placardpt
    Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
    Vários temas discutidos e analisados

    Vá buscar um bloco de notas e aponte: Nuno Dias foi convidado do último podcast da época

    2022/07/11 20:30
    E0

    O ´5 para 4´ continua na família de podcast´s do zerozero e, agora às terças-feiras, vai continuar a comentar futsal! Do nacional ao internacional e sem nunca esquecer o feminino, no nosso podcast vai se falar de futsal a sério, sempre com um belo e especial toque de humor à mistura...

    ** NOTA: A formação mencionada foi organizada por Nuno Dias em tempo de pandemia, tendo disponibilizado durante sete semanas (15h) tudo o que realiza e com possibilidade de debate

    Logo depois das finais lançámos o desafio e o mister aceitou. Dias depois de ter conquistado o bicampeonato com um 3-0 ao Benfica, Nuno Dias esteve connosco no 5 para 4... e perguntámos tudo o que nos apeteceu!

    Da análise às finais à competitividade da Liga e competência dos treinadores portugueses, passando pelos novos talentos do Sporting e a pré-época «horrível», o treinador do Sporting não se esquivou de nada. Razão mais que suficiente para ouvir do início ao fim...

    Nuno Dias em discurso direto (Podcast 5 para 4)

    3-0 espelha o que foi a final?: «Apesar de 3-0 foram jogos equilibrados, por isso é que foram a prolongamento. E o último quase também ia na parte final. O último foi o mais desequilibrado em termos de jogo. Esse espelhou o equilíbrio do resultado final. Apesar daquela bola que vai ao poste no fim... O Jogo 1 e o 2 foram extremamente equilibrados, o 3 nem tanto. Mas acho que não há dúvidas que o Sporting foi a melhor equipa da Liga. Ganhámos todas as competições em Portugal e em oito dérbis ganhou sete»

    Nuno Dias
    Sporting [Futsal]
    2021/2022

    49 Jogos
    44 Vitórias
    1 Empates
    4 Derrotas

    235 Golos
    86 Golos sofridos

    ver mais »
    Fator decisivo das finais?: «É difícil escolher. Dentro de cada jogo há aspetos que fazem a diferença, pequenas coisas que somadas dão uma coisa grande. As bolas paradas, por exemplo, para quem conhece o Sporting há muitos anos, sabe que é muito forte. Trabalhamos muito isso. E dizer que é alguma coisa... há tantos micro-jogos dentro do jogo que acho que não é fácil atribuir só um fator às vitórias. O aspeto físico, por exemplo, tem a ver com a intensidade que apresentamos. (...) A forma como gerimos o jogo permite ao jogador que esteja cansado sair, recuperar e voltar. Mas nem sempre é fácil. Temos conseguido fazer e a minha equipa técnica fez um trabalho notável. Apesar da minha equipa não ser tão forte no poder de choque. Mas nós temos explosão, intensidade, a forma como nos movimentamos...»

    Liga mais competitiva: «Concordo se o sinónimo de competitivo for equilíbrio, não haver jogos com um desnível de resultado grande. Até podia estar a dizer que não, porque este ano foi a primeira vez que o campeão venceu todos os jogos do play-off. Há uma melhoria muito grande de todas as equipas, nomeadamente no treino e na sua quantidade. Muitas já são as equipas que trabalham igual ao nível do Sporting. E isso reflete-se nos jogadores e nos jogos. Há muitos bons treinadores portugueses, que não devem nada aos estrangeiros»

    ** Formação online com apenas um treinador da Liga: «Apesar dos treinadores terem evoluído sinto que... não sei se vergonha, se falta de humildade, não sei o que chamar. O único que fez essa formação até acabou por descer de divisão, mas é revelador de vontade de aprender. Se ficar parado vou parar de aprender. No ano passado paguei do meu bolso para ir a Palma de Maiorca ver os treinos do Palma... Tinha sido campeão da Europa! E já me convidou para voltar lá para partilharmos ideias, para melhorarmos... A evolução é isto mesmo. Se te fechares não cresces nem evoluis»

