placardpt
    Sporting vence Marítimo pela margem mínima

    Leão finta a hora de ponta à boleia de Porro

    2021/09/24 21:05

    Eis que o filme voltou a repetir-se! No arranque da 7.ª jornada da Liga Portugal bwin, o Sporting logrou uma vitória magra por 1x0 na receção ao Marítimo e segue firme na perseguição ao líder Benfica, que joga em Guimarães.

    Para o encontro que antecedeu a viagem a Dortmund, Rúben Amorim não olhou a poupanças e realizou apenas uma troca no seu onze inicial: entrou Zouhair Feddal, saiu Matheus Reis. Já Julio Velázquez apostou num 3x5x2 e lançou Jorge Sáenz, Iván Rossi e André Vidigal na sua equipa titular.

    Fechado, fechadinho

    Como era expectável, os verde-rubros apresentaram-se em Alvalade muito fechados e compactos, num 5x2x3 defensivo, à espreita do contra-ataque e foram os primeiros a criar perigo, através de um remate perigoso de Bruno Xadas. Do outro lado estiveram uns leões pacientes, que criaram vários momentos de superioridade pelo flanco direito, mas sem efeitos práticos.

    ©Kapta+
    No meio deste jogo de paciência, Nuno Santos foi elemento que mais agitou, surgindo várias vezes deslocado da sua posição. O extremo leonino protagonizou três chances de golo, sendo que uma delas esbarrou na trave. Antes do descanso, Pablo Sarabia também deu um ar da sua graça com um remate em vólei, só que Paulo Victor segurou o nulo.

    Mais uma vez, Porro

    A etapa complementar começou com os leões lisboetas ao ataque, novamente com Nuno Santos a assumir o protagonismo. Sebastián Coates e João Palhinha também tentaram a sua sorte, só que Paulo Victor manteve as suas redes imóveis. Perante o nulo, Rúben Amorim lançou em cena Tiago Tomás, Daniel Bragança e Jovane Cabral.

    Estas mudanças trouxeram mais nervos à partida e uma maior pressão dos visitados, que voltaram a espreitar o golo, só que desta feita foi o poste a surgir no caminho do remate de Pedro Porro. Sem argumentos e capacidade para sair a jogar devido à pressão leonina, os madeirenses foram defendendo o ponto, tentando quebrar o ritmo do jogo como podiam (substituições, pequenas perdas de tempo...).

    ©Kapta+
    Até ao apito, o público de Alvalade empurrou a sua equipa para o tento da vitória. A missão não foi fácil, mas os 8 minutos de compensação deram esperanças aos sportinguistas. Tiago Tomás de uma boa oportunidade, mas Paulo Victor opôs-se bem, com uma defesa de recurso. Contudo, o guardião brasileiro borrou a pintura ao calcular mal uma saída e atingir Jovane Cabral, originando um penálti e a sua expulsão.

    Sem mais substituições, Julio Velázquez teve de colocar Edgar Costa na baliza maritimista. O experiente extremo tentou o milagre, no entanto nada pôde fazer para impedir o golo de Pedro Porro, que voltou a dar a vitória ao Sporting da marca dos 11 metros.

    Agora, no caminho dos verde e brancos, segue-se uma jornada europeia difícil, com a deslocação ao terreno do Borussia Dortmund. Já o conjunto insular vai receber o Moreirense na próxima ronda da I Liga.

    U Sexta, 24 Setembro 2021 - 19:00
    Estádio José Alvalade
    João Pinheiro
    1-0
    Pedro Porro 90' (g.p.)
    Estádio José Alvalade
    Lotação50 095
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração2003
    FaseCampeonato
    JornadaJornada 7
    Lances Capitais
    90´
    +4
    Cartão vermelho para Paulo Victor (Marítimo) Paulo Victor vê o seu 1º vermelho na prova (6 jogos)
    90´
    +8
    GOLO Sporting!
    Pedro Porro marca
    Pedro Porro marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
    A Chave

    90+8 minutos - Golo de Pedro Porro: mais uma vez, tal como aconteceu na visita ao Estoril, o lateral espanhol foi chamado à marca dos 11 metros para resolver o jogo e não vacilou.

    O Árbitro

    Jogo tranquilo para a equipa de arbitragem liderada por João Pinheiro, que foi coerente no critério adotado. O maior desafio para o juiz famalicense foi ter de lidar com algum antijogo do Marítimo, mas acabou por lidar bem com isso disciplinarmente e no tempo de compensação.

    O Melhor
    Resiliência sportinguista

    Apesar do cenário não ter parecido favorável a uma vitória, os pupilos de Rúben Amorim nunca deixaram de acreditar e lutaram arduamente pela vitória. A inspiração pode não ter sido a melhor, mas a vontade de vencer continua bem presente.

    O Pior
    Horário do jogo

    Quem conhece Lisboa sabe que às 19 horas é ´hora de ponta´, algo que se acentua à sexta-feira. Isso refletiu-se no trânsito nas imediações do estádio e nas longas filas de espera (condicionadas pelos protocolos pandémicos), o que originou uma entrada a conta-gotas dos adeptos no recinto.

