placardpt
      Crónica
      Portugal perde em Munique contra a Alemanha

      Um bom Engenheiro terá sempre uma calculadora...

      2021/06/19 19:20
      ENVIADO ESPECIAL REPORTAGEM: Luís Rocha Rodrigues, em Munique;

      Chegou a parecer que Portugal ia trocar as voltas ao destino, chegou-se a temer uma goleada daquelas, acabou-se com um amargo de boca. Portugal marcou quatro na Alemanha, só que dois foram auto-golos, e perdeu o balão de oxigénio no grupo F, tendo agora de pontuar contra a França para tentar garantir o apuramento. Perder também pode dar, mas... as contas ficam para os próximos dias.

      Cristiano marcou mais um, e que susto pregou aos alemães, que puderam respirar de alívio com uma exibição convincente e em que a superioridade tática foi evidente durante uma hora. Depois, Löw poupou alguns jogadores, a equipa recuou e quase permitiu a Portugal reentrar no jogo.

      Até nem foi muito mau...

      Ora bem, e aquela primeira parte? Claro que sim, arriscámo-nos a escrever que a estratégia tinha resultado na perfeição, mas desafiar a lógica tem limites. Portugal começou expectante, como se previa, e não podia ser de outra forma, que a Alemanha levou ao extremo a necessidade de uma outra postura e conseguiu-o. Mesmo com alguns contratempos (ora num golo anulado a abrir, ora no contra-ataque sofrido que deu em golo da vantagem para Portugal), naturais de quem se expõe tanto ao querer sempre a bola, a Alemanha conseguiria acabar o primeiro tempo na frente.

      Começo foi prometedor ©Getty /
      Isso explica-se em vários detalhes. Num claro 3x4x3, cheio de largura e ansioso por profundidade, a equipa de Löw foi sempre muito pressionante logo na saída de bola dos centrais portugueses. Pepe e Dias eram um espelho da necessidade de ter de bater comprido, até porque o auxílio de Rui Patrício, como se viu algumas vezes, era bastante limitado e algo intranquilo.

      Desta teia já estaria Fernando Santos precavido. O que não adivinharia era a pouquíssima capacidade para manter a bola algum tempo e, porque não dizê-lo, de criar mais do que duas oportunidades em 45 minutos - numa bola parada e no golo, além de um contra-ataque em que teve mesmo de ser Pepe a tentar finalizar, coisas de miúdos de 20 anos.

      No resto, só deu Alemanha. E, quem vir o onze, pensará: então mas Portugal tinha quatro defesas e dois trincos, certamente conseguiu jogar em estilo ferrolho, certo? Nada mais errado. Para responder à Alemanha, Portugal apenas baixou o bloco, pois a isso foi obrigado, embora não parecendo ajustar-se a um pormenor muito relevante, e que a época que terminou demonstrou: a encarar um 3x4x3, é fundamental que um elemento do meio-campo defenda junto aos centrais (um contra um) ou, se for para ter superioridade, que os extremos acompanhem os laterais adversários. Já que Portugal não conseguiu impor o seu jogo, impunha-se uma dessas opções. Mas não.

      Alemães tiveram uma hora demolidora ©Getty /
      Com uma zona central muito povoada, a equipa portuguesa perdia sempre nas linhas e, mesmo com a felicidade de se colocar na frente do marcador, não conseguiu corrigir esse aspeto com o decorrer da partida, o que fazia com que, sempre que a bola partia da linha para dentro, houvesse imediatamente desequilíbrio e necessidade de dobras. Basta ver a preponderância de Gosens, à esquerda, e Kimmich, à direita, tiveram nos lances dos golos.

      E até se pensou que a segunda parte seria diferente. No fundo, até foi, porque Portugal entrou a mandar e a Alemanha marcou na sua primeira ação ofensiva. Só que não houve o reverso da medalha. Os alemães, atacando menos, não atacaram pior e continuaram a expor as debilidades portuguesas, numa equipa que, corrija-nos senhor Engenheiro, não estava nada preparada para os dois formatos possíveis da Alemanha, mas sim apenas para uma equipa em 4x3x3.

      Algumas coisas boas

      Jogou-se melhor, sem dúvida. Cristiano passou a ir mais vezes à direita, Renato Sanches entrou muito bem outra vez (que bomba ao poste!), só que a espiral negativa já era praticamente impossível de contrariar. A Alemanha fez o 4x1 à hora de jogo e o fantasma de mais uma goleada portuguesa na Allianz Arena era cada vez mais real.

