placardpt
    Itália segue forte e bate Gales

    A arte de varrer um grupo

    Três vitórias, zero golos sofridos e sinais de muita confiança para o que ainda vem aí. Apesar da muita rotação promovida pelo seu selecionador, a Itália manteve a qualidade que tem encantado a Europa e encerrou este domingo uma fase de grupos perfeita, com um triunfo frente ao também apurado País de Gales por 1x0.

    O desaire não apaga o sentimento de missão cumprida dos britânicos, que seguem para os oitavos de final e não precisam de ficar agarrados à calculadora no decorrer desta jornada. Por sua vez, Mancini atinge o impressionante feito de 30 jogos consecutivos sem derrotas na seleção italiana, que ruma a Londres - onde vai defrontar Áustria ou Ucrânia - cheia de ambição para seguir longe no torneio.

    Aqui não há acordos

    Apesar da ainda não ter o primeiro lugar assegurado, Mancini deu um sinal de confiança na sua equipa e apenas manteve os habituais titulares Donnarumma, Bonucci e Jorginho. Por sua vez, de forma expectável devido ao empate bastar para garantir o apuramento, o País de Gales apostou na mobilidade atacante e deixou o avançado Kieffer Moore no banco.

    Pessina tem veia goleadora na seleção ©Getty / ALBERTO LINGRIA

    As dinâmicas transalpinas ficaram imunes às mudanças e continuaram a ser de qualidade, na marca registada desta equipa que tem apaixonado no Europeu. Após um começo mais morno, o domínio italiano começou a ter frutos e o perigo aproximou-se da baliza de Danny Ward, com alguns remates cruzados a assustarem.

    Nas poucas vezes que conseguiu sair com qualidade para o ataque, o País de Gales procurava as tabelas rápidas para tentar surpreender a defesa adversária. Num canto, Chris Gunter cabeceou cheio de intenção para ferir a equipa da casa, mas a finalização passou a um palmo da barra.

    Domínio quase total

    Também de bola parada, a Itália acabou por chegar ao golo. Num lance estudado, Verrati - somou os seus primeiros minutos na prova e é uma arma para a próxima fase - bateu para um livre lateral para o primeiro poste onde o discreto Matteo Pessina desviou de primeira para o golo, justo para o rendimento transalpino na primeira parte.

    Com alguma pressão devido à vantagem helvética no outro jogo do grupo, o País de Gales subiu um pouco as linhas para o segundo tempo, apesar de a Itália continuar dona do jogo. Infelizmente para os britânicos, um duro golpe abalou com as aspirações da seleção neste duelo, após uma entrada mal calculada de Ampadu sobre Bernardeschi que resultou num cartão vermelho direto.

    De forma natural, a vantagem numérica acentuou o domínio da Squadra Azzurra, que tentou com muita posse de bola quebrar a organização adversária. Os lances de bola para foram os únicos lances de ânimo atacante para o País de Gales, que até esteve muito perto do empate numa finalização por cima. O apito final chegou e os conjuntos saíram de Roma com um sentimento de missão cumprida.

    U Domingo, 20 Junho 2021 - 17:00
    Stadio Olimpico
    Ovidiu Hategan
    1-0
    Matteo Pessina 39'
    Stadio Olimpico
    Lotação70 634
    Medidas105x68
    Inauguração1937
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo AJornada 3
    Lances Capitais
    39´
    GOLO Itália!
    Matteo Pessina marca
    Matteo Pessina marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    55´
    Cartão vermelho para Ethan Ampadu (País de Gales) Ethan Ampadu vê o seu 1º vermelho na prova (3 jogos)
    A Chave

    O País de Gales dava sinais de algum crescimento no início da segunda parte, mas a entrada mal calculada de Ampadu acabou por resultar numa expulsão que deitou muito por terra as ambições dos britânicos no jogo.

    O Árbitro

    Tarde tranquila para o juiz romeno, que no lance de mais complicada análise decidiu bem ao expulsar Ampadu. As equipas atuaram de forma leal e o árbitro geriu bem o encontro

    O Melhor
    Ideia consolidada

    Mudam oito peças na equipa, mas os italianos continuam a apresentaram a mesma ideia e qualidade. Exibição muito completa dos transalpinos, com vários atletas a darem sinais de confiança a Mancini no seu plantel. Objetivo cumprido em grande estilo!

    O Pior
    Ousadia galesa

    Fica a ideia que o País de Gales podia ter ferido mais a Itália com mais ousadia ofensiva no jogo, mas o momento de decisão em que este encontro estava envolvido é uma justificação válida para o xadrez montado por Robert Page. 

