placardpt
    Médio continua em grande forma

    Eustáquio, o monstro: candidato a melhor jogador da Liga?

    2021/02/23 15:34
    Análise estatística por Vasco Sousa

    Quando se fala de «extensão do treinador em campo», há vários cenários imaginados, mas, provavelmente, Stephen Eustáquio aproxima-se do perfeito. O médio português começou a época em muito boa forma, mas entretanto percebeu-se que essa não foi uma fase apenas. O nível subiu e já não parece haver volta a dar... Eustáquio tem aptidão para mais subidas de nível, para mais altos voos e para uma nova dimensão.

    O Paços de Ferreira, claro, não vai abrir saldos, mas quem levar o 46 tem a garantia de contar com um elemento que é muito mais do que um organizador de jogo. Pepa reiterou que se trata da tal «extensão do treinador em campo» e repetiu que o médio é «um monstro» (como já tinha dito em dezembro), porque «os monstros não precisam de medir dois metros de altura e um de largura» [ver vídeo abaixo].

    Stephen Eustáquio
    Liga NOS 2020/21
    19 Jogos  1703 Minutos
    2   5   0   02x

    ver mais »
    Observámos o jogador contra o Vitória SC e não é apenas a qualidade de passe ou a disponibilidade sistemática para dar linhas de passe que fazem com que se trate de um jogador distinto. É mais do que isso. Eustáquio fala mais do que Pepa, tem uma tendência natural para estar a organizar a equipa e chegou a ser impressionante ver como, a desenvolver uma jogada pela direita, com Baixinho e Fernando Fonseca, ao mesmo tempo dava indicações de posicionamento a Ze Uilton e a Luther Singh do outro lado.

    Desde a primeira zona de contrução, perto dos centrais, até à entrada da área (que não invade), Eustáquio enche o campo e reveste a equipa de personalidade. No final do jogo, perguntámos a Pepa se era legítimo oficializarmos a candidatura do médio a melhor jogador deste campeonato. E até pode ser exagerado, até porque não tem o cardápio de golos e assistências que muitas vezes propicia essas distinções individuais, mas não parece descabido se o mote do prémio for pelo sentido coletivo que um jogador consegue ter.

    Números são claros

    Eustáquio esta época

    Estatística Nr/%
    Mais recuperações de bola na Liga 151
    Jogador do Paços com mais passes acertados 777
    Jogador do Paços com mais tackles efetuados 47
    2º jogador do Paços com mais eficácia no passe 85,67%
    2º jogador do Paços com mais interceções  31
    Oportunidades criadas 20
    Assistências 1
    Golos 2

    Num olhar para as estatísticas, que podem não dizer tudo, mas que traduzem muito do que (não) se vê em campo, Eustáquio tem vários ramos em que está entre os melhores.

    Desde logo, não há quem recupere mais bolas, de todos os jogadores que joguem a Liga NOS: são 151, mais 20 do que Porro, o segundo da lista.

    A nível interno, tem Bruno Costa a batê-lo na percentagem de passes certos (87,5%) e nas oportunidades criadas (24), mas é de uma preponderância global nas várias ações, para além de, insistimos, ser uma voz de comando frequente ao longo do jogo.

    Quem ganha a corrida?

    O internacional canadiano tem sido associado a FC Porto e Sporting e nada disso é por acaso. Aos 24 anos, é um dos nomes consolidados do futebol português e o Paços de Ferreira sabe o que tem em mãos.

    O jogador foi comprado em definitivo ao Cruz Azul, do México, por um valor não revelado - a opção de compra contemplada no empréstimo era de 2,5 milhões de euros - e assinou por três épocas com o clube pacense.

    Recentemente, em palavras à Sport TV, Paulo Meneses, presidente do Paços, falou sobre o assunto: «Como sabem, Eustáquio assinou um contrato para as próximas três épocas. Não há ninguém invencível no campo e nada que não seja vendável fora dele. O Paços não pode almejar a outras objetivos se não se mantiver equilibrado financeiramente. FC Porto? Não é verdade. A seu tempo falaremos disso. Está a ser cobiçado em Portugal e no estrangeiro».

     

    «Eustáquio? Um monstro não precisa de ter dois metros de altura e um de largura»

    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PAÇOS DE FERREIRA
    EMPATE
    VITÓRIA SC

    Fotografias

    Liga NOS: P. Ferreira x Vitória SC
    Liga NOS: P. Ferreira x Vitória SC

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Rendimento diferente de qualidade,
    2021-02-24 13h36m por andyves
    Os users parecem aqui estar a confundir rendimento com qualidade. Haverá jogadores com mais qualidade que o Eustaquio? Sim há e não são poucos. Haverá jogadores com melhor rendimento? Sim mas contam-se pelos dedos duma mão. O prémio de melhor jogador da liga é pelo o que o jogador fez na época em questão e não pelo seu historial.

