placardpt
    Portugal perde em Munique contra a Alemanha

    Um bom Engenheiro terá sempre uma calculadora...

    Chegou a parecer que Portugal ia trocar as voltas ao destino, chegou-se a temer uma goleada daquelas, acabou-se com um amargo de boca. Portugal marcou quatro na Alemanha, só que dois foram auto-golos, e perdeu o balão de oxigénio no grupo F, tendo agora de pontuar contra a França para tentar garantir o apuramento. Perder também pode dar, mas... as contas ficam para os próximos dias.

    Cristiano marcou mais um, e que susto pregou aos alemães, que puderam respirar de alívio com uma exibição convincente e em que a superioridade tática foi evidente durante uma hora. Depois, Löw poupou alguns jogadores, a equipa recuou e quase permitiu a Portugal reentrar no jogo.

    Até nem foi muito mau...

    Ora bem, e aquela primeira parte? Claro que sim, arriscámo-nos a escrever que a estratégia tinha resultado na perfeição, mas desafiar a lógica tem limites. Portugal começou expectante, como se previa, e não podia ser de outra forma, que a Alemanha levou ao extremo a necessidade de uma outra postura e conseguiu-o. Mesmo com alguns contratempos (ora num golo anulado a abrir, ora no contra-ataque sofrido que deu em golo da vantagem para Portugal), naturais de quem se expõe tanto ao querer sempre a bola, a Alemanha conseguiria acabar o primeiro tempo na frente.

    Começo foi prometedor ©Getty /
    Isso explica-se em vários detalhes. Num claro 3x4x3, cheio de largura e ansioso por profundidade, a equipa de Löw foi sempre muito pressionante logo na saída de bola dos centrais portugueses. Pepe e Dias eram um espelho da necessidade de ter de bater comprido, até porque o auxílio de Rui Patrício, como se viu algumas vezes, era bastante limitado e algo intranquilo.

    Desta teia já estaria Fernando Santos precavido. O que não adivinharia era a pouquíssima capacidade para manter a bola algum tempo e, porque não dizê-lo, de criar mais do que duas oportunidades em 45 minutos - numa bola parada e no golo, além de um contra-ataque em que teve mesmo de ser Pepe a tentar finalizar, coisas de miúdos de 20 anos.

    No resto, só deu Alemanha. E, quem vir o onze, pensará: então mas Portugal tinha quatro defesas e dois trincos, certamente conseguiu jogar em estilo ferrolho, certo? Nada mais errado. Para responder à Alemanha, Portugal apenas baixou o bloco, pois a isso foi obrigado, embora não parecendo ajustar-se a um pormenor muito relevante, e que a época que terminou demonstrou: a encarar um 3x4x3, é fundamental que um elemento do meio-campo defenda junto aos centrais (um contra um) ou, se for para ter superioridade, que os extremos acompanhem os laterais adversários. Já que Portugal não conseguiu impor o seu jogo, impunha-se uma dessas opções. Mas não.

    Alemães tiveram uma hora demolidora ©Getty /
    Com uma zona central muito povoada, a equipa portuguesa perdia sempre nas linhas e, mesmo com a felicidade de se colocar na frente do marcador, não conseguiu corrigir esse aspeto com o decorrer da partida, o que fazia com que, sempre que a bola partia da linha para dentro, houvesse imediatamente desequilíbrio e necessidade de dobras. Basta ver a preponderância de Gosens, à esquerda, e Kimmich, à direita, tiveram nos lances dos golos.

    E até se pensou que a segunda parte seria diferente. No fundo, até foi, porque Portugal entrou a mandar e a Alemanha marcou na sua primeira ação ofensiva. Só que não houve o reverso da medalha. Os alemães, atacando menos, não atacaram pior e continuaram a expor as debilidades portuguesas, numa equipa que, corrija-nos senhor Engenheiro, não estava nada preparada para os dois formatos possíveis da Alemanha, mas sim apenas para uma equipa em 4x3x3.

    Algumas coisas boas

    Jogou-se melhor, sem dúvida. Cristiano passou a ir mais vezes à direita, Renato Sanches entrou muito bem outra vez (que bomba ao poste!), só que a espiral negativa já era praticamente impossível de contrariar. A Alemanha fez o 4x1 à hora de jogo e o fantasma de mais uma goleada portuguesa na Allianz Arena era cada vez mais real.

