placardpt
    Ministro da Administração Interna deixou críticas

    Eduardo Cabrita questionou festa do título e leões já responderam: «Declarações de extrema gravidade»

    2021/07/16 21:15

    Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, deixou, esta sexta-feira, duras críticas ao Sporting devido à sua participação inquérito sobre a ação da PSP nos festejos do título de campeão nacional dos leões e mereceu, entretanto, resposta por parte da turma de Alvalade, que considera essa declarações «de extrema gravidade.»

    «As comunicações das manifestações devem ser apresentadas na Câmara Municipal de Lisboa. Não é o ministério que pode proibir o que quer que seja. A PSP adotou as medidas necessárias. Controlo de acessos, fiscalização e grades. Falamos de uma uma legislação de 1974 que é hoje totalmente desajustada. Essa lei tem materias excêntricas. Há varias normas que suscitam problemas vários. Há um uso abusivo do direito de manifestação, que deve ser salvaguardado e é utilizado na religião, na vida sindical, na política. Não se prevê que ele seja abolido. É preciso um quadro legal para saber utilizar esse direito e iniciar a revisão deste diploma de 1974», começou por dizer o representante do Governo.

    «A responsabilidade da celebração é do Sporting. Propostas do Sporting não foram acolhidas pelo promotor, nomeadamente os festejos serem lá dentro. Há um dever de cooperação com a Inspeção da Administração Interna. Seria útil que a Sporting respondesse aos sete blocos de questões que lhe foram dirigidas», acrescentou Eduardo Cabrita, apontando o dedo aos leões pela sua falta de cooperação.

    Entretanto, o Sporting já respondeu a estas declarações, que considerou «de extrema gravidade»: «Não concebendo o Sporting Clube de Portugal qualquer possibilidade alternativa de tentativa de desvio de atenção ou responsabilidade sobre este, ou qualquer outro, tema da actualidade, é lamentável o profundo desconhecimento que o ministro revela dos factos sucedidos que resultaram na transmissão à esfera publica de informações que, em nada, correspondem ao realmente sucedido.»

    «O Sporting CP está na posse de toda a informação e testemunhas que podem atestar cabalmente o supra referido, não aceitando de forma alguma que, mesmo não existindo intenção, a falta de conhecimento possa sobrepor-se à verdade dos factos, muito menos tendo em conta a responsabilidade inerente ao cargo de quem as profere, e em quem todos os cidadãos portugueses depositam a maior confiança e rigor», conclui o comunicado oficial dos campeões nacionais, que aponta todo o processo pela qual passou na organização da festa e na ajuda ao Governo.

    O comunicado do Sporting na íntegra:

    «O Sporting Clube de Portugal considera que as declarações assumidas hoje pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, relativamente às comemorações do 23.º título de Campeão Nacional de Futebol, no passado mês de Maio, são de extrema gravidade. Não concebendo o Sporting Clube de Portugal qualquer possibilidade alternativa de tentativa de desvio de atenção ou responsabilidade sobre este, ou qualquer outro, tema da actualidade, é lamentável o profundo desconhecimento que o ministro revela dos factos sucedidos que resultaram na transmissão à esfera publica de informações que, em nada, correspondem ao realmente sucedido.

    Que não exista nenhuma dúvida, o plano executado na celebração do título, foi resultado de uma proposta discutida, aceite e planeada por todas as partes, sendo que inclusive a proposta original não surge por parte do Sporting CP.

    Esclarece assim o Sporting CP, em defesa da veracidade dos factos, e de todas as instituições envolvidas o seguinte:

    1.       Atempadamente e de forma proactiva o Sporting CP contactou numa primeira fase o Ministério da Saúde. Logo depois, por sugestão do primeiro, o Ministério da Administração Interna. Durante três semanas, o Sporting CP tentou sensibilizar o governo para a eventualidade da conquista e consequente comemoração espontânea popular.

    2.       Assim que foi possível por parte do Ministério da Administração da Interna, o Sporting CP prontificou-se a estar presente em reunião com as autoridades competentes. Em reunião presencial no Ministério da Administração, onde estiveram os chefes de gabinete do próprio ministro da Administração Interna, do secretário de estado adjunto da Administração Interna, da ministra da Saúde, representantes do COMETLIS/PSP, da DN/PSP, da DGS e da CML, foi desenhado, em plena colaboração e acordo entre todas as partes, o plano executado.

