placardpt
    FC Porto segue em frente na Taça

    Foi comprida, mas obrigação foi cumprida

    Num jogo com vários contornos antes do apito inicial, os 90 minutos tiveram superioridade do FC Porto, mas não tanta como a teoria poderia supor. Por muito mérito de um desfalcadíssimo Vizela e também por algum demérito dos dragões, que tiveram de dar o litro na segunda parte para evitarem trabalhos forçados. Segue-se o Sporting, a duas mãos, no trajeto que acaba no Jamor, mas só para um.

    Chegou a parecer fácil? Chegou...

    O contexto em que o jogo surgiu é, inevitavelmente, assunto. Sabia-se que havia um surto na equipa do Vizela, sabia-se que houve pedido de adiamento, mas que o número de jogadores disponíveis não o obrigavam, mas não se sabia muito mais. Soube-se, quando os onzes foram conhecidos, que ia ser um desafio duplo para Álvaro Pacheco: mais do que o adversário, fortíssimo e em excelente forma, era para dentro que o treinador tinha de olhar. Foi com dois defesas esquerdos que compôs o centro da defesa, foi com um estreante que se apresentou na lateral esquerda e teve de ser com dois avançados que se mostrou na frente - curiosamente, trabalhariam muito bem para o golo do empate.

    Ora, se tantas condicionantes na equipa vizelense sugeriam um jogo acessível para um FC Porto, já por si só, favorito, nada melhor do que começar a ganhar, num aproveitamento de Uribe numa bola parada. Era o minuto 8 e aquele golo, do camisola 8, convidava a olhares alternativos - não o vencedor do jogo, mas o comportamento de alguns jogadores, quer os menos rotinados do Vizela, quer casos como o de Corona.

    Muita classe de Cassiano no golo ©Kapta+
    O mexicano, em trânsito para Sevilha (deve ter sido o último jogo), voltou a demonstrar o que há muito se sente: já não está . Saiu ao intervalo, juntamente com um apagado Taremi, e nem teve a ver só com o golo sofrido (Fábio Cardoso esteve pior). Na verdade, pouca fluidez deu ao corredor e pareceu sempre uma velocidade abaixo da dos colegas... que não era alta.

    A equipa, depois do golo, passou a alimentar-se a carvão e, enquanto o gasóleo estava no depósito, o que se viu foi um Vizela abnegado, a querer e a conseguir discutir o jogo, a bater-se bem em 4x4x2 e, acima de tudo, a querer mais. Nas divididas isso percebia-se, mas na dinâmica também, apesar das tais limitações.

    Pois bem, o golo do empate, merecido e muito motivador para uma bancada em que, mais uma vez, o grande esteve em inferioridade - um aplauso para Vizela.

    Tudo menos fácil

    Se, ao intervalo, o empate não era surpresa nenhuma, para a segunda parte previa-se uma reação muito mais condizente à adormecida equipa portista. As substituições, com Pepê e Fábio Vieira a terem a oportunidade de acrescentar, traziam essa mensagem bem entendida, só que o que se viu não foi isso.

    Desta vez, não foi como noutros Díaz ©Kapta+
    O Vizela, a ter de abdicar de Cassiano e a lançar mais um miúdo em estreia (Ventura, 19 anos), tentou muito mais do que ser prudente. Com arrojo e arte, logo depois de Evanilson ter assustado com uma bola ao poste, a equipa discutiu o jogo e chegou mesmo a poder alcançar a vantagem, num desperdício de Guzzo.

    Não estava, o FC Porto, a ser superior quando ganhou superioridade novamente no marcador, num excelente lance desenhado à direita e com mão de Zag. Fábio Vieira, que bem tinha entrado, assumiu a responsabilidade e deu nova vantagem à sua equipa. E claro que o FC Porto teve oportunidade para alguns mais a partir daí, mas não é de menos referir que o Vizela voltou a ter grande hipótese de empatar - Marchesín respondeu à altura a Igor Julião.

    Para confirmação, Bruno Costa, que entrara para defesa direito, bateu um canto que Evanilson finalizou com qualidade de cabeça. E o FC Porto segue em frente.