    Cristiano marcou e assistiu ©Getty /
    Mas, lá está, jogava-se. E, depois de Jota reduzir para 4x2 numa devolução de Cristiano, que por ele tinha sido assistido no primeiro, foi uma seleção a ameaçar várias vezes entrar no jogo: no tal remate de Renato ao poste, em algumas bolas paradas, em saídas rápidas que precisavam de uma definição um pouco melhor.

    Saiu-se de Alemanha com a clara sensação de que podia ter sido diferente. Podia ter sido uma goleada histórica, mas podia também ter sido um excelente resultado português. Saiu-se, isso sim, a precisar da mais-que-tudo nestas alturas... venha de lá essa calculadora, pois claro.

    U Sábado, 19 Junho 2021 - 17:00
    Allianz Arena
    Anthony Taylor
    2-4
    Cristiano Ronaldo 15'
    Rúben Dias 35' (p.b.)
    Raphaël Guerreiro 39' (p.b.)
    Diogo Jota 67'
    Kai Havertz 51'
    Robin Gosens 60'
    Allianz Arena
    Lotação75 000
    Medidas105x68
    Inauguração2005
    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo FJornada 2
    Lances Capitais
    GOLO INVALIDADO Alemanha
    O golo foi de Gosens, na esquerda, mas no meio, após o cruzamento de Kimmich, Gnabry estava em fora de jogo.

    Boa decisão da equipa de arbitragem
    15´
    GOLO Portugal!
    Cristiano Ronaldo marca
    Cristiano Ronaldo marca o seu 3º golo na prova (2 jogos)
    35´
    GOLO Alemanha
    Rúben Dias marca na própria baliza!
    39´
    GOLO Alemanha
    Raphaël Guerreiro marca na própria baliza!
    51´
    GOLO Alemanha!
    Kai Havertz marca
    Kai Havertz marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    60´
    GOLO Alemanha!
    Robin Gosens marca
    Robin Gosens marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    67´
    GOLO Portugal!
    Diogo Jota marca
    Diogo Jota marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    A Chave

    A linha de 5: A Alemanha, mantendo o 3x4x3, colocava-se a atacar com os laterais junto aos três da frente, o que fazia com que se formasse uma linha de cinco no ataque. Portugal respondia com uma linha de quatro e a desorientação foi constante entre laterais e centrais.

    O Árbitro

    Arbitragem bem conseguida, sem grandes problemas e a deixar jogar. VAR ajudou, ao corrigir golo que tinha sido validado aos alemães logo a abrir.

    O Melhor
    A sensação de que dá

    Claro que a Alemanha já tinha tirado algumas pedras importantes, claro que era um momento de descompressão germânica, mas a última meia hora voltou a demonstrar que Portugal, se quiser, consegue ombrear e condicionar seriamente as equipas mais poderosas do Mundo. Que sirva de lição antes da França.

    O Pior
    Desnorte tático

    Impressionante a incapacidade portuguesa para anular as ações ofensivas contrárias. A equipa recuou e tentou jogar em contra-ataque, mas para isso era preciso ter bola, e quase sempre andou a vê-la de pé para pé, do outro lado. Má abordagem que apenas foi disfarçada pelo golo inaugural.

    Forma
    Portugal
    2020/2021
    13J
    8V
    3E
    2D
    27-11G
    Alemanha
    2020/2021
    13J
    6V
    4E
    3D
    27-20G
    Sabia que...by playmaker stats
    Portugal sofreu pela 1.ª vez 4 golos num Europeu.

    Está igualada maior derrota de Portugal num Euro
    2008 D 2-0 Suíça (país organizador)
    2021 D 2-4 Alemanha (joga em casa)
    Portugal nunca tinha sofrido 4 golos nos dois primeiros jogos numa fase final do Campeonato da Europa.

    Nas últimas 5 edições num Euro, Portugal sofreu em média 5 golos em toda a prova.
    Robin Gosens estreou-se a marcar num Campeonato Europeu. Apontou o 2.º golo pela seleção em 10 internacionalizações (vs Portugal e Letónia).
    Portugal é o 2.º melhor ataque do Euro 2020 com 5 golos, top liderado pela Itália com 6 remates certeiros.

