placardpt
      Mude para o zerozero Futsal. Tudo sobre o Futsal aqui!
      Empate nos dois jogos

      Dia 2: Equilíbrio total no grupo B

      2022/01/20 21:23
      E0

      No segundo dia do Campeonato da Europa de Futsal 2022 foi a vez das equipas do grupo B entraram em ação. Foi uma tarde/noite de surpresas, com as equipas favoritas a terem que correr atrás do prejuízo para conseguirem amealhar um ponto.

      No primeiro jogo do dia, Cazaquistão e Eslovénia empataram 4x4, resultado que só surpreende quem não viu o jogo. Os cazaques – uma das seleções favoritas à conquista do troféu – andaram sempre atrás do resultado, chegando mesmo a estar em desvantagem por 2x4. Sem Kaká no banco (o selecionador do Cazaquistão está infetado com COVID), e com as baixas de nomes importantes como Léo (que não irá disputar a competição) e Tursagolov (esteve na ficha de jogo, mas não entrou), o Cazaquistão teve em Douglas Júnior o bombeiro de serviço, numa tarde em que Higuita, uma das grandes estrelas mundiais da modalidade, esteve vários furos abaixo do seu nível.

      Outra das seleções que figura no lote das favoritas é a italiana - até porque já venceu a competição por duas vezes (2003 e 2014) -, que precisou de suar para evitar a derrota diante da estreante Finlândia. O 3x3 final premeia a assertividade finlandesa, ainda que Itália só se possa queixar de si mesma, visto que sofreu os três golos da mesma maneira.

      Cazaquistão x Eslovénia

      Foi um jogo equilibrado, em que o empate acaba por se ajustar face àquilo que se passou na quadra, em Groningen. As estatísticas finais da partida ajudam a perceber isso mesmo: 46 remates dos cazaques contra 44 dos eslovenos, mas a seleção a seleção dos balcãs conseguiu mais remates enquadrados, 14 contra 13 do Cazaquistão.

      O Cazaquistão entrou melhor no jogo, e foi a primeira equipa a criar perigo, mas a Eslovénia cedo percebeu que hoje não seria dia de Higuita, e foi se aproximando da baliza dos cazaques. Depois de enviarem uma bola ao ferro, aos 8’, os eslovenos conseguiram mesmo abrir o ativo aos 11’: Higuita subiu no terreno (uma das poucas vezes que o fez em toda a partida), mas perdeu a bola, e Denis Totošković atirou a bola do meio-campo para a baliza deserta.

      No minuto seguinte, contrariedade para os cazaques, que viram Albert Akbalikov ser expulso com vermelho direto. No entanto, o Cazaquistão conseguiu aguentar os dois minutos em inferioridade sem sofrer golo, o que galvanizou a equipa para a procura do empate, que chegou aos 16’, por intermédio de Douglas Júnior, na sequência de um canto.

      No segundo tempo foi a Eslovénia a entrar melhor, marcando novo golo na sequência de um cando, aos 23’. Bola aérea da direita para a ala contrária, para o remate de primeira de Matej Fideršek que entra ao primeiro poste. A nova vantagem eslovena durou menos de dois minutos, pois Orazov aproveitou uma sobra em posição frontal para rematar fora do alcance de Nejc Berzelak.

      Mantinha-se o equilíbrio na partida, mas com os eslovenos a demonstrarem mais soluções de finalização, o que acabou por se traduzir em dois golos consecutivos, aos 31’ e 33’. Primeiro foi Žiga Čeh a recuperar a bola no meio-campo e a partir em direção à baliza, só parando depois do remate certeiro bater no fundo das redes de Higuita. Pouco depois foi a vez de Teo Turk marcar, aproveitando que os adversários ficaram a pedir falta no meio-campo para se isolar na cara de Higuita, que ainda tocou, mas não evitou o quarto golo esloveno.

      O Cazaquistão não desistia, reduzindo a desvantagem aos 36’ com o desvio oportuno de Zhomart Tokayev que enganou o guarda-redes adversário. Com pouco mais de dois minutos para jogar, o Cazaquistão apostou no 5x4GR, prescindindo de Higuita e colocando Chingiz Yesenamanov no papel de guarda-redes avançado. O empate surgiu pouco depois, através de um golo de Douglas Júnior, a meias com Nejc Berzelak.