    U Quarta, 12 Janeiro 2022 - 20:45
    Estádio do Futebol Clube de Vizela
    João Pinheiro
    1-3
    Cassiano 24'
    Matheus Uribe 8'
    Fábio Vieira 65' (g.p.)
    Evanilson 89'
    Estádio do Futebol Clube de Vizela
    Lotação6 000
    Medidas105x68
    Inauguração1989
    FaseQuartos-de-Final
    Lances Capitais
    GOLO FC Porto!
    Matheus Uribe marca
    Matheus Uribe marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
    24´
    GOLO FC Vizela!
    Cassiano marca
    Cassiano marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
    65´
    GOLO FC Porto
    Fábio Vieira marca de grande penalidade!
    Fábio Vieira marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    Fábio Vieira marcou o seu 5º golo na equipa (56 jogos)
    89´
    GOLO FC Porto!
    Evanilson marca
    Evanilson marca o seu 6º golo na prova (4 jogos)
    Evanilson marcou o seu 13º golo na equipa (47 jogos)
    A Chave

    Minuto 54: No melhor período do Vizela, Guzzo dispôs de soberana hipótese de marcar e, nessa altura, o 2x1 traria muitos problemas aos dragões. Desperdiçou.

    O Árbitro

    Arbitragem globalmente bem conseguida de João Pinheiro, que esteve bem nos lances principais. Corrigiu a tempo o lapso quando ia expulsar Wendell... quando este via o primeiro amarelo. Nota positiva, portanto.

    O Melhor
    Nenhuns coitadinhos

    O Vizela foi para o campo muito limitado, mas nunca se sentiu uma equipa a temer o poderio do adversário ou a vacilar à primeira dificuldade. Pelo contrário, Álvaro Pacheco e os seus adeptos podem estar orgulhosos do que viram, gostem ou não de vitórias morais.

    O Pior
    Tendência para facilitar

    O FC Porto tinha tudo para uma noite tranquila e até marcou cedo, portanto não se percebe o adormecimento coletivo da equipa, do qual só Uribe escapou na primeira parte. Resolveu-se, mas podia ter sido mais prejudicial.

    Forma
    FC Vizela
    2021/2022
    22J
    6V
    7E
    9D
    23-33G
    FC Porto
    2021/2022
    29J
    21V
    4E
    4D
    66-27G
    Sabia que...by playmaker stats
    FC Vizela eliminado da Taça de Portugal: os vizelenses igualaram a sua melhor campanha na competição (1983/84, 1988/89 e 2021/22)
    Nas 10 últimas épocas, o FC Porto atingiu as meias-finais da Taça de Portugal por 7 vezes ? mas só conquistou a prova por uma vez neste período
    O FC Porto está nas meias-finais da Taça de Portugal pela 5.ª época consecutiva ? com Sérgio Conceição, chegou sempre a esta fase da prova

    Fotografias(22)

    Taça de Portugal: Vizela x FC Porto
    Taça de Portugal: Vizela x FC Porto

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Estamos a 2 finais do Jamor!
    2022-01-14 23h15m por PeevesThePoltergeist
    Identidade, diversão e confiança, nas aptidões próprias e na organização colectiva. Melhoria ao intervalo novamente decisiva.
    AsMo
    2022-01-13 13h47m por OJ_Silva
    La vens tu com os numeros da mercearia vieira. . . continua!
    SO
    Porto
    2022-01-13 10h14m por SomosPorto1989
    Há aqui pessoal que pelos vistos sabe tudo o que se passa nos treinos para saber que o Saravia já não conta nem para jogar às cartas, o Sérgio Conceição apenas disse que acha que não teve uma grande evolução a nível defensivo mas que ainda está a ser observado para ver se serve ou não em lado algum dá a entender que embirrou com ele e o encostou. Também acho que ainda é cedo para falar mas não é nenhuma mentira que mostrou muitas debilidades defensivas na sua primeira passagem tanto que até pe...ler comentário completo »
    MA
    Drifter
    2022-01-13 09h48m por marante96
    Entrou bem. . . a médio Direito, que devia ser a posição dele claramente. Não percebi ainda porque não foi aposta para a posição que o Otávio faz, as falhas defensivas ai não se notariam muito. Pelo contrário, defensivamente ele ai seria melhor que a maioria dos médios direitos.
    Sir_Harry_Kane
    2022-01-13 02h00m por Dragon4rce
    Não metas os pés pelas mão se faz favor, não acabei de comentar "calma aí, o Manafá cumpre"? Falei em Esteves, Saravia e claro o Pinheiro para o lugar do Corona, se achas que ele tem feito jogaços é contigo agora não me venhas com histórias de "não gostas de ninguém". Também não devo gostar do Taremi que dizes ser fraco não? Enfim, parece que não sabem ler as coisas.