    Piores defesas do que Portugal:
    Macedónia e Turquia com 5 golos sofridos
    A Alemanha vence Portugal há 5 jogos consecutivos e sempre em fases finais.

    A média de golos dos alemães nessas 5 vitórias é de 3 golos/jogo frente à equipa das quinas
    Foi a 1.ª vez que Portugal teve uma diferença de 3 golos no jogo do Euro. Em fases finais, esta foi a 6ª vez, a única reviravolta aconteceu em 1966:
    1966 Coreia do Norte
    1986 Marrocos
    2002 EUA
    2006 Alemanha
    2012 Alemanha
    2021 Alemanha

    Fotografias(15)

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PORTUGAL
    EMPATE
    ALEMANHA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    A ver vamos
    2021-06-21 00h04m por Brioso_16
    Espero que o FS arrisque fazer mudanças para o último jogo! William está a mais, Renato tem de ser titular e talvez arriscasse pôr o Dalot na direita. Espero que consigamos pelo menos o empate, mas a passar, o ideal era evitar o lado para onde a Alemanha for. . .

    Enfim, só sei que se formos para casa nesta fase de grupos, com um plantel desta qualidade, é uma vergonha. Já no mundial fomos medíocres e poderíamos ter chegado bem longe.
    Chute
    2021-06-20 21h46m por kropotkin
    Eu até percebo que pode parecer estranho a selecção deixar os jogadores campeões de Portugal no banco. . . mas isso por si só não chega para dar a titularidade aos tipos. Agora, se me disseres que na selecção há jogadores do Sporting muito superiores a alguns dos titulares, concordo em absoluto.

    É CLARÍSSIMO para todos que os laterais e o meio campo titulares são uma nódoa total, os suplentes (campeões ou não) já deviam ter tido uma oportunidade contra a Alemanha.
    ler comentário completo »
    MI
    Tudo ou nada (rectificado)
    2021-06-20 20h16m por mib
    Devíamos de jogar sem medo num 4x2x4

    Gr____ Rui Patricio

    DD____Dalot (Cancelo ta fora(
    DC____ Pepe
    DC____ Rúben Dias
    DE____ Nuno Mendes

    M. DEF_ João Palhinha
    MC_____Renato Sanches

    2°AVA(10)__Diog o Jota
    E. DIR____Pote
    E. ESQ___ Cristiano Ronaldo
    P. L______André Silva
    MI
    Tudo ou nada
    2021-06-20 20h14m por mib
    Devíamos de jogar sem medo num 4x2x4

    Gr____ Rui Patricio

    DD____ João Cancelo
    DC____ Pepe
    DC____ Rúben Dias
    DE____ Nuno Mendes

    M. DEF_ João Palhinha
    MC_____Renato Sanches

    2°AVA(10)__Diog o Jota
    E. DIR____Pote
    E. ESQ___ Cristiano Ronaldo
    P. L______André Silva
    MI
    Tudo ou nada
    2021-06-20 20h12m por mib
    Devíamos de jogar sem medo num 4x2x4

    Gr____ Rui Patricio

    DD____ João Cancelo
    DC____ Pepe
    DC____ Rúben Dias
    DE____ Nuno Mendes

    M. DEF_ João Palhinha
    MC_____Renato Sanches

    2°AVA(10)__Diogo Jota
    E. DIR____Pote
    E. ESQ___ Cristiano Ronaldo
    P. L______André Silva

    .
    .
    .
    .
    ____________Rui Patricio _____________

    J Cancelo___Pepe__R Dias__N Mendes

    ______J Palhinha___R Sanches_______

    ________ __Diogo Jota________________
    _Pote_ _________________Ronaldo _____
    ___________André Silva_______________
    AN
    Banco
    2021-06-20 17h09m por angryagain
    Há jogadores em claro sub-rendimento e baixa de forma:

    Danilo, William e Bruno Fernandes, estes são os principais. Arrastam-se em campo e não fazem marcações nem compensações.
    Bernardo e Rafael tb estão por arames. Semedo é fraquito, fisicamente e mentalmente, não serve para enfrentar seleções mais fortes como Alemanha e etc.
    Estes têm de sentar no banco, senão isto não melhora.

