placardpt
    Nacional confirma descida

    Adeus I Liga, olá Europa

    2021/05/16 16:50

    Jogo de contrastes em Famalicão. O CD Nacional viu confirmada a descida de divisão à II Liga e o Famalicão, com uma vitória expressiva (3x0), ganhou enorme alento para a luta europeia na última e derradeira jornada. Um jogo em que os da casa foram superiores e, acima de tudo, mais competentes nos vários momentos do jogo, tendo o desalento do adversário sobressaído desde o apito inicial. Na mesma época em que subiu de divisão, a equipa insular diz adeus ao principal escalão, ao passo que o Famalicão, após uma maratona extremamente exigente e onde viveram momentos conturbados, sonham com uma realidade que há uns tempos era vista quase como impossível.

    Um único truque do artista

    Só uma vitória deixaria o Nacional ainda ligado às máquinas e, por isso, a deslocação a Famalicão era encarada como uma espécie de jogo de vida ou morte para a formação insular. O problema é que, do lado oposto, o adversário, já com a manutenção assegurada, também pensava num objetivo extra: a Europa, que passou de miragem a um alvo concreto na reta final do campeonato.

    Ivo Rodrigues voltou a picar o ponto ©Catarina Morais / Kapta +
    Por isso, a tarefa dos madeirenses foi duplamente dificultada. Com apenas uma mudança em relação ao onze que defrontou o Benfica na jornada anterior - Rúben Micael entrou para o lugar de Éber Bessa -, a turma de Manuel Machado, compacta atrás, conseguiu segurar o ímpeto famalicense durante largos minutos.

    Com uma zona medular mais preenchida e musculada, o Nacional não abriu grandes espaços para as referências contrárias criarem perigo. Aliás, foi praticamente até perto intervalo que a partida se jogou a um ritmo mediano e sem incidências relevantes, excetuando um lance em que Pedrão, na sequência de um canto, poderia ter feito bem melhor.

    A caminho do recolher aos balneários, os nervos foram-se apoderando dos visitantes. Sem grandes rasgos para criar perigo no ataque e com um Famalicão a soltar-se, o perigo apareceu e, num de dois lances perigosos, nasceu o golo. Gil Dias ameaçou primeiro - António Filipe respondeu à altura - e Ivo Rodrigues, uma das principais figuras do renascimento com Ivo Vieira, não perdoou com um tiro à entrada da área. Por esta altura, a vida do Nacional estava por um fio...

    Manuel Machado não conseguiu evitar a descida do Nacional ©Catarina Morais / Kapta +

    Lançar tudo e resultar em nada

    Manuel Machado não demorou a colocar a carne no assador para o tudo por tudo e a verdade é que o Nacional cresceu ligeiramente. Foi sobretudo com a entrada de Kenji Gorré que os insulares espevitaram e criaram a melhor oportunidade de todo o encontro - Luiz Júnior respondeu com uma defesa espetacular -, mas de pouco mais serviu.

    ©Catarina Morais / Kapta +
    Tranquilo no jogo, o Famalicão baixou um pouco a intensidade e não criou grandes lances de perigo, exectuando os dois lances do recém-entrado Iván Jaime, sendo que um deles resultou no 2x0 perto do minuto 80.

    Esse momento resultou num enorme balde de água gelada para o Nacional. Isto porque, pouco tempo depois, em nova jogada de ataque a poucos toques, Valenzuela - também ele a saltar do banco - alargou a vantagem para 3x0, colocando uma pedra no assunto e confirmando a descida do CD Nacional ao segundo escalão do futebol nacional. O Famalicão, por sua vez, disse 'olá' à possibilidade de estar presente nas competições europeias. Que verdadeira montanha-russa!

    jogos históricos
    U Domingo, 16 Maio 2021 - 15:00
    Estádio Municipal de Famalicão
    André Narciso
    3-0
    Ivo Rodrigues 39'
    Iván Jaime 77'
    Fer Valenzuela 80'