    Outra coisa, algum olheiro do Porto vem cá ao ZZ para eu "sugerir"? Acho que não.
    Mas já que quer...ler comentário completo »
    Ultras-__FCP
    2022-01-13 01h36m por Avalanche27
    O Esteves veio de uma lesão grave, não jogava desde agosto. Tem de ganhar ritmo na B, até para desenvolver alguns dos seus pontos fracos. Mas sim, o Conceição é de “pancas” e parece que embirrou com ele.
    Sir_Harry_Kane
    2022-01-13 01h24m por Ultras-__FCP
    Eu tentava ir buscar o Moufi ou o Sacko, no caso do primeiro podíamos dar o Nakajima, no caso do segundo, podíamos usar o Bruno Costa ou até mesmo o Manafá, o Sacko tem perdido espaço no Vitória, está como o Corona, amuado por não ter saído.
    Avalanche27
    2022-01-13 01h22m por Ultras-__FCP
    Eu até dava uma chance ao Esteves, mas um gajo conhecendo o Conceição já sabe que quando ele embirra, é muito complicado o jogador dar a volta. Espero que o central venha e venha o mais depressa possível, mas como já referi em baixo, que venha alguém para acrescentar, não para fazer número.
    Sir_Harry_Kane
    2022-01-13 01h14m por Avalanche27
    O melhor é ignorar
    Centrais
    2022-01-13 01h07m por Avalanche27
    Também estou farto de estar a pagar ao Marcano para este estar no estaleiro. É pena que ninguém lhe pegue
    Ultras-__FCP
    2022-01-13 01h05m por Avalanche27
    Com toda a sinceridade, espero que o Porto dê uma oportunidade ao Saravia, até o João Mário recuperar. Para mim não se ia ao mercado por um único motivo… Precisamos mais de um central e de dar o tudo por tudo para renovar com Mbemba
    Avalanche27
    2022-01-13 01h05m por Ultras-__FCP
    Ninguém em particular, mas gostava que o Porto fosse ao Brasil, o Renan era excelente, também tens o Victor no Corinthians. Eu queria alguém com capacidade para entrar diretamente no 11, mas que ao mesmo tempo ainda fosse suficientemente jovem para podermos fazer uns milhões no futuro, como tantas vezes fizemos no passado. Acho que o Semedo está descartado, e ainda bem, é um excelente jogador, ainda defendi aqui a contratação dele, mas depois de ter voltado a ser(novamente) preso esquece.
    Sir_Harry_Kane
    2022-01-13 01h01m por Ultras-__FCP
    Oh aquilo foi só um desenrasque, o Bruno nem sequer tem características físicas para desempenhar a posição, para além disso essa noção não tem qualquer lógica, o Porto já tem um titular muito bom, a melhorar todos os jogos, no João Mário e uma alternativa minimamente competente no Manafá, a situação em que estamos foi repentina, naquele jogo com o Benfica, um tem que ser operado e vai ter que ficar de fora 3 ou 4 meses e o outro fica o mês de Janeiro no estaleiro.

    Se desp...ler comentário completo »
    Ultras-__FCP
    2022-01-13 01h00m por Avalanche27
    E para central, tens alguém em mente? Ouvi falar muito bem de um central do Palmeiras, o Renan.
    Porto
    2022-01-13 00h52m por Ultras-__FCP
    O jogo não foi levado a sério pelos jogadores, era para a Taça, o Vizela tinha muitas baixas, vinham de um jogo super competitivo e não entraram com tudo, detestei a atitude dos jogadores, espero que não seja para repetir.