    A nossa sorte é que o empate chega para passar (em 3º, outra ve...ler comentário completo »
    da_ni82
    2021-06-20 16h26m por MisticaEncarnada
    Então se ele escolhia não entendo como ficava chateado. Supostamente escolhia o que queria.
    Eu acho que muitos Portistas ficaram chateados sem se entender. O homem acreditava numa coisa, não resultava, mudou ligeiramente e resultou. E falo ligeiramente porque no jogo em que jogaram menos jogadores do Porto a titulares foram 3. Depois foram sempre 5. Não há drama. Acho que algumas pessoas são injustas.
    Se ele tivesse mantido o mesmo 11 até ao fim, apenas com 1 ou nenhum...ler comentário completo »
    redlegion
    2021-06-20 16h17m por MisticaEncarnada
    Sabes porque é que não passavas os jogos todos com 10 homens atrás da linha da bola?
    Hungria, Islândia, Áustria, Croácia, Polónia, País de Gales.
    Grécia em 2004: Portugal (2x) , Espanha, França. Em 6 jogos, 4 foram contra esses.
    Não é comparável. A Grécia não tinha jogadores nem para nós, nem para Espanha ou França para jogar olhos nos olhos em jogo aberto. A diferença era muita. Tiveram de jogar como podiam e deu certo.
    Nós na final em 2016 foi ig...ler comentário completo »
    Portugal
    2021-06-20 16h10m por moreno07
    A jogar com danilo e william ao mesmo tempo, so tem oq merece
    raphael guerreiro e nelson semedo nem no tugao tinham lugar, laterais atacantes e ponto final
    da_ni82
    2021-06-20 15h57m por MisticaEncarnada
    Não era ele que escolhia os 11's?
    Se não era, era burro. O Ricardo Carvalho era o nosso melhor central, o Nuno Valente o melhor lateral esquerdo, o Costinha vs Tiago (dela por dela sinceramente embora o Costinha tivesse mais classe), o Maniche o melhor 8. . . o Deco entendia-se bem com o Maniche por isso. . . era a segurança, embora o Rui trouxesse alma à equipa.
    O homem percebeu que não resultou e mudou. Na final tivemos aquele lindo frango, o que é que querias?
    ler comentário completo »
    Renato Sanchez
    2021-06-20 15h37m por MisticaEncarnada
    Nasceu no México
    Tutaemeia
    2021-06-20 15h33m por MisticaEncarnada
    O Rafa tem jogado muito?
    Durante anos a fio a base da selecção era o Sporting. No EURO 2004 eram 5/6 titulares do Porto. Assim não estava mal e ninguém se chateava. . . quando é um do Benfica está logo tudo estragado.
    O problema não são os clubes de onde vêm os jogadores. O problema é que há boas soluções e jogam sempre os mesmos. Depois há a insistência em pormenores tácticos que fazem toda a diferença como o posicionamento do Bruno Fernandes ou do William. Com os mesmos ...ler comentário completo »
    Hmmm
    2021-06-20 14h45m por Chute
    França.
    Titulares onde jogam.
    Portugal
    William vs Sanches/campeão fr
    Rafa vs Pote/melhor goleador pt
    Guerreiro vs Nuno Mendes/campeao pt
    Danilo, william vs Palhinha

