placardpt
    Águias têm vários casos pendentes

    Os 14 casos por resolver do Benfica neste mercado de transferências

    2022/07/01 10:08

    Em todos os mercados de transferências, para além dos alvos a contratar e dos jogadores cobiçados para sair, as equipas têm também de encontrar colocação para os jogadores que não entram nas contas. As razões são variadas, mas o certo é que não há mercado sem casos por resolver e nem todos podem ser vistos como excedentários, sendo que alguns podem até ter uma palavra a dizer em 2022/23.

    No zerozero, decidimos reunir os casos de cada um dos três grandes e o resultado foi uma lista de mais de 10 nomes em cada uma das equipas. O plantel do Benfica é talvez o caso mais complicado, uma vez que os encarnados vêm de uma época aquém das expetativas e mudaram recentemente de treinador, pelo que não é fácil perceber nesta fase quem entra e quem não entra nas contas. Ainda assim, são, pelo menos, 14 os casos a resolver pela SAD das águias.

    Os jovens emprestados

    © Getty / Octavio Passos

    Uma das categorias na qual se inserem vários dos casos a resolver do Benfica é a de jovens jogadores que foram emprestados e que estão agora de regresso. São essas as situações de Florentino, João Ferreira, Jota e Tomás Tavares, ainda que com nuances distintas. 

    Florentino perdeu espaço depois de ter entrado em grande forma na equipa principal, ainda com Bruno Lage, e passou a última época emprestado ao Getafe. No entanto, o jovem médio apresentou-se aos trabalhos e pode beneficiar da falta de opções para a sua posição para ter uma nova oportunidade na Luz. Outro jogador que chegou a ser aposta foi Tomás Tavares, mas aqui a situação é bem diferente, uma vez que o lateral sofreu uma lesão grave na reta final do empréstimo ao Basileia e está em reabilitação.

    Restam dois nomes. Jota foi um dos que, provavelmente, mais animou os adeptos encarnados com as suas exibições ao serviço do Celtic, mas é praticamente certo que continue na Escócia, uma vez que o clube escocês tem uma opção de compra de 7,5 milhões de euros [negócio foi oficializado na manhã desta sexta-feira]. Quanto a João Ferreira, o lateral não se apresentou aos trabalhos e o mais provável é que não faça parte do plantel, depois de uma época de empréstimo ao Vitória SC.

    Contam ou não contam?

    © Bruno de Carvalho / Kapta+

    Este exercício está longe de ser factual, mas há jogadores que levantam ainda mais dúvidas do que outros, principalmente no caso do Benfica. André Almeida e Pizzi são dois exemplos perfeitos disso mesmo. Ainda recentemente eram titulares na Luz, mas o passado recente afastou-os dessa posição e vão entrar no último ano de contrato.

    André Almeida esteve a contas com uma lesão grave na última época, que limitou a sua utilização, e viu agora chegar Alexander Bah para uma posição que já contava com Gilberto. Quanto a Pizzi, depois de um empréstimo em que não deu nas vistas, o médio apresentou-se aos trabalhos, mas também tem o futuro incerto e até já recebeu uma sondagem do Braga.

    As dúvidas continuam com Adel Taarabt e Soualiho Meité, duas das alternativas para o miolo encarnado na última época, mas que nem sempre convenceram e que podem, por isso, estar de saída. O marroquino está no último ano de contrato e já foi apontado a emblemas turcos, sendo que a situação de Meité é mais delicada, uma vez que tem contrato até 2026 e houve um investimento de sete milhões de euros na sua contratação.

    Por fim, dois avançados que já não tinham muito espaço e que ainda viram chegar Petar Musa para a sua posição. Haris Seferovic, de resto, é um clássico nestas listas, resta saber se vai resistir mais uma vez, depois de uma época em que participou em apenas 15 jogos e marcou cinco golos. Já Rodrigo Pinho esteve a contas com uma lesão grave e praticamente não jogou, sendo uma incógnita aquilo que pode ou não acrescentar nesta altura.

    Os excedentários

    © SL Benfica

    Analisados os casos que mais dúvidas levantam, é altura de abordar três situações que parecem destinadas à saída. Tyronne Ebuehi está de regresso após um empréstimo ao Venezia, mas nada indica que o lateral de 26 anos passe a entrar nas contas pela primeira vez desde que chegou à Luz, ainda por cima estando a entrar no último ano de contrato.

    Depois há ainda três casos distintos de Ebuehi. Gabriel e Chiquinho implicaram investimentos bem diferentes, mas chegaram ambos a ser aposta nos encarnados. No entanto, na última época estiveram emprestados a Al-Gharafa e Giresunspor, respetivamente, por não terem espaço no plantel e dificilmente vão entrar nas contas de Roger Schmidt. Dos dois, apenas Chiquinho se apresentou no regresso aos trabalhos.