      Até final, os eslovenos acertaram as marcações na defesa, mas também não conseguiram marcar, desperdiçando a vantagem conseguida, mas amealhando um ponto importante.

      Itália x Finlândia

      ©UEFA

      Empate a três no reencontro entre Itália e Finlândia, duas seleções que se defrontaram no caminho até esta fase final. Na altura, Itália venceu os dois encontros, mas, desta vez, os finlandeses estiveram sempre na frente do resultado, e até podiam ter vencido o jogo no derradeiro lance, quando os italianos jogavam de 5x4+GR.

      A estreante Finlândia entrou no jogo praticamente a vencer, adiantando-se no marcador logo no primeiro minuto, na sequência de uma reposição lateral. Em zona frontal, a 10/12 metros da baliza, Henri Alamikkotervo rematou forte e colocado para fazer história: primeiro jogador finlandês a marcar um golo em fases finais de europeus. 

      A resposta italiana não se fez tardar, com Gui a deixar o aviso com uma bola na trave, menos de um minuto antes do golo do empate. Aos 3', numa jogada individual de Nicolodi, o internacional italiano foi de uma ala à outra à procura do espaço para rematar e repor a igualdade. Com a partida novamente empatada, os italianos passaram a assumir as despesas dos jogos, com os finlandeses a procurarem as transições.

      O marcador não voltaria a mexer até ao intervalo, sendo que os dois conjuntos dispuseram de oportunidades, incluindo bolas nos ferros: Gabriel Motta atirou ao poste aos 10', e aos 13' foi Lassi Lintula quem esbarrou nos ferros.

      No segundo tempo, Itália foi mais dominadora, e bem mais rematadora. Os italianos usavam e abusavam do remate exterior, mas Kasper Kangas e toda a defesa finlandesa mostravam-se atentos e concentrados. Os transalpinos conseguiriam dar a volta ao placard aos 30', numa bela finalização de Cainan de Matos, mas os finlandeses responderam de pronto, com o bis de Alamikkotervo através de mais um remate forte de mais distância. 

      Aos 33', os nórdicos confirmaram nova cambalhota no marcador, com um golo a papel químico do primeiro (e não muito diferente do segundo), só que desta feita apontado pelo capitão Panu Autio. Massimiliano Bellarte não gostava do que via, e ainda com mais de cinco minutos para jogar, lançou Carmelo como guarda-redes avançado. Alex Merlim enviou uma bola à trave aos 37', mas só já perto do último minuto é que Itália conseguiu mesmo desposicionar a defensiva finlandesa, com Cainan de Matos a aproveitar para empatar a partida, fechando as contas.

      Na próxima jornada, na segunda-feira, Itália mede forças com a Eslovénia, ao passo que o Cazaquistão defronta a Finlândia.

      Fotos e Vídeos

       

      Galeria Cazaquistão x Eslovénia

      Galeria Itália x Finlândia

      Skill of the Day (Teo Turk)

      Goal of the Day (Douglas Junior)



      Eslovénia
      Teo Turk
      NomeTeo Turk
      Nascimento/Idade1996-03-15(28 anos)
      Nacionalidade
      Eslovénia
      Eslovénia
      PosiçãoAla

      Fotografias(2)

      Euro Futsal 2022| Cazaquistão x Eslovénia (Fase Grupos)
      Euro Futsal 2022| Cazaquistão x Eslovénia (Fase Grupos)

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Andebol
      Apito inicial marcado para as 19h30
      Portugal volta a entrar em ação, desta vez para disputar a primeira mão de qualificação para o Mundial 2025. O adversário? A Bósnia e Herzegovina. A ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      ruipereira_ 09-05-2024, 07:20
      moumu 09-05-2024, 04:31
      moumu 09-05-2024, 04:27
      moumu 09-05-2024, 04:19
      moumu 09-05-2024, 02:42
      moumu 09-05-2024, 02:40
      Triper 09-05-2024, 02:18
      Sir_jaof 09-05-2024, 01:52
      AS
      asa_scouting 09-05-2024, 01:33
      BlackCat 09-05-2024, 01:32
      mundial200 09-05-2024, 01:26
      TheGlutaminator9 09-05-2024, 01:18
      DI
      divertido1976 09-05-2024, 01:09
      AMORIMAXADREZADO 09-05-2024, 01:04
      mundial200 09-05-2024, 00:58
      mundial200 09-05-2024, 00:22