placardpt
    Primeira vitória caseira do Portimonense

    Bem-vindos a casa

    2021/09/17 22:23
    E5

    À terceira foi mesmo de vez para o Portimonense, que conseguiu o primeiro triunfo caseiro na época depois de vencer o Santa Clara por 2x1. Lucas Fernandes regressou ao onze e foi peça fundamental no triunfo algarvio, tendo estado ligado aos dois golos da partida, num jogo com duas partes distintas que ditou também a continuidade do mau período dos açorianos enquanto visitantes.

    Cada tiro…

    À entrada para esta partida, o Portimonense ainda não tinha marcado qualquer golo ou vencido em casa e o Santa Clara tinha registo idêntico como visitante. Pois bem, apesar das oportunidades não terem abundado na primeira parte, bastaram 20 minutos para esses registos se tornassem passado.

    Os algarvios, que assumiram quase sempre a iniciativa do jogo, foram a primeira equipa a desatar o nó dos primeiros minutos e quebrar o enguiço dos golos, ou da falta deles, na primeira aproximação à baliza, num lance que começou num passe longo de Carlinhos e terminou com uma bela finalização de Wilinton Aponza, que se estreou a marcar e inaugurou o marcador após um toque de Lucas Fernandes.

    ©Kapta+
    Do outro lado, os açorianos, que não contaram com Cryzan e Morita, não tinham medo de ter bola, mas privilegiavam um jogo de expetativa, à espera do erro para sair em transição. A resposta, no entanto, surgiu num belo lance coletivo, no qual Anderson Carvalho abriu espaço para Ricardinho com um toque de calcanhar, o extremo acertou no poste e Rui Costa, o novo homem golo após a saída de Carlos Júnior, atirou a contar.

    Já falámos nas poucas oportunidades e foi o que se verificou durante longos minutos após o 1x1. Ainda assim, eram os algarvios, que beneficiavam da maior criatividade na saída de bola oferecida por Ewerton, Carlinhos e Lucas, que tinham mais bola e foram mesmo os algarvios que voltaram a fazer vibrar as bancadas, em cima do intervalo. A bola saiu de Pedrão, da defesa, até Aponza, que retribuiu o favor e tocou para um tiro certeiro de Lucas Fernandes.

    (Quase) Um só sentido

    Se na primeira parte faltaram oportunidades, na segunda parte foram precisos poucos minutos para a primeira de várias ameaças. O Portimonense mudou duas peças ao intervalo e os efeitos foram imediatos, com uma grande entrada. Anderson Oliveira foi o primeiro a ameaçar, mas logo de seguida foi Fali Candé a ficar perto do golo e, pouco depois, foi um livre de Lucas Fernandes a deixar a defesa açoriana em alerta.

    ©Kapta+
    A resposta do Santa Clara - que reclamou grande penalidade em duas ocasiões nesse entretanto, mas sem razão - só chegou já para lá da hora de jogo, num remate de Jean Patric ao lado, mas não tardou até que novas grandes oportunidades chegassem para os algarvios, com Anderson, Fali Candé e Moufi a ficarem muito perto de festejar. Era uma segunda parte de sentido único, mas tudo mudou nos instantes finais…

    A equipa de Daniel Ramos fez-se valer da reconhecida força nas bolas paradas para se aproximar da baliza de Samuel Portugal e conseguiu finalmente ameaçar o golo. De resto, até ficou mesmo muito perto da surpresa, primeiro num cabeceamento de Paulo Henrique e depois num remate muito perigoso de Bouldini, mas, depois de algum sofrimento, os três pontos ficaram mesmo no Algarve, pela primeira vez nesta temporada.

    jogos históricos
    U Sexta, 17 Setembro 2021 - 20:15
    Estádio Municipal de Portimão
    Luís Godinho
    2-1
    Wilinton Aponzá 10'
    Lucas Fernandes 44'
    Rui Costa 19'

    ESTÁDIO

    Estádio Municipal de Portimão
    Lotação4 907
    Medidas102x64
    Inauguração1937
    Lances Capitais
    10´
    GOLO Portimonense!
    Wilinton Aponza marca
    Wilinton Aponza marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    19´
    GOLO Santa Clara!
    Rui Costa marca
    Rui Costa marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
    44´
    GOLO Portimonense!
    Lucas Fernandes marca
    Lucas Fernandes marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
    Positivo
    Início algarvio

    São já três vitórias e 10 pontos em seis jogos que valem ao Portimonense o quinto lugar à condição, apenas atrás de Benfica, Estoril, FC Porto e Sporting. Um belo início da equipa de Paulo Sérgio que pode ser muito importante depois de duas temporadas difíceis, nas quais a equipa algarvio lutou até perto para assegurar a manutenção.

    Negativo
    Viagens difíceis

    Não está fácil para o Santa Clara deixar a ilha dos Açores... A equipa de Daniel Ramos ainda não conseguiu pontuar fora de casa, em três jogos, sendo que só nesta noite é que conseguiu festejar pela primeira vez. Para além disso, são apenas quatro pontos em seis jogos que, ainda que influenciados pela participação europeia, não são bom sinal.

    Forma
    Portimonense
    2021/2022
    8J
    4V
    1E
    3D
    9-7G
    Santa Clara
    2021/2022
    13J
    6V
    2E
    5D
    14-17G
    O Árbitro

    Arbitragem segura de Luís Godinho, que não teve influência no resultado final e decidiu bem no lance capital da partida: a grande penalidade reclamada pelo Santa Clara.

    Fotografias(15)

    Liga BWIN: Portimonense x Santa Clara
    Liga BWIN: Portimonense x Santa Clara
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTIMONENSE
    EMPATE
    SANTA CLARA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Duas notas
    2021-09-18 10h35m por tcb9277
    Todos os 3 golos do jogo foram de belo efeito, o do Santa Clara mais pela jogada em si.

    O Portimonense mais uma vez a ter as melhores oportunidades do jogo, tal como aconteceu contra o Boavista, com a oportunidade de arrumar com a questão bem mais cedo, mas no final a tremer por todos os lados.
    Será desta que o Portimonense. . .
    2021-09-18 10h27m por tcb9277
    . . . faz uma época tranquila?

    Nunca poderão almejar mais se não forem minimamente consistentes.

    Já o Santa Clara, tem de encontrar o seu rumo, parece que ainda não recuperaram da ressaca com o Partizan.
    Boa vitória. . .
    2021-09-18 03h15m por PortimonDesdePiqueno
    Que merecia ter sido mais expressiva. Foi pena a pouca eficácia na finalização, algo que já não é de agora, pois evitava-se aquele sufoco final. Vamos lá a ver se este bom início de temporada é o prenúncio de uma época muito mais tranquila que as duas últimas. É muito bom ver o Lucas Fernandes a regressar ao seu bom jogo. É um jogador diferenciador e prepara-se para fazer uma grande temporada. Uma palavra também para o Aponza. Penso que pode estar aqui o substituto do Beto. Veremos nos ...ler comentário completo »
    Portimonense
    2021-09-17 22h51m por pedrinho_dgl
    Bela equipa, muito intensa e sempre pressionante, fizeram um excelente jogo. O Lucas Fernandes é grande jogador, pena as lesões que o andam a impedir de explodir.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Barrilete Cósmico
    entrevista
    Rui M. Tovar entrevista Jaime Pacheco - Parte II
     Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, Jaime Pacheco é o maior, ...