    Mbappe
    Melh or goleador

    Benzema 3° com os mesmos golos do segundo
    André Silva 2° goleador

    FR
    Campeões em GB, em ES, Alemanha

    PT
    2 campeões em campo ontem GB
    3 com Sanchez
    . . .
    Falta de competência
    2021-06-20 14h31m por FCP_18
    Gritante por parte da equipa técnica nacional, desde já com as convocatórias das lendas n. semedo e william carvalho , apesar de que tivemos o grande azar de termos perdido o cancelo senão não estaríamos expostos ao n. semedo. Depois a falta de ajuste a nivel táctico durante o jogo é preocupante e não se pode tolerar a uma equipa técnica com esta experiência. Era evidente onde os alemães estavam a causar perigo , entretanto não fazemos ajuste nenhum (N. Semedo já é fraco a defender, e ent...ler comentário completo »
    Buzz Quizz
    2021-06-20 13h50m por Chute
    Qual é a a única selecção do Europeu que joga sem campeões nacionais do seu próprio país e prefere habituais suplentes vs habituais titulares e onde os melhores goleadores ou nem cheiram ou jogam 10minutos?
    bludouro
    2021-06-20 11h38m por MisticaEncarnada
    Ainda é cedo para fazer contas. Passar com 3 pontos era bom mas ainda há outro jogo. Embora o prognóstico não seja o melhor, é possível ganhar pontos.
    Jogo
    2021-06-20 11h07m por Gund0gan
    Jogo péssimo, muito por culpa da incompetência do nosso selecionador. Os problemas deste jogo são fáceis de identificar e a maior parte dos users já os disseram, o mais triste é problemas tão simples não serem resolvidos pelo timoneiro da equipa e ninguém da equipa técnica o alertar para isso, só há uma palavra para isso, incompetência!
    Então vamos lá aos problemas, começando pelo mais gritante, o duplo pivot inútil que nada oferece à equipa, aquela dupla não fecha no meio, não d...ler comentário completo »
    MO
    Perder por 1
    2021-06-20 10h32m por Motamaral
    Deve chegar para passar
    TomPen
    2021-06-20 10h20m por MisticaEncarnada
    O Ronaldo é um problema. Mas não para a equipa e sim para o Fernando Santos que deve ter o chip de "há Ronaldo, então deixa o jogo andar que a gente ganha ou empata".
    Sabedoria
    2021-06-20 10h14m por MisticaEncarnada
    Mas afinal quem é que acha que vai à Alemanha para ganhar à Alemanha?
    Vamos ver agora se dá para ganhar pontos à França. . . aconteceu um dos piores cenários, que era a França não ganhar (pior só perdendo) e Portugal perder, cenário que "obriga" a França a vencer para passar em primeiro e Portugal está quase obrigado a pontuar para passar.
    É possível? É. . . a jogar como se joga desde 2016 (ou antes ou durante). . . difícil. Mas dá para melhorar? Dá.
    Portugal vs França
    2021-06-20 10h06m por meteorico
    Patrício
    Dalot
    Pepe
    R úben Dias
    Guerreiro
    Danilo
    nSanches
    Moutinho
    B. Silva
    Ronaldo
    D. Jota
    bludouro
    2021-06-20 09h25m por TomPen
    Se não fôssemos uns pússies completos para escolher amigáveis nos últimos 20 anos se calhar já íamos para estes jogos a doer com outra estaleca. Foi preciso vir a UNL para nos obrigar a jogar contra as grandes seleções fora das fases finais e mesmo assim tivemos sorte na primeira edição.
    outra goleada
    2021-06-20 09h08m por kropotkin
    Com a França vai ser mais um saco de cheio. O Santos já disse que vai jogar para o empate. . . e todos sabemos o resultado que este tipo de abordagem costuma ter.
    erwinsanchezfre king
    2021-06-20 09h05m por matrioska_russa
    Ia responder, mas o maiaslb respondeu por mim.

    A Alemanha ganhou bem, certo, mas só conseguiu este resultado porque tacticamente Portugal não a conseguiu contrariar (e só não marcou mais porque após o 4-1 ficou mais interessada em gerir o jogo e rodar a equipa). Não há uma ideia de como se deve jogar na seleção e é impossível culpar os jogadores quando se vê claramente que o jogo foi perdido nas opções tácticas. A estratégia da Alemanha passava por aproveitar a moleza do no...ler comentário completo »
    O tema Cristiano
    2021-06-20 08h59m por TomPen
    Realmente não vejo, com a falta completa de ordens que os jogadores têm, quem é que querem para o lugar dele.
    Não temos de depender dele, mas com esta falta de tática e ideias prefiro um gajo que consiga estar no sítio certo à hora certa das poucas vezes que fazemos alguma coisa de jeito nos jogos.
    O Cristiano continua a ser a nossa melhor arma para isso.
    É o melhor do plantel? Não necessariamente, mas é o jogador desse lote de "melhores" que não é tão estorvado pela ...ler comentário completo »

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga BETCLIC
    Antevisão
    Decisivo dérbi do Minho
    ... histórias, emoções e clubes. Versão 152 do tão aguardado e aclamado Dérbi do Minho, um dos maiores, mais intensos e sentidos do futebol ...