    Meu top 5 de favoritos
    Porro, Pote, Palhinha, Eustáquio e Sérgio Oliveira

    Jovens promessas
    Nuno Mendes

    Melhor treinador
    Rúben Amorim, Carlos Carvalhal
    Nem melhor médio na sua posição, quanto
    2021-02-24 12h39m por checkered
    . . . nem melhor médio na sua posição, quanto mais no geral.

    O Angel Gomes que é o médio mais criativo desta liga de longe, com potencial para ser o melhor fora do Tugão inclusive, e estamos a falar de Eustáquios?

    Se o Angel tivesse nos estarolas era uma festa todos os dias.
    Ds8
    2021-02-24 10h24m por DepoisPago
    Porto será o mais provável
    DS
    Eustaquio
    2021-02-24 10h13m por Ds8
    Seria uma boa opção pra o Benfica.
    Mais com o jj não será possível.
    Vai parar SCP, FCP ou Braga
    Apostava em AL MUSRATI do Braga se não me engano tem cláusula de 30 m será complicado.
    10 m empréstimo de Jota
    Dar 2 destes Cadiz, Lucas Caio, João Ferreira, conti alfa Semedo etc poderiam ser intresante pra Braga.
    Eustaquio, AL MUSRATI e Filipe Soares sériam boas apostas por parte dos 3 grandes.
    Melhor jogador do campeonato
    2021-02-24 04h27m por vandersar
    Na minha opinião só há 1 nome: João Palhinha
    O pilar da equipa do Sporting, absolutamente crucial, não me lembro dum jogador que fosse tão bom a destruir e que preenche o campo tão bem na liga portuguesa á muito tempo!
    Tink
    2021-02-23 23h07m por DepoisPago
    Seleccao Jorge Mendes sempre a dar cartas 😂
    Eustaquio
    2021-02-23 23h05m por DepoisPago
    Já jogou Inclusive pela Seleccao do Canadá
    Alem do Alphonso Davies tem ainda Jonathan David do lille
    TI
    Elucidador
    2021-02-23 23h04m por tink
    Além de que quase nenhum português que jogue em Portugal estará no Euro. Apenas Pepe. Os outros jogam todos fora. Cristiano, A. Silva, J. Félix, Jota, Bernardo, Guedes, B. Fernandes, R. Sanches, Moutinho, R. Neves, Danilo, William, Guerreiro, M. Rui, Cancelo, N. Semedo, R. Dias, R. Semedo, D. Duarte, Patrício, A. Lopes e Rui Silva deverão ser os escolhidos.
    Correccao
    2021-02-23 22h59m por DepoisPago
    Melhor jovem
    Melhor da liga
    2021-02-23 22h57m por DepoisPago
    Também n dos melhores sim
    Mas sendo o Sporting possivelmente campeao jogador do Ano será Pote principalmente pela influência que tem no Sporting aseguir Palhinha dps talvez Eustaquio
    Jovem promessa
    Nuno Mendes
    TI
    Elucidador
    2021-02-23 22h55m por tink
    O Canadá não joga no euro. Ele escolheu representar o Canadá, por isso nunca estará num europeu, mas deverá estar no mundial ao lado de Alphonse Davies
    Bem se ele é o melhor da liga. . .
    2021-02-23 22h49m por Elucidador
    Tem oportunidade de ir ao EURO?
    tink
    2021-02-23 22h21m por jorslb1
    Essa equipa era campeã em Portugal.

