placardpt
    Roma de Mourinho melhorou na segunda parte

    FC Porto empata... e era o mínimo

    Contra a Roma de José Mourinho, no penúltimo teste da pré-época, o FC Porto mostrou mais um pedaço do que se pode esperar da equipa para a época que está a começar. Depois de uma primeira parte muito boa, em que só Rui Patrício pode explicar como os dragões não foram para o intervalo a ganhar por dois ou mais, deu-se uma melhoria dos romanos no segundo tempo, com um golo a ajudar, e novamente ascendente portista na fase final, altura em que surgiu o empate. Não sendo um resultado deslumbrante (o que pouco importa), ficaram várias boas indicações para Sérgio Conceição.

    FC Porto 0x3 Rui Patrício

    Pinto da Costa homenageou Mourinho ©Kapta+
    Por este subtítulo entenda-se que a primeira parte foi toda dos dragões. Tirando numa arrancada de Zaniòlo logo a abrir o jogo, que deu num cruzamento sem emenda, a equipa de Sérgio Conceição foi sempre superior e dominadora, tendo criado três claras ocasiões que foram todas negadas pelo guarda-redes português. Sérgio Oliveira de livre, Pepê de cabeça, Taremi de pé direito, Otávio também de cabeça e depois num cruzamento muito perigoso, várias foram as investidas dos azuis e brancos que quase deram em golo.

    Em 4x4x2, com Sérgio Oliveira próximo dos centrais a construir, a equipa portista foi depois dinâmica na forma como se movia, com os criativos Otávio e Pepê a vaguearem entre o corredor central e o lateral, trocando de posições e abrindo espaços às subidas dos laterais. Aí surgiu, uma vez mais, um dos grandes destaques desta pré-temporada: João Mário. O português é cada vez mais uma certeza para o começo de época e foi ele o motor para boa parte das tais oportunidades que falámos em cima.

    Do outro lado, uma Roma muito inofensiva, ainda atrasada na sua preparação e com clara falta de ritmo para acompanhar o adversário. José Mourinho tem estudado a própria equipa e desde logo fica por se perceber se vai manter os três centrais, que tem sido uma matriz do clube nos últimos anos, ou se opta por uma linha de quatro. Neste jogo, mais do que isso, saltou à vista a falta de capacidade para construir depois da primeira fase, já que normalmente a resposta à pressão alta do FC Porto era jogo direto alguma opção que esticasse na frente e pudesse segurar para os apoios.

    Patrício esteve em grande ©Kapta+
    Se sabia a injustiça para os portistas (por mais que seja um particular, ganhar é um sentimento que está sempre presente), mais terá sabido na segunda parte, que foi bem diferente.

    A Roma começou a crescer com a entrada de Villar e, sem que nunca se sentisse que estaria a dominar o jogo, acabou por chegar à vantagem, numa bola parada bem aproveitada por Mancini, de cabeça. O crescimento romano teve um fruto bem cedo e a equipa agarrou-se a isso.

    Quezílias, mexidas e golo

    Num jogo que teve alguns momentos de maior dureza, sobretudo sobre Otávio, o decorrer do relógio fez com que o desgaste trouxesse menor discernimento. Ao minuto 64, Pepe entrou duro sobre um adversário e gerou-se uma grande confusão, que envolveu as duas equipas, com os bancos à mistura, e que o árbitro optou por resolver com pedagogia, pedindo cabeça fria aos dois capitães.

    Árbitros e capitães resolveram ©Kapta+
    As equipas beberam água e voltaram para a última meia hora, onde o FC Porto demorou a reagir e só o conseguiu com as entradas de Luis Díaz e Grujic, jogadores que chegaram mais tarde à pré-época, mas que são peças de inquestionável importância para Sérgio Conceição, e sobretudo de Chico Conceição, Evanilson e Vitinha. Seriam estes três os contrutores do golo do empate, que era, acima de tudo, de justiça pelo jogo no seu todo.

    Além do golo, a reta final teve mais momentos de destaque, o último deles com Taremi, em ótima posição, a falhar o alvo por muito pouco.

