placardpt
    Rui Narciso treinou Eustáquio no Torreense

    A ascensão do castor que brilha na Gold Cup: «A humildade não lhe permite acomodar-se»

    Stephen Eustáquio é um nome que já não é indiferente a nenhum adepto do futebol português. Aos 24 anos, o médio defensivo completou uma temporada em que brilhou intensamente no Paços de Ferreira, um verdadeiro monstro no meio campo de Pepa, mas conseguiu levar (e elevar) as exibições no panorama internacional.

    Fê-lo ao serviço da seleção do Canadá, de forma apropriada e talvez poética, não fosse o castor o animal mais simbólico desse país, tal como do clube que representa.

    Na sua primeira participação na Gold Cup, onde chegou com a inexperiência de apenas seis internacionalizações, o luso-descendente já leva três golos e uma assistência em três jogos, sempre em grande estilo: um remate colocado à entrada da grande área, um pontapé livre de cobrança exímia e um passe incrível. Falhou a derrota com os EUA por suspensão, mas foi fundamental nas três vitórias e na caminhada que já vai nas meias-finais.

    Para marcar a ocasião, o zerozero optou por ir ao encontro das origens de Eustáquio. Não a Leamington, onde nasceu, mas sim a Torres Vedras, onde concluiu a formação e se estreou como profissional ainda em idade de júnior. Não foi o treinador que lhe deu a estreia, mas Rui Narciso foi um nome relevante na carreira do luso-canadiano que potenciou para um enorme salto, e agora partilha um pouco dessa história.

    Eustáquio foi um dos melhores na Liga NOS 2020/21 ©Vítor Parente / Kapta+

    Stephen em versão beta-1.0

    Rui Narciso chegou ao Torreense na reta final da temporada de 2015/16, apenas a tempo dos últimos três jogos da temporada. Eustáquio, então com 19 anos, estava lesionado e só jogou metade do segundo jogo e o último completo, mas esses minutos foram suficiente para contar com o jogador para a época seguinte, que seria o ano de explosão.

    Ofereceu uma camisola ao treinador, quando se mudou para o Leixões ©Arquivo pessoal Rui Narciso
    «Era um jovem jogador como, hoje em dia, todos os treinadores gostam. Um médio defensivo com intensidade, forte na recuperação e forte nos duelos individuais, mas que também tem uma capacidade enorme de construção. Já nessa altura dava indicadores de um jogador com potencial, que podia ainda crescer muito», começou o técnico de 43 anos.

    Tratava-se de uma equipa de objetivos reduzidos. O Torreense tinha obrigação de potenciar jogadores chineses, e mesmo nos portugueses apostava muito em jovens, mas mesmo assim conseguiu chegar aos oitavos da Taça de Portugal, eliminando algumas equipas de maior gabarito pelo caminho, e terminar em segundo lugar na Série F do CP, qualificando-se para a Fase de Subida. Quem operava no meio-campo? Eustáquio e outro nome que o leitor conhece...

    Stephen Eustáquio
    Torreense
    2016/2017
    36 Jogos  3092 Minutos
    0   6   0   02x

    ver mais »
    «Era o Stephen como médio defensivo e depois dois oitos: um deles era o Tiago Esgaio, que agora chegou ao SC Braga, e o outro era o Linfeng também com 20 anos. O Stephen e o Esgaio eram quem, dentro da sua juventude, traziam a intensidade à equipa e resultou muito bem», contou.

    Versão «completa»...

    «Neste momento acho que o Eustáquio pode jogar num clube que tenha ambições de lutar por um título ou por uma competição europeia. Seja um SC Braga, um FC Porto, Sporting ou Benfica, acho que ele tem qualidade para isso», atirou. «Nós vemos o rendimento que outros jogadores nessas posições têm demonstrado e ele tem qualidade para se impor e ter o mesmo rendimento ou ainda superior».

    qÉ um jogador que um treinador de equipa grande, que precisa de ter bola, gosta de ter
    «É um jogador muito completo, daqueles que encaixa no perfil de equipa grande. Víamos, por exemplo, um Danilo [Pereira] a jogar no FC Porto, que é um jogador com grandes características físicas, mas o Stephen é um jogador que um treinador de equipa grande, que precisa de ter bola, gosta de ter», explicou Narciso, antes de comparar Eustáquio a Paulo Sousa.