    Forma
    Sporting
    2021/2022
    9J
    6V
    2E
    1D
    14-9G
    Marítimo
    2021/2022
    8J
    1V
    3E
    4D
    6-10G
    Sabia que...by playmaker stats
    2.ª vitória consecutiva do Sporting na Liga, ambas por 1-0
    4.ª derrota de Julio Velazquez frente ao Sporting, em 4 jogos
    Rúben Amorim continua invicto em casa na Liga, após 34 jogos
    Sporting marca em casa há 26 jogos
    Sporting não perde em casa na Liga há 30 jogos
    9.ª vitória consecutiva do Sporting nas receções ao Marítimo na Liga

    Fotografias(20)

    Liga BWIN: Sporting CP x CS Maritimo
    Liga BWIN: Sporting CP x CS Maritimo
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    SPORTING
    EMPATE
    MARÍTIMO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Pirisca
    2021-09-25 14h35m por pedrinho_dgl
    Em jogos entre equipas pequenas é muito raro haver este tipo de anti-jogo e perdas de tempo a partir do 1º minuto.
    CM
    rochas77
    2021-09-25 13h11m por cmche
    Mas tu viste o jogo de ontem pelo menos? Ou procuraste por palavras caras de comentadores desportivos e decidiste usá-las todas na mesma frase?
    CM
    DabidBTV
    2021-09-25 13h09m por cmche
    Então mudam a narrativa para "3 minutos foram muito tempo".
    Quem defende que 8 minutos de compensação no tugão é muito, é gente completamente cega pelo clubismo
    Tudo a queixar dos 8 minutos
    2021-09-25 12h28m por DabidBTV
    Mas o penalti foi assinalado aos 90+3/4. . . .
    PI
    pedrinho_dgl
    2021-09-25 12h24m por Pirisca
    Mais uma vez falei de forma genérica, basta a malta estar atenta aos minutos de descontos que são dados nos jogos em que o clube grande não está a ganhar e nos jogos em que o grande tem o resultado a seu favor resolvido.
    CM
    lisandroo
    2021-09-25 12h19m por cmche
    Lanço-te um desafio, vai ver a segunda parte do jogo de ontem com um cronómetro e para o relógio de cada vez que a bola saiu e eram os jogadores do Marítimo a repor a bola em jogo, nem precisas de parar aquando as substituições ou quando os jogadores do Marítimo ficavam no chão, mas que não pediam ajuda médica, para assim não terem de sair e deixa a equipa com menos 1. Depois sim, vens aqui dizer de tua justiça alguma coisa com sentido
    pedrinho_dgl
    2021-09-25 12h07m por Aleaotejano
    Eles vão continuar a fingir que isso não foi assim. . . escusas de perder o teu latim.
    Em frente Sporting!
    lisandroo
    2021-09-25 11h59m por pedrinho_dgl
    Amigo, é feio vir comentar um jogo que nem viste.
    Pirisca
    2021-09-25 11h57m por pedrinho_dgl
    O tempo de descontos foi mais que justificado, e não sei se até não se perdeu mais tempo que isso. Mas o penalti foi aos 93, por isso não é por aí. . .
    PI
    Dirtylooks
    2021-09-25 11h52m por Pirisca
    Falei de uma forma genérica de como o adepto pensa, que as situaçºoes "supeitas" que envolvem o seu clube têm uma justificação, mas é marosca qd se trata dos outros. . .
    CM
    MisticaEncarnad a
    2021-09-25 11h41m por cmche
    Aí está. E estes treinadores vão tendo trabalho porque no tugão anda-se ao sabor do vento, um clube com cabeça, tronco e membros não contrata este tipo de gente, é que isto não é nada.

    Jogar com autocarro, andar a trocar a bola na bandeirola de canto, isso são estratégias, agora passar o tempo a demorar na reposição de bola, gente o chão, sempre a tentar os caldinhos, isto não é nada, isto é gente que não vale mesmo nada.
    PI
    Dirtylooks
    2021-09-25 10h51m por Pirisca
    Todos acham q aquilo q se passa de "estranho" com o seu clube tem uma justificação lógica, mas qd é com os outros é roubalheira. É a mentalidade do adepto tuga. . .
    PI
    jsilva77
    2021-09-25 10h38m por Pirisca
    "Também ficamos a saber que afinal o anti-jogo existe realmente e que não é um qualquer devaneio de uns quantos adeptos e que pode ser necessário um jogar ter uns 8, 10 ou mais minutos de compensação sem qualquer problema, porque realmente o anti-jogo é uma realidade no nosso campeonato e com algumas equipas em particular . . . Mas só ontem e graças ao Sporting se soube isso e se compreende . . . "

    O problema não é esse, o problema é q os árbitros dão mais tempo de descon...ler comentário completo »
    VerdeRubro
    2021-09-25 09h27m por pedrinho_dgl
    Deves estar todo contente, viste a tua equipa entrar no meio campo adversário para aí 5x.
    Vamos ver se o banho de realidade não vem para vocês numa 2 liga, não me importava nada.
    JS
    Também ficamos a sabee
    2021-09-25 08h43m por jsilva77
    Que afinal o desgaste existe quando se joga de 3 em 3 dias e até pode fazer alguma diferença e obrigar a uma gestão de plantel mais criteriosa . . . Olá, ano novo, vida nova e novas resoluções . . . A isto é que se chama uma total inversão do discurso e das percepções . . . Eh lá . . .
    CSM
    2021-09-25 08h25m por VerdeRubro
    Eu sei que queriam ter jogos mais sossegados, porque isto de ganhar jogos nos descontos com bolas paradas dá cabo dos vossos nervos.