    Mas os grandes só olham para craques que custam muitos milhões e enchem os bolsos aos empresários do carrocel.
    Título . .
    2021-02-23 21h37m por Opinionmaker
    Que titulo no sense este jogador n tem hipótese de estar no onze da liga nem até agora ou no final da liga, tem bastantes mais na frente, a suplente talvez, vai para o porto para o lugar do Otávio, ou para um clube estrangeiro.
    tazito
    2021-02-23 21h15m por fintas123
    Um pequeno esclarecimento também para ti. O Chaves não tem qualquer poder de decisão numa transferência do jogador, porque tal como disseste tem 50% dos direitos económicos e 0% dos direitos desportivos que pertencem na totalidade ao Paços. Ele pode fazer 20 transferências e o Chaves pode nunca vir a receber 1 cêntimo por ele basta que as equipas comprem apenas os 50% de direitos económicos e os direitos desportivos.
    Lourency
    2021-02-23 20h59m por patraodoAnzhi
    do Gil Vicente assim como Pedrinho também seriam boas opções para os 4 grandes em Portugal.
    JS
    tink . . . Excelente comentário
    2021-02-23 20h55m por jsilva77
    Parabéns . . . Quem me dera ver alguns desses no FCPorto . . . Eustáquio . . . Assunção . . . Gauld . . . Edwards . . . Gomes . . . Lameiras . . . Cardoso . . .
    TI
    Equipas pequenas
    2021-02-23 20h18m por tink
    No ano passado destaquei que nas equipas pequenas havia muita qualidade nas equipas fora dos grandes. Enquanto uns foram buscar os craques do Brasil e o futuro Cavani ou o super craque Felipe Anderson outros reforçaram-se com Pedro Gonçalves, N. Santos, Palhinha, Musrati, Piazon, Zaidu, Taremi, etc que brilharam aqui. Este ano continua a haver muita qualidade nas equipas pequenas e faço uma sugestão de destaques, é começar a pescar:
    GR Jordi, Marco, Luiz Jr.
    DE R. Vi...ler comentário completo »
    TA
    Esclarecimento
    2021-02-23 20h02m por tazito
    Esclarecimentos nao apenas para o ZEROZERO, mas tb a propósito de alguns comentários. . . . o PAÇOS é detentor dos direitos desportivos e de 50% dos direitos económicos (adquiridos à equipa mexicana), quanto aos restantes 50% dos direitos económicos são do CHAVES. . .
    Segundo algum rumores o SCP já chegou acordo hom o chaves e o FCP com o Paços. . . conclusão a decisão vao ser naturalmente tomada pelo jogador.
    Devespensar
    2021-02-23 20h01m por alexSlb
    Talvez goste muito de Tacos al pastor, não o julgo.
    Pelos comentários se vê a mentalidade
    2021-02-23 19h48m por f1950
    Era um escândalo total e uma machadada na imagem externa do futebol português se um jogador de um "não-grande" ganhasse o prémio de melhor da Liga, aliás, burros eram os italianos que tratavam o Di Natale da Udinese como uma lenda mesmo no clube em que esteve não ser dos mais fortes. . . e depois ainda se queixam da falta de cultura desportiva.
    Merece estar na luta com o Pedro Gonçalves, para mim o Palhinha não está acima do nível do Eustáquio. Imagino até onde poderia chegar aquel...ler comentário completo »
    HA
    Eustaquio
    2021-02-23 19h32m por Halibut
    O negócio com o Porto não se concretizou devido a burocracias, acredito que na próxima época poderá rumar ao Porto, até porque Grujic não deve ficar e logo ai é menos um médio, embora em posições diferentes claro, mas Eustáquio completava bem os médios que temos.

    Eustaquio
    2021-02-23 19h26m por jorslb1
    Se o Paços tiver calma consegue vender o jogador por um bom valor para um campeonato do top5.

    Se ficar por cá será vendido por tuta e meia.
    JS
    Não acho totalmente descabido
    2021-02-23 19h20m por jsilva77
    Como alguns dizem por aqui . . . Estamos a falar de um jogador que joga num surpreendente, e outsider, Paços de Ferreira . . . o qual vai carregando às costas com toda a sua qualidade. Isto sem tirar qualquer mérito a tantos outros jogadores que fazem deste Paços uma excelente e competitiva equipa, as este Eustáquio destaca-se, e muito, dos demais. Por isso, parece-me uma noticia plausível e com sentido, ao contrário do que alguns dizem aqui sobre jogadores do Sporting e do FCPorto, por exemplo . . .
    Eustaquio
    2021-02-23 19h11m por yousandro
    está a fazer uma grande epoca sim, mas para melhor jogador da liga duvido bastante. . . nem está a ser o melhor médio da liga se compararmos com Joao Palhinha, Sergio Oliveira ou Ryan Gauld. Está no top5 médios desta epoca provavelmente tho

    o melhor da liga vai ser um dos jogadores do Sporting que é de longe a melhor equipa do campeonato, se acabasse agora seria entre Pedro Porro ou Pedro Gonçalves, mas ainda falta algumas jornadas e até vai mudar alguns cenarios
    12
    jogos históricos
    U Domingo, 21 Fevereiro 2021 - 15:00
    Estádio Capital do Móvel
    Nuno Almeida
    2-1
    João Pedro 33'
    Hélder Ferreira 62'
    Oscar Estupiñán 23'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Países Baixos
    Goleada contra o Heerenveen
    Com uma vantagem de +30 para o Feyenoord na diferença de golos, o PSV tornou-se esta quinta-feira virtualmente campeão da Eredivisie. O conjunto de Eindhoven foi dominador na visita ao ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    brutal_power 26-04-2024, 00:14
    Ronaldinho-gaucho 26-04-2024, 00:06
    AN
    andra-alexandre485 26-04-2024, 00:00
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:52
    johnspencer 25-04-2024, 23:42
    LP
    lpfcp 25-04-2024, 23:38
    FO
    Formiga1979 25-04-2024, 23:37
    FO
    Formiga1979 25-04-2024, 23:34
    RA
    raguar 25-04-2024, 23:26
    Sir_jaof 25-04-2024, 22:57
    DietmarVonKrieg 25-04-2024, 22:29
    Maxaqueen 25-04-2024, 22:29
    TheBlankSpace 25-04-2024, 22:26
    Sir_jaof 25-04-2024, 22:17
    FL
    flaviebse 25-04-2024, 22:07
    Schmyokeres 25-04-2024, 22:04