    Não é fácil apontar uma característica como decisiva num jogador que acaba de descrever como completo, mas o treinador de 43 anos que passou a última temporada no comando do Olímpico Montijo fê-lo sem revelar dificuldades:

    Já festejou três vezes na Gold Cup ©Getty / Omar Vega
    «A humildade, que não lhe permite ser um jogador acomodado. Esse fator caráter, que lhe faz ser ambicioso, humilde e querer aprender todos os dias. Ele vai sempre continuar a ser intenso no processo defensivo e no ritmo que coloca no jogo a nível ofensivo, mas acho que ele ser um jogador humilde vai lhe permitir estar sempre num nível muito elevado», contou.

    ... com chip de livres diretos

    A chegada a uma seleção, seja ela qual for, seria sempre uma surpresa para o treinador que o comandou no Campeonato de Portugal, mesmo que lhe reconhecesse todo o potencial do mundo: «Nessa altura era prematuro pensar nesses patamares, não acredito que ele estivesse com o foco de chegar à seleção do Canadá ou Portugal. Sei que ele gosta do Canadá, até porque na altura do Torreense ele até foi lá treinar à experiência com um clube, onde não ficou», revelou Rui Narciso.

    «Nunca falei disso com ele, mas ele se calhar julgou que dificilmente chegaria à seleção A. Apesar dele gostar do Canadá, se calhar um dia ele vê-se a jogar num grande e se calhar até fica com alguma pena».

    A verdade é, ainda assim, que Eustáquio optou por representar a seleção do Canadá. Se foi a decisão correta a nível desportivo? Difícil de dizer, mas quem o vê a brilhar tão intensamente como está a fazer na Gold Cup certamente não identifica nenhum tipo de arrependimento. Até de livre direto ele já marca (veja à direita)!

    «Na altura do Torreense não era um jogador a quem eu confiasse o momento de bola parada. Na altura não mostrava a qualidade necessária para esse momento do jogo, mas até aí ele tem mostrado uma grande evolução».

    Stephen Eustáquio volta a entrar em campo na madrugada de sexta-feira, pelas 3h00, para defrontar o México nas meias-finais da Gold Cup.

    Canadá
    Stephen Eustaquio
    NomeStephen Antunes Eustaquio
    Nascimento/Idade1996-12-21(27 anos)
    Nacionalidade
    Canadá
    Canadá
    Dupla Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    PosiçãoMédio (Médio Centro)

    Fotografias(52)

    Liga Portugal Betclic: Gil Vicente x FC Porto
    Liga Portugal Betclic: Gil Vicente x FC Porto

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    HA
    Era vender
    2021-07-28 09h34m por Hackerportista
    O Sérgio Oliveira e ir buscar este. . . .
    RJ
    …0
    2021-07-27 21h25m por RJAR8
    Era para ontem.

    Vender Matheus Nunes ao Everton e ir buscar este.

    HA
    Diego_Forlan
    2021-07-27 19h44m por Halibut
    Ainda poderá vir, até porque a permanência de Sérgio e Vitinha não é certa.
    DI
    Eustaquio
    2021-07-27 19h36m por Diego_Forlan
    parece que o porto preferiu o super craque bruno costa (para os iludidos que o exaltam por um jogo de pre epoca recordo que andre pereira ja foi craque de pre epoca no porto)
    HA
    Reforços
    2021-07-27 19h34m por Halibut
    Aliás acho que de todos os clubes que mencionei o Sporting é onde poderia ser titular de caras. . .

    No sistema que jogam com 3 centrais. . .

    Adan, Mendes, Porro, Coates, Feddal, Inácio, Palhinha, Eustaquio, Jovane, Pote, Paulinho

    HA
    Reforços
    2021-07-27 19h29m por Halibut
    Acho que o Porto já não avança por ele, mas burros são Benfica e Sporting se não o quiserem, no Benfica podia ser um médio bem útil pois é melhor que Florentino e podia ser um concorrente forte ao Weigl. . . e mesmo a jogar como médio centro a concorrer com Meite e Gabriel.