    ESTÁDIO

    Estádio Municipal de Famalicão
    Estádio Municipal de Famalicão
    Portugal
    Vila Nova de Famalicão
    Lotação5 186
    Medidas105x68
    Inauguração1952
    Lances Capitais
    39´
    GOLO FC Famalicão!
    Ivo Rodrigues marca
    Ivo Rodrigues marca o seu 6º golo na prova (13 jogos)
    77´
    GOLO FC Famalicão!
    Iván Jaime marca
    Iván Jaime marca o seu 4º golo na prova (21 jogos)
    80´
    GOLO FC Famalicão!
    Fer Valenzuela marca
    Fer Valenzuela marca o seu 3º golo na prova (23 jogos)
    Positivo
    Mudança de realidades

    Estar várias jornadas em zona de despromoção para, a uma jornada do fim, estar a lutar por um lugar nas provas europeias. A subida de rendimento do Famalicão tem sido notável e Ivo Vieira é o grande responsável, catapultando a equipa para patamares condizentes com a qualidade existente.

    Negativo
    Demasiado desalento

    Era o tudo ou nada do Nacional e a exibição foi... Cinzenta. Uma única oportunidade de golo clara e pouco futebol demonstrado para dar a volta a uma situação crítica. 

    Forma
    FC Famalicão
    2020/2021
    35J
    11V
    10E
    14D
    44-47G
    Nacional
    2020/2021
    36J
    8V
    7E
    21D
    37-64G
    O Árbitro

    Arbitragem globalmente positiva, excetuando uma grande penalidade não assinalada sobre Heriberto na área madeirense. Ainda para mais, o extremo levou cartão amarelo por simulação...

    Fotografias(18)

    Liga NOS: Famalicão x Nacional
    Liga NOS: Famalicão x Nacional
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    FC FAMALICÃO
    EMPATE
    NACIONAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    HI
    Correção
    2021-05-17 13h07m por Hidetoshi_Nakata7
    Meu caro*
    HI
    Footballmanager ftwgo
    2021-05-17 13h06m por Hidetoshi_Nakata7
    Agora é crime dizer que gosto do Nacional e que quero que fique?
    Meu cao, se não gostas do Nacional, tudo bem. Eu gosto e só te ficava bem respeitares a minha opinião. A tua mãe va brigar contigo por teres faltado às aulas de português. Sê um bom menino e vai às aulas. 😂😂😂
    nFaz um favor a ti e a todos nós e deixa de comentar aqui. Só te envergonhas.

    Hidetoshi_Nakat a7
    2021-05-17 11h19m por footballmanagerftwgo
    boas es tao pior do que outro gajo que e um fa de vieira eu gosta de nacional ficar para os clubes sofrer no nublado bolas
    HI
    Footballmanager ftwgo
    2021-05-17 08h04m por Hidetoshi_Nakata7
    Da para escreveres em português ou é muito difícil para ti?
    Se faz sentido o Nacional descer na tua opinião, então também faz sentido não comentares aqui, porque nem sabes escrever.
    No dia em que fores banido, eu faço uma festa. Estão todos convidados!xD
    VI
    FCF feka
    2021-05-17 04h43m por Vilanova1
    Já vamos tarde, mas o principal foi conseguido depois do susto. Só um milagre dava a Europa.

    Feka, tira o figueiras desse grupo. O kraev nao teve ao nivel da epoca no gil mas penso que a culpa nem foi dele. .

    Hidetoshi_Nakat a7
    2021-05-16 21h05m por footballmanagerftwgo
    olha tu tas burro or que, o nacional nao joga nada nadinha, eles mercem de descer da divisao porque por causa do estadio nublado em que deixar os fas a queixa-se da FPF, mais vale deixar o Nacional sofrer, espero que Maritimo descem tambem porque esse presidente e muito um pavro
    GS
    Agora sim, o adeus
    2021-05-16 20h47m por GSCGrandeamor
    Só a matemática salvava o Nacional (eu acreditei até à última) mas o mais esperado foi confirmado hoje.
    O Nacional teve imensos jogos seguidos a perder e isso acabou com eles. . . Manuel Machado pouco podia fazer.
    O Manuel Machado é um homem que já anda no futebol à imensos anos, mas nos últimos anos tem estado longe dos tempos em que levava o Nacional às provas Europeias. É verdade que o clube já não é o que era mas o Manuel Machado também tem estado abaixo.
    Penso que...ler comentário completo »
    HI
    Ao contrário dos users aqui
    2021-05-16 20h38m por Hidetoshi_Nakata7
    Em baixo, eu queria que o Nacional ficasse, porque é um dos clubes cá da ilha. Preferia 1000 x que descessem o Moreirense, o Tondela ou o Santa Clara.
    JS
    Grande Fama . . .
    2021-05-16 20h35m por jsilva77
    Fico contente pelo Famalicão estar a acabar o campeonato nesta forma, infelizmente não deve dar para mais . . . Mas para quem esteve mais para descer do que outra coisa, o estar nos calcanhares da Europa, acaba por ser uma recuperação incrível . . .