    Por fim, temos Ferro. O defesa-central chegou a fazer parte da dupla titular de uma equipa encarnada que conquistou o título, mas baixou muito o nível nos últimos anos e nem sequer se apresentou aos trabalhos depois do empréstimo de meia temporada ao Hajduk Split. Parece quase certo que não vai continuar na Luz, resta saber o destino, seja através de um novo empréstimo ou a título definitivo.

    Portugal
    Ferro
    NomeFrancisco Reis Ferreira
    Nascimento/Idade1997-03-26(27 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoDefesa (Defesa Central)

    Fotografias(51)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    NA
    "O Porto é a minha religião?"
    2022-07-01 22h35m por naoacreditoemsantos
    Será verdade que deixou o Benfica mais um destes? Quantos mais faltam?
    Será que foi o LFV que o chamou? Santa incompetência. . . cada vez se percebe mais como é que desportivamente o Benfica caiu tanto.
    Oh Rui Costa vasculha bem, varre-os todos, abre os olhos homem!
    Gilberto
    2022-07-01 21h49m por yosephrosario
    Pode n ser fora de série até o achei horrível na primeira época mas nesta segunda até me surpreendeu bastante pela positiva e pode ser útil .
    Visto q mesmo q seja para vender n deve dar grande retorno mais vale emprestar o Tomás depois d recuperar e dar lhe ritmo e possibilidade de se desenvolver noutros clubes para perceber s poderá ser opção ou não no futuro
    RO
    Razga
    2022-07-01 21h36m por rosicky95
    Soube da lesão, julgava que já estaria recuperado para o inicio da época.
    Sendo assim faz todo o sentido a continuidade do Gilberto.
    RA
    rosicky95
    2022-07-01 19h18m por razga
    O Tomás Tavares está lesionado gravemente, não vai jogar tão cedo, não faz sentido vender o Gilberto para dar o lugar ao Tomás Tavares.
    RO
    Benfica 22/23
    2022-07-01 18h58m por rosicky95
    Destes 14 jogadores acho que deviam tomar estas seguintes decisões:

    - Ferro - propor ao SC Braga a inclusão do Ferro no negócio do R. Horta
    - João Ferreira - propor ao Vitória Guimarães a inclusão do João e tentar o André Almeida.
    - Tomás Tavares - Dar oportunidade, a meu ver muito melhor que Gilberto
    - Tyronne Ebuehi - Libertar o jogador
    - André Almeida - Libertar o jogador
    - Pizzi - Libertar o jogador
    - Florentino Luís - Dar op...ler comentário completo »
    LulaFCP
    2022-07-01 15h43m por Migas29
    Queremos um bom central esquerdino, não um "central" esquerdino
    Migas29
    2022-07-01 15h14m por zlatan_21
    O que mais me preocupa é não chegar nenhum GR's decente e que saiba jogar com os pés.
    RA
    BITW__
    2022-07-01 13h54m por razga
    Será que é assim ter importante ter um central esquerdino? Já vi tantas boas duplas de centrais em que os 2 eram destros, mesmo no Benfica a melhor dupla que vi foi o Luisão com o Garay e ambos são destros.
    ZH
    Slb
    2022-07-01 13h53m por zhar
    Dessa lista iam todos tirando o florentino e o ferro. . . mandar embora o ferro para ficar com gajos lentissimos como o morato e o vertoghen . . . enfim. . . podem ir tambem o grimaldo e o rafa que não ficam a fazer favor a ninguem. . a ja uns anos que dentro de campo nao teem intensidade e criam problemas de balneario. . . junte-se ai tambem gil dias , diogo gonçalves e helton leite que não teem a menor qualidade para estar no plantel. . quanto ao joao mario se for para 433 pode ser util mas para 442 não serve
    yellow_ledbette r
    2022-07-01 13h50m por Migas29
    Foi como o Vlachodimos basicamente, que anda a dar entrevistas sem autorização do clube a meio duma época a dizer que quer muito sair e que era aquela era a altura perfeita, até porque tinha perdido o lugar para o Helton Leite senão me engano, levou uma multinha e passou de fininho. . . Já passou um ano e meio e continua por cá. . . Completamente inadmissível
    Echelon77
    2022-07-01 13h39m por Migas29
    Como o user em baixo, pôr Vlachodimos e Grimaldo é não ter exigência nenhuma com o clube. . . Já apontei os motivos abaixo, por isso vou apenas realçar que ambos já fizeram birrinha para sair, com métodos pouco ortodoxos, OS DOIS!!!!
    zlatan_21
    2022-07-01 13h34m por Migas29
    Tu queres fazer gegenpress com um gajo que joga estático e com outro que não tem sentido tático rigorosamente nenhum? Até pode ser que mudem muito, mas não acredito que dê muito certo
    BITW__
    2022-07-01 13h32m por Migas29
    Veríssimo é destro, mais vale atuar pela direita. . . Otamendi deve sair para o River em dezembro, tempo suficiente para o Veríssimo recuperar e resolver-se o lado direito. . . Para o lado esquerdo é mais crítico arranjares um central canhoto, o Vertonghen tá a dar as últimas e recebe muito. . . A ir ao mercado, o central que seja canhoto de preferência
    Minnowkr
    2022-07-01 13h28m por Migas29
    Se o Vlachodimos não sai, vai ser mais um ano com uma defesa sofrível e mal comandada, "salva" pelo herói. . . Vlachodimos não comunica, não controla profundidade, não sai da toca, bolas paradas/cruzamentos uma completa nulidade, jogo de pés desastroso. . . Tudo começa a partir de trás. . . Se atrás não temos segurança nem uma construção minimamente fluída, o jogo da equipa é a vergonha de sempre. . .
    BITW__
    2022-07-01 13h23m por Migas29
    Se emprestas o Morato, com quem ficas lara jogar do lado esquerdo? Vertonghen e mais quem? Isto assumindo que queres que o Vertonghen fique, porque senão não tens ninguém
    Minnowkr
    2022-07-01 13h21m por Migas29
    O Grimaldo é outro
    Minnowkr
    2022-07-01 13h12m por Migas29
    Ver o Vlachodimos nos vossos plantéis faz-me imensa comichão. . .
    BA
    Não percebo o Ferro
    2022-07-01 12h56m por batuko
    Ferro não sei o porquê de ter descido tanto, não sei se é falta de motivação, mas aquela dupla RUben Dias e Ferro, parecia ser excelente, penso que o Ferro, assim como o Diogo Queirós, tem qualidade, mas falta qualquer coisa, faz-me lembrar o Nuno Reis, jogador formado no Sporting, parecia ser um grande central, e depois fez uma carreira medíocre.
    RA
    Em falta
    2022-07-01 12h21m por rateddp
    Nuno Santos que esteve emprestado ao paços de Ferreira , tendo feito uma boa temporada, mas que igualmente não se apresentou ao serviço do Benfica para a pré-época. Tem mais 2 anos de contrato.