      Cristiano marcou e assistiu ©Getty /
      Mas, lá está, jogava-se. E, depois de Jota reduzir para 4x2 numa devolução de Cristiano, que por ele tinha sido assistido no primeiro, foi uma seleção a ameaçar várias vezes entrar no jogo: no tal remate de Renato ao poste, em algumas bolas paradas, em saídas rápidas que precisavam de uma definição um pouco melhor.

      Saiu-se de Alemanha com a clara sensação de que podia ter sido diferente. Podia ter sido uma goleada histórica, mas podia também ter sido um excelente resultado português. Saiu-se, isso sim, a precisar da mais-que-tudo nestas alturas... venha de lá essa calculadora, pois claro.

      U Sábado, 19 Junho 2021 - 17:00
      Allianz Arena
      Anthony Taylor
      2-4
      Cristiano Ronaldo 15'
      Rúben Dias 35' (p.b.)
      Raphaël Guerreiro 39' (p.b.)
      Diogo Jota 67'
      Kai Havertz 51'
      Robin Gosens 60'
      Allianz Arena
      Lotação75 000
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2005
      FaseFase de Grupos
      JornadaGrupo FJornada 2
      VIDEOS
      Lances Capitais
      GOLO INVALIDADO Alemanha
      O golo foi de Gosens, na esquerda, mas no meio, após o cruzamento de Kimmich, Gnabry estava em fora de jogo.

      Boa decisão da equipa de arbitragem
      15´
      GOLO Portugal!
      Cristiano Ronaldo marca
      Cristiano Ronaldo marca o seu 3º golo na prova (2 jogos)
      35´
      GOLO Alemanha
      Rúben Dias marca na própria baliza!
      39´
      GOLO Alemanha
      Raphaël Guerreiro marca na própria baliza!
      51´
      GOLO Alemanha!
      Kai Havertz marca
      Kai Havertz marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      60´
      GOLO Alemanha!
      Robin Gosens marca
      Robin Gosens marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      67´
      GOLO Portugal!
      Diogo Jota marca
      Diogo Jota marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      A Chave

      A linha de 5: A Alemanha, mantendo o 3x4x3, colocava-se a atacar com os laterais junto aos três da frente, o que fazia com que se formasse uma linha de cinco no ataque. Portugal respondia com uma linha de quatro e a desorientação foi constante entre laterais e centrais.

      O Árbitro

      Arbitragem bem conseguida, sem grandes problemas e a deixar jogar. VAR ajudou, ao corrigir golo que tinha sido validado aos alemães logo a abrir.

      O Melhor
      A sensação de que dá

      Claro que a Alemanha já tinha tirado algumas pedras importantes, claro que era um momento de descompressão germânica, mas a última meia hora voltou a demonstrar que Portugal, se quiser, consegue ombrear e condicionar seriamente as equipas mais poderosas do Mundo. Que sirva de lição antes da França.

      O Pior
      Desnorte tático

      Impressionante a incapacidade portuguesa para anular as ações ofensivas contrárias. A equipa recuou e tentou jogar em contra-ataque, mas para isso era preciso ter bola, e quase sempre andou a vê-la de pé para pé, do outro lado. Má abordagem que apenas foi disfarçada pelo golo inaugural.

      Forma
      Portugal
      2020/2021
      13J
      8V
      3E
      2D
      27-11G
      Alemanha
      2020/2021
      13J
      6V
      4E
      3D
      27-20G
      Sabia que...by playmaker stats
      Portugal sofreu pela 1.ª vez 4 golos num Europeu.

      Está igualada maior derrota de Portugal num Euro
      2008 D 2-0 Suíça (país organizador)
      2021 D 2-4 Alemanha (joga em casa)
      Portugal nunca tinha sofrido 4 golos nos dois primeiros jogos numa fase final do Campeonato da Europa.

      Nas últimas 5 edições num Euro, Portugal sofreu em média 5 golos em toda a prova.
      Robin Gosens estreou-se a marcar num Campeonato Europeu. Apontou o 2.º golo pela seleção em 10 internacionalizações (vs Portugal e Letónia).
      Portugal é o 2.º melhor ataque do Euro 2020 com 5 golos, top liderado pela Itália com 6 remates certeiros.

      Piores defesas do que Portugal:
      Macedónia e Turquia com 5 golos sofridos
      A Alemanha vence Portugal há 5 jogos consecutivos e sempre em fases finais.