    3.        Foram abordados vários cenários com as autoridades. Destes a possibilidade de comemoração exclusivamente do interior do estádio foi debatida em reunião no MAI a 07 de Maio e nenhuma das entidades acabou por aceitar a sugestão. Desde logo porque a mesma à data era contrária à posição e indicações, quer governamentais quer das autoridades sanitárias, relativamente à presença de público nas bancadas e ao estrito cumprimento das obrigações inerentes em vigor. E também porque foi considerada que ela oferecia condições de segurança, das pessoas envolvidas e da capacidade de controle, de maior dificuldade e com risco de provocação de desordem.

    4.       Acresce que esta opção foi ainda descartada por dois motivos adicionais, e bem racionais e lógicos. O primeiro resultante do facto de que, sabida a dimensão da massa associativa do Clube e o contexto específico da conquista, a celebração jamais se concentraria em apenas um local da cidade. Ao que acumulava o conhecimento comum da inevitável preferência de local de deslocação dos adeptos ao Marquês de Pombal, local reconhecido publicamente e historicamente como referência das celebrações Leoninas. Facto aliás mencionado pelas próprias autoridades policiais presentes.

    Segundo, porque o objectivo final constituía num esforço de dispersar a multidão e não a concentrar num único lugar.

    5.       Os presentes na reunião concordaram que a presença de público no estádio não era uma solução para a questão de fundo. Por isso, importa também relembrar que no final dessa mesma reunião de 3 horas e meia, e dado o impasse verificado quanto à autorização ou não de festejos oficiais no exterior, o Sporting CP reforçou a todos os presentes que o Clube iniciou as diligências no sentido de receber indicações sobre possíveis festejos três semanas antes daquela data. E relembramos que foi apenas ao início da tarde de sábado (dia 08 de Maio), que o Sporting CP recebeu autorização “oficiosa” do MAI para preparação dos festejos, ou seja, do cortejo dos autocarros com os jogadores, iniciando-se aí os contactos entre o Sporting CP, a PSP e a CML para a operacionalização dos mesmos.

    6.       Em virtude de tudo o referido anteriormente é proposto por outra entidade, que não o Sporting CP, a alternativa de criar um circuito pela cidade que fosse de encontro a este propósito, e não ao da concentração. Circuito que foi unanimemente aceite por todos os envolvidos.

    7.       Esclarece ainda o Sporting CP que a iniciativa de realização de manifestação junto ao estádio do Sporting CP não teve qualquer participação do Clube, a qualquer nível.

    8.       Reforçamos que o Sporting CP participou nas reuniões de forma colaborativa. Não é o Sporting CP que impõe regras à DGS, PSP, Ministério da Administração de Interna ou ao Governo. É por isso também lamentável que o ministro Eduardo Cabrita afirme que o Sporting CP não respondeu a qualquer pedido de esclarecimento feito pela IGAI. É lamentável e não corresponde à verdade.

    9.       O Sporting CP recebeu um ofício do IGAI a 21 de Maio, sem indicação de prazo de resposta. A resposta do Sporting CP a este ofício data de 9 de Julho. No dia 1 de Junho de 2021, o IGAI contactou o Oficial de Ligação aos Adeptos (OLA) do Sporting CP. No dia 14 de Junho, o IGAI insistiu por uma resposta e a mesma foi enviada nesse dia por parte do nosso OLA.

    10.   No dia 17 de Junho o Director de Segurança do Sporting CP prestou declarações durante 2 horas perante 3 inspetores, após convocatória do MAI no âmbito do dito inquérito.

    11.   O relatório da IGAI deu entrada no MAI no dia 12 de Julho, que era a data apontada na própria comunicação social, para o encerramento do inquérito, não fazendo nota destas respostas do Clube. Ou seja, não só o Sporting CP prestou informação directamente, como o fez através do seu Director de Segurança e do seu OLA.

    O Sporting CP está na posse de toda a informação e testemunhas que podem atestar cabalmente o supra referido, não aceitando de forma alguma que, mesmo não existindo intenção, a falta de conhecimento possa sobrepor-se à verdade dos factos, muito menos tendo em conta a responsabilidade inerente ao cargo de quem as profere, e em quem todos os cidadãos portugueses depositam a maior confiança e rigor.»

