em relação ao vosso projeto?

    AC - Precisamos do apoio da autarquia, das pessoas e das empresas locais. Até agora temos utilizado fundos próprios. A Guarda estava algo adormecida em relação ao desporto. Tem sido um caminho difícil, mas parece que a cidade acordou e percebeu que vai ter uma equipa nos nacionais passados 20 anos [época 2002/03]. Já é mais fácil dialogar com uma empresa e podermos explicar o nosso projeto. A recetividade tem sido fantástica, mas ainda não temos resposta da autarquia. Estamos convictos que vão ser um parceiro forte nos nossos projetos.

    «Se a cidade e a autarquia acordarem, a nossa competência vai aumentar»

    ZZ - O nome do clube também ficou ligado a uma investigação do SEF no início do ano. Este caso impacto na reputação que estava a ser construída?

    AC - Foi um caso relativo à anterior direção. O clube rapidamente enviou a documentação necessária e as acusações foram refutadas. Houve um grande mediatismo e aproveitamento de algo que resultou num processo arquivado. Infelizmente acabou por ter impacto na nossa reputação é importante explicar que tudo ficou resolvido, principalmente à comunidade. Neste momento estamos ilibados e o processo está encerrado.

    ZZ - Na época passada existia grande presença de atletas estrangeiros no plantel. O cenário vai ser idêntico em 2022/23?

    AC - Neste momento temos um número de estrangeiros mais baixo que o permitido pelo regulamento. Recentemente realizamos um estágio com atletas do distrito e fizemos promoção nas redes sociais. Dois jovens da Guarda mostraram valor e vão ficar connosco. Queremos dar oportunidade a todos e o nosso objetivo é mover aqui o desporto na região. A exigência aumenta com a subida de divisões e isso também tem que passar pela formação de atletas.

    ZZ - Sentiram apoio das entidades organizativas neste processo de inscrição? Acredito que não tenha sido fácil.

    AC - Temos que dar um grande elogio público à AF Guarda e ao presidente Amadeu Poço. O clube não tinha estrutura para cumprir com os requisitos e foi um mês bastante intenso para a nossa direção. Acabamos por conseguir fazer a inscrição em comunhão com a associação. Sobre a Federação Portuguesa de Futebol não há nada a dizer. Resposta sempre rápida a todas as nossas dúvidas e uma cooperação fabulosa. Todos perceberam a importância desta descentralização.

    ZZ - Acabam por estar inseridos, talvez, na série mais forte da prova. Qual é o sentimento pela oportunidade de defrontar históricos como Leça, Salgueiros ou Beira-Mar?

    AC - Estamos satisfeitos por estar numa série forte. Não temos a força de outros clubes, mas a ambição é grande. Agora que estamos cá vamos jogar contra estas fortes equipas. Se a cidade e a autarquia acordarem vamos ter uma competência diferente. Estamos a trabalhar forte e os jogadores estão empolgados, pois é um projeto novo e de futuro. O clube já é tema aqui nos cafés e as tardes de domingo vão voltar a ter agitação na cidade. 

    Mileu-Guarda tinha sido o último clube a representar a cidade nos nacionais ©Guarda Desportiva

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    carlos_batuta
    2022-08-16 23h32m por robbiefowler9
    Campomaiorense sempre foi um projecto alavancado pela família Nabeiro, tendo por dínamo a Delta Cafés, assim que estiveram na Primeira Liga e começaram a ver a realidade do profissionalismo e as trafulhices dos bastidores pararam com o investimento e nunca fomentaram a proximidade com os adeptos, sempre foi mais uma empresa que um clube de futebol; ainda acredito que em Portalegre e Beja se aparecer o investimento certo, vão voltar a curto prazo a fixar equipas nos campeonatos nacionais, e quem sabe um dia chegar à Liga 3 e Segunda Liga
    Realidade
    2022-08-16 23h20m por robbiefowler9
    Difícil, mas penso que a falta de representação do interior tem de começar a ser resolvida pela atratividade de investimento, nestas regiões e distritos é mais fácil com um bom investimento em estruturas e jogadores ultrapassar a concorrência regional, e depois há que crescer e encarar olhos nos olhos os mais fortes a nível nacional, mesmo que sem as mesmas condições de atractividade e de localização que os clubes do litoral proporcionam
    A BSAD?
    2022-08-16 21h48m por carlos_batuta
    Para que serve a BSAD? Desde o divórcio com o Belenenses para nada.
    Para as figuras tristes do jogo com o Benfica?
    Diziam que iam para a Comporta. . . E nada. Quem investia? A ideia que me deu é que andavam à cata de uma câmara municipal que lhes abrisse as portas.

    Se houver quem queira investir no interior tem lá clubes. Como quem decidiu investir no Tondela, e o projectou.