    Forma
    Itália
    2020/2021
    14J
    11V
    3E
    0D
    31-2G
    País de Gales
    2020/2021
    8J
    3V
    2E
    3D
    6-8G
    Sabia que...by playmaker stats
    País de Gales qualifica-se para os oitavos de final do Euro 2020 pela 2.ª vez, em 2 presenças
    A Itália não sofre golos há 11 jogos
    A Itália não perde há 30 jogos
    4.ª vez que a Itália termina a fase de grupos de uma fase final sem golos sofridos:
    1970
    1980
    1990
    2020
    Pela 2.ª vez a Itália termina a fase de grupos do Europeu sem golos sofridos
    Itália 100% vitoriosa na fase de grupos de uma fase final (Europeu/Mundial):
    1978
    1990
    2000
    2020
    Itália termina a fase de grupos do Campeonato da Europa sem golos sofridos
    Itália termina a fase de grupos do Campeonato da Europa só com vitórias pela 2.ª vez: 2000 e 2020
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ITÁLIA
    EMPATE
    PAÍS DE GALES

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    bludouro
    2021-06-21 10h07m por MisticaEncarnada
    Há uma coisa que pode ser menos boa para a Itália, é que jogaram com 3 seleções e nenhuma delas era realmente uma candidata. Nos oitavos voltarão a jogar com uma seleção mais ou menos do mesmo calibre e se passarem voltará a ser o mesmo nos quartos, pelo alinhamento que está. Pode haver um certo "hábito" em jogar com equipas de nível médio, digamos, e depois calhando uma seleção mais forte podem bater de frente com uma intensidade de jogo a que não estão habituados. Esse é um cenário mas ...ler comentário completo »
    bludouro. . .
    2021-06-21 09h07m por AcaroInformatico
    Bom dia. . .
    Essa é a minha opinião sobre a itália, começou demasiado bem esta prova. Afinal, é a Itália. . . seleção que em 82 venceu o mundial tendo empatado todos os jogos da fase de grupos, tal como fez Portugal no euro 2016! Ou então é preconceito da nossa parte e esta Itália vais ser d'arrasar. . .
    angryagain
    2021-06-21 01h38m por MisticaEncarnada
    Mas há discussão sequer entre o Mancini e o Fernando Santos? O Fernando Santos venceu o EURO e estar-lhe-ei eternamente grato por isso mas uma coisa é reconhecer mérito numa ocasião e outra é a qualidade como um grande treinador, coisa que o Mancini tem. O Mancini não ganhou um EURO mas também pode vir a ganhar e mesmo que não ganhe está uns bons níveis acima do FS.
    Aliás, quantos treinadores foram campeões da Europa ou do Mundo e nem tiveram uma carreira brilhante? Tiveram aquele momento e pouco mais. . .
    Campeões?
    2021-06-21 00h19m por Aleaotejano
    Para mim e disse-o ao meu grupo de amigos antes da primeira jornada: "não sei se vão ganhar, mas às meias chegam de certeza".
    Agora vou alterar para "à final chegam de certeza".
    Expulsão do Ampadu
    2021-06-20 22h47m por dirtyharry
    Achei exagerada, amarelo estava justo
    ReturnoftheEagl e
    2021-06-20 22h03m por kropotkin
    O Nandinho não vai por os olhos nesta equipa. Ele acha-se superior aos italianos e vai, por isso, levar um saco cheio da França.
    Itália
    2021-06-20 20h51m por rmhmp
    Atenção à Itália.
    Para mim a melhor equipa deste euro.
    Bom futebol!
    Uma série candidata ao título.
    AN
    Mancini > FS
    2021-06-20 19h34m por angryagain
    FS devia pôr os olhos nesta Itália.

    Meio campo muito móvel, pressionante e mesmo o médio mais recuado (Jorginho) sabe sair a jogar e sobe no terreno se for preciso.
    Depois, quando em ataque, jogadores não estão parados/fixos nas suas posições mas sempre em movimento, com algumas diagonais, a dar linhas de passe e a tentar criar desequilibrios na defesa contrária até haver hipótese de remate ou passe.

    "Segredo" da Itália: mobilidade, velocidade e pressão.
    Aprende FS. . .
    Itália e Holanda
    2021-06-20 19h13m por MisticaEncarnada
    Pelo alinhamento dos sorteios, se eu não me enganei a ver, há fortes hipóteses destas duas seleções chegarem às meias finais e se defrontarem. Se Portugal não passar a fase de grupos vou torcer por esta Itália. Jogam um futebol bastante bonito. Ainda não jogaram com nenhuma seleção das principais candidatas a vencer, é certo, mas dos jogos que vi até agora, foram quem vi produzir um futebol mais fluido com mais cabeça, mais calma, qualidade de passe, alguma velocidade, qualidade de r...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    GVCxARO em direto!
    Começou a partida em Barcelos Acompanhe aqui o Gil Vicente x FC Arouca em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.