placardpt
    Entrevista a Florentino - Parte III

    JJ, Lage, a fase menos boa e a estreia num 10-0: «Foi mesmo um sonho»

    É um diamante em processo de lapidação. No Benfica, ninguém duvida do potencial de Florentino Luís, um dos meninos lançados de Bruno Lage lançados às feras em 2018/19. O talento existe e há quem o defenda como sendo o futuro «seis» da equipa encarnada.

    Florentino Luís
    Getafe
    2021/2022
    20 Jogos  1059 Minutos
    0   2   0   02x

    ver mais »
    Com o passar do tempo, o espaço foi reduzindo para o menino Florentino. Cheio de sonhos, de vontade de jogar e de provar que pode ser uma figuraça vermelha e branca no futuro. Atualmente no Getafe, o centrocampista foi entrevistado pelo zerozero e falou sobre todos os momentos marcantes da sua ainda curta carreira de futebolista.

    As conquistas ao serviço das seleções jovens e a estreia na equipa principal do Benfica foram os temas abordados nesta parte III, além do futuro... que permanece no segredo dos Deuses.

    ©FPF/André Sanano

    «É bom ver que os clubes apostam na malta jovem»

    zz – Na sua formação consegue ser campeão europeu sub-17 e sub-19. Chegou aos 20 anos com um palmarés que muita gente não tem.

    F – Sou um privilegiado por ter alcançados esses feitos. Perdemos inclusive uma final com jogadores da geração de 1999, mesmo que o torneio fosse para os da minha idade, contra a Inglaterra. Seria o terceiro. Era e é uma geração que tem muito talento.

    zz – E foi também finalista no Europeu sub-21 de 2021 que perdeu contra a Alemanha.

    F – Isso mesmo. 

    zz – Essa equipa era muito forte, de luxo.

    F – Se há algo que ninguém se pode queixar, é de talento. 

    zz – Dessa geração dava-se bem com alguém em especial? No meio-campo havia o Florentino, o Vitinha, o Fábio (Vieira) e o Daniel Bragança…

    F – Jogar com eles é fácil (risos). Creio que se um jogador chega ao patamar da seleção é porque tem muita qualidade e isso nota-se com os feitos alcançados pelas nossas seleções com o decorrer dos anos. É sempre bom jogar na seleção. 

    zz – Vitinha e Fábio Vieira estão a ter uma época muito boa no FC Porto e o Bragança vai jogando aqui e ali no Sporting.

    F – Verdade. Cada vez mais é bom ver que os clubes apostam na malta jovem, no que é da casa e na qualidade deles.

    ©Carlos Alberto Costa

    «Foi uma época de sonho...»

    zz – Vamos saltar para aquele dia maravilhoso da sua estreia pela equipa A do Benfica. Parece impossível: estreia-se no dia 10 de fevereiro de 2019 numa noite que acaba com um resultado incrível.

    F – É verdade. Foi na altura durante o comando do mister Bruno Lage que a equipa deu a volta e entrou numa espiral muito, muito boa. Ganhava quase todos os jogos. Por acaso estava à espera de me estrear num jogo desses. Depois de ser convocado e ir para a bancada durante alguns jogos e o primeiro em que vou para o banco é no que marca a minha estreia. Vi a ficar 1-0, 2-0, 3-0, 4-0… Acho que ao intervalo ficou 4-0. Pensei para mim: ‘O mister hoje tem de me pôr a jogar’. Psicologicamente estava a preparar-me para entrar porque sabia que podia ter essa oportunidade. Foi mesmo um sonho. Entro logo e a primeira ação foi um passe depois de um lançamento do André Almeida [risos]. O primeiro saiu bem e ganhei confiança. Quando o primeiro sai bem é meio caminho andado. 

    zz – Logo a seguir, passado quatro dias, é titular na Turquia contra o Galatasaray, num ambiente que toda a gente diz ser pesado. 

    F – Sim, é um ambiente muito pesado. Uma experiência que nunca tinha vivenciado e que foi muito, muito boa. Lembro-me que na altura estávamos a jogar com cinco ou seis jogadores da formação e conseguimos uma grande vitória nesse campo.

    qFoi uma decisão tomada por ambas as partes. Decidimos que o melhor era sair para ter mais tempo de jogo e ganhar experiência. Regresso? É um assunto que não posso revelar...
    Florentino
    zz – Como é que interpretou essa confiança do Bruno Lage ao lança-lo num jogo difícil quando estava a dar os primeiros passos na equipa principal? Teve alguma conversa especial consigo?

    F – Interpretei como uma oportunidade para agarrar com as duas mãos. Oportunidades assim não aparecem todos os dias na nossa vida e quando aparecem temos de as agarrar.

    zz – E essa época acaba com o título nacional.

    F – Foi uma época de sonho. Estávamos a ter um início de sonho na equipa B antes do mister Bruno Lage subir à equipa A. Depois alguns jogadores subiram, como o João Félix, o Ferro, eu, o Jota… 

    zz – Na época seguinte começa muito bem como titular e após um jogo contra o Santa Clara acabou por perder espaço. O que se passou nessa fase?

    F – Foi uma fase em que acabei por ficar algum tempo parado. Depois voltei a jogar um ou dois jogos na Champions e na Liga também. Uma certa altura perdi um bocado de espaço. Eu continuo a fazer o meu trabalho da mesma maneira, isso depois já são decisões do treinador. Os jogadores têm mais ou menos rendimento, mas o mais importante é que estou de consciência tranquila porque dei sempre o meu máximo. 

    zz – Gostou de trabalhar com o Bruno Lage?

    F – Sim, um treinador muito bom com quem aprendi muitas coisas. Como disse antes foi um ano excecional na estreia e o ano a seguir também com ele foi de grande aprendizagem.

    zz – Com o Jorge Jesus foi muito diferente?

    F – Também é um treinador muito bom. Com ele não convivi assim muito tempo, apenas em duas pré-épocas, mas é um treinador que percebe muito de futebol e que tem muita experiência neste ramo. 

    zz – Ele queria ficar consigo ou foi o Florentino que decidiu sair? 

    F – Foi uma decisão tomada por ambas as partes. Decidimos que o melhor era sair para ter mais tempo de jogo e ganhar experiência.

    zz – Na próxima temporada já tem alguma decisão tomada ou já foi informado pelo Benfica? Vai fazer a pré-época e ficar no plantel?

    F – É um assunto que não posso revelar. 

    Portugal
    Florentino Luís
    NomeFlorentino Ibrain Morris Luís
    Nascimento/Idade1999-08-19(24 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    Dupla Nacionalidade
    Angola
    Angola
    PosiçãoMédio (Médio Defensivo)

    Fotografias(51)

    Liga Portugal Betclic: Sporting CP x SL Benfica
    Liga Portugal Betclic: Sporting CP x SL Benfica

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Inuyashapt 26-04-2024, 05:02
    moumu 26-04-2024, 03:12
    moumu 26-04-2024, 02:50
    moumu 26-04-2024, 02:49
    Diasmartins 26-04-2024, 01:43
    marciosantos321 26-04-2024, 01:34
    marciosantos321 26-04-2024, 01:24
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 00:55
    carocha2023 26-04-2024, 00:48
    AS
    asa_scouting 26-04-2024, 00:31
    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42