    A questão que se pode colocar é sobre o dia em que o investidor sai. O clube tem condições para manter a sua função social e de formação local?
    Não pode ser o futebol. . .
    2022-08-16 20h36m por carlos_batuta
    . . . a resolver o problema da desertificação do interior.
    ZY
    tonefcp
    2022-08-16 20h35m por zyxw4321
    O que tu estás a sugerir difere muito pouco dos distritais, mais vale como está agora. Se essas equipas não têm capacidade agora no CP, como é que estariam numa Liga 3 onde Coimbra, Faro, Funchal e Ponta Delgada fazem parte da mesma série?
    Parece haver interesse. . .
    2022-08-16 18h24m por carlos_batuta
    Parece, mas a verdade é que o Campomaiorense encerrou a actividade sénior por ter concluído que não era rentável - nunca conseguiu mobilizar o público alentejano.

    Um ano depois da saída de cena, houve uma tentativa de fazer subir o Estrela de Portalegre, que falhou perto do fim para o Sporting da Covilhã. Uma vez mais, a conclusão foi que o investimento fora infrutífero. . . e foi o canto do cisne dos projectos no Alentejo.
    RVL22
    2022-08-16 15h40m por robbiefowler9
    Lá está, existe interesse histórico no distrito de Portalegre e Beja, por isso está lá sempre a possibilidade de com investimento em estruturas e capital, atrair a base já existente em conjunto com novos adeptos; na Guarda o interesse histórico é inexistente, já tentaram muitos clubes estabelecerem-se na história e não conseguiram, espero que com o exemplo do Guarda Desportiva comece a nascer o interesse em investir no futebol da Guarda
    RV
    Portalegre e beja
    2022-08-16 15h07m por RVL22
    Não é bem assim
    Serpa manteve se e foi interessante na taça. O Aljustrel e o moura muitas fez mantem-se na liga. . em Portalegre o eléctrico muitas vezes também se mantém, no entanto apanham séries complicadas. O Elvas, eléctrico e a uns anos o Crato eram clubes razoáveis.
    O mosteiros e o Arronches andam fortes. Há jogadores de qualidade em Portalegre mas sem visibilidade.
    O Crato por exemplo teve Emiliano Sala, teve o Abayian da formação do Benfica, teve o Vaschet...ler comentário completo »
    robbiefowler9
    2022-08-16 14h48m por footballmanagerftwgo
    infeliz as equipas do Portalegre e Beja nao jogam muito bem e vao descer sempre para sempre
    joaofilipemalak ias
    2022-08-16 14h39m por robbiefowler9
    Portalegre e Beja têm geralmente também dificuldade em manter equipas no CP, mas para compensar têm emblemas já com história estabelecida, como um Estrela de Portalegre, Campomaiorense, O Elvas, Eléctrico, Desportivo de Beja, Moura, Aljustrelense, Serpa, Vasco da Gama Vidigueira, Despertar SC, Castrense, por exemplo.

    Com a Guarda é mais difícil, já tivemos clubes como o Aguiar da Beira, Mileu Guarda, UD Seia, CD Gouveia, Pinhelenses, SC Sabugal, AD Guarda, Fo...ler comentário completo »
    Guarda
    2022-08-16 14h07m por robbiefowler9
    O distrito português onde menos interesse o futebol desperta, seja a nível de adeptos seja a nível de investimento; tentam todos os anos manter-se no CP equipas de diferentes municípios e vilas do distrito, mas é muito raro conseguirem permanecer ou sequer na história do futebol português chegarem perto a uma competição profissional ou próxima de disputar os primeiros lugares nesse sentido.

    Guarda, Gouveia, Seia e Sabugal são os quatro maiores munícipios, mas nenhum deles t...ler comentário completo »
    AF Guarda
    2022-08-16 13h23m por joaofilipemalakias
    Todos os anos é o constante " sobe e desce" , Sp Mêda, Gouveia, etc. . sobem e descem. . . . O mesmo acontece em Portalegre e Beja, vamos ver. . . Este ano se ficam pois irá descer 6 equipas e a série onde estão é de longe das mais fortes
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Barrilete Cósmico
    entrevista
    Rui M. Tovar entrevista Jaime Pacheco - Parte II
     Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 14:07
    Inuyashapt 26-04-2024, 13:57
    edgarlima 26-04-2024, 13:55
    Peixe28 26-04-2024, 13:51
    edgarlima 26-04-2024, 13:51
    Shunsuke__Nakamura 26-04-2024, 13:48
    RI
    RicardoHGoat21 26-04-2024, 13:39
    RI
    RicardoHGoat21 26-04-2024, 13:38
    ikercasillasbestgk 26-04-2024, 13:33
    Vic-54 26-04-2024, 13:04
    AL
    Alvibranco 26-04-2024, 12:50
    Vic-54 26-04-2024, 12:46
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 12:37
    FA
    fabiopereirascp 26-04-2024, 12:37
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 12:36
    JAguiar52 26-04-2024, 12:32