    Culpado ??? Para mim um dos melhores treinadores em Portugal: Ivo Vieira . . . E também um conjunto de jogadores de enorme qualidade mas que andavam um pouco perdidos e com falta de confiança. . .

    Não percebo este...ler comentário completo »
    Fama
    2021-05-16 17h50m por Koemanout
    Uma pena aquele empate sem sentido frente ao tondela caso contrário a Europa seria um cenário bastante possível .
    Famalicão-Nacio nal
    2021-05-16 17h42m por baetatomskaSCP
    Não vi o jogo, mas não me espanta nada o resultado. Nacional confirmou a descida (só não estava confirmada matematicamente, pois havia ainda a vaga possibilidade de terminarem empatados em pontos com Rio Ave e Farense e aí conseguiriam o play-off caso vencessem os vilacondenses por pelo menos 2 golos de diferença), o que para quem contrata Manuel Machado em 2021 era um destino provável (para além do plantel desequilibrado, apesar de um ou outro jogador interessante como Riascos ou Rochez, ...ler comentário completo »
    Pormenortatico
    2021-05-16 17h26m por baetatomskaSCP
    És daqueles que estavas bem a mudar todos os meses de treinador e até de presidente já se viu. . . 'este não serve, é lampião', 'este também não, não gosto da tática'. Epa a sério. . .
    dinispires
    2021-05-16 17h25m por unsub
    talvez ou então tem o efeito contrario o nacional a jogar sem pressão e a querer acabar com uma vitoria perante os seus adeptos contra um rio ave a jogar sobre brasas
    Nacional
    2021-05-16 17h24m por footballmanagerftwgo
    Adeus Nacional ficar na segunda liga e nunca mais voltem nunca mais
    Zagorakis
    2021-05-16 17h21m por unsub
    exacto tanto imprensa como adeptos não reconhecem a situação dificil que joao pedro sousa teve , uma epoca atipica sem uma pre epoca normal para integrar os novos jogadores
    quase um plantel inteiro novo com muitos jogadores jovens a jogar pela primeira vez fora do seu pais de origem
    e depois quando contrataram os reforços no mercado de inverno despediram o joao pedro sousa

    o ivo vieira tá a fazer um bom trabalho mas beneficiou de ter os reforços no mercado...ler comentário completo »
    ZA
    afilhado
    2021-05-16 17h18m por Zagorakis
    Agora que falas é possível, nem me lembrava que o Silas passou pelo Famalicão.
    Rio Ave
    2021-05-16 17h08m por dinispires
    Penso q isto seja um belíssimo resultado para nós, jogar com o nacional aflito em casa com adeptos era mt perigoso
    ZA
    feka
    2021-05-16 17h05m por Zagorakis
    O treinador que o Famalicão iniciou a época falhou a Liga Europa no ano passado por um ponto, não foi pelo treinador que começaram mal. A equipa perdeu foi demasiados jogadores e os reforços ou não foram os melhores ou demoraram a entrar nas dinâmicas necessárias.
    O sobe e desce
    2021-05-16 17h04m por emanuel92
    Andam assim há pelo menos 3 anos agora volta à 2 Liga 1 ano depois.
    Para o ano mais um grande investimento do mesmo presidente para voltarem a subir.
    A direção do Nacional não aprendeu nada com os últimos anos e anda nesta situação que é triste para um clube que estava habituado à estabilidade na 1 Liga.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto
    Central dos dragões de volta às opções
    A três dias do Clássico frente ao Sporting, há novidade no Olival. Depois de vários dias a constar no boletim clínico, Fábio Cardoso voltou a trenar sem ...