    No Sporting, podia concorrer com Palhinha ou até mesmo ser titular com Palhinha, libertando Pote para médio/ala. .

    No Porto tem mais concorrencia, Grujic, Sergio, Uribe só estes 3 é bem...ler comentário completo »
    Eustaquio
    2021-07-27 16h51m por petitor
    E um grande jogador, entre este e Grujic acho que tinha feito mais sentido Eustaquio até para o nosso estilo de jogo, não entendo porque não o compramos.

    Agora dizer que é preferível Eustaquio a Sérgio Oliveira isso é um exagero. Sérgio Oliveira é um capitão, tem peso no balneário, subiu a pulso, raramente falha um passe e está muito mais intenso.

    Neste momento é um jogador muito importante a menos que haja uma boa proposta para depois viabilizar Morelos
    JS
    The_Knick
    2021-07-27 15h37m por jsilva77
    Totalmente de acordo contigo, mais do que comprar o jogador seria despachar um Carraça, um Nanu, até um Loum que já foi e ter um ativo de futuro, nem que seja a mais . . . Mas já se viu que mais nunca 3, ainda agora Gruijic está de baixa, a época é longa e convém acautelar . . . Quanto já não valorizou Eustáquio nesta Golden Cup ??? Pois, quando o poderíamos ter feito a compra na altura que s falava e se dizia certa, mas não . . . Ainda dizem que não se deve criticar está gestão como se fossem prima donnas . . .
    TI
    Zero zero
    2021-07-27 15h37m por tink
    Na parte em que disseram que não foi o treinador que o lançou poderiam ter referido que foi lançado pelo Filipe Moreira ainda com idade júnior, na época 14/15.
    Eustáquio, ficou sem efeito?
    2021-07-27 14h36m por The_Knick
    Este era de vir. . . Até porque não devia ficar muito dispendioso. . . A inclusão de alguns jogadores baixaria o preço. Vejo um Carraça a definitivo para o Paços. . . Um Baró emprestado sem opção de compra. . . Várias hipóteses. . .

    Saía Sérgio Oliveira (pelo menos) e entrava Eustáquio. Ficávamos a ganhar.

    Meio Campo: Grujic; Eustáquio; Vitinha; Bruno Costa; Uribe
    JS
    Tinha tudo acertado com o FCPorto
    2021-07-27 14h11m por jsilva77
    Vai-se a ver e . . . Nada . . . Excelente jogador e que tem evoluído imenso, mais um a ver passar . . . Próximo clube ??? Acredito que poderá no imediato integrar um Braga, mas acredito também num Sporting, caso saia alguém do meio campo, ou até o SLBenfica . . .

    Triste por ver que não se confirma aquilo que chegou a ser dado como uma certeza na generalidade da imprensa nacional e não só . . .
    Muito bom jogador
    2021-07-27 12h58m por wantorp
    Bom jogador. Merece oportunidade num grande.
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Francês
    Feito conquistado a quatro jornadas do fim
    O Red Star, emblema oriundo de Saint-Ouen (Paris), carimbou o regresso aos campeonatos profissionais: desde 2019 que o histórico clube fundado por Jules Rimet não disputava a Ligue 2!

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    fcpinvicta 26-04-2024, 16:40
    Minnowkr 26-04-2024, 16:05
    ZH
    zhar 26-04-2024, 16:03
    O_Pestinha666 26-04-2024, 15:52
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 15:44
    VocesSabemLa 26-04-2024, 15:36
    Ispeaksempolemicas 26-04-2024, 15:36
    publagrima 26-04-2024, 15:24
    mundial200 26-04-2024, 15:20
    FC
    Fcpflaw2506 26-04-2024, 15:20
    Minnowkr 26-04-2024, 15:12
    publagrima 26-04-2024, 15:09
    Minnowkr 26-04-2024, 15:08
    mundial200 26-04-2024, 15:06
    Sir_jaof 26-04-2024, 14:55
    JS
    jsilva77 26-04-2024, 14:54