    Agora, é fulcral falar da defesa, é impossível continuar com o Cardoso, o Corona e o Wendell, que tem estado numa forma paupérrima, é chave trazer o tal central para o 11 e pelo menos um lateral direito que possa ver uma verdadeira alternativa ao João...ler comentário completo »
    portugaljusto
    2022-01-13 00h49m por Avalanche27
    Vá ler normas da Liga (aprovadas recentemente pelos clubes) e também da FPF, depois comente. Basta ver que no jogo com o Estoril, o próprio Porto tinha MAIS indisponíveis que o Estoril “assolado por casos de covid”. Quanto a apitos dourados, podíamos estar aqui a noite toda, mas não entro para esse peditório.
    Zerozero
    2022-01-13 00h45m por Avalanche27
    Comecem a meter mão nesta caixa de comentários, a falta de educação e spam de alguns usurários é gritante.


    cao_morde_corru ptos
    2022-01-13 00h34m por Avalanche27
    E educação, não lhe foi ensinada? Tem uma vida assim tão frustrante e desinteressante, que o faça vir para aqui diariamente destilar ódio e o ofender tudo e todos?
    FO
    Vinha aqui ler comentários ao jogo
    2022-01-13 00h09m por Formiga1979
    Como não tive oportunidade de ver o jogo, vinha aqui ler os comentários ao mesmo. Infelizmente, como referiram alguns users nos comentários abaixo, cada vez se lê mais alarvidades do que comentários sérios. Tenho pena que assim seja, pois o zerozero era um site onde dava gosto ler as notícias e os respectivos comentários, com malta a falar do futebol propriamente dito (com uma outra picardia, mas isso também faz parte) e onde havia respeito pelos adversários.
    De resto, parabéns...ler comentário completo »
    Primo silva
    2022-01-13 00h02m por OJ_Silva
    Nem mais
    JS
    Mais um cromo a comentar
    2022-01-13 00h00m por jsilva77
    Curioso é que só aparecem nas notícias do FCPorto, porque será ??? Como disse o OJ Silva . . . Zerozero RIP . . . Ia comentar o jogo mas perdemos mais tempo ler barbaridades e insultos, do que propriamente abordagens aos jogos e aos jogadores, por isso . . . Só digo, parabéns ao Vizela pelo excelente jogo que deixaram jogar em casa e a mostrar que afinal o Covid não foi tão arrasador e que as equipas de fazem com mais de 20 jogadores e não só com 11 . . . De resto, venham as alarvidades...ler comentário completo »
    Golo do vizela
    2022-01-13 00h00m por OJ_Silva
    Grande golo e grande assistência.
    Jogo
    2022-01-12 23h54m por pedrinho_dgl
    Vitória justa do Porto, contudo boa resposta do Vizela às adversidades, mas faltou eficácia e pernas no fim.
    Curioso o lance do Wendell, que é igual ao do Otamendi e que levou tantos portistas à indignação. Mas é sempre bom ver a hipocrisia a ser exposta desta maneira.
    Não concordo com a nota positiva ao João Pinheiro, abusou do apito estragando o jogo. O Wendell podia ter sido expulso, não só pela entrada em, mas sim também por ter feito 2 faltas seguidas a esse lance. ...ler comentário completo »
    Zerozero
    2022-01-12 23h51m por OJ_Silva
    R. I. P.
    Vamos lá a ver. . .
    2022-01-12 23h43m por Sir_jaof
    Empurrão com braços esticados nas costas de Evanilson + braço enfiado na cara de Taremi vs. Estar parado fora da pequena área é ser abalroado pelo guarda-redes. . . SIM, É MESMO "IGUAL".

    Guarda-redes sai da pequena área e atirar-se para cima do adversário mas não consegue afastar a bola. . . Polémica, porque. . . a Lei de Jogo não dá jeito e queremos uma nova!

    Grande penalidade por mão de Cardoso. . . Novamente, porque a Lei de Jogo não dá jeito e há que mu...ler comentário completo »
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Internacional
    Oficial
    Terminava contrato no final da temporada e os rumores sobre uma eventual saída para Barcelona surgiram. No entanto, tudo isso foi travado: Lauren Hemp renovou a ligação com o ...
    26-04-2024 23:45