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ROMA
    EMPATE
    FC PORTO

    Fotografias

    Amigável: AS Roma x FC Porto
    Amigável: AS Roma x FC Porto

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    SO
    Bruno Costa
    2021-07-29 14h20m por SomosPorto1989
    Juro que não entendo certos comentários, foi dos melhores elementos nestes 2 jogos apesar de ontem não ter sido tão preponderante claro que não deverá ser titular mas para suplente chega e bem e queixam-se porque o Vitinha não foi titular em vez dele quando jogam em posições diferentes, a vontade de criticar é tanta que nem pensam.

    Agora uma coisa é certa pelo menos 2 médios poderão vir a sair, o Loum já saiu pelo que pelo menos mais 1 médio irá também sair a manter-se o 4-4-2...ler comentário completo »
    SO
    Estatisticament e
    2021-07-29 14h11m por SomosPorto1989
    Realmente comparar a compra de um médio ofensivo com a de um extremo/segundo avançado tem tudo a ver 🤦‍♂️ ;

    CA
    Mexidas no plantel
    2021-07-29 14h03m por Carago10
    É verdade que o SC gosta de plantéis extensos (já eu não gosto nada), mas penso que há dúvidas na permanência de alguns titulares (Sérgio Oliveira, Corona, Luís Díaz, Mbemba), pois o mercado ainda não estourou (temos assistido a pouquíssimas movimentações dos tubarões). Assim parece-me que determinados jogadores (Baró p. e) ainda não foram emprestados devido a essa indefinição.
    CA
    4-4-2 com Luís Díaz
    2021-07-29 13h52m por Carago10
    Não me espantava nada ver um 4-4-2 com Luís Díaz a fazer par com Taremi (ou outro ponta) na frente.

    O SC gosta de mobilidade. Gosta de jogar num 4-4-2 que em vários momentos do jogo se converte em 4-3-3 com um dos alas a cair para o meio. Otávio interpreta isso na perfeição. Pepê já dá bons sinais de interpretação e parece-me que tb será aposta no 11 inicial do lado esquerdo. Luís Díaz neste sistema pode começar mais adiantado no terreno (fica até com mais liberdade, dado qu...ler comentário completo »
    CA
    azul e branco96cnsl
    2021-07-29 13h44m por Carago10
    O Oliveira foi de facto um jogador muito importante na equipa, mas a aparecer uma boa proposta acho que é de ser vendido, dada a quantidade e qualidade de jogadores que temos para atuar no meio campo.

    Diria que neste modelo de jogo e pela forma como o FC Porto joga o jogador mais difícil de substituir seria o Otávio.
    Estatisticament e
    2021-07-29 13h38m por da_ni82
    "Em 2014 quando ele fez aquela primeira epoca estrondosa no UDINENSE disse que era de aproveitar pq era um jovem que ja mostrava valor numa liga como a ITALIANA.
    E estava a venda por apenas 8 Milhoes.

    Mas o FLOPETEGUI preferiu pagar 11 milhoes por metade do A. LOPEZ. "

    Tão crítico e tão sapiente e vem comparar a compra de um avançado que tinha tido um papel importante na final da Liga dos Campeões do ano anterior com a compra de um médio ofensivo, promiss...ler comentário completo »
    11 base
    2021-07-29 13h31m por KingRotxa
    Do que tenho visto, este seria o 11 base:
    - Marche (Apesar de ainda não ter jogado, mas a sua qualidade é inegável);
    - João Mário (Tem estado bem, deverá melhorar alguns apestos defensivos);
    - Mbemba (Renovar e mante-lo para a próxima época);
    - Pepe;
    - Manafa (Embora eu acho que devemos contratar um defesa esquerdo);
    - Grujic (Penso que o S. Oliveira será vendido);
    - Uribe (Simplesmente o melhor médio);
    - Otavio;
    - Luiz Diaz (S...ler comentário completo »
    DR
    FC Porto
    2021-07-29 13h21m por Dragunners
    O plantel me parece ter boas e diversificadas soluções, só precisando de um Lateral esquerdo que dê outra dinâmica ao corredor coisa que o Manafá não tem conseguido, e um goleador, uum avançado superior aos que temos. Se o Porto conseguir estes 2 reforços e não perder peças importantes irão ficar muito fortes.
    Ultras FCP
    2021-07-29 10h50m por azul_e_branco96cnls
    O Mbemba podes juntar na lista, o Uribe e Merche fizeram uma excelente época sem dúvida mas na minha opinião num plano a baixo desses 4.
    É claro que não podemos vender o Vitinha, eu nem sequer falei nele no meu comentário.
    Numa época tão longa com compeonato, duas taças internas e Champions perdermos o SO e consequentemente a sua experiência e liderança de balneário e ficarmos pendentes de um jogador promissor que é o Vitinha que apesar de ter muita qualidade não o vejo para ...ler comentário completo »
    Plantel
    2021-07-29 10h29m por ssilva3
    Na minha opinião deveriamos beneficiar do encaixe financeiros que os ativo Corona, Diogo Leite, Marcano e Sérgio Oliveira poderiam dar ao clube.