      A média de golos dos alemães nessas 5 vitórias é de 3 golos/jogo frente à equipa das quinas
      Foi a 1.ª vez que Portugal teve uma diferença de 3 golos no jogo do Euro. Em fases finais, esta foi a 6ª vez, a única reviravolta aconteceu em 1966:
      1966 Coreia do Norte
      1986 Marrocos
      2002 EUA
      2006 Alemanha
      2012 Alemanha
      2021 Alemanha

      Fotografias(15)

      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      PORTUGAL
      EMPATE
      ALEMANHA
      Comentários (225)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      A ver vamos
      2021-06-21 00h04m por Brioso_16
      Espero que o FS arrisque fazer mudanças para o último jogo! William está a mais, Renato tem de ser titular e talvez arriscasse pôr o Dalot na direita. Espero que consigamos pelo menos o empate, mas a passar, o ideal era evitar o lado para onde a Alemanha for. . .

      Enfim, só sei que se formos para casa nesta fase de grupos, com um plantel desta qualidade, é uma vergonha. Já no mundial fomos medíocres e poderíamos ter chegado bem longe.
      Chute
      2021-06-20 21h46m por kropotkin
      Eu até percebo que pode parecer estranho a selecção deixar os jogadores campeões de Portugal no banco. . . mas isso por si só não chega para dar a titularidade aos tipos. Agora, se me disseres que na selecção há jogadores do Sporting muito superiores a alguns dos titulares, concordo em absoluto.

      É CLARÍSSIMO para todos que os laterais e o meio campo titulares são uma nódoa total, os suplentes (campeões ou não) já deviam ter tido uma oportunidade contra a Alemanha.
      ler comentário completo »
      IM
      Nandinho
      2021-06-20 20h17m por ImBlankSpace
      RUI PATRICIO
      PEPE
      RUBEN DIAS
      DIOGO DALOT
      NUNO MENDES
      RUBEN NEVES
      RENATO SANCHES
      BRUNO FERNANDES
      BERNARDO SILVA
      DIOGO JOTA
      CRISTIANO RONALDO

      POR FAVOOOOOOR SENTA OS MECOS DO DANILO E DO WILLIAM. . . . .
      POR FAVOOOOOOOOR TROCAME ESSES LATERAIS SEM CABEÇA. . . . .
      MI
      Tudo ou nada (rectificado)
      2021-06-20 20h16m por mib
      Devíamos de jogar sem medo num 4x2x4

      Gr____ Rui Patricio

      DD____Dalot (Cancelo ta fora(
      DC____ Pepe
      DC____ Rúben Dias
      DE____ Nuno Mendes

      M. DEF_ João Palhinha
      MC_____Renato Sanches

      2°AVA(10)__Diog o Jota
      E. DIR____Pote
      E. ESQ___ Cristiano Ronaldo
      P. L______André Silva
      MI
      Tudo ou nada
      2021-06-20 20h14m por mib
      Devíamos de jogar sem medo num 4x2x4

      Gr____ Rui Patricio

      DD____ João Cancelo
      DC____ Pepe
      DC____ Rúben Dias
      DE____ Nuno Mendes

      M. DEF_ João Palhinha
      MC_____Renato Sanches

      2°AVA(10)__Diog o Jota
      E. DIR____Pote
      E. ESQ___ Cristiano Ronaldo
      P. L______André Silva
      MI
      Tudo ou nada
      2021-06-20 20h12m por mib
      Devíamos de jogar sem medo num 4x2x4

      Gr____ Rui Patricio

      DD____ João Cancelo
      DC____ Pepe
      DC____ Rúben Dias
      DE____ Nuno Mendes

      M. DEF_ João Palhinha
      MC_____Renato Sanches

      2°AVA(10)__Diogo Jota
      E. DIR____Pote
      E. ESQ___ Cristiano Ronaldo
      P. L______André Silva

      .
      .
      .
      .
      ____________Rui Patricio _____________

      J Cancelo___Pepe__R Dias__N Mendes

      ______J Palhinha___R Sanches_______

      ________ __Diogo Jota________________
      _Pote_ _________________Ronaldo _____
      ___________André Silva_______________
      AN
      Banco
      2021-06-20 17h09m por angryagain
      Há jogadores em claro sub-rendimento e baixa de forma:

      Danilo, William e Bruno Fernandes, estes são os principais. Arrastam-se em campo e não fazem marcações nem compensações.
      Bernardo e Rafael tb estão por arames. Semedo é fraquito, fisicamente e mentalmente, não serve para enfrentar seleções mais fortes como Alemanha e etc.
      Estes têm de sentar no banco, senão isto não melhora.