    Ainda bem que existem competições europeias para dar-vos um banho de realidade e um pouco de humildade.
    Sporting
    2021-09-25 08h20m por MrHyde
    Já elogiei muito Rúben Amorim porque acho que é o melhor treinador para o projeto do Sporting, é um treinador com ideias bem definidas e não muda só por as coisas não lhe correrem bem num ou outro jogo. Mas, o plantel desta época é demasiado curto e com poucas soluções para poder disputar todas as competições, a época é longa. Sem Pedro Gonçalves falta ao Sporting um goleador, Paulinho até pode ser útil em alguns momentos do jogo, mas, a um ponta de lança o que se pede são golos e, isso...ler comentário completo »
    JS
    Nos jogos do Sporting
    2021-09-25 07h43m por jsilva77
    Fico sempre a perceber mais de futebol . . . Ontem fiquei a perceber que se os penalties existem . . . São para marcar, seja qual for a altura, a frequência, a quantidade . . . Finalmente fez-se liz, há já uns tempos que há malta que se bate por isso e estão sempre contra, mas finalmente viu-se a Luz e em Alvalade também . . .

    Também ficamos a saber que afinal o anti-jogo existe realmente e que não é um qualquer devaneio de uns quantos adeptos e que pode ser necessário um...ler comentário completo »
    pedrinho_dgl
    2021-09-25 01h58m por MisticaEncarnada
    ". . . não acho que seja vergonha nenhuma uma equipa vir com uma mentalidade defensiva, tentando explorar o contra ataque. Acho sim uma vergonha uma equipa se fechar atrás 90 mins, não conseguir contra atacar e simplesmente chutar para a frente e perder tempo desde o primeiro minuto. . . "
    Isso é o que defendo. Uma equipa até pode nem conseguir jogar de igual para igual com outra de um poderio maior mas há formas de contrariar, umas mais ofensivas que outras. Procurar o empate des...ler comentário completo »
    Mais uma vez
    2021-09-25 00h36m por champions2004
    Salvos pelo penalti.
    Até jogaram bem e mereceram.
    O pênalti é incontestável.
    MisticaEncarnad a
    2021-09-25 00h04m por pedrinho_dgl
    Isso na teoria é apetecível, mas é muito difícil para as equipas pequenas tentarem esses sistemas de pressão alta, isso requer um desgaste enorme e uma capacidade enorme de toda a equipa, já para não falar que Benfica e Sporting são equipas que até lidam bem com pressões altas pq têm qualidade na saída, Porto nem tanto. Por exemplo, o Vizela tem esses ideias e levou 3 do Sporting pq se expôs demasiado. Aqui a qualidade das equipas vem ao de cima e tem que ser um fator a ter em conta.
    ler comentário completo »
    cmche
    2021-09-24 23h55m por MisticaEncarnada
    Pois lá está, é que eu não vejo os treinadores mais conservadores a ter sucesso. Vejo é os Marcos Silvas, os Leonardos Jardins, treinadores como o Abel, o Ivo Vieira, etc. . . que têm ideias de jogo mais positivas.
    pedrinho_dgl
    2021-09-24 23h54m por MisticaEncarnada
    É verdade que fica mais difícil jogar no último terço do campo mas assim que entra um golo a equipa perde reacção, não conseguem ir atrás a bola. Já para não falar que num jogo inteiro a jogar assim marcam muito poucos golos. Defender em certas alturas do jogo sim, fazer disso o plano A, B e C é que não entendo. É que há equipas tão amarradas aos aspectos defensivos que nem numa situação de 3 para dois em contra ataque, por exemplo, conseguem ter sucesso quando ganham a bola.
    Os...ler comentário completo »
    PORTOTUGA2
    2021-09-24 23h49m por pedrinho_dgl
    Também tinha o pior plantel o ano passado, isso vale o que vale.
    PORTOTUGA
    2021-09-24 23h42m por zologoncas
    Sinceramente, se o Sporting ficar em 3º na Champions já poderá ser considerado bom.

    Quanto ao Rubem e tentar voltar. Espero que todas as equipas portuguesas façam os pontos necessários para mantermos pelo menos o 5º lugar na UEFA.

    Se Porto e Benfica se distraírem muito, admirem-se do Sporting voltar a ser campeão este ano. . . .

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Barrilete Cósmico
    entrevista
    Rui M. Tovar entrevista Jaime Pacheco - Parte II
     Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, ...