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Posto isto
    2021-07-17 12h21m por futebol11fc
    O número de vezes que cada clube foi CAMPEÃO DE PORTUGAL é:
    - Benfica 37 (-3 experimentais e +3 campeonatos de Portugal)
    - FC Porto 32 (-1 experimental e +4 campeonatos de Portugal)
    - Sporting 23 (+4 Campeonatos de Portugal)
    - Belenenses 4
    - Boavista, Carcavelhinhos, Martimo e Olhanense 1
    E a verdade
    2021-07-17 12h11m por futebol11fc
    É que vários clubes " beneficiam "(entre aspas porque os campeonatos foram ganhos dentro do campo) da contagem dos campeonatos de Portugal e não contagem das ligas experimentais (3 do Benfica e 1 do Porto) entre os quais o FC Porto e ainda assim vejo os seus adeptos a ridicularizarem quem faz este tipo de reivindicações xD, não se percebe. . .
    Os campeões de Portugal
    2021-07-17 11h54m por futebol11fc
    Isto é muito fácil de perceber mas parece que certos adeptos não o querem fazer. Entre 1922 e 1934 a única competição em Portugal que juntava equipas de todo o país era o campeonato de Portugal, que erq decidido por eliminatórias e em que o vencedor era declarado "campeão de Portugal", daí fazer total sentido que estes títulos contem para o número de campeonatos dos clubes. Ou o Mundial de 1930 do Uruguai não conta por ter sido num formato diferente? Ou as taças dos campeões europeus não con...ler comentário completo »
    zerozero
    2021-07-17 09h54m por unsub
    cada vez mais baixo , deixou de ser um site de futebol para ser igual aos outros , as noticias politicas são uma constante para gerar os inevitáveis comentários de odio, desesperadamente atras dos clicks , passou a valer tudo mesmo que torne a secção de comentários no esgoto que se vê noutros sites e redes sociais

    e para que fique claro não tenho a mais pequena simpatia pelo ministro
    Cabrita
    2021-07-17 09h46m por jorslb1
    Ai cabrita cabrita. . . Demite-te pah

    Este é mais um que só não está preso porque faz parte do governo.

    Tic tac
    Vergonha
    2021-07-17 08h58m por miguelangelog
    É uma vergonha este "ser". Numa altura em que devia ter tomado responsabilidade política depois de tanta porcaria que já fez ainda conseguiu meter a mulher em mais um cargo público. E não dona Ana Paula, não é machismo nem misogenia, é só nojo mesmo. Vergonha de governantes e vergonha de quem vota neles ao achar que fazem o melhor para o país.
    Este vídeo explica a diferença entre direita e esquerda em 2 minutos. E mais não digo.

    https://youtu. be/uhxcxWBDqME
    TU
    Vergonha
    2021-07-17 03h32m por Tutaemeia
    Os clubes portugueses logo na primeira jornada deviam logo no início dos jogos colocar uma tarja a dizer fora cabrita!!!

    É gravíssimo ele usar o nome Sporting.
    O que tem a dizer a desliga sobre isto????
    A desliga tem de defender os clubes e não o PS???

    Cambada de interesseiros!!!

    TU
    Vergonha
    2021-07-17 03h28m por Tutaemeia
    O povo português deve arrumar de vez com este ministro que até hoje anda a encobrir as causas da morte do trabalhador na autoeestrada e com isso usa o bom nome do Sporting!!!

    TU
    Vergonha
    2021-07-17 03h26m por Tutaemeia
    Os clubes deviam fazer boicote ao campeonato só para mandar embora este homem!!

    FC Porto e Benfica sejam solidários com o Sporting!!
    TU
    Cabrita
    2021-07-17 03h23m por Tutaemeia
    Se fosse numa Espanha este homem com h pequeno já estava a levar com uma manifestação devido a morte do trabalhador!!

    E depois usa nome do Sporting para desviar atenções!!!

    Oh senhor ministro porque é que o senhor não fala do Tiago Pinto sobre as declarações que proferiu sobre o Covid antes de ir para a a Roma????

    O país tem de se mover e tirar este homem do governo!!!
    Cabrita
    2021-07-17 02h18m por pafizef
    Voltando ao inicio da conversa, acham mesmo que o Cabrita tem moral para falar do que quer que seja. . . .
    Custa-me a acreditar vri aqui gente defende-lo, à parte o futebol pesquisem o historial do "bicho" no google.
    rmrfernandes
    2021-07-17 01h18m por champions2004
    Já vi que podemos estar aqui a noite toda. Opiniões são opiniões e só tenho de respeitar. Mas digo-te outra vez: Fico envergonhado se o Porto vier com essa conversa!
    O que passou, passou. Se não foram contados até aqui, não há lógica em desenterrar mortos. É como estarmos agora a condecorar soldados que sucumbiram na primeira e segunda guerra mundial.
    Isto são manobras de secretaria e do arco da velha. Quero é ganhar os próximos campeonatos.
    rmrfernandes
    2021-07-17 01h03m por champions2004
    "Sabes que assim o FCP pode reclamar ser o primeiro Campeão de Portugal?"