      A nossa sorte é que o empate chega para passar (em 3º, outra ve...ler comentário completo »
      Vantagens e desvantagens
      2021-06-20 16h53m por GatoPreto
      Um aspeto importante na evolução da nossa seleção foi a passagem de uma equipa com base em um ou dois clubes (Benfica e/ou Porto, com um ou dois do Sporting) para uma equipa com base em jogadores na quase totalidade proveniente de clubes estrangeiros.
      Essa evolução teve uma vantagem: o apoio à seleção passou a ser mais consensual, deixando esta de estar refém das rivalidades entre os três ditos "grandes". Isso refletiu-se, inclusive, no ambiente no seio da equipa nacional, já que a...ler comentário completo »
      MisticaEncarnad a
      2021-06-20 16h48m por da_ni82
      Entre o Scolari e o FS não há grandes diferenças, ambos têm uma enorme fixação pelas suas vacas sagradas, a grande diferença é que o FS ganhou um europeu logo na sua primeira competição e isso deu-lhe uma bagagem para fazer o que quer e apetece sem direito a escrutínio. O Scolari passou 2 anos a preparar uma equipa apenas para mandar tudo para o lixo ao primeiro contratempo, quem tem [. . . ] . tem medo. . . Falar mal do Scolari é tão injusto como dizer que a seleção portuguesa não joga n...ler comentário completo »
      da_ni82
      2021-06-20 16h26m por MisticaEncarnada
      Então se ele escolhia não entendo como ficava chateado. Supostamente escolhia o que queria.
      Eu acho que muitos Portistas ficaram chateados sem se entender. O homem acreditava numa coisa, não resultava, mudou ligeiramente e resultou. E falo ligeiramente porque no jogo em que jogaram menos jogadores do Porto a titulares foram 3. Depois foram sempre 5. Não há drama. Acho que algumas pessoas são injustas.
      Se ele tivesse mantido o mesmo 11 até ao fim, apenas com 1 ou nenhum...ler comentário completo »
      redlegion
      2021-06-20 16h17m por MisticaEncarnada
      Sabes porque é que não passavas os jogos todos com 10 homens atrás da linha da bola?
      Hungria, Islândia, Áustria, Croácia, Polónia, País de Gales.
      Grécia em 2004: Portugal (2x) , Espanha, França. Em 6 jogos, 4 foram contra esses.
      Não é comparável. A Grécia não tinha jogadores nem para nós, nem para Espanha ou França para jogar olhos nos olhos em jogo aberto. A diferença era muita. Tiveram de jogar como podiam e deu certo.
      Nós na final em 2016 foi ig...ler comentário completo »
      MisticaEncarnad a
      2021-06-20 16h16m por da_ni82
      Claro que era ele que escolhia os onzes. . . Daí dizer que ficou chateado. . .

      Pequena correção: o Costinha concorria com o Petit e o Maniche é que concorria com o Tiago para o meio campo. . .
      Portugal
      2021-06-20 16h10m por moreno07
      A jogar com danilo e william ao mesmo tempo, so tem oq merece
      raphael guerreiro e nelson semedo nem no tugao tinham lugar, laterais atacantes e ponto final
      da_ni82
      2021-06-20 15h57m por MisticaEncarnada
      Não era ele que escolhia os 11's?
      Se não era, era burro. O Ricardo Carvalho era o nosso melhor central, o Nuno Valente o melhor lateral esquerdo, o Costinha vs Tiago (dela por dela sinceramente embora o Costinha tivesse mais classe), o Maniche o melhor 8. . . o Deco entendia-se bem com o Maniche por isso. . . era a segurança, embora o Rui trouxesse alma à equipa.
      O homem percebeu que não resultou e mudou. Na final tivemos aquele lindo frango, o que é que querias?
      ler comentário completo »
      MisticaEncarnad a
      2021-06-20 15h45m por da_ni82
      "No EURO 2004 eram 5/6 titulares do Porto. Assim não estava mal e ninguém se chateava. . . "

      Mentira. . . Houve uma pessoa que ficou bastante chateada. . . O mister Scolari. . . Essa figura que desperdiçou uma fase de preparação inteira a jogar com os mesmos e só depois de perder na estreia com a Grécia recorreu á base que tinha do Porto, base essa que jogava com 100% de titulares desde o GR até aos médios, a excepção no meio campo era o Alenitchev e depois o ataque que e...ler comentário completo »
      Renato Sanchez
      2021-06-20 15h37m por MisticaEncarnada
      Nasceu no México
      Tutaemeia
      2021-06-20 15h33m por MisticaEncarnada
      O Rafa tem jogado muito?
      Durante anos a fio a base da selecção era o Sporting. No EURO 2004 eram 5/6 titulares do Porto. Assim não estava mal e ninguém se chateava. . . quando é um do Benfica está logo tudo estragado.
      O problema não são os clubes de onde vêm os jogadores. O problema é que há boas soluções e jogam sempre os mesmos. Depois há a insistência em pormenores tácticos que fazem toda a diferença como o posicionamento do Bruno Fernandes ou do William. Com os mesmos ...ler comentário completo »
      Hmmm
      2021-06-20 14h45m por Chute
      França.
      Titulares onde jogam.
      Portugal
      William vs Sanches/campeão fr
      Rafa vs Pote/melhor goleador pt
      Guerreiro vs Nuno Mendes/campeao pt
      Danilo, william vs Palhinha