    Tiago Araújo, empréstimo ao Arouca que não convenceu. Mais 3 anos de contrato.

    Acrescentaria ainda umaro embalo , estranho caso de desaposta em um dos maiores talentos da sua geração. Problemas com o empresário… e Sandro Cruz, lateral esquerdo que se estreou o ano...ler comentário completo »
    RA
    Minnowkr
    2022-07-01 11h48m por razga
    Não deve de andar muito longe desse plantel, só acho que o Vertonghen, o Meite e talvez o Paulo Bernardo também façam parte do plantel e em vez do Diego Moreira deverá ser o Tiago Gouveia.
    RA
    ZeroZero
    2022-07-01 11h42m por razga
    O Florentino esteve emprestado a época toda passada e não só meia como vocês referem, o Jota já foi oficializado no Celtic e também não dá para perceber o critério para colocar o Chiquinho nos excedentários uma vez que ele está a fazer a pré época. Lamentavelmente tenho verificado que esta página tem perdido qualidade.
    Plantel 22/23 - Parte 2
    2022-07-01 11h33m por Echelon77
    Adicionalmente ao que disse abaixo, para mim o João Mário só ficaria caso o Enzo não venha mesmo neste mercado de verão
    Minnowkr
    2022-07-01 11h31m por Echelon77
    Concordo, para mim o Vlachodimos ainda é mais que suficiente e com o Roger Schmidt e a sua equipa técnica até pode ser que melhore alguns aspetos do seu jogo.
    Acho que neste mercado existem outras prioridades
    Plantel 22/23
    2022-07-01 11h30m por Echelon77
    GR: Vlachodimos, Samuel Soares, Helton Leite (se acabar por não sair)
    DD: Bah, Gilberto
    DC: Otamendi, Boscagli (acho que seria um bom reforço), Morato, Tomás Araújo e Lucas Veríssimo (o Lucas não sabemos quando estará disponível para jogar)
    DE: Grimaldo, Ristic
    MDef / MC: Weigl ou Sangaré, Florentino, Enzo Fernandez, Joao Mário, Martim Neto ou Paulo Bernardo, Taarabt (se não o conseguirem vender)
    ED: David Neres, Diogo Gonçalves ou reforço, Tiago ...ler comentário completo »
    É tudo para mandar embora
    2022-07-01 11h20m por Roby_Analista
    Nenhum tem qualidade para ficar.
    Talvez o Florentino para o banco.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    GVC 0-0 ARO intervalo
    Acabou a 1ª parte. Acompanhe aqui o Gil Vicente x FC Arouca em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    PedroBorgas 26-04-2024, 19:54
    PedroBorgas 26-04-2024, 19:52
    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:40
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:37
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:33
    Tobin 26-04-2024, 18:29
    ACravo 26-04-2024, 18:26
    pedrorosa107 26-04-2024, 18:24
    AngelEyes 26-04-2024, 17:57
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 17:55
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:53