    Honestament e, ficaria envergonhado que o Porto reclamasse o que fosse. Nem o Carcavelinhos reclama por um campeonato.
    Bola para a frente e Porto campeão na próxima época, é só o que peço.
    rmrfernandes
    2021-07-17 00h56m por champions2004
    Há alguém vivo que possa testemunhar o que dizes? O futebol era profissional nessa altura? Isso interessa a alguém? Não achas ridículo reclamar o que tem quase 100 anos e ninguém sabe dizer ao certo como foi?
    Sabes que o Carcavelinhos entra nessas contas?
    The_Man
    2021-07-17 00h31m por champions2004
    Não havia muito a fazer, também acho.
    Agora fazer do Cabrita o culpado dos atos dos outros não é de homem.
    Mais
    2021-07-17 00h26m por champions2004
    Ainda há dias, andava tudo chateado com os perdões de dívida ao Benfica ou Vieira, quando há poucos anos lhes foi perdoado um valor semelhante.
    Eu também não gosto dos vermelhos, mas gosto menos de ser palhaço de circo.
    Sempre a sacudirem a água do capote
    2021-07-17 00h22m por champions2004
    O Cabrita disse o que toda a gente sabe e viu na tv.
    Nem ganhar sabem, vem logo tudo para a rua feitos esfomeados como se tivessem ganho o euromilhões.
    Agora a culpa do covid é do Cabrita, porque um dos seus condutores atropelou uma pessoa por negligencia.
    Lion-Heart
    2021-07-16 23h36m por MisticaEncarnada
    Nada em contrário acerca da tua opinião (cada um tem a sua).
    Neste caso eu nem estava a comentar o que se passou com o Cabrita, estava só mesmo a falar dos adeptos. Nada mais.
    Neste caso acho que também atirar culpas ao Sporting. . . ok se calhar não se importarem que os adeptos festejassem mas também não os obrigaram a estar lá, foi quem quis.
    Sporting
    2021-07-16 23h30m por Tobin
    Eu sou do Sporting, mas considero que as autoridades, a Câmara e o clube não estiveram bem. . . .
    Eu também gostava de ter festejado na rua, mas não achei correto face ao momento de pandemia que atravessamos.
    E a verdade é que as pessoas não foram responsáveis. . .
    Na próxima época esperemos que tudo seja diferente, excepto o Sportingcampeão, esses pode ser igual :)
    Governo
    2021-07-16 23h29m por afonsofarense2000
    Por mim que haja mais público assim para todos os clubes em Portugal em todos os jogos fora dos estádio como forma de manifestar a falta dela nos estádios quando ha condiçoes para tal. . Ent podem reabrir discotecas e bares 18 meses depois com certificados, testes negativos e o futebol nao?
    Não venham com tretas
    2021-07-16 22h32m por MisticaEncarnada
    Se as pessoas tivessem cuidado não havia grandes riscos de contágio. E digo isto também acerca da vergonha que foi o EURO quando anda muita gente a morrer às custas do Covid.
    SE
    Rmrfernandes
    2021-07-16 22h17m por sergio_reis
    Calado és poeta
    Eduardo Cabrita
    2021-07-16 21h51m por Erling9Haland
    Já devia estar demitido à muito os escandalos e casos são imensos, mas pronto o povo lá vai voltar a votar PS
    Cabrita
    2021-07-16 21h23m por DabidBTV
    Ja sabes a que velocidade ias?
    Tópicos Relacionados
    Equipa

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Francês
    Playmaker
    São já 43 golos marcados esta época
    Kylian Mbappé atingiu o seu melhor registo de sempre no que toca a golos marcados numa época. O jogador francês, com o bis do último jogo diante do Lorient, soma agora 43 ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Maxaqueen 26-04-2024, 18:50
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:47
    Barbosa-8 26-04-2024, 18:46
    Maxaqueen 26-04-2024, 18:40
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:37
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 18:33
    Tobin 26-04-2024, 18:29
    ACravo 26-04-2024, 18:26
    pedrorosa107 26-04-2024, 18:24
    AngelEyes 26-04-2024, 17:57
    Jorge-Fernandes 26-04-2024, 17:55
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:53
    VerdeRubro 26-04-2024, 17:41
    DA
    Dassaev 26-04-2024, 17:41
    TH
    TheRocker 26-04-2024, 17:31
    moumu 26-04-2024, 17:25