      Mbappe
      Melh or goleador

      Benzema 3° com os mesmos golos do segundo
      André Silva 2° goleador

      FR
      Campeões em GB, em ES, Alemanha

      PT
      2 campeões em campo ontem GB
      3 com Sanchez
      . . .
      Falta de competência
      2021-06-20 14h31m por FCP_18
      Gritante por parte da equipa técnica nacional, desde já com as convocatórias das lendas n. semedo e william carvalho , apesar de que tivemos o grande azar de termos perdido o cancelo senão não estaríamos expostos ao n. semedo. Depois a falta de ajuste a nivel táctico durante o jogo é preocupante e não se pode tolerar a uma equipa técnica com esta experiência. Era evidente onde os alemães estavam a causar perigo , entretanto não fazemos ajuste nenhum (N. Semedo já é fraco a defender, e ent...ler comentário completo »
      Buzz Quizz
      2021-06-20 13h50m por Chute
      Qual é a a única selecção do Europeu que joga sem campeões nacionais do seu próprio país e prefere habituais suplentes vs habituais titulares e onde os melhores goleadores ou nem cheiram ou jogam 10minutos?
      TU
      Enfim
      2021-06-20 12h36m por Tutaemeia
      Palhinha?

      Se fosse do Benfica jogava logo.
      Esse é que é o problema.
      bludouro
      2021-06-20 11h38m por MisticaEncarnada
      Ainda é cedo para fazer contas. Passar com 3 pontos era bom mas ainda há outro jogo. Embora o prognóstico não seja o melhor, é possível ganhar pontos.
      Jogo
      2021-06-20 11h07m por Gund0gan
      Jogo péssimo, muito por culpa da incompetência do nosso selecionador. Os problemas deste jogo são fáceis de identificar e a maior parte dos users já os disseram, o mais triste é problemas tão simples não serem resolvidos pelo timoneiro da equipa e ninguém da equipa técnica o alertar para isso, só há uma palavra para isso, incompetência!
      Então vamos lá aos problemas, começando pelo mais gritante, o duplo pivot inútil que nada oferece à equipa, aquela dupla não fecha no meio, não d...ler comentário completo »
      MisticaEncarnad a
      2021-06-20 10h59m por bludouro
      Pois, não se comprova o nosso próprio valor em campo, agora vamos estar os próximos dias no conforto do sofá a torcer para empates no Suíça-Turquia e Escócia-Croácia. . . Enfim se a Suíça triunfar logo retiro logo a bandeira da sala! O que vale e que agora que nos escapou o segundo lugar do grupo já não ;odemos ir a Wembley nos oitavos. . . .
      TomPen
      2021-06-20 10h55m por bludouro
      Lá isso é verdade. A caminho da final da UNL a Holanda eliminou apenas a Alemanha, França e Inglaterra. Gostaria de ver Portugal fazer o mesmo percurso numa prova a sério neste Euro. Está quieto. . .
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Taça da Liga
      Em antevisão à 1ª fase da Allianz Cup, Luís Rocha e Vítor Campelos apontaram à vitória para abrir a época da melhor forma
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Migas29 23-07-2021, 16:53
      KE
      keylor1904 23-07-2021, 16:53
      MA
      marciux17 23-07-2021, 16:52
      Capitain_Iglo 23-07-2021, 16:52
      Patriota10 23-07-2021, 16:51
      ReturnoftheEagle 23-07-2021, 16:50
      Capitain_Iglo 23-07-2021, 16:50
      Inspirigd9 23-07-2021, 16:47
      freskas 23-07-2021, 16:46
      Capitain_Iglo 23-07-2021, 16:45
      BR
      Brettes1965 23-07-2021, 16:44
      ReturnoftheEagle 23-07-2021, 16:41
      Capitain_Iglo 23-07-2021, 16:40
      yellow_ledbetter 23-07-2021, 16:37
      slbgdp 23-07-2021, 16:31
      freskas 23-07-2021, 16:30