    ©Sporting CP

    Sucesso da seleção também como seu?: «Claro. Sinto que tenho uma percentagem, nem que seja 0,01 por cento. Dos 14 jogadores, sete são do Sporting. É metade. Parece que alguma coisa de bem conseguimos fazer. Sem me querer colocar em bicos de pé, atenção. Orgulhoso porque vejo que ajudei os meus atletas e é fruto do desempenho deles na seleção»

    Novos talentos do Sporting: «Temos muitos miúdos com potencial. Precisar de jogar, errar e voltar a jogar. No passado há um jogo em que empatámos com o Leões Porto Salvo (4-4). E o Tomás esteve horrível no primeiro golo, há outro em que fez penálti e foi expulso... Só fez asneiras. E no fim do jogo comentou com alguém que comentou comigo: 'estou lixado, não jogo mais'. Quando voltou... estava a jogar. Falei com ele e expliquei. Eles não estão lixados porque erram. O [Tiago] Macedo tem outras características e vai errar. Tem um potencial enorme. O Pedro Santos ainda é juvenil e já jogou na nossa equipa. O Bruno Maior, o Abel [Vaz], há um miúdo iniciado que é o [Miguel] Malhão que tem um potencial enorme. Vai ser juvenil, mas vai jogar nos juniores. Eles vão aparecer. Vou dar as oportunidades nas alturas que considero boas. Tivemos cinco miúdos campeões nacionais. E só um era júnior de segundo ano [João Alves]»

    Vítima do próprio sucesso: «Durmo muito bem com a minha consciência. As opções que faço são as melhores para o Sporting e para a equipa. Nunca vou ficar com o sentimento de culpa, não sei como chamar. Quando tenho dúvidas também tenho a minha equipa técnica. Eu demoro dois minutos a adormecer... Para terem noção, eu no avião adormeço ainda na pista!»

    Paragens da seleção esta época: «Horrível! Vocês não imaginam... Nós fizemos seis semanas na nossa pré-época com cinco seniores. Desses cinco, um era o Gonçalo e o outro era o Bernardo. Dois guarda-redes. Os outros três eram o Cavinato, Caio Ruiz e Waltinho, dois que tinham acabado de chegar ao Sporting! Como se prepara uma equipa para começar o campeonato assim? Andámos seis semanas a treinar com 10 juniores. E a minha equipa chega na terça antes do início do campeonato. Chegaram do Mundial para jogar o Troféu Stromp e sábado já havia campeonato. E estes juniores... tinham sido juvenis no ano anterior. Nunca tinham jogado nos juniores e passaram diretamente para a pré-época dos seniores! E depois é jogar quarta, sábado, quarta, sábado... Em janeiro mais uma paragem de cinco semanas para o Euro. Foi muito duro e ainda nos dá mais valor»

    A final da Champions: «Encontrámos uma equipa fortíssima que ganhou todas as competições [Barcelona]. Olho para esse jogo e em comparação com o último que tínhamos ganho... tem muitas coisas parecidas. (...) O início da segunda parte, com o golo do Ferrão, deitou-nos um pouco abaixo e não tivemos reação. Não fomos capazes de contrariar o Barcelona»

    25 títulos: «Eu costumo dizer que quando vais aos Jogos Olímpicos e vês um pódio, um segundo e terceiro lugar a festejar... Todas as medalhas de segundo na Champions, e já foram algumas, chegar à final numa Champions só está ao alcance dos melhores. Não são troféus, mas são extraordinários»


    Siga nos no X: Igor Gonçalves | Bruno Filipe Simões | Daniel Sousa | Tiago Cardoso

    Disponível em: Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts | zerozero

    Recorde aqui todos os episódios do Podcast



    Portugal
    Nuno Dias
    NomeNuno Sérgio dos Santos Dias
    Nascimento/Idade1972-12-28(51 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    FunçãoTreinador

    Fotografias(100)

    Taça de Portugal Futsal 23/24 | Sporting x SC Braga (Final)
    Taça de Portugal Futsal 23/24 | Leões Porto Salvo x Sporting (Meias Finais)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:38