    11 (sem compras)
    Marchesin
    João Mário
    Mbemba
    Pepe
    Zai du
    Grujic
    Uribe
    Vitin ha
    Luis Diaz
    Otávio
    Taremi
    azul_e_branco96 cnls
    2021-07-29 10h28m por Ultras-__FCP
    Sérgio Oliveira a frente de Mbemba, Marchesin ou Uribe? Está certo. Entre vender o SO ou vender o Vitinha, só alguém que não perceba nada de bola, mas não perceba nada mesmo, é que escolhe vender o Vitinha.
    Adeptos Portistas
    2021-07-29 10h23m por azul_e_branco96cnls
    Li em vários comentários o desejo dos adeptos do Porto de vender o SO porque por ele ser fraco, por apartir de agora só desvaloriza, não tem lugar na equipa, etc.
    So fico a pensar que ninguém vê realmente os jogos. .
    Vender o SO? O nosso melhor jogador da época passada juntamente com Pepe e Taremi sem margem de dúvidas, enquanto o Corona se andou a arrastar pelo campo metade da época e dizem que é o melhor jogador do Porto.
    Vejam os jogos, o Marega já não está lá, já podem ver
    marante96
    2021-07-29 10h18m por Ultras-__FCP
    Loles, tu sabes sequer ler? Eu falei na dupla Grujic/Vitinha. A comparação entre ele e o Bruno foi para exemplificar e mostrar o vício de puxar o talento para o lado em favor do esforço limitado.

    Como referi em baixo, devia ser crime jogar com SO/B Costa, quando no banco tens Grujic/Vitinha. De todos os médios que o Porto tem, o Bruno é o mais limitado, é jogador de plantel, nunca um titular.
    MA
    Ultras
    2021-07-29 10h10m por marante96
    Mas tu viste o jogo sequer? O bruno estava a fazer de Uribe durante o jogo, enquanto que o Vitinha entrou para o lugar o Sérgio. . . Porque raio o Bruno jogar significa que o Vitinha não joga?

    Alias, o Bruno ontem fez mais um bom jogo, e ainda recuperou algumas bolas. Não é culpa dele que o Sérgio não conseguisse acertar um passe e parecesse que estava a passear em campo. . .
    É estranho. . . , mas já percebi!
    2021-07-29 09h52m por AcaroInformatico
    Numa equipa campeão da UEFA Youth League, apenas o Conceição ter chegado no ano passado à equipa principal, cujos jogadores não são todos uns fora de série. . . acho estranho.

    Mas, com este exemplo do FCP, já percebi. . .
    A diferença entre ser campeão da UEFA Youth League, ou ser finalista vencido, apesar de enorme no simbolismo, é muito semelhante na qualidade dos jogadores intervenientes. . . por isso, está explicado porque razão é que nenhum jogador do SLB f...ler comentário completo »
    Sir_Harry_Kane
    2021-07-29 09h48m por Ultras-__FCP
    Ter o Grujic e o Vitinha no banco, para jogar com o SO e o B Costa, é um crime. Se o primeiro chegou recentemente e até estava tocado, o segundo é superior ao B Costa em todos os contextos, basta ver a dinâmica que ele trouxe a equipa nos últimos 10 min.

