placardpt
    Análise a todas as equipas do Euro

    GRUPO C | Holanda: a eterna candidata Laranja Mecânica

    Com o início do Euro 2020 ao virar da esquina, está na altura de conhecer as todas as 24 equipas que vão participar no maior torneio de seleções do Velho Continente. Durante os dias que antecedem o pontapé de partida, o zerozero apresenta-lhe o perfil de cada seleção, assim como a sua figura e técnico.

    A Laranja Mecânica é um nome incontornável da história do futebol europeu e mundial. A Holanda ficou mundialmente conhecida no mundo do futebol nos anos 70 e 80, altura em que ganhou a sua alcunha (Laranja Mecânica) e conseguiu juntar alguns dos maiores nomes de sempre da modalidade (Frank Rijkaard, Ruud Gullit, Marco Van Basten, Johan Cruyff,...). O auge chegou em 1988, quando venceram o seu único título de campeão europeu da história.

    Mais de três décadas depois, a Holanda não pode dizer que conta nas suas fileiras com nomes (para já) ao nível dos acima referidos, mas não deixa de ter uma série de jovens promessas e jogadores conceituados nos seus respetivos clubes de Liga dos Campeões e campeonatos de topo. Num Grupo C onde parte como clara favorita, a Holanda quer mostrar o porquê de ser uma eterna candidata.

    Muito talento em busca de se afirmar

    Conhecida, desde sempre, pelo seu claro pendor ofensivo no estilo de jogo, a Holanda tem-se mostrado fiel a si mesma ao longo das várias décadas. Hoje, a Holanda continua a ser um perigo para qualquer seleção a nível ofensivo e conta com alguns dos melhores médios e avançados do mundo, capazes de desbloquearem jogos a qualquer momento e que sabem bem o que é jogar bom futebol apoiado e de grande verticalidade.

    A baliza é, muito provavelmente, a posição onde a Holanda mais deixa a desejar. Tim Krul tem sido o eleito nos últimos jogos (e ao longo de grande parte da qualificação para o Europeu), mas o guarda-redes do Norwich City (que subiu agora à Premier League) está longe de estar ao nível de nomes como o de Edwin van der Sar, o último grande nome a ocupar a baliza holandesa.

    Ataque é a melhor defesa da Holanda ©Getty /
    Conhecida pelo seu futebol ofensivo, a defesa sempre foi o «calcanhar de Aquiles» da Holanda, que sempre teve dificuldades em produzir defesas com a mesma qualidade (e quantidade) do que os atletas que jogam mais adiantados no terreno - embora tenham existido alguns nomes de relevo ao longo dos anos, como Frank de Boer ou Ronald Koeman, por exemplo. Hoje em dia o equilíbrio entre setores na seleção holandesa é maior do que foi em tempos, com os centrais de Ligt (Juventus) e de Vrij (Inter) a serem os pilares defensivos, onde se junta o experiente Daley Blind e muita juventude a despontar. Há ainda a destacar a ausência de peso do lesionado Virgil van Dijk.

    É no meio campo que começam a surgir os principais nomes desta seleção. Gini Wijnaldum, Frenkie de Jong e van de Beek (embora o último tenha perdido fulgor face à última temporada no Manchester United) são três dos melhores médios de ligação e de transporte do mundo e perfeitos para o estilo de jogo do selecionador Frank de Boer, mas há que ter em conta nomes como de Roon (Atalanta) ou o jovem Ryan Gravenberch, que tem brilhado no Ajax e promete ser um nome a ter em atenção no futebol mundial nos próximos anos.

    No ataque, a figura principal é o enigmático Memphis Depay, incansável no último terço do terreno e capaz de causar estragos a qualquer defesa do mundo. No entanto, o avançado do Lyon (que está em final de contrato e com o Barcelona no horizonte) não está sozinho e conta com a irreverência dos jovens do PSV Donyell Mallen e Cody Gakpo, que impõem uma grande velocidade e mobilidade no ataque holandês. Destaque ainda para os finalizadores Wout Weghorst e Luuk de Jong e para o desequilibrador Steven Berghuis, que dão muitas opções ao ataque.

    Frank de Boer, antiga glória do futebol mundial e da seleção holandesa, é o comandante desta nova geração da Holanda e ainda só perdeu uma vez desde que assumiu o comando da equipa. Há muito talento por lapidar nesta seleção e são capazes de causar algumas surpresas, mas serão capazes de repetir a glória de 88? É improvável face ao poderio de outras seleções, mas no desporto as contas apenas se fazem no final.

    jogos históricos
    U Domingo, 13 Junho 2021 - 20:00
    Johan Cruyff Arena
    Felix Brych
    3-2
    Gini Wijnaldum 52'
    Wout Weghorst 58'
    Denzel Dumfries 85'
    Andriy Yarmolenko 75'
    Roman Yaremchuk 79'

    ESTÁDIO

    Johan Cruyff Arena
    Lotação53 748
    Medidas105 x 68 m
    Inauguração1996

    COMPETIÇÃO

    FaseFase de Grupos
    JornadaGrupo CJornada 1
    A Estrela
    Memphis Depay

    Foi uma época de loucos na Ligue 1 no que à luta pelo título diz respeito e se o Lyon chegou a ser equacionado (durante algum tempo) para essas contas em muito se deve a Memphis Depay. O avançado é a figura principal ofensiva da Holanda e é um terror para as defesas, variando entre as duas alas (com ênfase para a esquerda) e o centro do terreno com grande frequência. Os seus 22 golos nesta época são um bom cartão de visita.

    O Técnico
    Frank de Boer

    Enquanto jogador, brilhou no Ajax e no Barcelona e começou a sua carreira enquanto treinador há pouco mais de uma década. Foi campeão nos quatro primeiros anos enquanto treinador, sempre no «seu» Ajax, mas não teve o mesmo sucesso nos outros clubes por onde passou (Inter de Milão, Crystal Palace e Atalanta United). Agora, enquanto selecionador, totaliza duas derrotas, quatro empates e quatro vitórias e vai ter a sua primeira experiência numa fase final de uma competição de seleções.

    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    PAÍSES BAIXOS
    EMPATE
    UCRÂNIA

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Holanda
    2021-06-07 22h48m por Tekashi
    Tem obrigação de passar o seu grupo em primeiro, mas todo o cuidado será pouco porque com esta Ucrania as coisas podem perfeitamente complicar-se no que toca a liderança do grupo, mas mesmo assim penso que os holandeses serão lideres no final da 3 jornadas.

    Depois nos Oitavos poderá eventualmente apanhar a Escócia ou a Croácia, logo será favorita para se qualificar para os Quartos, onde pelas minhas previsões poderá apanhar a Dinamarca e aí será muito dividido, qualquer pode...ler comentário completo »
    Holanda
    2021-06-07 15h16m por AlexisS17_Arshavin10
    Tem grandes jogadores em todas as posições, mas com aquela amostra de treinador, duvido que façam um bom Europeu infelizmente. Sempre adorei a Holanda, por isso gostava que tivessem um bom desempenho, vamos ver.
    Holanda
    2021-06-07 10h32m por Echelon77
    Têm qualidade para criar algumas surpresas neste Euro, caso não os levem a sério

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Liga dos Campeões
    Dortmund venceu em Paris
    Noite histórica para o Borussia Dortmund. Os alemães bateram o Paris SG (0-1) e avançaram para a grande final da Liga dos Campeões. Na conferência de imprensa, ...
    07-05-2024 23:00