    Quanto à defesa, criticou se o Manafá, porque é um jogador extremamente limitado. Basta comparar com a direita, onde o João Mário oferece uma dinâmica enorme. O Porto precisa de um lateral esquerdo diferenciado, para ontem.
    FC Porto
    2021-07-29 09h38m por Sir_Harry_Kane
    Mesmo com uma excelente exibição onde apenas se falhou na finalização, criticam o meio campo e a defesa. Não foi o Rui Patrício o melhor em campo?
    HA
    É melhor
    2021-07-29 09h11m por Hackerportista
    Vender Vítor Ferreira por 20 e ficar com o Sérgio Pastelão que nunca mais ninguém lhe pega. . . .
    HA
    Estatisticament e
    2021-07-29 09h09m por Hackerportista
    Com este treinadorzinho já sabes será assim. Vende-se os novos por meia dúzia de milhões e fica-se com os que não vão dar retorno financeiro.
    MA
    Espera ai
    2021-07-29 09h08m por marante96
    Um gajo que fez jogos assim assim contra equipas do meio para baixo da tabela da liga portuguesa e melhor que o lateral direito titular da equipa que chegou aos quartos de final da champions?

    O diogo Gonçalves é melhor que o Manafá? Só se for em matraquilhos. . .
    ES
    B. FERNANDES
    2021-07-29 09h07m por Estatisticamente
    Em 2014 quando ele fez aquela primeira epoca estrondosa no UDINENSE disse que era de aproveitar pq era um jovem que ja mostrava valor numa liga como a ITALIANA.
    E estava a venda por apenas 8 Milhoes.

    Mas o FLOPETEGUI preferiu pagar 11 milhoes por metade do A. LOPEZ.

    Agora vamos fazer pior que isso, temos os jogadores como F:Conceicao , F. Viera, Vitinha e nao vamos aproveita-los.
    HA
    Continuo a dizer
    2021-07-29 09h07m por Hackerportista
    Para mim jogos amigáveis pouco valor dou. . . . . quero ver quando forem jogos oficiais.
    Toni Martinez a mim não me transmite confiança. Morelos neste Porto encaixava que nem uma luva. Depois o tal LE mas isso não é preciso tar sempre a repetir pois vê-se descaradamente a falta que faz um que seja de qualidade. Depois este treinador que não invente. Vítor Ferreira é craque e tem lugar de caras a titular. Bruno Costa???? Sérgio Oliveira?!?. . . . o que mais me faz ficar " desconfia...ler comentário completo »
    ES
    VITINHA e F. CONCEICAO
    2021-07-29 08h59m por Estatisticamente
    Fizeram em 10 minutos os que os outros nao fizeram em 80 minutos.

    S. Oliveira nao tem lugar, e agora a SAD como nao se conseguiu ver se livre dele vamos ter que gramar com ele enquanto o VITINHA vai para o banco.

    Ainda nao percebi pq pagarmos 15 milhoes por um extremo (PEPE) quando o nosso melhor jogador (Corona ) joga na mesma posiçao e ainda temos o F. CONCEICAO a explodir.
    Roma e Lille
    2021-07-29 07h55m por Hal21
    A Roma, Lille ou Lyon não são as equipas que vão colocar problemas a este Porto de SC.
    Neste campeonato o Porto tem-se dado extraordinariamente bem.
    O problema este ano serão os Belenenses que jogam com blocos mais baixos que a ética do Luís Filipe Vieira, e para isso, um LE que perde menos bolas e entrava mais e melhores cruzamentos é imperativo.
    AJ
    futebol11fc
    2021-07-29 02h57m por AJcompsHD2
    João Mário e Diogo Costa também muito bem!
    Aínda há o Chico Conceição, Romário, Diogo Leite. . . Muita qualidade!
    jogos históricos
    U Quarta, 28 Julho 2021 - 20:00
    Estádio Municipal da Bela Vista
    Rui Soares
    1-1
    Gianluca Mancini 56'
    Vitinha 89'
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Central dos dragões de volta às opções
    A três dias do Clássico frente ao Sporting, há novidade no Olival. Depois de vários dias a constar no boletim clínico, Fábio Cardoso voltou a trenar sem ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    TheBlankSpace 26-04-2024, 19:36
    O_Pestinha666 26-04-2024, 19:23
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:59
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:40
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:37
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:33
    Tobin 26-04-2024, 18:29
    ACravo 26-04-2024, 18:26
    pedrorosa107 26-04-2024, 18:24
    AngelEyes 26-04-2024, 17:57
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 17:55
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:53
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:41
    DA
    Dassaev 26-04-2024, 17:41